Marketing Digital – Tudo o Que Você Precisa Saber
access_time
hourglass_empty
person_outline

Marketing Digital – Tudo o Que Você Precisa Saber

Marketing Digital é uma prática que tem sido melhorada ao longo dos anos e é uma excelente opção para o desenvolvimento e o crescimento de negócios de qualquer tipo. Ele pode afetar drasticamente na forma como as pessoas compram produtos e interagem com as marcas e empresas. 

O Marketing Digital permite que você se conecte e influencie seus consumidores em potencial em tempo real. Existem alguns princípios que você precisa conhecer e considerar antes de construir e lançar suas próprias estratégias de marketing digital.

Neste artigo, você vai ter uma visão completa de todos os principais pontos do Marketing Digital.

O Que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o processo de promover produtos ou serviços para seus clientes em potencial através da internet.

A internet abriu as possibilidades com a chegada das plataformas online, como as redes sociais, emails e até mesmo sites para espalhar suas mensagens, alcançar seus objetivos de negócio e engajar com um público cada vez maior. Tudo isso por um custo reduzido.

Para ter uma ideia melhor, a internet está disponível para cerca de 53,6% da população mundial. Isso significa que a maior parte das pessoas passam muito tempo online. 

Todo mundo pode ter total acesso à informação de qualquer plataforma, seja em um computador ou um dispositivo móvel, desde que exista uma conexão com a internet.

Com a acessibilidade da internet hoje em dia, o número de pessoas que podem ficar online está sempre aumentando.

O Marketing Digital substituiu a maioria das estratégias de marketing tradicionais, pois ela é voltada especificamente para alcançar os consumidores de hoje. 

Alguns tipos de mídia, como jornais, revistas, TV, rádio, telemarketing, marketing de SMS, outdoors e panfletos, assim como outras plataformas de promoção de negócios, têm sido cada vez menos efetivos.

O Marketing Digital é altamente promissor, sendo economicamente viável e uma estratégia acessível para você escalar seu negócio.

Por Que Marketing Digital é Tão Importante?

O Marketing Digital meio que facilitou a fronteira entre o cliente e o profissional de marketing em tempo real. Isso porque ele apresenta todas essas vantagens listadas logo abaixo.

Gaste Menos, Alcance Mais

O Marketing Digital permite que você gaste menos dinheiro enquanto consegue alcançar um público ainda maior. Comparado ao marketing tradicional, você pode se aproximar das pessoas pela internet sem precisar alocar um orçamento extra para os seus anúncios.

Você pode simplesmente usar canais de marketing digital, como sites ou redes sociais, todos destacados com conteúdos específicos para o seu público-alvo, além de ser informativo e bem estruturado.

Também existe a opção de anunciar seus produtos usando as ferramentas de publicidade das redes sociais, Google Ads ou, ainda, pelo envio de emails periódicos. 

Por exemplo, se você anunciar seu produtos em um outdoor pela rua, você vai conseguir alcançar apenas a sua audiência local. E, se você quiser atingir um público maior com ele, vai precisar pagar uma quantia extra para o aluguel de outros outdoors, além de mais recursos para novas publicações. 

Agora, se você promover seus produtos e serviços pelas postagens e ferramentas de publicidade das redes sociais, é muito provável que você gaste menos do que vai arrecadar, considerando que você faça uma pesquisa antes de executar sua estratégia. O céu é realmente o limite com o marketing digital. 

Altamente Mensurável

Como a internet oferece acesso a tonelada de dados, o marketing online digital permite que você analise o desempenho de campanhas e entenda o que está funcionando e o que não está.

instalar e configurar google analytics

Com ferramentas como o Google Analytics, é possível ver dados precisos sobre tráfego orgânico, taxa de rejeição, taxa de conversão, lucros, número de visitantes e outras tendências gerais sobre a sua audiência.

Juntando todos esses dados, você consegue ter uma ideia melhor de como está o desempenho do seu negócio e consegue até prever o Retorno Sobre Investimento (ROI) de qualquer aspecto dos seus esforços de marketing.

