Artigos Linux VPS

O que é VPS? Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS

O que é VPS Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS Capa

VPS significa Virtual Private Server – Servidor Virtual Privado em português. Ok. Mas o que isso quer dizer na prática e quando que será vantajoso adquirir um VPS?  Neste artigo você vai entender exatamente o que é VPS, indicações, vantagens e detalhes desse sistema que vai otimizar sua hospedagem de site.

Todo o site para estar online precisa de um servidor e a maioria dos sites divide o mesmo espaço em um modelo de hospedagem compartilhada. Nesse local ocorre todo o processamento de dados do seu site – do seu e de todo mundo que ali está hospedado. Para entender melhor o que é VPS, pense nesse servidor como um grande prédio que você sempre precisa de uma ou outra sala para receber seus visitantes, mas tudo bem se outras pessoas também usarem outra salas. Porém o que acontece quando você tem muitos visitantes e precisa de um andar inteiro ou garantir uma sala grande sempre disponível para você?

Comprar um prédio inteiro só para você será caro demais. Ou seja, não vale a pena ter um servidor inteiro dedicado a você. Outra opção é garantir um andar exclusivo para você, onde você pode usar as salas para cada projeto que você tem interesse e receber seus convidados. Dessa forma você garantirá o processamentos de dados, sem correr o risco de alguém ocupar esse espaço sem autorização. E esse é o raciocínio de um VPS: você compra um andar e usa como deseja.

Através de um processo chamado virtualização, os recursos servidor são divididos para criar diversos servidores virtualizados. O cliente de um VPS ficará com o recurso exclusivo para seu uso. Na prática, esse servidor existe em local físico, porém você garante total acesso e customização já que o processamento, espaço em disco, memória RAM e tráfego são completamente dedicados a cada VPS.

Ou seja, você não precisa comprar o prédio inteiro para garantir que seu dados e processos sejam customizados e tenham um desempenho melhor. Basta garantir um andar do servidor sempre dedicado a você.

Quais são as vantagens do VPS?

Agora que entendemos o que é um VPS, você pode estar pensando se ela seria ou não útil para você. Primeiro vamos avaliar as principais vantagens de contar com um Servidor Virtual Privado.

> Custo: O serviço por VPS é mais barata que uma hospedagem dedicada, assim como alugar um prédio é mais caro que alugar uma sala. Ainda assim, o VPS pode se adequar perfeitamente às suas necessidades e com uma autonomia parecida. Claro que seu custo é maior que uma hospedagem compartilhada, mas as vantagens são muito maiores também.

> Autonomia e personalização: O VPS permite que cada cliente tenha acesso administrativo (root) para configurar o servidor. Dessa forma o usuário pode rodar aplicações ou sistemas que não seriam possíveis em uma hospedagem compartilhada.

> Recursos dedicados: O cliente possui uma quantidade de recursos disponíveis no servidor como processamento, memória e armazenamento. Tudo isso sem prejudicar outros usuários

> Desempenho Superior: Como há menos restrições, o desempenho de um VPS será maior que de uma hospedagem comum. Isso significa mais capacidade de receber acessos e gerenciar dados.

> Escalabilidade: O VPS se adequa conforme o tamanho e necessidade do seu projeto. Assim, conforme seu negócio evolui o seu sistema de hospedagem irá acompanhar o seu projeto, com maior espaço em disco, tráfego e processamento, por exemplo.

> Segurança: Cada VPS alocados em determinado servidor são isoladas uma das outras mantendo assim uma proteção maior. Você também pode configurar arranjos de segurança específicos que não são possíveis em um hospedagem compartilhada e garantir mais segurança.

O que é VPS Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS e Para quem é indicado

Para quem é indicado?

Mas então, devo ter ou não um VPS? O perfil ideal de um usuário de VPS é aquele que não tem um projeto gigantesco na internet que necessite de um servidor dedicado, mas que também já superou os recursos que uma hospedagem compartilhada pode oferecer. Se você busca mais liberdade e precisa personalizar suas ferramentas e aplicativos é provável que um VPS ajude a realizar esses processos.

O serviço de VPS também facilita a gestão de projetos que contam com um grande número de usuários, como fóruns muito movimentados. Sites institucionais, e-commerce, blog com grande volume de acesso, servidores para jogos online e sites de notícias são perfis de projetos que se encaixam no perfil de VPS.

