O Que é Gateway de Pagamento e Como Ele Pode Beneficiar seu Negócio

O Que é Gateway de Pagamento e Como Ele Pode Beneficiar seu Negócio

Ao operar uma loja de e-commerce, é essencial que você garanta uma experiência de compra sem problemas para seus clientes, pois isso irá ajudar a aumentar suas vendas. O gateway de pagamento certo pode ajudar a alcançar isso ao proteger suas transações e simplificar o processo de finalização de compra.

Apesar disso, a maioria das pessoas ainda não está familiarizada com essa tecnologia. Por essa razão, este artigo vai explicar o que é um gateway de pagamento, como funciona e por que seu negócio online se beneficiará de ter um.

Além disso, também vamos trazer uma lista com os sete principais gateways de pagamento de comércio eletrônico, que podem ajudar você a gerar mais vendas na internet.

Um gateway de pagamento é um serviço que autoriza transações com cartão de crédito para negócios online e offline. Para sites de e-commerce, a tecnologia também garante um fluxo de pagamento seguro ao criptografar as informações financeiras do cliente antes de transferi-las para a conta do comerciante.

Como Funcionam os Gateways de Pagamento

Para entender melhor como os gateways de pagamento funcionam, vamos discutir alguns dos participantes envolvidos:

  • Comerciante. Alguém que possui e opera um negócio de e-commerce.
  • Cliente. Também conhecido como titular do cartão, é aquele que inicia a transação comprando produtos ou serviços do comerciante.
  • Rede de cartões. A empresa encarregada de gerenciar transferências de fundos entre comerciantes e clientes. Algumas das principais bandeiras de cartões incluem Visa, Mastercard e American Express.
  • Banco emissor. Um banco que emite cartões de crédito ou débito para clientes em nome dessas redes de cartões.
  • Banco adquirente. Um banco adquirente fornece contas comerciais para proprietários de empresas. Ele processa pagamentos do banco emissor em nome do comerciante.
Como funciona um gateway de pagamento, desde a compra do cliente até a chegada do dinheiro no banco adquirente

Confira abaixo uma visão geral de como um gateway de pagamento funciona durante a execução de pagamentos online.

  1. Os clientes finalizam seus pedidos num site de comércio eletrônico. O site direcionará os clientes a um gateway onde eles inserem informações de pagamento, como os detalhes do cartão de débito.
  2. Após receber as informações, o gateway de pagamento realizará verificações de fraude e criptografará as informações usando protocolos de segurança integrados, como no caso do Transport Layer Security (TLS).
  3. O intermediador de pagamento transmite as informações criptografadas para os processadores do banco adquirente do comerciante.
  4. O processador então repassa os dados para a rede de cartões do cliente. 
  5. A rede do cartão encaminha a transação para o banco emissor do cliente.
  6. O banco emissor verificará se há saldo suficiente na conta bancária do cliente e enviará a resposta de autorização de volta para a rede do cartão.
  7. A rede de cartões informa ao processador se o pedido foi aprovado ou recusado.
  8. O gateway de pagamento recebe a resposta do processador.
  9. O gateway retorna essa resposta ao site de e-commerce para permitir que o cliente complete a transação.
  10. Se a transação for concluída, o cliente será notificado e o banco adquirente depositará todos os fundos autorizados na conta do comerciante. No entanto, se a transação falhar, o site pedirá ao cliente que use outro método de pagamento.

Gateway de Pagamento vs Processador de Pagamento

Embora gateways e processadores de pagamento trabalhem juntos durante a transação, esses provedores de serviços desempenham papéis diferentes.

Um processador de pagamento atua como um intermediário que transmite informações de transação entre o comerciante, o banco emissor e o banco adquirente. Seu principal objetivo é garantir o processamento de pagamentos, desde a autenticação do usuário até a liquidação de fundos.

Normalmente, o processador também fornece máquinas de cartão de crédito e outros equipamentos necessários para aceitar pagamentos. No entanto, você precisa escolher um provedor de serviços de pagamento e criar uma conta de comerciante com eles.

Para compras presenciais, um processador usará um terminal como seu ponto de venda.

Por outro lado, um intermediador de pagamento atua como o intermediário que aprova ou recusa transações entre comerciantes e clientes. Ele é um ponto de venda online para sua loja de comércio eletrônico.

O processador de pagamento opera com transações onde há a presença de um cartão, enquanto um gateway permite que os comerciantes aceitem pagamentos onde um cartão não precisa estar presente.

Tipos de Portais de Pagamento

Após entender a diferença entre um processador e um gateway de pagamento, é importante conhecer os diferentes tipos de gateways do mercado.