Por exemplo, quando você cria anúncios impressos em uma revista, você não consegue saber exatamente quem os lê. Você nunca sabe exatamente como seus consumidores em potencial vão reagir ao material. 

Porém, se você posta anúncios pelas redes sociais ou através de sites, você pode mensurar os dados colectados para ter insights muito valiosos. Isso permite a você avaliar a efetividade das suas campanhas para melhorar ainda mais as futuras estratégias. 

Isso ajuda você sempre ficar um passo a frente, já que a chave para um marketing eficiente é saber como interpretar os dados recebidos e implementar mudanças baseadas no que conseguir descobrir.

Opções Avançadas de Segmentação

O Marketing Digital permite que você faça a segmentação de audiência por interesses e outras características demográficas que trazem uma maior precisão, ajudando a atingir o público certo. 

Ele também identifica tendências e padrões sobre o comportamento dos seus clientes em potencial antes deles decidirem fazer qualquer compra. É uma ótima forma de planejamento antes da tomada de decisão final.

Além disso, com muitos canais disponíveis para fazer marketing digital, ele ainda permite que você esteja onde a maior parte do lucro é gerada.

Isso ajuda os consumidores a enxergarem sua marca, aprender mais sobre seu negócio e até fazer perguntas específicas sobre serviços e produtos. E isso, no fim das contas, ajuda a criar mais engajamento e conversões.

Enquanto isso, os segmentos do marketing tradicional se baseia em atributos clássicos, como idade, gênero, localidade e faixa de renda. É muito difícil de dizer como as pessoas interagem com a sua marca antes de fazerem uma compra. 

Você precisa esperar até que a campanha termine antes de planejar e executar o próximo passo. Isso é muito menos efetivo para o crescimento do seu negócio.  

A Presença Online Importa

Diferente do marketing tradicional, onde a presença online não é tão importante, no marketing digital, ter uma presença online marcante e forte faz toda a diferença.

Ela permite um engajamento ainda maior dos usuários, além de ajuda na própria reputação da marca, podendo influenciar em taxas de conversões ainda maiores. 

Dito isso, você precisa caprichar na qualidade dos conteúdos em todas as plataformas de marketing que for usar, seja um site ou uma rede social, como Facebook, Twitter e Instagram

Por exemplo, o Twitter não é exatamente o melhor lugar para postar fotos, vídeos e anúncios sobre coisas próprias da marca. Já o Instagram e o Facebook são. 

Aprenda mais sobre cada plataforma, poste conteúdos de forma consistente e deixe sua base de cliente crescer organicamente.

Junto a isso, certifique-se de adicionar valor aos seus conteúdos. Em vez de bombardear sua audiência com anúncios e promoções, crie tutoriais do tipo “faça você mesmo”, escreva artigos informativos e publique outros tipos de conteúdos relevantes.

Não se esqueça de responder aos comentários também. Manter seus visitantes e leitores engajados e construir uma conexão de longo prazo com as pessoas que seguem você é uma das chaves de sucesso de qualquer campanha de marketing digital.

Escalabilidade

Não é difícil começar com marketing digital. Usando a internet como uma mídia de marketing é como abrir as portas para novas oportunidades.

Mais importante que isso, o marketing digital permite atribuir modelos que ajudam a identificar tendências na forma como as pessoas buscam e compram um produto. Isso ajuda e tomar decisões ainda mais assertivas e a escolher as estratégias de marketing que mais combinam com o que é necessário naquele momento, além de poder refiná-las sem demoras.

Depois de definir seus objetivos, fica fácil tomar os próximos passos. Você pode começar definindo um orçamento inicial, planejar sua estratégia, mensurar seus resultados e planejar qual será o futuro do seu negócio.

Todas essas qualidades com certeza não podem ser encontradas no marketing tradicional, onde tudo é muito menos previsível e muito mais engessado.

Estratégias de Marketing Digital

Como o marketing digital é um campo em constante crescimento, as estratégias vão seguir este mesmo padrão de mudança. Porém, abaixo mostramos algumas das estratégias mais usadas atualmente. 

1. Search Engine Marketing (SEM)

Enquanto o SEO leva um tempo até que comece a trazer tráfego, o Search Engine Marketing (SEM) oferece um resultado instantâneo quando você mira suas campanhas para seus clientes em potencial.

