Marketing Digital

Vídeo Marketing – Guia Definitivo

vídeo marketing - guia definitivo

O vídeo marketing pode ser um excelente método para que a campanha de uma marca alcance mais público. Ele pode não apenas informar sobre um produto de maneira atraente, mas também ajuda a criar uma estratégia de marketing completa para conquistar novos clientes.

Neste artigo, você aprenderá sobre os tipos de vídeo marketing e como ele pode melhorar seu desempenho de vendas.

Por Que Vídeo Marketing?

Em essência, vídeo marketing é simples: é como você usa os vídeos como conteúdo promocional para seus produtos ou serviços.

Embora os vídeos existam há anos, a internet recentemente testemunhou o surgimento desse formato como uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento de uma marca.

As pesquisas revelam que 6 em cada 10 pessoas preferem assistir a vídeos online do que assistir a televisão. E mais de 80% das empresas utilizam vídeos como ferramenta de marketing, enquanto no ano passado foram apenas 63%.

E o que já sabemos, a tendência não para por aí. Muitos especialistas dizem que em 2022, 82% do tráfego da internet consistirá em vídeos.

Esse fenômeno serve como uma oportunidade imperdível para começar a promover seu negócio, pois pode ser útil para o marketing, o marketing push-pull.

Marketing push é quando você apresenta sua marca às pessoas. O objetivo é familiarizar o maior número possível do seu público-alvo com seus produtos.

Um vídeo promocional ajudará você a criar reconhecimento da marca, exibindo os recursos ou os benefícios ao usar seu produto.

Por outro lado, pull marketing significa que você deve ter as informações necessárias quando alguém quiser comprar seu produto. Os potenciais compradores já conhecem sua marca, mas precisam estar convencidos de que comprarão a marca certa.

Os vídeos no pull marketing podem servir como assistência para explicar como usar seus produtos, uma comparação com seus concorrentes ou quaisquer detalhes que possam converter, fazer as pessoas comprarem.

E sabe de uma coisa? Criar um vídeo para fins de marketing agora é mais fácil do que nunca. Com um smartphone capaz de gravar vídeos de alta resolução e equipado com as ferramentas certas, todo mundo tem a capacidade de produzir vídeos.

Para dar outra perspectiva, filmes de longa-metragem como Tangerine e Unsane foram filmados com a câmera do iPhone. Isso mostra que fazer um vídeo para o seu marketing não precisa ser difícil ou caro.

Tipos de Conteúdo de Vídeo Marketing

Aqui estão vários tipos de categorias de vídeo que você pode escolher para seu marketing de conteúdo. No entanto, lembre-se de que você precisa saber o seu público-alvo e segmentar seus vídeos.

1. Estudo de Caso e Depoimentos

vídeo marketing de depoimentos

Esse tipo de vídeo mostra seus clientes fiéis que dirão a outros que seus produtos ou serviços melhoraram sua vida de alguma maneira. Os potenciais compradores provavelmente confiarão em um produto que tenha sido usado por outros e mostrou resultados satisfatórios.

Pode não ser adequado para novas empresas que acabaram de lançar seu primeiro produto ou serviço. No entanto, os depoimentos serão válidos para empresas que já existem há mais tempo e esperam que as pessoas comprem seus próximos produtos.

2. Review e Avaliações de Produtos / Demo

vídeo marketing de reviews e demonstração de produtos

Uma demo ajudará seus espectadores a imaginar como seu produto funciona e o que eles podem esperar dele. Além disso, é o momento perfeito para elogiar a qualidade do item que você está vendendo.

3. Evento

vídeo marketing de evento

Quando sua marca participa de um evento ou ganha um prêmio, vale a pena usá-la como material de vídeo marketing. Exiba aos seus espectadores as partes importantes e conte que seu produto foi reconhecido por muitas pessoas.

4. Tutorial / Como Fazer

vídeo marketing de entrevista

Um tutorial dará aos usuários uma melhor compreensão de como fazer seu produto funcionar. Dê a eles etapas claras para usá-lo em uma tarefa específica e traga os exemplos na vida real.

5. Entrevistas

vídeo marketing de entrevista

Encontre especialistas do setor que darão uma visão crítica ao público. Conduza a análise e os insights deles alinhados com o que seus serviços ou produtos oferecem. Você pode a entrevista para mostrar que sua empresa tem a solução.

