Apache Glossário Servidores

O que é Apache? Uma visão aprofundada do servidor Apache

tutorial para aprender o que é apache e como funciona esse servidor de código aberto

O Apache é um servidor de código aberto e nome oficial é Apache HTTP Server, mantido pela Apache Software Foundation, e alimenta cerca de 46% de todos os sites hospedados na internet. 

O Apache permite que donos de sites mostrem e mantenham seus conteúdos na internet – daí o nome de “servidor de internet”. Ele é um dos mais antigos e confiáveis servidores de internet. A sua primeira versão, por exemplo, foi lançada em 1995, há mais de 20 anos.

Quando alguém visita um site, esse visitante entra em um domínio na barra de endereço por um navegador. Em seguida, o servidor entrega os arquivos solicitados atuando como se fosse um como um entregador de encomendas, só que virtual.

Aqui na Hostinger, nossa infraestrutura de hospedagem de sites usa o Apache em paralelo com o NGINX. Este é outro software de servidor de internet bastante popular. Essa combinação de configuração nos permite tirar o que há de melhor nos dois. Ela melhora o desempenho do servidor compensando as fraquezas de um com as forças do outro.

Para que serve Apache?

Agora que você já sabe o que é Apache, está na hora de se aprofundar um pouco no conceito de servidores de internet.

Servidores de arquivos, de banco de dados, de email e de internet usam diferentes categorias de softwares. Cada uma dessas aplicações podem acessar arquivos armazenados em servidores físicos e usá-los para diferentes propósitos.

O trabalho de um servidor de internet é servir sites na internet. Para chegar nesse objetivo, ele age como um mediador entre o servidor e as máquinas dos clientes. Ele puxa conteúdo de um servidor em cada pedido do cliente e realizar essa entrega na internet.

O maior desafio de um servidor de internet é servir muitos usuários da internet ao mesmo tempo. Cada um deles, por exemplo, faz pedidos de acesso a milhares de páginas diferentes. Os servidores de internet processam os arquivos escritos em diferentes linguagens de programação, como PHP, Java, Python e outras.

Eles transformam esses arquivos estáticos em HTML e servem os mesmos no navegador dos usuários. Quando você escuta as palavras servidor de internet, pense como uma ferramenta responsável pela comunicação entre o servidor e o cliente.

Como um servidor Apache funciona?

Saber o que é Apache você já sabe. Mas como exatamente ele funciona? 

Embora estejamos chamando o Apache de servidor de internet, ele não é um servidor físico. Ele é um software que é executado em um servidor. O trabalho dele é estabelecer uma conexão entre o servidor e os navegadores de sites (Firefox, Google Chrome, etc.) enquanto puxa e entrega arquivos entre eles (estrutura cliente-servidor).

O Apache é um software multiplataforma. Portanto, ele funciona tanto em servidor Unix quanto em servidor Windows. Assim, você está amparado pelo uso dos dois lados, independente qual deles queira usar.

Quando um visitante quer carregar uma página no seu site, por exemplo, a página inicial ou a página “Sobre nós”, o navegador dele envia um pedido para o seu servidor e o Apache devolve uma resposta com todos os arquivos solicitados (texto, imagens, etc.).

O servidor e o cliente se comunicam pelo protocolo HTTP. E o Apache é responsável por facilitar e assegurar a comunicação entre os dois lados.

O Apache é altamente personalizável e ele tem uma estrutura baseada em módulos. Esses módulos permitem que os administradores dos servidores ativem ou desativem novas funcionalidades.

O Apache tem módulos para segurança, cache, reescrita de URL, autenticação de senhas e mais. Você também pode fazer suas próprias configurações de servidor por um arquivo chamado .htaccess, suportado em todos os planos da Hostinger.

Apache e Outros Servidores de Internet

Além do Apache, também existem muitos outros servidores de internet. Cada aplicação de servidores de internet foi criada com propósitos diferentes. Enquanto o Apache é o mais usado, comumente, ele tem algumas alternativas e rivais.

Tudo isso faz parte do nosso estudo sobre o que é servidor Apache. Assim que tiver uma noção melhor de como ele se equipara aos outros servidores de internet, verá por que ele é o mais popular entre todos os outros.

Apache vs NGINX

servidor apache vs servidor nginx

NGINX, pronunciado como Engine-X, é e mais nova aplicação de servidores de internet disponível. Ela foi lançada em 2004. Atualmente, ela tem ganhado bastante popularidade entre os donos de sites de internet.

O NGINX foi criado para resolver o conhecido problema c10k, significando que um servidor de internet que usa mecanismos para manipular as solicitações do usuário não consegue gerenciar mais de 10 mil conexões ao mesmo tempo.