Ele é o processo de conquistar tráfego por adquirir anúncios nos motores de busca. Os seus anúncios vão aparecer no topo ou nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP) destacados com um ícone amarelo bem ao lado deles.

Essa estratégia é frequentemente chamada de busca paga ou anúncios do tipo pay-per-click (PPC ou paga-por-clique). Antes, essa prática era mais conhecida como Google Adwords e, atualmente, ela é referenciada apenas como Google Ads. 

configurar google ads para usar na estratégia de marketing digital

Os anúncios por PPC são eficientes para muitos tipos de negócios. Mas, de acordo com uma pesquisa, 64% dos consumidores só clicam em um anúncio do Google quando eles querem comprar itens online. 

Você pode personalizar seus anúncios de PPC para que eles apareçam quando palavras-chaves específicas são digitadas nos navegadores. Além de também criar anúncios que são direcionados a uma gama de clientes em potencial.

Mais importante que isso, você só paga quando alguém clica no anúncio. Então, você pode definir a uma parte do seu orçamento que vai ser alocado para anúncios PPC de uma forma mais precisa quando for usar esse tipo de estratégia de marketing.

A busca paga funciona bem porque o custo que você precisa pagar pelo anúncio é pequeno quando comparado aos lucros que você vai conseguir. 

2. Search Engine Optimization (SEO) 

A maioria dos usuários de internet usam os motores de busca para procurar por informações sobre marcas, produtos ou serviços. 

Além disso, até 90% deles vai escolher uma marca depois de pesquisar em links mostrados nos resultados dos motores de busca (SERPs).

Se seu site não está no topos dos resultados de busca, você provavelmente não vai conseguir alcançar e nem atrair seus clientes em potencial. Mas como?

Saiba que a grande maioria dos usuários filtram as informações dos SERPs, mas só uma minúscula parte deles vai até a terceira página. Por conta disso, aparecer na primeira página dos SERPs é crucial para ter sucesso no marketing digital.

Isso pode ser conquistado aplicando alguns princípios de SEO para os maiores conseguir rankings orgânicos em todos os buscadores, como o Google, o Bing, Yahoo ou o Index

O que você precisa fazer é uma pesquisa assertiva de palavras-chaves, otimizar seu site, usar link building naturalmente e criar conteúdos relevantes que ajudem seus usuários. Com isso, você pode sempre engajar com clientes em potencial que vêm pelos SERPs. 

3. Marketing em Redes Sociais

As redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIN, Pinterest, Instagram, Reddit, YouTube, entre outras) são uma excelente lugar para anunciar seu negócio. Ainda mais quando levamos em conta que metade da população mundial têm contas ativas nessas redes. 

Além disso, considerando que seus clientes em potencial passam um terço do seu tempo online em redes sociais, é mais do que vital fazer publicidades nessas redes como parte da sua estratégia digital de marketing. 

Isso vai permitir que você consiga atingir uma base de cliente maior e mais engajada, por um custo razoável, fazendo interações mais direcionadas de pessoa em pessoa. 

Tudo isso vai efetivamente promover sua marca e seus conteúdos nas redes sociais, melhorando a consciência dos usuários sobre seu negócio e trazendo ainda mais tráfego para as paǵinas dos seus produtos e serviços.

Porém, você precisa planejar e executar uma estratégia apropriada de marketing em redes sociais para ter o crescimento que você espera.

4. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo foca em criar, publicar e distribuir conteúdos para seu público-alvo. Essa é a estratégia que melhor combina com SEO e SEM, sendo que ela traz resultados muito eficientes para consciência de marca, crescimento de tráfego orgânico e novos consumidores. 

O marketing de conteúdo abrange qualquer estratégia de marketing que usa o conteúdo como base. Isso inclui postagens de blog e em redes sociais, infográficos, materiais ricos, ebooks, fotos, vídeos e assim por diante. Ele influencia quase todas as outras estratégias de marketing online.

Como o conteúdo é a principal atração desta estratégia de marketing digital, é importante manter a qualidade dos conteúdos lá em cima, garantindo que ele seja útil e relevante para os leitores. 

