Simples e Poderosa: A Nova Solução de Hospedagem de Site da Hostinger

Simples e Poderosa: A Nova Solução de Hospedagem de Site da Hostinger

Aqui na Hostinger, buscamos sempre entregar o melhor serviço de hospedagem aos nossos clientes — com o mais rápido desempenho de site, o melhor uptime e tecnologias inovadoras para ajudar você a conquistar o seu sucesso online. É por isso que a nossa equipe de Pesquisa e Desenvolvimento vem trabalhando em uma nova solução de hospedagem de site que ofereça o melhor desempenho em um formato simplificado.

Neste artigo, vamos apresentar a ideia e a tecnologia por trás do protótipo da nossa nova solução de hospedagem de site de última geração.

Ideia e Inovação

Nosso objetivo, portanto, é melhorar os quatro elementos da hospedagem de sites:

  • Uptime (tempo de atividade): oferecer um serviço de alta disponibilidade, resistente à escalabilidade, às falhas de hardware e ao tempo de manutenção.
  • Velocidade: reduzir o tempo necessário para resposta do site, criação de contas e transferência de dados.
  • Simplicidade: reduzir os componentes variáveis e usar apenas soluções testadas e aprovadas.
  • Preço base: continuar oferecendo produtos acessíveis e com preços baixos a todos os nossos clientes.

Sabemos que criar uma nova solução demanda muito tempo e recursos. É por isso que a maioria das provedoras de hospedagem de site não faz isso, ainda mais quando se pode comprar soluções confiáveis de terceiros.

Felizmente, nós não temos que começar do zero.

Existem ótimas microssoluções para conteinerização e banco de dados de sistemas, proxies, caches e aceleradores. Identificamos quais aspectos de cada sistema poderiam ser úteis para a nossa solução e os juntamos em uma nova arquitetura.

A Tecnologia por Trás do Projeto

Nossa nova solução de hospedagem de site terá unidades separadas para diferentes funções:

  • Gerenciamento de cluster de nodes para APIs e sistemas de ajuda.
  • Cluster de nodes de computação para contêineres e sistema de arquivos.
  • Cluster de nodes de banco de dados.

Essa arquitetura ajuda a manter a alta disponibilidade quando os servidores individuais ficarem offline, já que os nodes no cluster podem trabalhar de forma alternada para garantir o máximo de tempo de atividade (uptime).

Quanto ao sistema, ele utilizará contêineres leves, uma replicação de sistema de arquivos inteligente (baseada em BeterFS) e um servidor web Nginx personalizado com as seguintes características:

  • Compressão Zlib otimizada, 22%-29% mais rápida do que o padrão
  • Protocolo QUIC e suporte HTTP3
  • Suporte à compressão de dados Brotli
  • Patches de desempenho personalizados

Consequentemente, a combinação dessas tecnologias e arquiteturas entregarão uma hospedagem de site com melhor desempenho e uptime elevado.

Desempenho

Criamos um buildout (ferramenta de construção de software) de microescala com computadores Intel 16 NUC para imitar um gabinete de centro de processamento de dados com servidores. Depois, realizamos um teste para comparar seu desempenho com a nossa solução de hospedagem de site atual.

Testamos o sistema com sites de diferentes tamanhos. Os sites carregaram muito mais rápido do que os sites WordPress baseados em LiteSpeed que têm otimização máxima, ajustes do plugin LiteSpeed, minificação CSS/JS, e outras opções de compressão.

Além disso, os sites testados no novo sistema receberam uma pontuação de 99-100 no PageSpeed Insights, isso sem o armazenamento em cache habilitado. Quando habilitamos o armazenamento em cache, todos eles receberam uma pontuação de 100 intencional.

Plano de Ação e Acesso

Essa inovação em hospedagem de site terá o lançamento de sua versão beta no próximo trimestre. O cronograma de implementação do projeto engloba a logística dos centros de processamento de dados e a integração com o hPanel.

Assim que o sistema estiver pronto, ele certamente estará disponível como uma oferta especial de Hospedagem WordPress. Até lá, os nossos clientes não terão suas contas afetadas por essas mudanças e poderão utilizar normalmente os nossos serviços. Além dessas novidades e tecnologias, pretendemos manter o preço o mais próximo possível do atual da nossa Hospedagem WordPress para oferecer mais benefícios aos nossos clientes sem cobrar preços muito maiores ao atual.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.