Onde Obter Suporte para WordPress

Onde Obter Suporte para WordPress

Projetar um site para WordPress não é tão difícil, na verdade. Apesar disso, não existe garantia de que tudo ocorrerá sem problemas – falhas de digitação em códigos ou erros numa função, por exemplo. Você pode simplesmente ser um iniciante e ter dúvidas sobre a plataforma. Não é necessário surgir com respostas por conta própria quando você pode pedir a solução para um expert, correto? Neste tutorial, você vai descobrir como obter o suporte para WordPress de maneira adequada e conseguir as respostas que você precisa.

Como Conseguir Ajuda para WordPress e Fazer as Perguntas Certas?

O suporte e as atualizações contínuas do WordPress existem graças aos muitos colaboradores ao redor do mundo. É um projeto de comunidade de código aberto que é tocado por voluntários – em oposição a uma plataforma comercial baseada numa companhia.

Já que eles são gentis o suficiente para dedicar seu tempo e esforço, é justo que nós sejamos respeitosos quando pedimos ajuda para eles, certo? Afinal de contas, é que nem diz o ditado – não cuspa no prato em que você come!

Portanto, vamos identificar de onde podem estar vindo os seus problemas.

Por exemplo, você acabou de instalar um website WordPress e quer configurar um tema. Vamos dizer que houve um erro na hora do upload e o tamanho do arquivo excedeu o limite, ou que ele simplesmente não tem o visual que você buscava.

Nesse caso, você deve saber qual é a pessoa certa a se contatar atrás de ajuda – o autor ou a página de suporte daquela temas. Você pode ir na página inicial desse tema e usar o formulário de contato deles para pedir ajuda.

O mesmo vale para qualquer outro problema relacionado com um plugin ou até mesmo com o próprio WordPress. Se você encontrar problemas em geral no WordPress, fazer perguntas nos sites de fórum da plataforma é uma boa ideia.

Nós gostaríamos de lembrá-lo para evitar perguntar sobre problemas em geral para o autor do plugin. O papel dele é de ajudar os consumidores que não conseguem fazer o plugin funcionar, não guiá-lo através do processo de criar um post no WordPress.

Finalmente, antes de você criar um novo tópico num fórum de suporte, garanta que você verificou se a mesma questão já não foi perguntada. Dê uma olhada nos FAQs (Frequently Asked Questions, ou Perguntas Mais Frequentes) ou na base de conhecimento do seu provedor de hospedagem antes. É possível que você possa encontrar a solução ali.

Perguntar a mesma questão que já foi respondida antes geralmente é algo reprovado na maioria dos fóruns.

Com isso fora do caminho, vamos aprender onde você pode procurar ajuda relacionada com o WordPress.

Onde Obter Suporte Adequado para WordPress?

Existem muitos sites que podem oferecer ajuda para o WordPress. Dê uma olhada em cada um na lista abaixo e sinta-se livre para fazer uso da assistência deles:

1. Suporte WordPress e Fóruns

Página Inicial do site oficial WordPress Suporte

Quando estiver em dúvida, por que não ir para o site oficial do suporte WordPress atrás de ajuda? Não apenas ele é gratuito, como também tem uma enorme biblioteca de tutorais e documentação WordPress.

Os assuntos vão desde os problemas mais comuns – como instalação WordPress, seu uso básico e customização – até aqueles mais avançados – incluindo taxonomia, segurança, instalação através de localhost e criar uma rede multisites.

O próprio suporte para WordPress consiste de compilações de artigos sobre tudo que existe para se saber sobre a plataforma. Eles têm um estilo fácil de se entender e acompanhar e explicações em profundidade.

Contudo, alguns usuários podem preferir uma abordagem mais pessoal para resolver seus problemas. É aí onde entra o fórum de suporte.

Graças a uma interface amigável para os usuários, é fácil de navegar para as categorias apropriadas do fórum. Além disso, a comunidade é composta por um monte de pessoas amigáveis!

Mesmo se você perguntar no lugar errado, não apenas eles ainda vão ajudá-lo, como também moverão seu tópico para a área correta. Eles também entendem que cada website é único, então encorajam você a criar um novo tópico mesmo que uma pergunta similar já tenha sido feita.

E não para por aí – você também pode escolher pelo menos 30 línguas diferentes, incluindo português brasileiro, inglês, alemão, japonês, russo e muitos outras.

Com tantas vibrações positivas, excelente navegação e suporte para múltiplas línguas, simplesmente não existem outros sites que chegam perto do suporte WordPress e dos fóruns.

2. Stack Exchange

Site Stack Exchange de ajuda do WordPress

Stack Exchange é uma comunidade de perguntas e respostas do WordPress com centenas de categorias em sua base de dados. No momento em que esse post foi escrito, existem 174 comunidades diferentes.

Em fóruns tradicionais, você pode discutir uma questão de maneira extensiva com outros membros. As coisas são diferentes no Stack Exchange – você só recebe soluções como resposta. As melhores respostas serão mostradas bem no topo.

Fora a “Melhor Resposta” (aquela que ganhar mais votos positivos) também existe uma variação conhecida como “Resposta Aceita”. Ela é a resposta escolhida por quem iniciou o tópico. Essa interação fica destacada porque é a solução que funcionou para quem publicou o post original, então é provável que vá funcionar para você também. Desse modo, procurar por respostas confiáveis é fácil, mesmo sem ser você mesmo quem fez a pergunta.

