VPS

Nginx vs Apache: Qual Servidor Web Usar na Minha VPS?

comparativo entre servidores web nginx vs apache

Para garantir que o seu usuário tenha uma boa experiência, você precisa se certificar que seus servidores são rápidos.

Para isso, há muitos programas que você pode usar. Os mais populares são o Nginx e o Apache.

Nesse artigo, você irá encontrar uma comparação detalhada entre os dois, que vai ajudar você a escolher qual se encaixa melhor na sua VPS!

Nginx

O Nginx é um servidor web leve e de alta performance. Ele é de código aberto; logo, é de fácil customização. É muito popular e, junto com o Apache, eles governam praticamente todo o mercado de servidores web.

O desenvolvimento do Nginx começou em 2002, quando surgiu a necessidade de incrementar o número de simulações solicitadas por servidor.

No nível técnico, o servidor Nginx usa uma arquitetura de subprocessos assíncrona. Isso significa que, quando uma solicitação é gerada, um novo processo não é criado no processador do servidor. Isso faz com que o desempenho dele aumente.

Além disso, o Nginx é o servidor web que mais tem crescido nos últimos anos. Existem mais de 375 milhões de sites que estão rodando graças a ele. Ele está disponível nas principais distribuições do Linux, como o CentOs 7.

Apache

O Apache já é um servidor web veterano. Ele foi criado em 1995 e, hoje em dia, é o mais popular do mundo. Ele também é de código aberto. Então, você pode examinar, melhorar e adaptar o código dele para as suas necessidades.

Como o Nginx, o Apache está disponível para quase todas as distribuições do Linux, incluindo o Ubuntu 18.04 e CentOs 7.

O objetivo principal do servidor Apache é dar segurança, estabilidade e flexibilidade Por exemplo, o Apache gerencia módulos de múltiplos processos para manter a mesma conexão de maneiras diferentes.

Essa é a principal vantagem, pois os administradores podem aplicar critérios para cada conexão. Entretanto, com seu próprio consumo, ele requer mais recursos.

Nginx vs Apache: Vale a Pena Comparar?

De forma simples, sim. Enquanto ambos fazem suas funções perfeitamente, eles ainda tem uma leve diferença. Portanto, é interessante você saber em quais áreas da sua VPS cada um se adequa melhor.

1. Nginx vs Apache – Popularidade

Popularidade não é um fator técnico a ser considerado. Mas ele influencia no nível de suporte que a comunidade de cada um tem. Nginx e Apache são muito populares nesse caso. Então, você pode quase dizer que eles estão empatados.

Contudo, o Apache tem um maior suporte da comunidade de código aberto, o que faz com que seja ideal para projetos pessoais e educacionais.

Além disso, o servidor web Apache ainda é o mais popular no mundo, apesar da diferença entre ele o Nginx não ser tanta.

2. Nginx vs Apache – Segurança

Nessa questão, ambos tem ótimas políticas de segurança. Frequentemente, ambos desenvolvem atualizações de segurança para prevenir ataque DDos.

Acrescentando ao tópico, eles têm desenvolvedores ativos e atualizações constantes.

3. Nginx vs Apache – Desempenho

Se você tem um site, o ideal é que seu servidor seja o mais rápido possível. Se não for, isso pode causar colapsos no servidor, ou pior ainda, a perda de visitantes.

Nesse sentido, Graças ao gerenciamento de sub-processos que o Nginx tem, ele responde melhor aos requerimentos do usuário.

Além do mais, como é baseado em eventos, apenas o servidor responde com solicitações, fazendo com que ele não gaste memória desnecessariamente.

Fora isso, o Nginx faz um consumo mais eficiente dos recursos do computador. Ou seja, ele consome menos RAM.

Outra coisa que devemos terem mente é que o Nginx processa múltiplas solicitações de uma forma melhor. Isso porque, quando nosso servidor é acessado por muitos clientes ao mesmo tempo, o Nginx é superior ao Apache.

4. Nginx vs Apache – Flexibilidade

O Sysadmin tem que saber como lidar com várias situações diferentes. Nesse caso, aplicações devem ser flexíveis o suficiente para se adaptarem ao o que é necessário.

O Apache é um servidor muito flexível. Ele tem suporte a mais de 60 módulos diferentes que estendem ainda mais suas funcionalidades.

Além disso, o Apache suporta a personalização de conexões através da ferramenta .htaccess, enquanto o Nginx não.

Como resultado, Apache é muito mais flexível e customizável.

Apache vs Nginx – Qual Devo Usar?

Por fim, tudo depende do que você precisa. De modo geral, o Apache é ideal se você precisa customizar muitas conexões. Também é uma boa ideia usá-lo se você precisa de bastante documentação. Isso porque o Apache tem mais suporte da comunidade.

De outra forma, se sua VPS receber bastante tráfego, é melhor que você use o Nginx porque ele se comporta melhor nessa área.

Finalmente, é possível usar ambos no mesmo servidor. Essa prática, embora não tão frequente como se pode pensar, é destinada a diferentes sites.

Alguns requerem mais customização e usam o Apache. Outros que são acessados por mais visitantes, usam o Nginx.

A consideração final é você precisa colocar na balança o que é melhor para você e fazer a escolha certa.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*