Website

Como Arrumar o Erro “Specify a Vary: Accept-Encoding Header”

Saiba como corrigir o erro Specify a Vary: Accept-Encoding Header

É possível que você vá encontrar o aviso de erro “specify a vary: accept-encoding header” enquanto estiver checando a performance de seu website. Mas o que isso quer dizer exatamente? Como você pode consertar isso?

Neste artigo, você vai aprender o que é esse erro, Nós também vamos explicar para você como resolver essa questão.

O Que é Esse Aviso?

Antes de nós mostrarmos para você como arrumar este problema, vamos aprender o que é o aviso de specify a vary: accept-encoding header e como saber que o seu site está sofrendo disso.

Comumente, você encontrará esse erro em websites que rodam em servidores da web como Nginx e Apache.

O Que “Specify a Vary: Accept-Encoding Header” Realmente Significa?

O header accept-encoding é um cabeçalho HTTP que deve ser incluído em toda resposta de servidor de origem. Seu principal trabalho é informar aos navegadores se o cliente pode lidar com a versão comprimida do website.

O aviso pode aparecer se você não usa o termo Vary: Accept-Encoding no seu cabeçalho num servidor ou no CDN. Isso vai causar que algum deles tenha que entregar a versão não comprimida de seu site para navegadores modernos.

Enquanto é algo que não acontece de propósito, isso pode acabar afetando de fato o desempenho de seu site em frente a clientes. Apesar disso, você pode ficar calmo porque não se trata de um grande problema e é algo que pode ser corrigido.

Onde Encontrar o Aviso?

Se você quer checar se o seu site sofre desse erro, pode conduzir uma análise de performance usando ferramentas como Pingdom ou GTmetrix.

Depois de digitar a URL de seu website, esses analisadores de desempenho vão detalhar se existe algum erro do tipo. Mas não se preocupe, eles logo vão dizer para você como arrumar o problema de maneira fácil.

Arrumando “Specify a Vary: Accept-Encoding Header”

Esse tutorial vai exigir que você insira diversas linhas de código, portanto um pouco de conhecimento técnico seria ótimo. Se você não estiver seguro, talvez queira chamar um profissional para ajudá-lo.

Dito isso, nós vamos mostrá-lo como corrigir o aviso de “Specify a Vary: Accept-Encoding Header” nos dois servidores web mais populares do mercado – Nginx e Apache.

NGINX

Para arrumar esse problema no Nginx, você precisa navegar para a configuração primária do seu VPS através do SSH. A localização é /etc/nginx/nginx.conf.

Se você não souber como acessar sua VPS, confira o nosso tutorial sobre PuTTY SSH!

Uma vez que você encontrar o arquivo, você precisa adicionar ou modificar a linha gzip_vary:

gzip_vary 

Para essa tarefa, sinta-se livre para utilizar o seu editor de texto favorito. Então, salve o arquivo e reinicie o serviço apache. Seu erro deve ter sido corrigido agora.

Apache

Enquanto num servidor Nginx você tem que saber como acessar o seu VPS usando o comando SSH, resolver o erro no Apache é um pouco mais simples.

Você só precisa de um cliente FTP como o FileZilla para navegar pelos arquivos de seu website. Então, você deve encontrar e editar o arquivo .htaccess.

Entretanto, nós devemos avisá-lo que você precisa ser cuidadoso quando for editar qualquer arquivo através do FTP. É altamente recomendado que se faça o backup dos arquivos caso qualquer coisa dê errado.

Uma vez que você estiver pronto e com o .htaccess aberto, será necessário adicionar ou modificar um trecho do código para que ele fique exatamente assim:

<IfModule mod_headers.c>
 <FilesMatch ".(js|css|xml|gz|html)$">
   Header append Vary: Accept-Encoding
 </FilesMatch>
</IfModule>

Conclusões

Você quer que a performance de seu site seja excelente o tempo inteiro, certo? Portanto, é importante que você saiba como arrumar problemas que possam prejudicar isso, incluindo o erro de specify a vary: accept-encoding header.

O processo para arrumá-lo é consideravelmente fácil quando você segue as nossas instruções corretamente, seja um servidor Apache ou Nginx. A coisa é que você precisa ser cuidadoso quando o fizer porque pode acabar danificando seu site ou servidor.

Nós esperamos que esse tutorial possa ajudá-lo a arrumar o problema e alcançar a melhor versão de seu website.

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*