CMS

Wix ou WordPress: Qual a Melhor Plataforma Para Criar Um Site?

wix ou wordpress

Existem muitas plataformas para criar sites. Mas podemos dividir a grande maioria delas em duas categorias: construtores de sites e Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo. O Wix é um ótimo exemplo de construtor de sites, enquanto o WordPress representa os CMS’s.

Se você é novo na área, escolher a melhor plataforma para site pode ser um desafio. Para ajudar você nesta encruzilhada entre Wix ou WordPress, vamos comparar ambos nos seguintes critérios:

  1. Facilidade de uso
  2. Gerenciamento do site
  3. Performance
  4. Segurança
  5. Personalização

Depois vamos resumir as vantagens de cada plataforma, assim você vai ter todas as informações necessárias para tomar uma decisão. Quem será que leva a melhor, WordPress ou Wix? Vamos descobrir!

Wix ou WordPress

Antes de mais nada é importante entender as diferenças fundamentais entre WordPress e Wix. Como já mencionamos, apesar de as duas permitirem criar sites, não são o mesmo tipo de plataforma.

O Wix é considerado um construtor de sites. Isso significa que oferece ferramentas para criar um site sem precisar mexer em código algum. Ele se baseia em elementos visuais como ‘blocos’, que você pode adicionar ou modificar em qualquer página que desejar.

wix

Nos últimos anos a popularidade dessas plataformas aumentou muito, justamente por permitirem criar sites sem saber nada de programação. Porém você vai ter algumas limitações ao utilizar um construtor de sites.

Em contrapartida, o WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS). Essa é uma maneiro elegante de dizer que ele permite o gerenciamento e criação de um vasto catálogo de conteúdos, juntamente com as ferramentas para criar um site.

wordpress.org

Mesmo que o WordPress fosse inicialmente uma plataforma para blogs, seu potencial de criação se expandiu para muito mais do que isso. Atualmente mais de 30% da internet é criada em WordPress. Nas próximas seções vamos explicar porque a plataforma é tão popular e ajudar você a escolher entre Wix ou WordPress.

Existe, porém, uma distinção importante de ser entendida antes de continuarmos. Talvez a principal diferença entre um construtor de sites e um CMS é que o último é uma plataforma self-hosted. Isso significa que no Wix, uma plataforma hosted, seu site vai ser automaticamente armazenado nos servidores do próprio Wix.

Com o WordPress é necessário comprar um plano de hospedagem para poder colocar seu site no ar. Isso pode dar um pouco mais de trabalho, mas dá muito mais controle sobre o gerenciamento, segurança e otimização do seu site. Além de que você pode encontrar planos de hospedagem WordPress com um preço bastante acessível.

Existe uma versão da plataforma que também é hosted chamada WordPress.com (diferente de WordPress.org). Essa plataforma é semelhante à Wix e possui o mesmo tipo de limitações. Neste material vamos tratar da plataforma self-hosted, WordPress.org.

Agora que já apresentamos as duas plataformas e explicamos um pouco de suas características, vamos ver quem se sai melhor nos critérios que selecionamos.

Facilidade de uso

O foco dessa seção é abordar o tipo de experiência que usuários que nunca criaram um site antes vão ter. O ideal é o usuário escolher entre WordPress ou Wix e imediatamente poder começar a trabalhar no seu site, sem precisar gastar semanas para descobrir como tudo funciona.

Já de início podemos dizer que o Wix é uma plataforma fantástica quando o assunto é facilidade de uso. Assim que a conta é criada você já tem acesso ao painel principal, onde as ferramentas necessárias são facilmente encontradas.

recursos-wix

Existem algumas opções que podem ser um pouco avançadas para quem está apenas começando. Por exemplo, você provavelmente vai ter que verificar o manual da plataforma para utilizar o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), assim como as ferramentas de marketing.

