VPS

Como Alterar Fuso Horário no Ubuntu

tutorial mostra como modificar o fuso horário no ubuntu

Um servidor funcional numa rede pública ou privada é responsável por providenciar muitos serviços diferentes. Portanto, esse servidor precisa estar configurado de maneira adequada para fazer isso de modo eficiente. As configurações de sistema vão desde coisas muito complexas e técnicas como gerenciamento de recursos até coisas mais simples como configuração de data e hora. Neste tutorial, vamos fazer exatamente isso: alterar o fuso horário no Ubuntu.

A zona horária correta pode ser especificamente importante em sistemas de TI transacionais — onde a transferência é vital durante o processo de auditoria. Já num tipo de sistema diferente, saber como mudar o fuso horário num VPS baseado em Ubuntu irá garantir o registro correto e compreensivo dos dados.

Se você está rodando um sistema CentOS 7, pode aprender como alterar o fuso horário no CentOS com nosso artigo sobre isso!

Dois Métodos para Mudar a Timezone no Ubuntu

Configurar corretamente o fuso horário num servidor Linux é um passo importante em seu processo de configuração. Uma timezone definida de maneira incorreta irá impactar primeiramente três coisas: registros, automatização e cronjobs.

Muitos sysadmins usam ferramentas para automatizar a implementação e a atualização de aplicações. Um horário mal-configurado impediria o programa de ser implementado no momento correto. Da mesma forma, o agendamento de backups e de tarefas administrativas também poderia ser afetado.

Outra coisa para se ter em mente é que, se o servidor usar NTP, esse erro poderia ser multiplicado nos diversos nós da rede. Então certamente consideramos isso algo sério. Aprender como modificar o fuso horário no Ubuntu pode ser um pequeno fator primário, mas que pode impactar seu sistema de maneira significativa.

Antes de promovermos quaisquer modificações, primeiramente precisamos nos conectar ao servidor usando SSH. Se você estiver enfrentando problemas, confira nosso tutorial sobre PuTTY.

Existem diversas maneiras de mudar a zona horária no Ubuntu. Nesse post, vamos usar o tzselect e o timedatectl.

Como Mudar o Fuso Horário no Ubuntu com o tzselect

Em distribuições baseadas em Debian — como é o caso de Ubuntu, Linux Mint ou ElementaryOS — é possível usar o comando tzselect. É um comando Linux que nos permite mudar o fuso horário através de uma interface de linha de comando.

Para isso, no terminal nós precisamos rodar o seguinte comando:

sudo tzselect

Na hora de rodar esse comando, o terminal irá nos mostrar uma lista de áreas geográficas dentre as quais podemos escolher, de acordo com a nossa necessidade. Por exemplo, se selecionarmos América, podemos ver a lista de fusos horários disponíveis para aquela região. Uma vez que o comando é inserido, apenas digite o valor numérico exibido próximo de cada região.

Assim que você tiver finalizado, pode checar se a mudança foi bem sucedida usando a seguinte função na linha de comando:

Timedatectl

E, com isso, mudamos a zona horária.

Como Alterar Timezone no Ubuntu com o timedatectl

O próximo comando que permite que a gente mude a timezone no Ubuntu é o timedatectl. Esse comando é mais completo do que o anterior, já que ele também permite que a gente altere coisas como a data e a hora do sistema.

Primeiramente, vamos ver que fusos horários estão disponíveis.

timedatectl list-timezones

Como podemos ver, há muitas zonas possíveis de se selecionar. Para sair dessa tela, você pode apertar CTRL + C. Contudo, podemos combinar o comando acima com um comando grep para filtrar a pesquisa usando o nome da cidade como critério. Por exemplo:

timedatectl list-timezones | grep Caracas

Uma vez que soubermos qual zona horária selecionar, podemos usar o seguinte comando para promover a mudança:

sudo timedatectl set-timezone [timezone]

Finalmente, podemos confirmar que a alteração foi aplicada usando este comando:

Timedatectl

Conclusão

Saber como mudar o fuso horário no Ubuntu é uma tarefa simples, mas importante para manter a configuração correta do servidor.

Isso se torna ainda mais importante se o servidor usa NTP para sincronizar a hora de dispositivos de rede.

Adicionalmente, lembre-se que uma configuração ruim de timezones pode levar a problemas na hora de programar backups e outras tarefas automatizadas.

Neste tutorial, aprendemos como mudar os fusos horários no Ubuntu usando dois métodos — tzselect e timedatectl.

Recomendamos que você continue lendo sobre esses comandos e consulte a documentação relevante para continuar ampliando seu conhecimento sobre eles!

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*