Domínios

Como criar e registrar um domínio – Guia Completo

Como criar e registrar um domínio - Guia Completo

Mais de 3,9 milhões de domínios já existem no Brasil e você precisa saber como registrar um domínio também, certo?

Para ter o seu projeto online é imprescindível que você tenha um serviço de hospedagem e também um registro de domínio.

Estes dois elementos podem inclusive impactar na performance do seu site, no SEO e na sua identidade no mundo digital. Você vai entender ao longo desta leitura.

Mas antes de explicar para você como criar e registrar um domínio, é necessário entender o que é domínio, como eles funcionam e quais os tipos de domínio que existem, não acha?

Portanto, este é um guia completo de como criar e registrar um domínio passo a passo, mas você também vai entender o que é domínio e como eles funcionam. 

No final deste artigo você será encorajado a aplicar seus conhecimentos e por isso recomendamos que já tenha a sua hospedagem funcionando.

O que é domínio?

O nome de domínio, de maneira curta e simples, é um endereço físico de um website. Da mesma forma que uma navegação por satélite precisa de um endereço ou código postal para fornecer orientações, um navegador da Web precisa de um nome de domínio para direcioná-lo a um site.

Um nome de domínio assume a forma de dois elementos principais. Por exemplo, o nome de domínio Facebook.com consiste no nome do site (Facebook) e na extensão de nome de domínio (.com). Quando uma empresa (ou pessoa) adquire um nome de domínio, eles podem especificar para qual servidor o nome de domínio aponta.

Os registros de nomes de domínio são supervisionados por uma organização sem fins lucrativos chamada ICANN (Corporação da Internet para Nomes e Números Atribuídos), no caso dos registros .com.br, o responsável pela supervisão é o RegistroBR. Esses “fiscais” especificam quais extensões de nome de domínio estão disponíveis e mantém um banco de dados centralizado de onde os nomes de domínio apontam.

Cada site que você visita efetivamente consiste em dois elementos principais: um nome de domínio e um servidor web.

  1. Um servidor da Web é uma máquina física que hospeda os arquivos e os bancos de dados dos quais seu site é feito e os envia para as pessoas na Internet quando elas acessam seu site a partir de seus computadores.
  2. O nome de domínio é o que as pessoas digitam para acessar algum site, após digitar o endereço e aponta o navegador para o servidor que armazena esses recursos. Sem o nome de domínio, as pessoas precisariam lembrar o número de IP do servidor para acessar o site desejado, o que seria realmente bem irritante.

Curiosidade: Você sabia que o Google registrou seu domínio no dia 15 de Setembro de 1997? Mas este domínio já teve outro dono por um minuto. Leia a história completa.

Como os domínios funcionam?

Os nomes de domínio funcionam agindo como um atalho para o servidor que hospeda seu site. Sem um nome de domínio, qualquer pessoa que quisesse visitar seu site teria que digitar o endereço IP completo. Mas o problema é que um endereço de IP é difícil para as pessoas memorizarem ou incluírem em materiais publicitários.

No nosso caso, Hostinger.com.br é o nome de domínio. Digamos que o endereço de IP seja 100.90.80.70. Ele aponta para um servidor, mas não mostra o site se os visitantes tentarem usá-lo. Isso porque, para um endereço de IP mostrar um site, o servidor remoto precisa estar usando a porta 80 com uma página padrão (ou seja, index.html) armazenada em seu diretório de aplicativos da Web.

Como você pode ver, mexer nos padrões do servidor e nos endereços de IP pode ser confuso e demorado. É por isso que a grande maioria dos proprietários de sites opta por usar um serviço como o da Hostinger, que oferece nomes de domínio agrupados com pacotes anuais de hospedagem.

Os domínios também podem usar redirecionamentos, o que basicamente permite que você especifique que, se as pessoas visitarem seu domínio, elas serão automaticamente encaminhadas para outro. Isso pode ser útil para campanhas e microsites ou para encaminhar pessoas para páginas de destino dedicadas em seu site principal. Eles também podem ser úteis para evitar confusão em torno de grafias. Por exemplo, se você visitar www.fb.com, será encaminhado para www.facebook.com.