Mas ao abrir o editor de sites do Wix logo vai descobrir porque a plataforma é tão popular. O editor é extremamente simples de usar. Você pode adicionar elementos como imagens, textos, criar novas páginas, e até gerenciar a integração com apps de forma simples.

editor wix

No canto direito, há várias opções para editar o estilo do layout de sua página que lembra bastante um editor de fotos. O Wix ainda permite o uso de templates para ter páginas prontas em questão de minutos. Se você decidir usar um template sempre vai ter a liberdade de editar diversos aspectos para tornar seu site único.

editar-layout-wix

Finalmente, o Wix permite a criação de um site completo em poucas horas a partir do cadastro no site, o que é muito útil principalmente para quem nunca criou um site antes.

Já o WordPress é um pouco diferente quanto à facilidade de uso. Depois de instalar a plataforma no servidor de sua escolha, você vai ter acesso ao famoso painel do WordPress. Ele possui diversas opções disponíveis já de início, mas uma olhada rápida já é suficiente para entender cada ferramenta.

editor-wordpress

Claro que ter muitas opções de personalização não é uma coisa ruim. Mas isso também significa que o WordPress leva mais tempo do que o Wix para você entender como a plataforma funciona.

Isso se torna ainda mais evidente quando você acessa a parte de criação de páginas e posts. Criar qualquer um dos dois é simples e você consegue fazer com poucos cliques.

páginas wordpress

Porém editar essas páginas para que tenham a aparência que você deseja é um pouco mais complexo. Para isso você precisa encontrar um tema do WordPress que se enquadre em seu estilo e aprender a personalizá-lo.

É bom lembrar que muitos desses temas já possuem ferramentas de edição de páginas, além de existir diversos plugins para isso. Em outras palavras, ter o tipo de experiência que o Wix oferece utilizando o WordPress é possível com as ferramentas certas.

No geral o Wix é mais simples de usar do que o WordPress. Mas é importante ressaltar que depois de aprender um pouco sobre o WordPress você vai ter muito mais liberdade e autonomia sobre seu site. Mesmo assim o Wix leva vantagem neste quesito e sai como vencedor.

Gerenciamento do site

Nesta seção vamos focar nas ferramentas que cada plataforma oferece para gerenciar seu site. Por ‘gerenciar’ nos referimos a tarefas essenciais para o bom funcionamento do seu site, como atualizações, identificar e corrigir bugs, limpar postagens antigas e daí em diante.

Primeiro vamos falar do Wix. Quando se trata do gerenciamento do seu site, o Wix tem a proposta de deixar as coisas simples para que você não precise se preocupar com detalhes. Por exemplo, você não precisa se preocupar com a atualização da plataforma, já que é feito automaticamente.

Da mesma maneira o Wix também torna simples as tarefas de duplicar, excluir e até migrar seu site para outra conta.

painel de controle wix

Entretanto, ao mergulhar mais fundo você vai perceber que a plataforma deixa a desejar em algumas funcionalidades que você vai precisar mais para frente. Por exemplo, sua ferramenta de Search Engine Optimization (SEO) não possui muitas opções.

wix recursos

Para acessar os dados analíticos do site, que é essencial para o crescimento, é necessário fazer upgrade para uma conta premium. Isso não é algo necessariamente ruim se você é comprometido com a plataforma, mas no final das contas pode custar mais do que usar o WordPress.

O WordPress, por outro lado, possui diversas ferramentas de gerenciamento de site já de início. Por exemplo, ele permite a customização da URL do seu site, coisa que o Wix não faz.

configurações wordpress

Para ferramentas mais avançadas existe uma grande chance de ter um plugin para o que você procura, muitos deles grátis. Só para dar um exemplo, o plugin Yoast SEO ajuda a ranquear melhor nos mecanismos de busca, e até melhorar o conteúdo.

yoast seo

Resumindo, o Wix é mais direto quanto ao gerenciamento do seu site, com poucas mas estratégicas opções. Todavia o WordPress vai mais a fundo e oferece maior liberdade quanto ao gerenciamento de tarefas básicas e avançadas de seu site, o que é essencial. Por esse motivo o WordPress leva a melhor.