Você pode fazer isso pesquisando melhor quem são seus visitantes, descobrindo quais as palavras-chaves que eles mais usam e buscam antes de criar conteúdos informativos e confiáveis. 

Isso ajuda seus clientes em potencial a verem você e seu negócio como uma fonte valiosa de informação de qualidade, além de encorajá-los a usar seus produtos e serviços. Seus engajamentos, tráfego orgânico e transações tendem a aumentar com o tempo.

5. Email Marketing

O email marketing é uma forma de se comunicar com sua audiência nutrindo um relacionamento com clientes que você já tem.  

Você pode manter contato com seus consumidores, seguidores ou assinantes com emails que vão além da pura promoção de conteúdos. Em vez disso, você pode criar conexões mais fortes com emails sazonais, newsletters, lembretes, promoções exclusivas ou anúncios relâmpagos.

Se você já tem um site com conteúdos de qualidade e que tem bons rankings nos motores de busca, é provável que também já tenha um número considerável de seguidores e assinantes que pode contactá-los agora mesmo. 

Para fazer com que eles sigam se relacionando com a sua marca e se transformem em consumidores fiéis, você pode criar um circuito de emails, fazendo interações mais pessoais e oferecendo descontos exclusivos ou até mesmo itens gratuitos. 

O WordPress é perfeito para email marketing, já que ele facilita a criação e o disparo de emails transacionais. Você só precisa otimizar as mensagens e o conteúdo deles para propósitos de marketing. 

O email marketing pode ser o melhor aprimoramento em estratégia de marketing que você pode usar para manter e melhorar seu negócio online.   

6. Marketing de Automação

Por último, mas não menos importante, a automação de marketing é uma plataforma útil que combina todas as suas estratégias de marketing juntas. Essa função nada mais é do que um software que ajuda a automatizar suas operações de marketing.

Muitos negócios podem querer automatizar campanhas de marketing que se repetem para poupar tempo. Isso inclui newsletters, agendamento de postagens em redes sociais, monitoramento de dados e relatórios.

Quando usada com eficiência, a automação de marketing pode ajudar você a ter melhores percepções de quais campanhas estão funcionando e quais não estão. Mais importante que isso, ela vai medir os resultados e o ROI das suas campanhas digitais, ajudando você a crescer ainda mais rápido. 

Tenha em mente que todas as estratégias de marketing digital mencionadas acimas estão relacionadas umas às outras e funcionam melhor quando são combinadas, já que uma complementa a outra.

Como Fazer Marketing Digital do Zero?

O Marketing Digital funciona em qualquer tipo de nicho ou indústria. Porém, nem todos os tipos de negócios podem implementar uma estratégia de marketing digital da mesma maneira. 

Por conta disso, saiba que existem alguns princípios que você precisa considerar antes de fazer qualquer coisa. Eles estão descritos logo abaixo.

Conheça Seu Modelo de Negócio

Conhecer a sua audiência é essencial. Porém, primeiro você precisa saber quando você quer lidar especificamente com o negócio em si ou com os clientes em potencial. Isso vai determinar seu modelo de negócio.

Agora, vamos dar uma olhada em quais estratégias tendem a funcionar melhor para empresas do tipo B2B (Business-to-Business) e B2C (Business-to-Customer).   

Modelo B2B

Se a sua empresa é B2B (Business-to-Business), seus esforços em marketing digital estão mais concentrados em construir uma relação com outras companhias. 

Nesse modelo, você lida diretamente com outros negócios que vão se tornar seus clientes. Então, seu comprador (consumidor) é normalmente o gerente geral, dono do negócio ou uma pessoa de algum cargo que toma decisões importantes.

Isso exige que você crie e construa uma consciência de marca e confiança para seu negócio antes dos clientes fazerem uma compra dos seus serviços e produtos.

Além do seu site, recomendamos focar seus esforços em canais mais orientados ao mundo dos negócios, como o LinkedIN, ou emails para manter a receptividade da sua marca.  

