Monte Sua Loja Já: Configurando WooCommerce no WordPress

Monte Sua Loja Já: Configurando WooCommerce no WordPress

Se você está procurando uma maneira fácil e eficiente de vender produtos ou serviços online, o WooCommerce pode ser a solução perfeita para você. Com mais de 5 milhões de downloads, esse plugin para WordPress se tornou uma das plataformas de comércio eletrônico mais populares do mundo.

Mas o que torna o WooCommerce tão especial? Simples: ele permite que você crie uma loja online personalizada e completa, com todos os recursos que você precisa para começar a ganhar dinheiro na internet, gastando muito pouco ou mesmo nada. Com o WooCommerce, você pode gerenciar seus produtos, pedidos, pagamentos e estoques de forma fácil e intuitiva, sem precisar ser um especialista em tecnologia.

Além disso, o WooCommerce é totalmente integrado ao WordPress, a plataforma de sites mais popular do mundo. Isso significa que você terá acesso a uma vasta comunidade de usuários e desenvolvedores que podem ajudá-lo a criar a loja virtual dos seus sonhos.

No tutorial abaixo, vamos listar algumas das principais vantagens do WooCommerce para quem quer começar a navegar no universo do e-commerce. Em seguida, traremos um passo-a-passo completo de como instalar, configurar e gerenciar seu primeiro negócio online no WooCommerce.

 

O WooCommerce é um plugin gratuito para WordPress que permite criar uma loja virtual para vender produtos ou serviços online. Ele oferece diversas funcionalidades, como gerenciamento de estoque, processamento de pagamentos, criação de cupons de desconto e muito mais. Por ser fácil e amigável para iniciantes, ele é uma ferramenta popular e acessível para quem deseja começar a vender na internet.

Por Que Escolher o WooCommerce para Loja Virtual?

Algumas das razões para você adotar o WooCommerce no seu projeto de loja online são as seguintes:

  • Construído para WordPress. Ele traz uma integração perfeita com o WordPress e permite que você se conecte com milhões de usuários da plataforma.
  • Escalonável de acordo com suas necessidades. Para projetos grandes ou pequenos, com poucos ou muitos produtos, o WooCommerce pode atender suas necessidades.
  • Segurança garantida. O WooCommerce impede que seus dados caiam nas mãos de qualquer plataforma de terceiros. Ele também assegura a transação entre você e seus clientes.
  • Auditado por Sucuri. Isso garante que o WooCommerce adere aos padrões de codificação e às melhores práticas do WordPress.
  • Uma vasta e crescente comunidade global. Existem mais de 6 milhões de instalações do WooCommerce ativas no planeta, bem como uma enorme quantidade de fóruns de usuários cheios de dicas e discussões importantes sobre a plataforma.
  • Bem documentado. O WooCommerce fornece documentação ampla, assim como guias que cobrem uma enorme gama de tópicos — como configuração, SSL, temas, widgets e muito mais.
  • Várias extensões gratuitas e pagas. Uma das maiores vantagens do WooCommerce é a sua enorme biblioteca de extensões gratuitas e pagas. Elas permitem que você personalize seu site WooCommerce com uma ampla gama de recursos e integrações adicionais.

Você pode economizar bastante na criação do seu e-commerce. É só você usar um cupom Hostinger 2023 e aproveitar os preços mais em conta nos serviços de hospedagem e domínio.

Tutorial em Vídeo

Instalar e Configurar WooCommerce: Do Que Você Precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

Já está com tudo em mãos? Então vamos começar o nosso passo-a-passo!

1. Instalar e Ativar o WooCommerce

Como o WooCommerce é um plugin gratuito, ele pode ser instalado a partir do diretório oficial de plugins WordPress. Em primeiro lugar, você precisará fazer login na sua área de administração WordPress, digitando seu nome de usuário e senha.

Em seguida, siga estas etapas para instalar WooCommerce:

  1. Na página de plugins, pressione o botão Adicionar Novo.
  2. Selecione Plugins no menu do lado esquerdo na sua área de administração do WordPress.
    instalando plugin do woocommerce
  3. Digite WooCommerce na barra de pesquisa de plugins.
    instalando plugin do woocommerce
  4. Encontre o plugin WooCommerce nos resultados da pesquisa e clique no botão Instalar agora.
  5. Você verá que a instalação do plugin WooCommerce está em andamento. Quando a instalação estiver concluída, clique no botão Ativar.

