Website

Como Testar a Velocidade de um Site com o GTMetrix

guia sobre testar velocidade site com a ferramenta GTMetrix

Que a velocidade de carregamento de site é crucial para o sucesso de um projeto online todo mundo sabe.  47% dos usuários esperam que o site carregue em menos de 2 segundos. Enquanto 40% dos usuários desistem de sites que demorem mais de 3 segundos para carregar.

É por isso que você tem que tomar cuidado extra quando se trata da velocidade do seu site. Por isso, ter uma ferramenta que mede essas métricas é bastante útil. É aí que o GTMetrix entra em cena. 

O GTMetrix fornece uma análise detalhada do desempenho do seu site com a ajuda das ferramentas de verificação do Google e Yahoo. Ele também mostra uma lista de aspectos que podem ser melhorados no seu site. E, o mais legal, a ferramenta é muito fácil de usar. Tudo que você precisa fazer é inserir a sua URL e apertar ENTER.

Usando o GTMetrix, você pode Testar Velocidade Site de forma eficiente de duas maneiras. São elas: 

  • Pode ser usado para determinar a velocidade do site em termos de tempo de carregamento;
  • Pode ser usado para monitoramento contínuo do desempenho do seu site. Junto com os resultados do teste de velocidade do Google e a análise de velocidade do Yahoo, ele se torna uma ótima ferramenta para qualquer pessoa com um site. 

Como Testar Velocidade Site com GTMetrix

Agora que você tem uma ideia do que é o GTMetrix, é hora entender como ele funciona. Neste tutoria, vamos mostrar o passo a passo de como testar velocidade site usando o domínio tutoriais.xyz como exemplo em diversos parâmetros. Nosso site possui o WordPress com um tema grátis instalado.

analisar velocidade de carregamento de site com gtmetrix

O primeiro passo é inserir a URL para análise. Já na tela inicial uma caixa vai exibir a mensagem Enter URL to Analyze (Insira a URL para Análise). É aqui que a URL é inserida para iniciar o processo de análise. Em seguida clique em Analyze.

Assim que você clicar no botão, a ferramenta vai começar a analisar o site e uma página com os resultados será mostrada. Isso inclui os resultados do Google Page Speed, YSlow, o tempo de carregamento, o tamanho da página, etc. Em seguida, há uma série de recomendações para melhorar o desempenho do seu site.

Mas é bom lembrar que essas sugestões são genéricas e não específicas para seu site. O objetivo, no momento, é melhorar ao máximo o site nos aspectos genéricos apresentados.

tela de resultados do teste de velocidade de site

Essa é a aparência da página de resultados da ferramenta. É essencial entender o significado de cada aba para saber onde trabalhar a otimização do site.

Mas analisar os resultados é uma parte importante do processo. Afinal, só quando você compreende perfeitamente o que significa cada parâmetro vai saber o que fazer. Vamos analisar alguns detalhes mostrados no relatório.

PageSpeed

resultado do pagespeed

O primeiro teste velocidade site é com o PageSpeed. Como você pode ver, o PageSpeed de tutoriais.xyz é de 69%. Se o seu site, como o do nosso exemplo, está com uma nota baixa, existe uma série de recomendações que podem melhorar o desempenho do seu. Minifying the HTML, CSS e otimização de imagens são algumas das sugestões.

YSlow

resultado yslow de carregamento de página

YSlow é a próxima categoria de resultados que você recebe ao testar velocidade de site. Parecido com o os resultados do Google Page Speed, o YSlow apresenta áreas específicas que causam a lentidão no seu site.

Esta aba oferece sugestões para melhorar o desempenho de sua página e dá estatísticas detalhadas relacionadas a vários componentes da página. Não fique surpreso se os resultados serem diferentes do Google Page Speed Insights. O YSlow utiliza critérios diferentes para analisar o site.

Waterfall

resultados waterfall de velocidade de site

A terceira opção disponível de resultados é a Waterfall. Em suma, você vai ver várias barras roxas na tela que dão uma noção do tempo de espera até que o elemento carregue. O tempo em questão é apresentado logo ao lado das barras.

Ao passar o mouse pelo GET, você vai ver os links de recursos que podem estar causando uma demora excessiva no carregamento. No geral, a ferramenta fornece uma estimativa dos elementos que estão causando a lentidão no seu site.

Timings

resultados timing de teste de velocidade de página

A aba Timings mostra alguns resultados mais avançados, incluindo o tempo de carregamento da página. Isso é detalhado em categorias como:

  • Redirect time;
  • Connect time;
  • Backend time;
  • TTFB;
  • DOM;
  • First Paint.

Video

Testar velocidade site também inclui resultados da análise de como elementos áudio-visuais impactam numa página. Por exemplo, você pode criar um vídeo com o relatório da sua página. E, depois, assistir para encontrar aspectos que passaram despercebidos. Para uma análise mais completa, o tempo de reprodução do vídeo pode ser diminuído em até 4 vezes.

History

resultados de históricos de teste velocidade site

Como o nome sugere, essa é uma ferramenta que mostra os histórico de elementos relacionados à página. Isso inclui tempo de carregamento, contagem de solicitações, resultados do YSlow, etc. Se você não tem uma conta no GTMetrix, você só vai poder acessar a aba History por 30 dias.

Rastreie seus movimentos

O que fazer com os resultados após testar velocidade site? Tente aplicar melhorias no seu site. Com o GTMetrix, você consegue otimizar e melhorar seu projeto online na direção certa.

Para iniciantes, use a ferramenta para realizar alterações e efetuar novos testes. Os dados podem ser analisados em comparação com testes anteriores para acompanhar o progresso.

Temos uma série de tutoriais que vão ajudar você nessa jornada, basta clicar aqui.

Conclusão

Com o GTMetrix, você pode testar velocidade do site usando diversas abas sobre desempenho e tempo de carregamento de páginas. 

É altamente recomendado verificar os resultados de seu site com frequência. Principalmente no período de desenvolvimento, para garantir que tenha sempre bons resultados.

Esperamos que você tenha conseguido acompanhar a velocidade do seu site o tutorial tenha ajudado você a acompanhar a velocidade do seu site. Mas se você possui qualquer sugestão ou dúvida, é só comentar abaixo.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*