Performance

É difícil comparar Wix com WordPress no quesito performance principalmente devido ao tipo de hospedagem de cada um. Mas vamos analisar algumas características chave de cada um.

Como mencionado anteriormente, o Wix é uma plataforma hosted. Em resumo você está pagando pelo construtor de sites e hospedagem em um só pacote. O Wix não permite a alteração de configurações que alterem o desempenho do seu site.

Mas a própria plataforma cuida de garantir que todos os sites carreguem o mais rápido possível, pelo menos na teoria. Em nossos testes notamos que os sites hospedados no Wix tendem a carregar rapidamente. O Wix geralmente possui bons tempos de resposta em seus sites e parte disso se deve graças ao sistema de otimização automático de imagens e uso de CDN.

Ou seja, o Wix é uma boa opção se você busca por uma plataforma com bom resultado de desempenho sem se preocupar em ter que fazer ajustes manuais. A desvantagem é que você não tem controle algum sobre o desempenho do seu site e tem poucas opções para melhorar o rendimento.

Com o WordPress você pode usar o plano de hospedagem que preferir. Assim você pode pesquisar os tipos diferentes de planos que cada provedor oferece e escolher o que se adequa melhor às necessidades do seu site. A Hostinger, por exemplo, oferece uma ótima performance e nossos planos de hospedagem compartilhada são mais baratos do que os planos premium do Wix.

Existem outras maneiras de melhorar ainda mais o desempenho do seu site WordPress. A plataforma não possui ferramentas nativas de otimização de imagens e integração com CDN. Mas você pode adicioná-las facilmente com plugins como o WP Smush.

wp-smush

Como você pode ver, existe um padrão comum em praticamente todos os aspectos na comparação entre Wix ou WordPress: se você estiver disposto a ter um pouco mais de trabalho, o WordPress leva a vantagem. Isso não é diferente quando se trata de performance, o que torna o WordPress vencedor mais uma vez.

Segurança

Em um mundo perfeito qualquer plataforma deveria ser extremamente confiável. Ninguém mais deveria ter acesso às suas contas ou informações sensíveis além de você. Porém infelizmente não existe plataforma 100% segura.

O máximo que se pode fazer é evitar ao máximo o risco de possíveis invasões escolhendo uma plataforma que tenha boa reputação de segurança. Além disso sempre existem maneiras de aumentar a segurança de seu site manualmente com as ferramentas certas (dependendo do software que você utiliza).

Plataformas hosted são naturalmente mais seguras devido a dois motivos principais::

  1. Os usuários não possuem acesso para editar as configurações fundamentais da plataforma, evitando o risco de vulnerabilidades.
  2. As plataformas estão sempre atualizando automaticamente, não tendo o risco de algo estar desatualizado oferecendo riscos.

Isso não quer dizer que o Wix é uma plataforma impenetrável. Ela inclusive já teve problemas graves de segurança. Mas isso não é algo comum, e o Wix é uma ótima opção nesse quesito.

Com o WordPress a situação é um pouco mais complexa. Como a plataforma é a base para grande parte da internet, ela é o alvo de muitos hackers e invasores. Afinal uma pequena vulnerabilidade pode impactar diretamente milhões de sites.

Porém o WordPress em si é bastante seguro. Se você seguir algumas boas práticas como atualizar seu site, plugins e temas, você já vai estar bem seguro. O WordPress e sua comunidade frequentemente lançam atualizações de segurança para proteger seu site de ameaças recentes.

E mais, o WordPress tem a vantagem de contar com plugins e configurações avançadas de segurança. Eles tornam seu site ainda mais seguro. Resumindo, assim como no critério performance, você tem autonomia de personalizar seu site para ser ainda mais seguro.

No quesito segurança temos que considerar um empate entre WordPress e Wix. Ambas são naturalmente seguras, e o Wix tem a vantagem de oferecer um bom nível de segurança sem precisar mexer em configurações avançadas. Entretanto o WordPress tem potencial de ser ainda mais seguro se você disponibilizar um pouco mais de tempo e esforço.