Geralmente, existem três tipos de gateways de pagamento disponíveis:

  • Redirecionamento. Também conhecido como gateway de pagamento hospedado, ele redireciona o cliente para a página dos provedores de serviços de pagamento (PSPs) para concluir a transação. Esse tipo é ideal para alguém que está começando um negócio online, já que ele possui um processo de configuração simples e não requer uma conta de comerciante.
  • Checkout no site, pagamento fora do site. O processo de checkout ocorre no site do comerciante, mas o pagamento é gerenciado por um intermediador de pagamento terceirizado. Embora essa opção permita um processo de pagamento mais rápido, ela não oferece suporte técnico completo como num serviço hospedado.
  • Finalização de compra e pagamento no site. Este tipo de gateway permite que os clientes insiram seus dados de pagamento diretamente no site do comerciante. Ele vem com mais opções de personalização e integração, mas o comerciante precisa obter um certificado SSL para usá-lo.

Dica

Ao usar uma página de pagamento hospedada, também conhecida como checkout de terceiros, certifique-se de que a página seja consistente com o restante do design do seu site de comércio eletrônico. Isso ajudará a criar uma experiência de compra mais fluida para seus clientes.

Por Que Você Deve Usar um Serviço de Gateway de Pagamento?

Aqui estão alguns dos benefícios que os gateways de pagamento oferecem para empresas online:

  • Melhor segurança. Ele protege dados sensíveis e garante transações seguras com protocolos de criptografia, além de assegurar a conformidade com o Padrão de Segurança de Dados da Indústria de Cartões de Pagamento (PCI-DSS).
  • Prevenção de fraude. Reduz o risco de perda de informações e roubo de identidade usando ferramentas de triagem de fraude, incluindo CVV (Valor de Verificação do Cartão), AVS (Sistema de Verificação de Endereço), e 3-D Secure.
  • Base de clientes maior. Suporta pagamentos online entre diferentes países, facilitando que os vendedores operem um negócio de e-commerce internacional e ganhem mais dinheiro online.
  • Transação mais rápida. Fornece várias funcionalidades para garantir um processo de pagamento rápido e sem problemas.

7 Melhores Provedores de Gateway de Pagamento para Empresas de Comércio Eletrônico

Ao criar seu site de e-commerce, é importante escolher o provedor de gateway de pagamento certo.

Compilamos uma lista dos principais fornecedores de gateways com base em suas características principais, preços, pontos positivos e pontos negativos.

1. PayPal

Página inicial do PayPal para empresas no Brasil

O PayPal é um provedor de gateway de pagamento amplamente conhecido, que pode atuar tanto como um processador quanto como um gateway. Além de ser fácil de usar, também está repleto de funcionalidades para solicitar e aceitar pagamentos.

Prós:

  • Configuração fácil. Os usuários podem conectar rapidamente o PayPal ao seu site de comércio eletrônico.
  • Suporta pagamentos internacionais. Está disponível em mais de 200 países e regiões, tornando-o uma das melhores opções para transferências internacionais de fundos.
  • Programa de proteção ao vendedor. Neste programa, o PayPal pode ajudar comerciantes qualificados a resolver problemas de transação.

Contras:

  • Interrupções no processo de checkout. Uma vez que o PayPal usa o modelo de redirecionamento, os clientes precisam navegar para outra página para completar o pagamento. Além disso, o recurso de retorno automático só está disponível para contas empresariais.
  • Alvo frequente de phishing. Usuários do PayPal são frequentemente alvos de golpes. Em alguns casos, você pode receber emails falsos do PayPal que contêm links de phishing.

As taxas de vendedor do PayPal dependem da sua localização, dos métodos de pagamento aceitos e da moeda. Se você usar o serviço de pagamento online do PayPal, por exemplo, a taxa de transação varia de 4,79% para 6,4%, além de um valor fixo.

2. Stripe

Site oficial da Stripe Brasil

Outro intermediador de pagamento online de renome é o Stripe, que facilita transações com cartão de crédito e débito para todos os tipos de empresas.

Prós:

  • Relatório financeiro. Usando o Stripe Sigma, os usuários receberão relatórios completos com dicas para melhorar suas operações.
  • Pagamentos em múltiplas moedas. Habilite transações globais aceitando pagamentos em mais de 135 moedas. Ele também suporta vários métodos de pagamento, incluindo checkout com um clique, pagamento móvel ou com cartão de crédito.
  • Compatibilidade. Este gateway de pagamento integra-se bem com as principais plataformas de e-commerce e serviços de terceiros, incluindo ferramentas de análise, finanças e marketing. 