6. Animação

vídeo marketing de animação para simplificar uma ideia

A animação pode ser uma excelente ferramenta para transformar um processo complicado em uma explicação visual. Em vez de contratar pessoas reais para desenvolver um conceito abstrato, você pode criar um vídeo animado como uma projeção de sua ideia, para que os espectadores possam entendê-lo com mais facilidade.

7. Vlog

vídeo marketing de vlog

Assim como um blog, um vlog contém uma abordagem pessoal da marca que você está comercializando. O vídeo pode apresentar pensamentos pessoais do proprietário ou funcionários sobre os produtos, um passeio no escritório ou outro material menos formal. Seja o que for, deve ser capturado com mais sinceridade.

Por exemplo, quando você vende sapatos, pode criar um vlog para destacar como os sapatos são feitos na loja e quais ferramentas você usa, para que os espectadores possam conhecer melhor sua marca.

8. Estudo de Caso

vídeo marketing de estudo de caso

Os vídeos de estudos de caso devem explicar aos seus clientes como sua empresa resolve problemas passados e o que ela pode fazer no futuro. Use-o para estabelecer o caráter da sua marca diante dos olhos dos clientes.

Para isso, é necessário realizar pesquisas para descobrir quais soluções foram mais úteis para seus usuários e quais os desafios que seu produto enfrenta. Analise todos eles para fazer sua empresa crescer e reflita sobre isso no vídeo do estudo de caso.

9. Marca

Vídeo marketing de branding

O vídeo da marca (brand) anuncia explicitamente um produto ou serviço que a empresa está vendendo. O principal objetivo é atingir o maior público possível e criar reconhecimento da marca. Isso pode ser feito promovendo a visão e a missão da marca, bem como seu valor.

10. Live / Webinar

Live/webinar para vídeo marketing

Sempre que sua empresa planeja realizar um seminário, considere gravar ou transmiti-lo ao vivo.

Também permita interagir, responda diretamente a perguntas de clientes em potencial e engaje com seus comentários.

Integrando Vídeos no Mapa da Jornada do Cliente

Ao produzir vídeo marketing, lembre-se da persona do seu comprador. Persona é uma representação de como seu público-alvo se comporta, quais são seus objetivos e o que os motiva a comprar um produto.

Essas informações podem ser adquiridas a partir de pesquisas demográficas e de mercado que você pode encontrar na internet. Isso ajuda você a concentrar seu conteúdo para que seja adequado ao seu público. Com dados detalhados, você pode melhorar sua campanha de marketing e aumentar sua taxa de conversão.

A longo prazo, isso mostra que o vídeo marketing não é útil apenas para a ativação da marca. Também será benéfico para todas as etapas da jornada do cliente. Agora, dividiremos esses estágios e mostraremos que tipo de vídeo você pode usar em cada etapa.

1. Conscientização

O primeiro passo é informar aos clientes quem você é e destacar o valor da sua marca. Você precisará de conteúdo que possa descrever esse tipo de informação de maneira simples e significativa.

Para isso, sugerimos que você faça um vídeo de brand, da marca.  Você deve indicar claramente o que sua empresa faz e exibir os melhores recursos do produto como destaque.

Torne-o o mais atraente possível, para que as pessoas até virem suas telas de ponta-cabeça para ver o que você oferece.

No entanto, existe uma alternativa se sua empresa estiver bem estabelecida, ou seja, vídeo de depoimento. Você pode fazer com que os clientes valorizem sua marca mostrando palavras positivas de outros usuários que confiaram em seus produtos anteriores.

2. Consideração

Na consideração, os clientes em potencial já estão familiarizados com uma marca. Eles farão mais pesquisas para conhecer melhor seus produtos e, possivelmente, considerando comprá-los.

Existem várias informações que as pessoas podem precisar nesta fase. Caso queiram entender o que há de bom e ruim em um item específico, você pode fornecer um vídeo de revisão/ demonstração.

Isso permitirá que os espectadores avaliem a qualidade do seu produto e decidam se ele atende aos requisitos deles.

Dito isto, muitas categorias de vídeos podem desempenhar um papel na avaliação do cliente. Por exemplo, um vídeo do evento informará as pessoas sobre a credibilidade da sua marca. E se as pessoas quiserem conhecer sua empresa um pouco pessoal, você pode mostrar a eles um vlog.