Se você precisa de instruções mais detalhadas sobre como instalar os plugins WP, veja este tutorial.

2. Configurar o WooCommerce

Quando a instalação estiver concluída, você verá uma mensagem de boas-vindas do WooCommerce pedindo para executar o Assistente de Instalação. É a maneira mais fácil de configurar o WooCommerce, então pressione o botão roxo para começar.

Se você dispensou essa mensagem, você ainda pode executar o Assistente indo até a barra lateral do WordPress e clicando em WooCommerce -> Início.

2.1. Detalhes da Loja

A primeira página a preencher é a de Detalhes da Loja, na qual você digitará seus dados de localização e contato.

configuração do woocommerce

Não se esqueça de conferir esses dados com cuidado, pois eles serão utilizados para configurar automaticamente aspectos como moeda, impostos e recursos de entrega da sua loja.

2.2. Setor

Agora, escolha o setor na qual a sua loja operará. Você pode escolher mais de uma opção.

configuração inicial do woocommerce

2.3. Tipos de Produtos

Em seguida, selecione os tipos de produtos que você desejará vender na sua loja — você pode escolher múltiplas opções entre produtos físicos, downloads, assinaturas, reservas e mais.

configuração do woocommerce

Vale notar que, na versão gratuita do WooCommerce, apenas as duas primeiras opções (produtos físicos e downloads) estão disponíveis. Para vender outros tipos de produtos e serviços, você deverá assinar uma das versões pagas do plugin, que partem de US$ 49 ao ano.

2.4. Detalhes do Negócio

Aqui, você pode compartilhar quantos produtos planeja vender na sua loja virtual e se já opera em outro lugar (físico ou online). Também é possível especificar se você está montando uma loja virtual para um cliente.

configuração do woocommerce

Na aba Recursos Gratuitos, você pode — com um único clique — instalar um conjunto de plugins gratuitos que aprimorarão a experiência da sua loja online. Alguns desses plugins incluem o JetPack e o MailPoet.

configuração do woocommerce

2.5. Tema

Agora é hora de escolher o tema que você usará na sua loja virtual. Você pode selecionar um dos temas gratuitos destacados pelo WooCommerce ou, alternativamente, pular essa configuração e instalar o tema desejado mais tarde.

escolhendo temas no woocommerce

2.6. Configurações Principais

Agora que você já especificou os elementos básicos da sua loja virtual, é hora de configurar alguns detalhes mais específicos da operação. Para isso, você deverá ir até a barra lateral do WordPress e selecionar a opção WooCommerce -> Configurações.

Nessa tela, você encontrará várias abas com configurações importantes para a sua loja. Abaixo, vamos passar por cada uma delas — não se esqueça de configurar e preencher com cuidado tudo que seja pertinente para o seu e-commerce, para evitar problemas posteriores.

Geral

Nesta guia, você pode adicionar ou alterar as configurações principais da loja, como localização, moeda, impostos, avisos e mais.

configuração do woocommerce

Produtos

Aqui você pode alterar várias configurações gerais dos seus produtos, como imagens e unidades de peso e medidas, e habilitar ou bloquear comentários. Também é possível selecionar qual página do seu site é a página principal da sua loja.

configuração do woocommerce

Na seção Estoque, é possível alterar as opções de estoque padrão e ativar ou desativar o gerenciamento automático de estoque, bem como configurar a opção de receber notificações por e-mail quando um produto estiver sem estoque.

Na seção Produtos Baixáveis, você pode configurar métodos de download e restrições de acesso.

Entrega

Na opção Áreas de Entrega, você pode adicionar zonas de envio, métodos de envio e taxas. Você pode até mesmo definir uma taxa de remessa diferente para locais separados.

configuração do woocommerce

Pagamentos

Nesta aba, você pode alterar as configurações de pagamento e adicionar novos métodos para que seus clientes concluam as compras no seu site.

configuração do woocommerce

A configuração padrão do WooCommerce no Brasil permite escolher entre três métodos de pagamento: transferência bancária, cheques e pagamento na entrega. Você pode, entretanto, adicionar mais métodos instalando extensões — algumas delas já são sugeridas nessa própria aba, como as integrações com o PayPal, MercadoPago e Stripe.