Contras:

  • Exige conhecimento técnico. Usuários sem muito conhecimento técnico podem achar difícil navegar em suas APIs e ferramentas de desenvolvedor.
  • Atraso no pagamento. Leva de 7 a 14 dias para os vendedores receberem pagamentos em suas contas.

Embora não existam taxas iniciais de configuração, a Stripe cobra 3,9% + R$ 0,39 de cada pagamento bem-sucedido com cartão.

3. Square

A Square é outra plataforma que facilita a realização de pagamentos para comerciantes. Ela oferece uma solução avançada e rica em recursos para aceitar pagamentos com cartão de crédito de qualquer lugar.

Prós:

  • POS grátis. O sistema de ponto de venda da Square é gratuito para usar e possui diversas ótimas funcionalidades. Por exemplo, os varejistas podem criar faturas de aparência profissional e rastrear o inventário de itens. 
  • Pagamento tudo-em-um. Diversas opções de pagamento estão disponíveis, incluindo transações recorrentes, faturamento, além pagamentos sem contato ou com cartão de crédito e débito.
  • Terminal virtual. Insira os dados do cartão de crédito diretamente via dispositivos conectados à web.
  • Painel de controle com aparência limpa. A Square também fornece um painel de pagamento que serve como um centro para todas as suas atividades financeiras.

Contras:

  • Suporte ao cliente fraco. A Square frequentemente encerra a conta de vendedores quando surgem problemas com o processamento de pagamentos de terceiros. Muitas vezes, a empresa acaba não dando explicações para esse encerramento
  • Custo/benefício ruim para grandes empresas. O sistema de precificação fixa pode ser caro para empresas com volumes de transação mais altos.

A Square cobra taxas de transação de 2,6% + US$ 0,10 para transações no cartão e 2,9% + US$ 0,30 para pagamentos online sem a presença do cartão.

4. Apple Pay

Landing page do Apple Pay no Brasil

O Apple Pay é uma solução de gateway de pagamento rápida e confiável projetada para pagamentos móveis. Ele permite a aceitação de cartões de crédito e outros pagamentos eletrônicos, contanto que sua loja possua um terminal de NFC.

Prós:

  • Checkout rápido. Os clientes podem concluir suas compras rapidamente com um único clique. Não há necessidade de criar um formulário para coletar os dados do titular do cartão.
  • Recursos integrados de privacidade e segurança. O sistema de token digital anonimizado e a adoção do EMVCo (link em inglês) tornam o Apple Pay numa das soluções de pagamento mais seguras.

Contras:

  • Dificuldades de adaptação. Os comerciantes precisam de um terminal NFC para usar o serviço.
  • Problemas de compatibilidade. Dependendo de onde o seu público está localizado, os dispositivo deles podem não ser compatíveis com este gateway de pagamento.

5. Amazon Pay

Tela inicial do Amazon Pay

O Amazon Pay é uma plataforma popular e altamente segura para processamento de pagamentos online. Com sua opção de checkout, os comerciantes podem receber pagamentos dos clientes da Amazon com facilidade.

Prós:

  • Transações baseadas em voz. Permita que os clientes façam compras usando dispositivos com assistente virtual Alexa.
  • Altamente responsivo. Melhore a experiência de finalização de compra para dispositivos móveis e reduza o abandono de carrinhos.
  • Descontos para organizações sem fins lucrativos. O Amazon Pay oferece taxas reduzidas para organizações sem fins lucrativos qualificadas, proporcionando uma ótima maneira de aceitar doações sem altos custos de processamento.

Contras:

  • É difícil obter aprovação para contas de vendedores. Um problema comum com o Amazon Pay é que ele requer que os varejistas enviem documentação adicional após a aprovação.
  • Funcionalidade limitada para negócios presenciais. Este serviço de gateway de pagamento não oferece ferramentas para pagamentos presenciais. Considere outra opção na lista se você quer uma solução de pagamento completa.

A taxa de transação do Amazon Pay inclui encargos de processamento e autorização doméstica, além de impostos.

6. Authorize.net

Site oficial do Authorize.net

O Authorize.net é um gateway de pagamento online projetado pela Visa. Através dele, os comerciantes podem aceitar pagamentos com e sem cartão de maneira ágil, além de transferir fundos para uma conta bancária empresarial.

Prós:

  • Integrações. Authorize.net trabalha com uma ampla variedade de processadores, sistemas de ponto de venda e empresas de cartões proeminentes. Isso facilita para que os comerciantes adicionem outros métodos de pagamento.
  • Cheio de recursos. Vem com detecção de fraude, atualizações automáticas de conta e processamento de cheque eletrônico.