Modelo B2C

Se sua empresa é B2C (Business-to-Customer), é provável é que o objetivo dos seus esforços em marketing digital sejam centrados nos clientes dos seus canais. Esse modelo exige que você lide com consumidores individualmente. 

Esses tipos de consumidores frequentemente compram algo por conta de razões mais emocionais Então, fazer um posicionamento de marca que leve isso em conta é um fator importante.

Para empresas B2C, canais como Instagram, Pinterest e anúncios animados podem ser mais mais valiosos e eficientes do que plataformas como o LinkedIN, que são bem mais focadas em negócios do tipo B2B. 

Conheça Seu Público-Alvo

Se você não entende ou não conhece quem você está tentando alcançar na internet, vai ser bem mais difícil entregar uma mensagem que é relevante e ainda conseguir vencer seus competidores. Então, você precisa identificar para quem você está fazendo marketing.

O conhecimento sobre as necessidades do consumidores, as características, as preferências e os comportamentos deles baseados em dados qualitativos e quantitativos. Isso é uma parte importante para organizar e pôr uma campanha de marketing digital em prática.  

A boa notícia é que você não precisa ter uma agência especializada nesses trabalhos. Você mesmo pode fazer suas próprias buyer personas, que nada mais são do que a representação ficcional do seu tipo de cliente ideal. Para conseguir isso, você deve:

  1. Pensar em quem são seus consumidores e agrupá-los por categorias. 
  2. Criar uma caracterização para cada categoria antes definida.
  3. Determinar qual categoria tem o maior número de clientes em potencial e começar a escolher a melhor estratégia para se comunicar com ela. 

Seguir esses passos é fundamental. Saiba que, ter diferentes buyer personas significa que você também vai precisar de diferentes táticas de marketing. E, ainda mais importante, diferentes buyer personas significam diferentes tipos de consumidores. Então, é uma maneira bem eficiente de montar uma estratégia de marketing efetiva.    

Planeje Seu ROI

Quando estiver trabalhando em qualquer tipo de negócio, você não deve gastar todo o seu dinheiro cegamente – planeje seu orçamento e como gastá-lo. 

Para fazer isso, primeiro você precisa saber claramente quais são os seus objetivos. O maior objetivo de qualquer esforço aplicado em marketing deve ser o Retorno Sobre Investimento (ROI). Você não vai ter nenhum lucro em qualquer campanha de marketing digital se você gastar mais do que recebe.

Dito isso, a primeira coisa que você precisa determinar antes de decidir o valor do seu orçamento de marketing digital é decidir qual o seu objetivo quanto à receita do seu negócio.

Quando souber isso, use essa informação para determinar o quanto de dinheiro vocẽ vai precisar para alcançar essa receita. Só se certifique de ter um plano de medição e investir nas ferramentas certas para monitorar seu progresso.

Comece com uma Estratégia de Marketing

Para começar, tenha uma método mais simples em que você não precise gastar tanto ou fazer um investimento grande logo de cara. 

Não se preocupe logo de imediato, se você focar em implementar uma estratégia por vez, você ficará surpreso sobre o quão rápido pode fazer seu negócio crescer.

Então, com tudo sendo executado e se desenvolvendo como deveria, foque em otimizar e aprimorar seus esforços para o máximo de crescimento máximo, complementando seu trabalho com outras estratégias. 

Marketing Digital em Mobile

Outro componente-chave do marketing digital é o mobile marketing (ou marketing para mobile ou marketing para dispositivos móveis). Por causa disso, é importante que os profissionais de marketing entendam como se comunicar de forma eficiente por esse canal. 

Por que exatamente?

86,2% dos usuários de internet no mundo usam o telefone celular para acessar a internet. Enquanto isso, 66% desses mesmos usuários acessam conteúdos relacionados à venda, como produtos e serviços, pelo próprio telefone.  

Além disso, sites e lojas virtuais que são otimizadas para ser amigáveis e responsivas a aparelhos mobile têm melhores posições nos motores de busca (SERPs). 

Isso significa que é essencial otimizar todos os seus canais de marketing digital – anúncios digitais, páginas de sites, conteúdos de redes sociais, entre outros – para os dispositivos móveis.