Contas e Privacidade

Aqui você pode alterar o local da página da conta, ativar ou desativar o registro do cliente e configurar o processo geral de registro da conta.

contas e privacidade no woocommerce

Emails

Ele permite que você configure os emails que você e os seus compradores recebem em ocasiões específicas (ao concluir um pedido, por exemplo). Você pode personalizar os modelos de email e alterar os detalhes do remetente.

configurações no woocommerce

Avançado

Por fim, a página Avançado permite que você selecione as páginas do seu site que serão utilizadas para levar os usuários a partes importantes do fluxo de compra, como o carrinho, a página de finalização de compra, a página da conta de cada usuário e aquela contendo os termos e condições da sua loja.

configurações no woocommerce

3. Adicionar e Gerenciar Produtos

As configurações principais da sua loja já estão feitas. Agora é hora de botar a mão na massa e começar a adicionar os produtos ou serviços que você venderá.

3.1. Adicionar Produtos ao WooCommerce

Sem dúvida, para tocar uma loja de comércio eletrônico, primeiro você precisa adicionar produtos. Mas antes de entrar em detalhes, é importante aprender alguns conceitos básicos do WooCommerce :

  • Categoria do produto – As categorias de produtos podem ajudar a agrupar os seus produtos. Por exemplo, se você vende roupas, “camisas”, “bermudas” e “vestidos” são categorias de produtos. Eles permitem que o cliente localize rapidamente produtos da mesma categoria. Você pode criar quantas categorias quiser e editá-las a qualquer momento.
  • Atributos – São importantes na filtragem dos produtos. Tamanho, cor, tecido ea estilo são alguns dos atributos do produto que podem ajudar o usuário a escolher os produtos desejados facilmente. Você pode atribuir atributos de forma independente a cada produto ou configurar um atributo global para a loja inteira.
  • Tipos de Produtos – O WooCommerce traz, por padrão, alguns tipos de produto predefinidos:
    • Simples – um produto físico e único, como um livro de capa dura.
    • Grupo de Produtos – São múltiplos produtos dentro de um grupo, cada um com seu código e preço. Por exemplo, uma série de livros, que pode ser adquirida em conjunto ou cada volume individualmente.
    • Virtual – São produtos que não requerem frete, como serviços.
    • Baixável – São produtos que você comercializa por download, como músicas, imagens, vídeos, e-books, etc.
    • Externo – Você anuncia o produto em seu site, mas ele é vendido em outro lugar. Neste caso, você configura a URL do site no qual o seu cliente encontrará o produto em questão, mas não edita o produto diretamente — já que isso é responsabilidade do vendedor em si.
    • Variável – São produtos com características variáveis — como roupas, que podem variar em tamanho e cor, por exemplo.

A melhor parte é que adicionar produtos ao WooCommerce é praticamente o mesmo que publicar um novo post no seu blog WordPress. Para começar, vá para a opção Produtos e clique em Adicionar Produto ou Criar Produto.

criando produtos no woocommerce

Agora digite o nome do seu produto e adicione uma descrição. Na descrição, inclua as informações mais importantes e relevantes sobre o seu produto.

criando produtos no woocommerce

A seção Dados do produto é onde a maior parte do trabalho é feito, pois você configurará todas as principais características do seu produto. No topo desta seção, selecione o tipo de produto que você pretende cadastrar, conforme a lista que definimos acima — recomendamos começar com um produto simples, para se ambientar com as opções principais da plataforma.