Diferentes tipos de domínios

Nem todos os nomes de domínio seguem a mesma fórmula, e embora os domínios .com sejam responsáveis por 46,5% de todos os sites globais, isso ainda deixa muito espaço para outros tipos de nome de domínio, como .org, .br e .net. No geral, os tipos mais comuns de nomes de domínio incluem:

TLD (domínios de nível superior)

Top-level domain, ou, domínio de nível superior, é exatamente o que parece: um tipo de nome de domínio que está no nível superior do sistema de nomes de domínio da Internet. Existem mais de mil TLDs disponíveis, mas os mais comuns incluem .com, .br, .org, .net e .edu.

Procurando uma alternativa melhor de hospedagem?

Migre seu site para a melhor e mais rápida plataforma de hospedagem com suporte dedicado 24/7.

A lista oficial de TLDs é mantida por uma organização chamada Internet Assigned Numbers Authority (IANA) e pode ser vista aqui. A lista de TLDs também inclui ccTLDs e gTLDs, sobre os quais falaremos a seguir.

ccTLD: domínio de topo de código de país

Os ccTLDs usam apenas duas letras e são baseados em códigos de países internacionais, como .us para os Estados Unidos, .jp para o Japão e .br para o Brasil. Eles costumam ser usados por empresas que estão criando sites dedicados para regiões específicas e podem ser uma boa maneira de sinalizar para os usuários que eles chegaram no lugar certo.

gTLD: domínio de topo genérico

Um gTLD é essencialmente um TLD que não depende de um código de país. Muitos gTLDs destinam-se a um caso de uso específico, como o .edu, voltado para instituições educacionais. Dito isso, você não precisa atender a nenhum critério específico para registrar um gTLD, e é por isso que o .com não é usado apenas para fins comerciais. Outros exemplos de gTLDs incluem .mil (militar), .gov (governo), .org (para organizações sem fins lucrativos e organizações) e .net, que foi originalmente projetado para provedores de serviços de Internet (ISPs), mas que agora é usado muito mais amplamente .

Diferença entre domínio e hospedagem de site

Voltando no que foi dito no início deste artigo, se o seu nome de domínio é o seu endereço físico, então uma hospedagem é como se fosse o local que você está.

Os nomes de domínio são usados para criar um pequeno atalho prático para vincular o que os visitantes digitam em uma barra de endereço ao servidor usado para hospedar o site. Eles são totalmente digitais e armazenados em um banco de dados centralizado.

Hospedagem é um pouco diferente, porque requer um servidor físico que esteja conectado a internet. O servidor funciona como um HD de um computador, contendo todos os arquivos e banco de dados dos sites.

Quando você digita um URL (ou seja, www.hostinger.com.br) em seu navegador da Web, ele envia uma solicitação ao servidor específico em que seu site está hospedado. O servidor faz o upload dos arquivos e os transmite pela internet para o dispositivo que você está usando, o qual faz o download dos arquivos e os exibe.

Como escolher um domínio?

Como escolher seu domínio

Seu domínio vai acompanhar seu negócio durante toda sua jornada online. A escolha certa na hora de criar domínios é crucial em dois aspectos dentro de um site: identidade e SEO.

Veja 11 dicas de como registrar um domínio com a escolha certa:

  • Pense na Identidade

Imagine como você quer que o seu site seja chamado na internet. Avalia a visibilidade que o seu domínio vai agregar para sua empresa digital.

Um domínio com frases de efeito pode atrair mais clientes e aumentar suas chances de crescer na rede.

  • Use sua palavra-chave

Como estratégia para melhorar sua visibilidade nos mecanismos de buscas, faça o uso da sua palavra-chave no seu domínio.

Mas não esquece da sua identidade, da personalidade da sua marca. Não force a presença da palavra-chave se não fizer sentido.

  • Domínio curto

Domínios curtos grudam na mente das pessoas. Não foi por acaso que existe google.com.

Faça um exercício mental dos domínios que você memorizou até hoje. São domínios curtos e simples.

  • É fácil de lembrar?

Pense na experiência do usuário. Lembram do Starbucks que tem seus copos frequentemente clicados porque os atendentes “erram” os nomes dos clientes? O mesmo vai acontecer com seu domínio.