Personalização

Finalmente, qualquer plataforma que você escolher deve permitir que você crie qualquer tipo de site imaginável. Assim você vai poder colocar qualquer tipo de projeto em prática.

Mesmo se você estiver construindo um site simples é importante considerar a possibilidade de um crescimento. Pode ser que chegue a um ponto em que você vai precisar de algumas ferramentas mais avançadas. Você pode até expandir o tipo de site que você tem, como adicionando uma loja ou um blog.

O Wix é uma ótima opção quando se trata de personalização. Ele permite que você adicione diversas ferramentas e recursos úteis ao seu site, como seção de comentários, fóruns, chat e até lojas virtuais.

dicas personalização wix

Assim como também disponibiliza várias opções de temas e ferramentas para alterar a aparência de seu site.

E quanto ao WordPress? Podemos dizer seguramente que o WordPress está entre os melhores do ramo quanto a personalização. A plataforma possui milhares de plugins e temas que podem alterar a aparência e funcionalidade de seu site de forma dramática, permitindo a criação de sites únicos com praticamente qualquer ferramenta que você possa imaginar.

plugins wordpress

Uma das principais vantagens é que a grande maioria dos plugins WordPress são grátis, o que significa que você vai poder adicionar ferramentas sem mexer no bolso. É muito comum ouvir que para qualquer ferramenta ou recurso que você quer colocar no seu site, existe um plugin para isso.

Finalmente é importante lembrar que o WordPress é uma plataforma de código-aberto. Isso significa que se você tiver conhecimento técnico pode alterar o código da plataforma para alterar as funcionalidades e aparência do seu site. Se você possui alguma experiência com programação ou está disposto a seguir vários tutoriais, pode criar sites com funcionalidades que o Wix passa longe.

Por esses motivos precisamos salientar a grande vantagem do WordPress no critério personalização. Mas antes de encerrarmos, vamos listar as vantagens de ambas as plataformas.

Vantagens do Wix

Muita gente acredita que o Wix seja uma plataforma somente para iniciantes. Porém ela tem muito a oferecer atualmente, como:

  • Facilidade de uso incrível.
  • Construtor de sites altamente intuitivo para criação de sites atrativos e modernos.
  • Segurança e performance.
  • Bom nível de customização com integração de serviços externos.

Se você procura por uma plataforma que oferece simplicidade na criação e gerenciamento do site nós recomendamos o Wix, principalmente se você é novo na área de criação de sites e tem um projeto simples em mente.

Vantagens do WordPress

Existe vários motivos pelo qual o WordPress lidera com tanta vantagem entre os CMS no mundo inteiro, como por exemplo:

  • É relativamente fácil de aprender para iniciantes, mas ainda oferece diversas opções avançadas para quem é mais experiente.
  • Nível de personalização incomparável graças aos milhares de temas e plugins e por ser uma plataforma de código-aberto.
  • Muitas opções de ajuda para gerenciamento de sua biblioteca de conteúdos.
  • Controle quase total sobre segurança, performance e hospedagem.

Não é nenhum segredo que o WordPress é um pouco mais complicado de aprender nos primeiros dias. Mas se você não se importa em pesquisar em fóruns e seguir tutoriais, a flexibilidade do WordPress vai tornar a criação de seu site uma experiência sem igual.

Comparar WordPress com Wix é uma tarefa difícil devido ao fato de serem plataformas muito diferentes. Porém agora você deve ter as informações necessárias para tomar uma decisão.

Conclusão

Criar um site exige um pouco de trabalho, mas com as ferramentas corretas é mais simples do que você imagina. O Wix, por exemplo, permite a criação de sites de forma rápida e fácil devido ao construtor de sites intuitivo. Mas quando se trata de opções mais avançadas e flexibilidade o mais recomendado é o WordPress.

Qual plataforma você prefere, Wix ou WordPress? Responda abaixo na seção de comentários!

 

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

3 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*