Na aba Geral, defina o preço do produto que você está cadastrando. Você também pode definir um preço promocional — e, clicando em Programar, definir em que períodos este preço promocional estará ativo.

gerenciando produtos no woocommerce

A seção Estoque ajuda você com o gerenciamento do seu inventário. Digite o SKU (código do produto) e especifique se o produto está em estoque ou fora de estoque. Marque a opção Vendido individualmente se você quiser vender seu item apenas um de cada vez.

gerenciando produtos no woocommerce

A seção de Envio trata de transporte e logística. Aqui você pode fornecer as dimensões, peso e classe de remessa de seus itens.

gerenciando produtos no woocommerce

A seção Produtos Relacionados permite adicionar produtos similares ao que você está cadastrando. Isso permite promover outros itens da sua loja usando upsells e vendas cruzadas. Basta pesquisar um produto específico e selecioná-lo na lista.

criando produtos no woocommerce

A seção Atributos permite adicionar atributos ao seu produto. Por exemplo, se você vender camisetas de cores diferentes, você pode especificar as cores aqui. A opção Atributos personalizados do produto também permite que você crie atributos personalizados para seus produtos individualmente. Quando terminar de adicionar atributos, pressione o botão Salvar atributos.

criando produtos no woocommerce

A seção Avançado permite criar notas que serão exibidas para os seus clientes após a compra, bem como ativar ou desativar as avaliações.

criando produtos no woocommerce

Agora você sabe como adicionar um produto simples no WooCommerce. Mas e se o seu produto for virtual, baixável ou mesmo externo? Confira abaixo:

  • Grupo de Produtos: Para adicionar um Grupo de Produto, primeiro certifique-se de que você já cadastrou os produtos simples que comporão o grupo que você deseja criar. Então adicione um novo produto e selecione a opção Grupo de Produto no box de dados. Isso removerá os preços e alguns outros campos da seção Dados do Produto. Em seguida, você precisará adicionar um produto-filho no grupo. Para adicionar um produto filho, vá à aba Produtos Relacionados e selecione o produto desejado no menu Grupo de Produtos.
  • Produto Externo/Afiliado: Para adicionar um produto externo ou de afiliado, escolha a opção correspondente no menu suspenso Tipo de Produto. Ele então pedirá que você forneça a URL para o site de destino, bem como o preço do produto e o texto de compra.
  • Produto Variável: Adicionar um produto variável é semelhante a adicionar um produto simples, mas com a presença da aba Variação à seção de dados do produto. Nesta aba, você pode configurar com mais precisão os diferentes atributos do produto.
  • Produto virtual: Para adicionar um produto virtual, basta marcar a caixa de seleção Virtual na seção Dados do Produto.
  • Produto Baixável: Se o seu produto é entregue virtualmente, por meio de um download, clique na caixa de verificação Baixável na seção Dados do Produto. Ao marcá-la, você precisará especificar a URL que encaminhará o comprador para o download, bem como o número máximo de vezes que uma pessoa pode fazer o download do arquivo. Para downloads ilimitados, deixe o limite de download em branco.

Depois de definir o tipo de produto e finalizar a inserção de dados do produto, vá até a parte inferior da página, onde você pode adicionar uma breve descrição do produto. Ela ficará visível logo abaixo do nome do item, então tente se limitar a um texto curto.

criando produtos no woocommerce

No lado direito da página, você pode adicionar categorias e tags ao seu produto, definir a imagem destacada (isto é, aquela que aparecerá na página inicial e nas páginas de busca) e imagens da galeria de produtos.

Esses controles são quase idênticos aos controles que você vê ao criar um novo post do WordPress. A única diferença é a opção de visibilidade no catálogo, que possui as seguintes configurações:

  • Loja e resultados de pesquisa: o produto estará visível em todos os lugares: resultados de pesquisa, categorias e páginas da loja.
  • Apenas na loja: o produto será visível somente em páginas da loja e da categoria, mas não aparecerá nos resultados da pesquisa.
  • Apenas nos resultados de pesquisa: o produto será visível somente nos resultados da pesquisa, sem aparecer na página da loja ou nas páginas da categoria.
  • Oculto: o produto não aparecerá nas páginas da loja, das categorias ou nos resultados da pesquisa. Para acessar aquele produto, o visitante precisará do link específico da sua página.
menu Publicar do woo commerce

Depois de terminar de configurar tudo, pressione o botão Publicar e verifique a página do produto. No nosso exemplo, ela ficará assim:

prévia de produto no woocommerce

3.2. Gerenciar Produtos no WooCommerce

Você pode ver todos os seus produtos e gerenciá-los na página Produtos. Aqui você pode editar, excluir, duplicar, e editar um produto. Você também pode selecionar vários produtos e aplicar ações em massa.