Mas a diferença é que no mundo real o cliente já está na loja e vai comprar o café ali. No mundo digital seu cliente pode não tentar de novo e deixar de visitar o seu site.

  • Escolha a extensão adequada

A extensão escolhida deve ter relação com o segmento do seu negócio. Não pode escolher uma extensão mais popular só porque achou bonito.

Tudo o que você cria para o seu site deve comunicar algo para os usuários.

  • .com ou .com.br? Qual a diferença?

Considerando o competitivo mercado online é recomendado que você adquira o seu domínio nas duas extensões.

Com isso você previne que um concorrente compre o seu domínio em outras extensões populares como estratégia de desviar seus visitantes.

Além disso a extensão .com.br está entre um dos fatores de SEO que cooperam com o ranqueamento nos mecanismos de busca.

  • Cuidado com domínios diferentões.

Avalie a necessidade e o impacto de escolher um domínio diferentão. Não esquece que ele deve ser de fácil memorização para o internauta.

  • Evite hífens e números

Evite o uso de hifens, números e domínios com caracteres especiais como ç ou ñ. Isso vai impactar na memorização do seu domínio. Facilite.

  • Seja rápido

Ao tomar uma decisão, verifique a disponibilidade para registrar seu domínio o quanto antes.

  • Registro de domínios grátis, vale o risco?

Não. Primeiro pela sua credibilidade e também pela autonomia em ter seu projeto todo seu. Seria o mesmo que construir sua casa no terreno do vizinho.

  • Seu domínio é um investimento e pode valer muito dinheiro.

Seu domínio tem tudo para ser um sucesso na internet se for bem escolhido e avaliado.

Se estiver em dúvida quanto ao seu domínio, você pode realizar testes. Conte sua ideia de domínio para outras pessoas e peça para mostrarem como eles agiriam rede.

Se esta tarefa for muito difícil para eles, certamente será para os seus clientes também.

Outro bom exercício é visualizar como será a divulgação do seu domínio em outros canais. Você aprovaria sua escolha?

Por isso invista seu tempo na etapa de criar um domínio para não se arrepender depois.

Como verificar um domínio disponível?

Agora que você passou da etapa de criar um domínio é hora de verificar a disponibilidade.

Você pode consultar direto no site registro.br ou ainda você pode usar o verificador de domínios de empresas autorizadas como a Hostinger para domínios .com.

A Hostinger é autorizada pela ICANN. Não esqueça da dica número 9, sejá rápido, e consulte agora se o seu domínio está disponível.

Quanto custa um domínio?

Com custos a partir de R$ 40,00 por ano, o domínio será o menor dos investimentos que você terá na hora de criar um site.

Existe registro domínio grátis? Sim. É possível criar um domínio grátis na hora de comprar uma hospedagem, por exemplo. A Hostinger oferece planos de hospedagem com registro de domínio grátis, consulte os valores e economize.

Outra alternativa é o site Dot.tk, que oferece domínios grátis com extensões .tk, .ml, .ga, entre outros.

Porém criar um domínio grátis vinculado à plataforma não é bem vistos pelos usuários. Isto porque o registrador do domínio deixará visualmente exposto que aquele domínio pertence a ele e não ao dono do site.

Além disso, você não terá total autonomia total do seu projeto e da sua marca já que seu domínio será algo parecido com sua marca.wordpress.com.br, entendeu?

O mesmo acontece com o e-mail da sua empresa que não será personalizado. Acreditamos que isso afeta sua credibilidade e profissionalismo no mundo digital.

Mas não se preocupe. Ao criar um domínio grátis na Hostinger te dá gestão completa do seu site e você poderá ter contas de e-mail ilimitadas.

Como registrar um domínio?

Chegou a hora de pôr a mão na massa. Vamos registrar um domínio.

Mas antes…

Para registrar um domínio nacional, saiba que é preciso ter um CPF ou CNPJ válido e sem nenhum problema na Receita Federal. Ok? Então vamos lá.

Registrar um domínio na Hostinger

Primeiro, veja como registrar um domínio na Hostinger através deste vídeo.

Veja que este passo a passo de como registrar um domínio se aplica para extensões .com e .com.br por causa da permissão que explicamos anteriormente.

