O Que é URL, Como Localizá-la e Qual a sua Importância
access_time
hourglass_empty
person_outline

O Que é URL, Como Localizá-la e Qual a sua Importância

URL é o endereço de um recurso na rede como a internet. Em inglês, é a sigla de Uniform Resource Locator, e em português significa Localizador Padrão de Recursos. 

E, além disso, o que mais você precisa saber sobre esta sigla tão presente em nosso dia a dia?

É isso que vamos mostrar nesse tutorial. Você vai ver o que é URL do seu site e qual o papel da URL no seu projeto online. 

O que é URL?

Como já vimos, URL é uma sigla que indica o endereço de um recursos na rede, ou seja, a URL pode ser o endereço de acesso a um site, documento ou imagem na internet ou intranet. 

É simples você identificar uma URL. Olhe agora para o seu navegador e identifique que a nossa URL é www.hostinger.com.br. Simples, certo?

Entenda a URL como o endereço que você compartilha com os outros para que cheguem até o seu site, é o seu endereço na web para que acessem seu site (sua casa).

Estrutura de URL

Na sua forma básica, uma URL é composta por um schema, um domínio e um TLD. 

Os schemas informam ao servidor qual protocolo ele usará para acessar o recurso. Protocolo é o http ou https que você vê logo no início. Temos um artigo sobre a diferença de protocolos e porque você precisa configurar seu site para ter o protocolo https. Um spoiler sobre o assunto, por questões de segurança. 

Mas existem outros tipos de schema, que podem ser file://, ftp://. Esse elemento apenas informa ao servidor qual o propósito da consulta.

Já o nome do domínio (também o hostname) é o nome pelo qual seu site é conhecido. Como Hostinger, Google, WordPress. 

E por fim, TLD’s podem ser vistas como categorias dos sites, as mais famosas são .com, .net, .gov. 

Encurtador de URL

Encurtadores de URL são ferramentas online que servem para encurtarem uma URL por motivos de estética na hora de exibição. Um link muito extenso pode atrapalhar em alguns momentos, e os encurtadores vêm com a solução para isso. 

Os encurtadores mais comuns são: 

  • BitLy: plano gratuito e premium a partir de USD 29 mensais
  • Tiny URL: planos gratuitos e premium a partir de USD 5 mensais
  • Twixar: gratuito
  • Short URL: gratuito

Os encurtadores de URL também facilitam na hora de divulgar e memorizar seu endereço na web.

Localizar URL

Para localizar a url dos recursos da web, os passos são simples e precisam de alguns cliques:

  • URL de página: no campo de digitação do seu navegador.
  • URL de imagem: ao clicar com o botão direito, escolha a opção copiar endereço da imagem ou copiar url.

Qual importância da URL?

Pode parecer que não, mas a estrutura da sua URL e as informações dispostas ali comunicam sobre o seu negócio e também sua expertise em marketing digital. 

Na construção de uma URL, alguns elementos entregam sobre o profissionalismo e seriedade de um site. Uma url como www.hostinger.com.br/tutoriais/post=idh34jah4 não agregará nenhuma informação de valor ao leitor. Ao visualizar esta URL ele não saberá do que se trata. 

Não só o seu leitor. Alguém também muito importante para o sucesso do seu site, os robôs dos mecanismos de busca. Uma url amigável como www.hostinger.com.br/tutoriais/como-criar-um-site deixa explicitamente claro o que o leitor encontrará ao abrir acessar este endereço. 

Além do SEO, sua URL pode ser a primeira impressão que o seu potencial cliente terá sobre você. Imagine-se escrevendo seu nome para uma transação financeira, por exemplo. Você se preocupa em informar seu nome corretamente para não ter confusão e desviar o dinheiro. Certo?

O mesmo acontece com a URL do seu site. Uma URL limpa, simples e objetiva é fácil de memorizar e evita confusões. 

Algumas dicas básicas que vão ajudar seu site quanto ao SEO e causar uma boa impressão quando o assunto for URL:

  1. Evite números. Mesmo ao lançar um artigo incrível sobre 2019, próximo ano este mesmo artigo estará antigo. Mas se o conteúdo ainda for relevante, com uma breve otimização do ano você poderá usar a mesma URL sem se apresentar desatualizado. 
  2. Evite urls muito longas. As pessoas não memorizam, é simples. O endereço principal do seu site deve ser curto e fácil de lembrar.
  3. Use palavras chave. É o espaço ideal para aplicar técnicas de SEO. Uma URL amigável como mostramos acima vai ser legível para o leitor e para os mecanismos de busca.
  4. Evite o uso de caracteres especiais. Urls com muitos obstáculos gramaticais também serão um desafio para seu visitante. 

Conclusão

Agora você sabe o que é URL e qual a estrutura básica desse elemento que é peça chave no seu negócio online.

Registre agora seu domínio e tire seu projeto da cabeça, coloque no ar! Conte com nossa equipe de suporte online 24/7 e descubra o poder da internet!

O Autor

Author

Ariane G. / @arianegoncalves

Ariane é SEO Manager na Hostinger Brasil e está há três anos na "casa" atuando com os times de conteúdo, localização e SEO. Formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo, mantém o compromisso diário de contar para todo mundo o poder transformador da internet aqui, no blog da Hostinger.

Tutoriais relacionados

Author

Jovita Responder

outubro 02 2020

Gostei ! conteúdo sucinto e muito informativo. Me deu a noção básica sobre URL

Author

Maria Fernanda de Camargo Vieira Responder

outubro 11 2020

Eu, compreendo o interesse dos srs. em fazer o impossível para eu conseguir entender essa operação. Eu sou de outro tempo, sou do tempo da máquina de escrever. Eu não sou desse tempo, já sou idosa e depois que peguei esse vírus que rodeia o mundo, tento me lembrar das coisas e não estou conseguindo. Gostaria muito de ser compreendida...

    Author

    Carlos E.

    Respondeu em outubro 14 2020

    Olá, Maria Fernanda! Somos muito gratos pela sua audiência e desejamos melhoras para a senhora. Qualquer coisa, pode contar com a gente😉

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!