gerenciando produtos no woocommerce
  • Para duplicar um produto, passe o mouse por cima dele e clique na opção Duplicar. O WooCommerce irá criar um novo projeto de produto para você e abri-lo. Esta opção é super útil se você tem um monte de itens semelhantes para vender.
  • Você também pode marcar um produto como destaque. Clique no ícone de Estrela no item desejado. Os produtos em destaque podem ser exibidos em sua página inicial ou ser incluídos em posts usando shortcodes.
  • Para excluir um produto, clique no botão Lixeira ao passar o mouse sobre ele.

4. Gerenciar o WooCommerce

Já adicionou seus primeiros produtos? Agora é hora de saber como gerenciar sua loja quando ela enfim estiver no ar, pronta para receber pedidos dos seus clientes.

4.1. Gerenciar Pedidos no WooCommerce

Um novo pedido é criado sempre que o cliente conclui o processo de pagamento. Você pode visualizar os pedidos clicando em WooCommerce -> Pedidos no menu à esquerda.

Cada pedido tem sua ID de pedido exclusiva e é preenchida com uma série de detalhes – e-mail do cliente, número de contato, endereço, método de pagamento e outros.

Para editar ou visualizar um pedido, clique no botão Editar ao passar o mouse sobre ele. Você pode facilmente atualizar o status do pedido e executar outras tarefas, incluindo a modificação do item encomendado, preços, impostos e mais.

gerenciando pedidos no woocommerce

4.2. Gerir Cupons

Os cupons são uma ótima maneira de comercializar e vender seus produtos: você pode criar campanhas de marketing com descontos para atrair novos clientes e oferecer benefícios para compradores de longa data, por exemplo.

criando produtos no woocommerce

Com o WooCommerce, você pode ver cupons já cadastrados e adicionar novos na seção de Cupons. Se você precisar editar um cupom, clique no nome dele e faça as alterações necessárias.

4.3. Gerenciar Relatórios

Na seção Relatórios, você pode medir o sucesso da sua loja. É possível ver o número de itens comprados, vendas totais, vendas médias diárias e outras estatísticas.

Você pode até mesmo gerar estatísticas para produtos separados, suas categorias ou cupons. Selecione o período adequado para o qual você gostaria de criar o relatório – no mês passado, neste mês, nos últimos 7 dias ou em qualquer duração personalizada e clique em Ir para gerar o relatório.

área de estatísticas no woocommerce

4.4. Status do sistema

A página Status é útil para verificar a integridade geral da sua loja WooCommerce. Aqui, você pode conferir de tudo, como a versão do WooCommerce, o tipo de servidor web e os limites de PHP.

status do woocommerce

Ao clicar no botão Obter Relatório do Sistema, você gera um relatório detalhado que pode ser compartilhado com um especialista ou a equipe de suporte da sua empresa de hospedagem web. Isso é muito útil caso você seja iniciante e precise de uma ajuda especializada no caso de algum problema surgir.

Na seção Ferramentas, você pode limpar o cache do WooCommerce, habilitar/desabilitar a depuração, redefinir os recursos do usuário e assim por diante. Já a aba Logs recupera o arquivo de log com informações úteis para erros de depuração ou solução de problemas, enquanto a aba Scheduled Actions lista todas as rotinas de manutenção agendadas do sistema e permite que você as gerencie.

4.5. Extensões

O amplo catálogo de extensões do WooCoommerce é um dos elementos que torna a plataforma extremamente flexível e adaptável. Assim como os plugins do WordPress, as extensões do WooCommerce têm um repositório próprio e podem ser instaladas a partir da loja WooCommerce Marketplace.

marketplace do woocommerce

Embora a maioria das extensões sejam pagas, elas são extremamente úteis. Ao usar uma extensão, você pode aprimorar sua loja de comércio eletrônico, adicionar mais métodos de pagamento, formas de envio, integrar soluções de rastreamento e conectar a loja WooCommerce com serviços de terceiros.