Aguarde para que o suporte finalize o processo com o registro e ativação do domínio.

Registrar um domínio no Registro.br

Agora veja como registrar um domínio no Registro.br. Você deve seguir os passos abaixo.

  1. Acesse registro.br
  2. Pesquise o domínio desejado e clique em registrar se estiver de acordo.como registrar um domínio passo a passo

Note: caso queira comprar este domínio por prazos mais longos, clique em Outros Valores e consulte os preços.Consultar valores de domínios

  1. Preencha o campo a seguir com o CPF ou CNPJ do proprietário do domínio.Registrando um domínio
  2. Caso já tenha cadastro no site, entre com seu login e senha para prosseguir. Mas se esta é sua primeira vez ao registrar domínios, preencha todos os dados.
  3. Clique no botão para concordar com os termos de serviço e em seguida clique em Registrar.Termos para registrar um domínio
  4. Você receberá uma mensagem sobre o status do seu pedido. Prossiga quando receber a notificação por e-mail.Comprar um domínio
  5. Siga as instruções de pagamento que receber no e-mail e pronto.

Confirme o status do seu domínio no próprio painel de domínios. No print abaixo, note que têm dois exemplos.Finalizando o registro de um domínio

O primeiro domínio ainda não foi pago e por isso ainda sinaliza apenas como “novo” e o botão para paga.

No segundo domínio, o status já é publicado.

Com qualquer uma destas opções, por uma empresa de hospedagem ou direto no registro.br você já tem o seu domínio próprio.

Como comprar um domínio já existente?

E se sua empresa já é consolidada no mercado e por uma falha na estratégia ainda não possui um site mas alguém já se apropriou do domínio que leva o nome da sua marca, o que fazer?

O jeito é negociar. Como já mencionamos, o registro de marca não garante o registro de domínio.

Exceto em casos de marcas muito grandes que o domínio é judicialmente encaminhado para a marca.

Existem casos de transações milionárias na compra de um domínio. Em 2016, a InfoMoney lançou uma lista com os 10 domínios mais caros de todos os tempos sendo que o número um da lista está avaliado em U$$13 milhões. Já pensou?

Como proteger seu domínio?

Como proteger seu domínio

Segurança na internet é tudo e isso envolve também o seu domínio. Você não quer ser surpreendido com más notícias, não é mesmo?

Por isso listamos algumas dicas para te ajudar na segurança.

  1. Compre o seu domínio em outras extensões.
  2. Evite registro de domínio grátis. Lembre-se que você vai querer um site completamente seu.
  3. Registre o domínio de suas campanhas de marketing.
  4. Adquira domínios que o seu cliente pode encontrar enquanto tenta encontrar o seu site. Por exemplo: testedominio.com.br e testesdominio.com.br e variáveis.
  5. Proteja seus dados no Whois. Ao registrar um domínio seus dados pessoais ficam disponíveis num banco de dados para todos. Invista em proteção de registro de domínio para ter sigilo destas informações. Para domínios nacionais não é possível ocultar os dados do titular.

Como transferir um domínio de um provedor para outro

Nomes de domínio também podem ser transferidos através dos registros de domínio, porém, existem algumas condições para isso.

  1. 60 dias ou mais devem ter passado desde o registro ou última transferência.
  2. O domínio não deve estar no status “Redenção” ou “Exclusão pendente”.
  3. Você deve ter o código de autorização do seu domínio (também conhecido como código EPP).
  4. Os detalhes de propriedade do domínio devem ser válidos e os serviços de proteção de privacidade devem ser desativados.

Embora não seja obrigatório transferir seu domínio, ter todos os serviços em um único local pode simplificar bastante o processo de gerenciamento

Conclusão

Pronto! Quando o assunto for como registrar um domínio você já está munido de informações suficientes para pesquisar e escolher um domínio matador.

E antes de encerrar este assunto, deixamos algumas sugestões de conteúdo que estão no nosso canal do YouTube. Por lá você vai saber:

Tem algo mais que você queira saber sobre como registrar um domínio? Deixe sua sugestão nos comentários que nosso papel é te ajudar.

Aproveite que está com as lições fresquinhas na cabeça e confira se seu domínio está disponível clicando aqui.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!