  1. Como o Apache usa uma estrutura baseada em mecanismos, donos de sites com tráfego mais pesado podem ter problemas de desempenho. O NGINX é um dos servidores de internet que conseguem lidar com o problema c10k e é, provavelmente, o que mais eficiente nisso.
  2. O NGINX tem uma particularidade na sua arquitetura que não cria um processo para cada solicitação. Em vez disso, ele manipula todas as solicitações recebidas em um único encadeamento. Esse processo mestre gerencia vários processos de trabalho que executam o processamento real de solicitações. O modelo baseado em eventos do NGINX distribui as solicitações do usuário entre os processos do trabalhador de maneira eficiente. Isso leva a uma escalabilidade muito melhor.
  3. Se você precisa gerenciar um site com grande tráfego, o NGINX é uma excelente escolha, pois, ele gerencia tudo isso usando o mínimo de recursos. Não é uma coincidência que ele seja usado por sites de grande visibilidade, como o Netflix, Hulu, Pinterest e Airbnb.
  4. Porém, para sites menores e negócios que estão apenas começando, o Apache é a melhor escolha. Ele tem uma configuração mais fácil, vários módulos e um ambiente inicial de uso bastante amigável ao usuário. E essas são vantagens a se considerar em relação ao NGINX.

Apache x Tomcat

servidor apache vs servidor tomcat

O Tomcat é um servidor de internet também desenvolvido pela Apache Software Foundation. Não é a toa que ele também seja conhecido como Apache Tomcat. O que é Apache Tomcat?

Basicamente, ele também é um servidor HTTP. A diferença é que ele executa aplicações em Java, em vez de sites estáticos em HTML. O Tomcat roda várias especificações diferentes de Java, incluindo Java Servlet, JavaServer Pages (JSP), Java EL e WebSocket.

  1. O Tomcat foi criado especificamente para aplicativos Japa, enquanto o Apache tem uma proposta geral mais voltada para servidor HTTP. Você pode usar o Apache com diferentes linguagens de programação (PHP, Python, Perl, etc.) com a ajuda de módulos apropriados do APache (mod_php, mod_python, mod_perl, etc.).
  2. Embora você possa usar o servidor Tomcat para hospedar páginas estáticas, ele é menos eficiente do que o Apache para fazer isso. Por exemplo, o Tomcat faz um pré-carregamento do Java Virtual Machine e outras bibliotecas relacionadas a Java que você nem vai precisar na maioria dos sites.
  3. O Tomcat é também menos configurável comparado a outros servidores de internet. Por exemplo, para rodar o WordPress, a melhor escolha são servidores HTTP como o Apache ou o NGINX.

Os Prós e os Contras do servidor Apache

O que é Apache não é mais um segredo para você. Este servidor de internet, inclusive, já foi colocado lado a lado em comparação com outros servidores de internet nos tópicos acima. Com as funcionalidades deles em duelo, fica mais fácil se decidir qual deles usar para seu projeto na internet.

Porém, agora, está na hora de conhecer as vantagens e desvantagens do servidor Apache. Em suma, ele é uma excelente escolha como uma plataforma versátil e para ter um site estável. Abaixo, estão algumas características que você precisa conhecer sobre ele.

Prós

  1. De código aberto e grátis, mesmo para usos comerciais.
  2. Software estável e confiável.
  3. Atualizado frequentemente e com novidades de segurança.
  4. Flexível devido à sua arquitetura baseada em módulos.
  5. Fácil de configurar e bastante amigável a novos usuários.
  6. Suporte a múltiplas plataformas (funciona tanto em servidores Unix quanto em servidores Windows).
  7. Funciona com WordPress sem problemas.
  8. Comunidade gigantesca com suporte a dúvidas para qualquer caso de problema.

Contras

  1. Problemas de desempenho em sites com tráfego muito alto.
  2. Muitas opções de configurações podem levar a vulnerabilidades de segurança.

Leituras Adicionais

Quer aprender mais sobre o básico de hospedagem de sites e desenvolvimento? Temos conteúdos que vão direcionar você na jornada de sucesso na internet. Acesse:

Então, o que é Apache?

Neste artigo, respondemos à pergunta sobre o que é Apache. Mais do que isso, mostramos como ele se comporta como um servidor de internet e como se compara aos demais tipos de servidores.

O Apache é um dos servidores de internet mais populares que existem. Ele permite que você tenha um site seguro sem muitas dores de cabeça. Ele é uma das escolhas mais frequentes de donos de sites solistas ou de pequenos negócios que querem ter uma presença na internet.

Você pode instalar um site WordPress em um servidor Apache sem qualquer personalização. Além disso, o Apache é funciona extremamente bem com qualquer outro CMS (Joomla!, Drupal, etc.), frameworks (Django, Lavarel, etc.) e linguagens de programação.

Isso faz com que ele seja também uma das melhores indicações para todos os tipos de plataformas de hospedagem. Entre elas VPS e hospedagem compartilhada.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Envie uma mensagem para nós na caixa de comentários abaixo. Queremos saber o que você tem achado dos nossos conteúdos e serviços! 😉

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*