O VPS também é indicado para quem já tem certo conhecimento básico em comandos Linux, ou alguma experiência na criação de servidores.

O processo de virtualização

Para transformar parte do servidor em “servidor dedicado” há o processo de virtualização, que fará essa transformação. Seguindo o raciocínio anterior do prédio, é esse processo que irá transformar cada andar em um VPS, permitindo que você use as salas daquele andar para as suas respectivas hospedagens ou qualquer outra aplicação. Para esse processo há três principais sistemas de virtualização: Open VZ, KVM e vSphere.

Procurando uma alternativa melhor de hospedagem?

Migre seu site para a melhor e mais rápida plataforma de hospedagem com suporte dedicado 24/7.

A Hostinger trabalha com o sistema OpenVZ reconhecido pela eficiência e flexibilidade. Além de ser um processo em que tudo é virtual é também muito usado por grandes empresas de hospedagem por ser fácil de realizar a manutenção do VPS.

VPS Linux ou VPS Windows? Qual a diferença?

No mercado há dois VPS que você pode escolher: VPS Linux ou VPS Windows. Mas quais são as vantagens e diferenças de uma e outra?

O VPS Linux é a mais aceita no mercado justamente pela característica do sistema operacional que é de código aberto e, portanto, muito mais barato. O único ponto que dificulta o uso do VPS Linux é a necessidade de ter mais conhecimento sobre comandos a serem usados. Veja mais características

> Funciona muito bem com linguagens open source como PHP

> Há uma grande diversidade de distribuições como CentOS, Debian e Ubuntu, que podem ser escolhidos conforme o seu projeto.

> Acesso SSH permite você otimizar o uso de dados e também conectar remotamente

> Menor custo

> Exige mais conhecimento de comandos

O VPS Windows tem vantagem justamente no ponto mais fraco da VPS Linux: a usabilidade. O gerenciamento é mais fácil para quem não tem tanto conhecimento técnico. Por outro lado é muito mais cara e se limita às funções disponibilizadas pela Microsoft. Confira mais características.

> Fácil gerenciamento

> Compatível com linguagens ASP e ASP.NET, desenvolvidas pela própria Microsoft

> Única com possibilidade de usar o banco de dados SQLServer

> Sistema constantemente atualizado pela Microsoft

> Custo elevado

> Não funciona com o cPanel – gerenciador de hospedagem mais usado no mercado

O que é VPS Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS Como configurar uma vps

Modos para configurar um VPS?

Há dois modelos de configuração de VPS: gerenciado e semigerenciado. A grande diferença está na quantidade de serviços que a empresa de hospedagem irá executar e se responsabilizar. E a decisão de qual modelo é melhor depende do perfil de quem irá administrar o serviço.

Na configuração gerenciada a empresa de hospedagem realiza a configuração e repassa um painel de controle para o usuário. Essa opção é indicada para quem não deseja fazer as tarefas técnicas. Essa tarefas incluem: configurações iniciais, instalação de firewall, prevenção de ataque DOS, por exemplo.

No VPS semigerenciado essas configurações são de responsabilidades do cliente. É oferecido apenas o sistema operacional sem o painel de controle. Neste caso, é preciso ter conhecimento para operacionalizar o serviço.

Veja esses conteúdos para passos mais avançados
>Como migrar minha hospedagem para VPS
> Como apontar domínio para VPS

O que é VPS Conheça as vantagens e como escolher um Servidor VPS tirando suas conclusões

Conclusão

VPS consiste em usar uma parte do servidor de forma exclusiva. Isso é possível através do processo de virtualização que divide um grande servidor em diversas partes, permitindo o uso de cada parte de forma isolada. O VPS é ideal para quem tem um grande volume de acesso e dados e quer ter mais liberdade para personalização de configurações, mas que ao mesmo tempo não tem condições ou necessidade de investir em um servidor dedicado.

O VPS ainda pode ser com o sistema de operacionalização Linux ou Windows, com vantagens e desvantagens para ambos os sistemas. Linux é muito mais barato, porém exige mais conhecimento de comandos. Windows é mais caro, porém é mais fácil de usar e integrar com todos os sistemas e softwares da Microsoft – o que também pode ser uma limitação.

3 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!