Contras:

  • Restrições geográficas. O serviço está disponível apenas para empresas em países específicos, como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália.
  • Taxa mensal. O Authorize.net cobra uma taxa de gateway mensal de US$ 25, além de uma taxa única de 2,9% + US$ 0,30 por transação. Portanto, aqueles que querem manter o custo baixo podem optar por outro gateway — especialmente um com uma conta de comerciante gratuita e que não possua taxa mensal.

7. Helcim

Landing page da Helcim, um gateway de pagamento

O gateway de pagamento da Helcim oferece uma estrutura de faturamento flexível e uma interface fácil de usar. Com uma conta de comerciante Helcim, você pode aceitar pagamentos de clientes pessoalmente e online.

Prós:

  • Preços transparentes. A Helcim não tem custos ocultos ou obrigações contratuais. Os usuários não precisam se preocupar com mensalidades, taxas de configuração, indústria de cartões de pagamento (PCI) ou encargos de cancelamento.
  • Compatível com várias plataformas. Os comerciantes podem acessar o aplicativo de pagamentos da Helcim por meio de Windows, macOS, smartphones e tablets.
  • Ótimo suporte ao cliente. A Helcim oferece um atendimento ao cliente eficaz por telefone, email e tickets.

Contras:

  • Integrações limitadas com hardware de POS de terceiros. O sistema não suporta terminais de terceiros.
  • Não é adequado para indústrias de alto risco. Comerciantes com uma baixa pontuação de crédito pessoal ou perfil de negócio de alto risco terão dificuldades para ter suas contas aprovadas.

As taxas da Helcim dependem do volume mensal de pagamentos com cartão de crédito aceitos pelo seu negócio. Em média, elas custam 2.4% + US$ 0,25 por transação online.

Conclusão

Considerando o aumento das compras online e a adoção de pagamentos digitais, a instalação de um gateway de pagamento em seu site de comércio eletrônico é essencial para facilitar as transações online.

Neste artigo, cobrimos tudo o que você precisa saber sobre gateways de pagamento, desde como eles funcionam até seus benefícios. Além disso, listamos os melhores portais de pagamento para que você possa decidir qual é a melhor para o seu negócio.

Lembre-se de que os gateways de pagamento por si só não garantirão o sucesso do seu negócio online. Também é importante manter-se atualizado sobre os produtos mais vendidos na internet no momento.

Esperamos que você tenha encontrado o que procurava em nosso artigo. Se você tiver alguma pergunta, sinta-se à vontade para deixá-las na seção de comentários abaixo.

O Que é um Gateway de Pagamento – Pergutnas Frequentes (FAQ)

Agora que você aprendeu o que é um gateway de pagamento e como ele funciona, vamos responder algumas das perguntas mais frequentes sobre o tema.

Quanto Custa um Gateway de Pagamento Online?

O preço para configurar um gateway de pagamento depende do provedor do serviço de pagamento.

A maioria dos gateways de pagamento possui uma estrutura de preços baseada em transações, que pode custar de 2,4%  a mais de 3% mais um valor fixo por transação. Taxas adicionais podem incluir cobranças mensais, de estorno e de configuração da conta do comerciante.

Como Eu Crio um Gateway de Pagamento?

Leva muito tempo e esforço para construir seu próprio gateway de pagamento. O processo envolve a escolha do servidor de pagamento, integração com um processador, criação de um banco de dados de clientes e implementação de requisitos legais e de segurança. Entre esses requisitos estão a tokenização, EMV e PCI DSS.

De acordo com a EPAM, criar um gateway de pagamento funcional custaria de US$ 300 mil a US$ 400 mil. No entanto, se você estiver com um orçamento baixo e quiser economizar tempo, considere alternativas simples e mais baratas. Elas incluem fazer parceria com um provedor de serviços de pagamento ou usar um serviço de white label.

O Que Significa Gateway de Pagamento White Label?

Os gateways de pagamento de marca branca permitem que as empresas adicionem sua própria marca ao seu serviço de processamento de pagamento, ao mesmo tempo em que usam provedores de gateway de pagamento de terceiros.

O Que são ECOM e POS?

ECOM significa comércio eletrônico e se refere a todas as transações realizadas por meio de plataformas de e-commerce. A categoria inclui ferramentas e atividades online que variam de carteiras eletrônicas a internet banking.

Um ponto de venda (PDV) é o local ou plataforma onde você processa e executa compras de clientes.

O Que é ATM no Comércio Eletrônico?

Um caixa eletrônico (ATM, na sigla em inglês) é um sistema que permite aos consumidores processar pagamentos para vendedores de e-commerce sem ter que lidar com representantes bancários.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.