Algumas das extensões e plugins mais recomendados para lojistas brasileiros incluem:

  • Correios for WooCommerce: uma extensão que integra o WooCommerce com o serviço de entrega dos Correios, permitindo que os clientes calculem diferentes opções de frete e rastreiem suas encomendas.
  • PagSeguro for WooCommerce: para conectar a sua loja o sistema de pagamento do PagSeguro, permitindo que os clientes paguem por seus produtos usando diferentes métodos de pagamento, como cartões de crédito, boleto bancário e débito online.
  • MercadoPago para WooCommerce: extensão oficial do MercadoPago que permite que seus clientes usem a plataforma para completar seus pagamentos. É possível usar métodos como cartão de crédito ou débito, boleto bancário e Pix.
  • Nota Fiscal Eletrônica WooCommerce: essa extensão permite gerar automaticamente notas fiscais eletrônicas para todas as compras realizadas em sua loja virtual, o que é importante para estar em conformidade com a legislação brasileira. Vale notar a extensão funciona por meio da plataforma da Webmania, que é paga.
  • Frenet Shipping Gateway: extensão de frete que integra diferentes transportadoras, como Correios, Jadlog, Sequoia e outras, permitindo a cotação de preços e prazos de entrega em tempo real.

Conclusão

O WooCommerce é, sem dúvida, uma ótima ferramenta para transformar o WordPress em uma loja virtual totalmente personalizada de acordo com as suas necessidades.

A melhor parte do WooCommerce é que você não precisa de conhecimento aprofundado de programação para vender seus produtos com ele. Esperamos que este tutorial sobre WooCommerce tenha ajudado você a configurar e gerenciar sua loja.

Se você tiver alguma dúvida ou ideia sobre este tutorial, deixe um comentário aqui abaixo. E se já decidiu pela sua hospedagem WordPress, comece agora o seu projeto online!

Como Usar WooCommerce: Perguntas Frequentes

Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes feitas por usuários que começam a trabalhar com o WooCommerce.

Para Que Serve o WooCommerce?

O WooCommerce é um plugin de comércio eletrônico para WordPress. Os usuários podem gerenciar estoque, pedidos, fretes e promoções em lojas online de todos os tamanhos. O WooCommerce também tem seu próprio sistema de carrinho de compras, pode trabalhar com várias moedas e suporta sistemas de pagamento como MercadoPago, PagSeguro, PayPal, Stripe e Square.

O WooCommerce é Fácil de Usar?

Sim! Depois de instalar e ativar o plugin, o WordPress irá automaticamente iniciar o Assistente de Configuração do WooCommerce. Basta seguir os passos para configurar sua loja online, o que levará apenas alguns minutos. Depois disso, você pode começar a adicionar produtos e lançar sua loja WooCommerce.

Quantos Produtos Minha Loja WooCommerce Pode Ter?

O WooCommerce é escalonável e adaptado para suportar altas taxas de tráfego, então não há limite para a quantidade de produtos que você pode adicionar. O desempenho da sua loja depende do seu serviço de hospedagem e de quão otimizado o site está. Certifique-se de que o seu plano de hospedagem tenha espaço e largura de banda suficientes, seja facilmente escalonável e possa suportar bastante tráfego.

O WooCommerce é Gratuito?

O plugin WooCommerce é de código aberto e completamente gratuito. No entanto, você precisará de um plano de hospedagem e uma instalação WordPress, já que o WooCommerce não é uma plataforma autônoma. Dependendo das suas necessidades, talvez você também precise instalar extensões e plugins premium, que também podem aumentar os custos totais do WooCommerce.

Como Deixar Minha Loja WooCommerce Mais Rápida?

Você pode otimizar seu site WooCommerce de algumas formas:
Assine um plano de hospedagem melhor
• Comprima as imagens utilizadas (com plugins como o Smush ou o ShortPixel
• Use plugins de cache (como o W3 Total Cache ou o WP Fastest Cache
Aumente o limite máximo de upload
Faça a limpeza regular do seu banco de dados (com o WP-Optimize e o Delete Expired Transients
• Desative os fragmentos de carrinhos de compras com este plugin

Author
O autor

Rafael H.

Trabalho com marketing digital desde 2017. Atualmente sou Country Manager do Brasil na Hostinger. Sou apaixonado pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital, SEO, copywriting e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhei como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

Author
O Coautor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.