3. Conversão 

Nesta fase, você converteu espectadores em clientes reais com sucesso. Mas isso não deve impedir você de fazer vídeo marketing para eles. Agora você deve se concentrar em como você pode ajudar os clientes a usar seu produto adequadamente e resolver possíveis problemas.

É por isso que você precisa criar um vídeo tutorial, seja ele representado por uma pessoa real ou em animação.

Além disso, um webinar também pode ser útil para os clientes. Você pode compartilhar dicas e truques para que os usuários possam maximizar o potencial do seu produto/ serviço.

As Métricas Para Conteúdos de Vídeo Marketing

Todo o conteúdo criado para as metas de marketing, incluindo vídeos, será inútil se não houver medições contínuas. E nem precisamos dizer, mas você deve avaliar todos os resultados investidos para promover sua marca.

Mesmo se você não atender às suas próprias expectativas na primeira tentativa de vídeo marketing de vídeo, não se preocupe. Depois de analisar o que poderia ser feito para melhorá-lo, é provável que você obtenha um resultado melhor na próxima vez.

Mas lembre-se de que, mesmo que sua campanha ocorra conforme o planejado, isso não significa que você pode acomodar. Não há limite para o desenvolvimento de seus negócios e você sempre deve tentar atrair o maior número de pessoas possível.

Obviamente, existem várias métricas que podem determinar a taxa de sucesso do vídeo marketing. A maneira mais simples é observar a contagem de visualizações. Um vídeo com milhões de espectadores significa que você tem um ótimo conteúdo e provavelmente se tornou viral.

O engajamento social também pode ter parte dessa conquista, pois compartilhamentos em outras redes sociais e comentários em seu vídeo aumentam sua contagem de visualizações.

Mas há outras métricas que você deve levar em consideração – taxa de cliques e taxa de conversão. Com um alto número de CTRs (taxa de clique), isso indica que seu vídeo conseguiu convidar muitas pessoas a visitar um link específico.

Com mais pessoas clicando, você também aumenta a chance de taxa de conversão (compra ou uso de seus produtos), que é o objetivo final da sua campanha de marketing.

Se você atingir um número alto em cada métrica, é principalmente porque o vídeo contém informações úteis direcionadas ao mercado certo.

Conclusão

O vídeo marketing oferece uma maneira muito relevante de promover sua marca porque ele se tornou o formato preferido para a maioria dos usuários da Internet. O que é ótimo, agora qualquer proprietário de empresa pode facilitar esse tipo de conteúdo.

Mas lembre-se, existem várias categorias de vídeo que têm um uso específico em seu marketing. Por exemplo:

  • Os Depoimentos devem ajudá-lo a criar confiança, mostrando o que seus clientes fiéis sentem por sua marca.
  • O objetivo de um vídeo de review / demonstração é mostrar como seu produto funciona na vida real.
  • Um vídeo de evento aumenta a credibilidade da sua empresa mostrando a popularidade da sua marca.
  • Os tutoriais devem atuar como uma ajuda para que novos clientes possam usar seu produto corretamente.
  • O vídeo de uma entrevista criará um contexto em torno da sua marca para que você possa dizer sua importância e como ela pode resolver os problemas das pessoas.
  • O principal objetivo de uma animação é visualizar como o processo complicado funciona para que os espectadores possam entendê-lo facilmente.
  • O Vlog deve fornecer uma abordagem pessoal à sua campanha de marketing, para que pareça mais casual aos clientes.
  • Um vídeo de estudo de caso deve mostrar os recursos do seu produto, que solucionaram problemas diários e o que você pode prometer no futuro.
  • O vídeo da marca / brand deve indicar claramente a visão e a missão, bem como o valor da sua empresa para as pessoas reconhecerem.
  • Live / webinar será útil para mostrar truques e dicas adicionais para seus clientes.

Cada tipo de vídeo tem uma função valiosa em três etapas da jornada do cliente – conscientização, consideração e conversão.

E então você pode avaliar a taxa de sucesso do seu vídeo marketing, analisando a contagem de visualizações, o envolvimento social, a taxa de cliques e a taxa de conversão.

Claramente, há muitas coisas para você lidar no vídeo marketing de vídeo. No entanto, considerando que ele tem potencial para atrair muitos clientes, vale a pena incluir na campanha geral da sua marca.

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*