Melhor ainda, quanto mais pessoas votam de maneira positiva na sua atividade no Stack Exchange (pedindo por ajuda ou respondendo uma questão), mais privilégios você terá.

Em algum tempo, você poderá editar as respostas de outra pessoa e até mesmo se tornar um moderador da comunidade!

3. Grupo no Facebook AWP (Advanced WordPress)

Página do grupo do Facebook Advanced WordPress (AWP)

Se você é um usuário ativo do Facebook, entrar num grupo da rede social pode ser uma ótima ideia. É uma boa maneira de buscar ajuda para o WordPress!

Mais do que conseguir soluções para os seus problemas, você também vai ter a chance de se tornar amigo de pessoas com os mesmos interesses que você.

Um dos melhores grupos do Facebook para discutir ajuda do WordPress é o AWP (Advanced WordPress). Você pode entrar no grupo deles ao responder três perguntas básicas sobre blogs do WordPress, e então começar a fazer suas perguntas assim que um administrador aprovar o seu pedido.

Mantendo-se fiel ao seu nome, o AWP é um grupo do Facebook criado para discutir recursos avançados do WordPress, mas a descrição deles afirma que também acolhem iniciantes.

Além de ter que esperar o seu pedido de entrada ser aprovado, outro ponto negativo do grupo é que ele tem muitas regras rigorosas que você deve seguir.

Algumas delas são bem básicas, como não praticar spamming, prometer tratar os outros membros com respeito, etc. Mesmo assim, há outras regras que requerem que você não pergunte certas coisas como quais plugins WordPress utilizar e que tente encontrar uma solução sozinho antes de perguntar.

Dependendo da sua expertise no WordPress, esse grupo pode não combinar com o seu perfil. Mas, se você tem projetos que você quer compartilhar (ou mesmo que queira contratar alguém para eles), você pode fazer isso no seu grupo.

4. WPMU DEV

Página inicial do site de auxílio WordPress WPMU Dev

Se você é um freelancer, um dono de website ou um desenvolvedor, o WPMU é algo que você não vai querer ignorar.

Ele oferece um kit de ferramentas para melhorar muitos aspectos do desenvolvimento WordPress – segurança, performance, velocidade, SEO (Search Engine Optimization), backups, relatórios e receitas.

Por US$ 49/mês, você pode ter tudo isso, incluindo suporte ao vivo 24/7 providenciado por especialistas em WordPress. O primeiro mês é gratuito e você pode cancelar sua assinatura com apenas um clique.

Não apenas sua equipe de suporte vai ajudá-lo com o toolkit deles, como ainda vão lhe dar ajuda com o WordPress.

Fora isso, você ainda pode aproveitar guias bem documentados e artigos de tutoriais, junto de vídeos White Label que você pode mostrar para seus clientes.

Caso você ainda encontre algum problemas, ainda pode deixar que eles façam login no seu dashboard para resolver a questão diretamente.

5. WP Site Care

Serviço de ajuda para WordPress WP Site Care

O WP Site Care é uma companhia de suporte do WordPress que pode resolver todos os problemas relacionados com velocidade, backups diários, updates, desempenho, segurança e tráfego por US$79/mês. Se você não estiver satisfeito, o período de testes de 30 dias deles deixa os usuários testarem o serviço de graça e você cancelá-lo qualquer momento que você quiser.

Você também recebe rastreamento de atividades em tempo real (para que o WP Site Care possa resolver seus problemas enquanto eles acontecem), um core plugin e um gerenciamento de atualização de temas, com suporte sem igual para o WordPress.

Porém, se você tem uma loja online, é possível escolher a versão pro por US$ 299/mês. Esse serviço tem suporte de e-commerce junto de backups em nuvem a cada hora, com monitoramento de uptime e suporte prioritário.

Conclusão

Agora que você já sabe como e onde conseguir ajuda, não existe um problema de WordPress que você não possa resolver.

Para encerrar, vamos dar uma última olhada nos locais onde você pode conseguir ajuda para WordPress – além dos melhores recursos de cada um.

  • WordPress Support and Forums. Gratuito, ótima navegação, fácil de acompanhar e explicações detalhadas proporcionadas por uma comunidade amigável
  • Stack Exchange. Gratuito, fácil de encontrar soluções diretas, tem um sistema de reputação legal.
  • AWP (Advanced WordPress) Facebook Group. Gratuito, dedicado para usuários avançados do WordPress, porém tem regras rigorosas a serem seguidas.
  • WPMU DEV. Assinatura paga, 30 dias de teste, suporte ao vivo 24/7 para qualquer problema no WordPress, artigos e vídeos compreensivos de tutorial, etc.
  • WP Site Care. Assinatura paga, 30 dias de teste, suporte ao vivo 24/7, rastreamento de atividades em tempo real e outros recursos

Você sempre deve se lembrar de ser educado quando está fazendo perguntas – siga as regras da plataforma onde você está, pergunte educadamente e cheque o FAQ antes.

Não importa quais problemas você encare, sempre existem plataformas para proporcionar ajuda no WordPress.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.