Domínios

Como verificar se o apontamento de domínio está correto

como verificar se o apontamento de domínio está correto

O apontamento de DNS errado é um dos motivos mais comuns para um site estar fora do ar. Neste tutorial você vai aprender a verificar se o apontamento de domínio está correto, utilizando várias ferramentas de WHOIS online, como who.is , whois.net e whois.domaintools.com.

O que você vai precisar

Antes de começar o tutorial você vai precisar:

  • Serviço de hospedagem ativo e domínio registrado.
  • Conexão de internet.

Termos utilizados

Primeiro vamos esclarecer dois termos que vamos utilizar bastante neste tutorial e é fundamental que fique claro desde já, são eles:

  • Extensão de domínio – Por definição, a extensão de um domínio representa sua categoria. Por exemplo, se o seu domínio é exemplo.com, a parte ‘.com’ é a ‘extensão do domínio’.
  • Pesquisa WHOIS – Uma pesquisa feita para verificar a disponibilidade de um domínio, os dados de seu dono, e o mais importante  – os dados DNS/nameservers.

1º passo – Conferir os nameservers de sua hospedagem.

Os nameservers a serem utilizados geralmente são informados no painel de controle da hospedagem. Procure por informações como Nameservers, Registros DNS, DNS, Atualizar Nameservers, Detalhes de Conta etc.

Este é um exemplo de como a informação é apresentada. Vale lembrar que diferentes provedores de hospedagem possuem painéis com layouts diferentes.

detalhes do nome de servidor

Se você não conseguir encontrar essas informações, entre em contato com a equipe de suporte de seu provedor de hospedagem.

2º passo – Escolher a ferramenta WHOIS

As ferramentas de pesquisa WHOIS são geralmente criadas pelos próprios registradores de domínio, e algumas extensões menos comuns como “.es”, “.xyz”, etc. não podem ser verificadas em uma pesquisa universal. Neste caso pesquise diretamente pela extensão do domínio no Google, por exemplo ‘.xyz whois’:

escolhendo whois

Quase sempre o primeiro resultado vai ser a ferramenta que você precisa.

Se o seu domínio possui uma extensão mais comum (como .com, .net, .org, etc.), é só buscar em uma das ferramentas do 3º passo.

3º passo – Utilizar o WHOIS para descobrir o apontamento de domínio atual

Independente da ferramenta WHOIS que você utilizar, geralmente vai ter um campo de pesquisa onde você vai informar o seu domínio:

Para o who.is:

verificar apontamento de domínio pelo who is

Para o whois.net:

verificar apontamento de domínio pelo who is.net

Para o whois.domaintools.com:

verificar apontamento de domínio pelo whois lookup

Para dar continuidade, pesquise pelo seu domínio no campo de pesquisa e clique em ‘Search’. Se a pesquisa ocorrer como desejado, você vai ver uma das seguintes telas:

verificar apontamento de domínio pelo lookup

verificar apontamento de domíno pelo whois lookup

ultima tela para verificar apontamento de domínio

As áreas destacadas mostram os nameservers para  verificar o apontamento de domínio, e é exatamente o que estamos procurando!

Problemas comuns:

  • O domínio aparece como Disponível para Registro (Available for Registration)

exemplo de domínio disponível

Isto significa que o domínio em questão ainda não está registrado. Ou seja, você vai ter que comprar o domínio para poder utilizar no seu site.

Ou

Você simplesmente cometeu um erro de digitação na hora de pesquisar pelo domínio. Tente digitar o domínio novamente ou copie/cole diretamente do site do registrador. Também pode ser que a ferramenta whois que você está utilizando esteja com as informações desatualizadas (geralmente acontece quando o domínio foi registrado faz pouco tempo). Se for o caso, tente usar outra ferramenta.

  • A pesquisa não mostra os Nameservers

xyz lookup

Geralmente ocorre quando você pesquisa por extensões menos comuns, como .es, .xyz, etc. Neste caso retorne ao 2º passo para descobrir qual é a ferramenta ideal para você.

4º passo – Comparar os Nameservers

Agora que você já sabe para quais nameservers seu domínio está apontando, é só comparar com os nameservers informados pelos seu provedor de hospedagem. Se eles forem iguais, o domínio está apontando corretamente para a hospedagem.

Se forem diferentes, é necessário acessar o painel de controle de onde o domínio foi registrado e alterar (verificar  Passo).

Conclusão

Pronto, agora você sabe como pesquisar e analisar os nameservers para verificar se o apontamento de domínio está correto. Assim você vai sempre saber se o seu domínio está apontando para os nameservers corretos de seu provedor de hospedagem.

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]