Como as redes sociais otimizam automaticamente seus conteúdos para serem responsivos, construir um site também responsivo para mobile é necessário.

Algumas das vantagens de ter um design responsivo no seu projeto são:

  • O conteúdo se adapta em uma variedade de dispositivos e tamanhos de telas diferentes.
  • O conteúdo se encaixa na tela sem precisar deslizar pelas dimensões das telas e nem precisar de zoom.
  • Ele carrega mais rapidamente.    
  • O site ficam sem erros específicos de mobile, minimizando a fuga dos clientes e potencializando o sucesso do seu negócio.

Combinando tudo isso, o resultado é uma experiência de usuário (UX) consistente e engajadora. 

Principalmente quando levamos em conta que 46% dos usuários de internet por mobile simplesmente abandonam as páginas que visitam se elas não carregam dentro de 10 segundos.

Mais do que isso: 34% dos clientes em potencial não fazem uma compra qualquer se o site que visitaram não for amigável para dispositivos móveis. 

Por isso, garanta que a experiência de usuário mobile que você oferece seja fácil e sem contratempos para os usuários. Algo que deve ser levado como prioridade no mundo do marketing digital. 

ferramenta do Google de teste de velocidade de sites

Abaixo estão os passos que você pode fazer para ter um site responsivo:

  1. Antes de prosseguir, verifique se seu site já é ou não responsivo. O Google oferece uma ferramenta de teste grátis de responsividade mobile para ajudar você a otimizar melhor seu site para aparelhos móveis. 
  2. Se seu site passou no teste, você só precisa otimizar seu conteúdo para que ele esteja adaptado para o ambiente mobile. Faça isso reconsiderando o tamanho do seu conteúdo, não usando mídias e estruturas em flash e nem anúncios em pop-up.
  3. Se seu conteúdo não foi otimizado para dispositivos móveis, você pode começar a corrigir esse problema. Primeiro, garanta que ele carregue rapidamente; então, que ele seja fácil de navegar e que permita que você seja contactado facilmente.   
  4. Além disso, você pode simplesmente mudar o tema do seu site para um tema que seja amigável a mobile, se você estiver usando o WordPress.
  5. Então, é hora de começar a otimizar seus anúncios para mobile e começar a executar sua campanha de marketing digital. 

Conclusão

Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? Como você pode ver, o marketing é sobre se conectar com a sua audiência do jeito certo.

O marketing digital permite que você interaja com seus clientes em potencial e os influencie baseado em dados demográficos, uso de plataformas específicas e muitos outros pontos.

Aqui estão algumas estratégias que vimos durante o artigo:

  • Search Engine Marketing (SEM) – Também chamado de publicidade PPC (pay-per-click ou pagar-por-clique), leva tráfego pago para o seu site, onde seus clientes em potencial podem ver e comprar suas oferta.
  • Search Engine Optimization (SEO) – Serve para otimizar seus conteúdos, que vão aparecer melhor ranqueados nos motores de busca (SERPs) quando um consumidor em potencial está procurando pela informação que você escreveu. 
  • Marketing em Redes Sociais – Para compartilhar conteúdos, além de interagir e engajar com seus clientes, usuários ou visitantes.
  • Marketing de Conteúdo – Para manter seus clientes atualizados sobre um produto, os problemas relacionados a ele, as dúvidas que os usuários possam ter e como você pode ajudá-los a resolver qualquer contratempo. 
  • Email Marketing – Para fazer um acompanhamento com os clientes e garantir que eles continuem recebendo as soluções que precisam.
  • Automação de Marketing – Para automatizar toda a campanha da sua estratégia de marketing de digital.

Fora essas estratégias, você ainda precisa se certificar que os seus canais são responsivos quanto a plataformas mobile. Levando em conta que muitos dos clientes em potencial usam um smartphone, isso é crucial para qualquer negócio.

Com isso em mente, você pode manter contato e otimizar páginas e conteúdos para seus consumidores de qualquer local. 

Então, o que está esperando o quê para começar? A hora é agora para começar a planejar uma campanha de marketing digital e potencializar o sucesso do seu negócio. Mãos à obra!

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!