Como Comprar um Domínio Para Seu Site
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Comprar um Domínio Para Seu Site

Todo site na internet precisa de um nome atraente, daqueles que ficam na cabeça dos leitores e atraem cada vez mais visitantes. E, para conseguir isso, você precisa saber como comprar um domínio.

Felizmente, registrar um domínio se tornou bastante fácil nos últimos anos. Resumidamente, para comprar um domínio, você deve:

  1. Escolher o nome de domínio
  2. Verificar se o nome está disponível
  3. Registrar seu domínio
  4. Realizar o pagamento
  5. Confirmar se está tudo em seu nome e começar seu site

Abaixo, vamos guiar você sobre o que fazer para saber como comprar um domínio. Existem alguns truquezinhos pelo caminho. Mas não se preocupe: ao final do processo, você também vai conseguir registrar um domínio e ter um site em mãos.

Sabia que você também pode conseguir um domínio grátis com um plano anual de de hospedagem de sites? Desse jeito você consegue todos os ingredientes que precisa para publicar seu site!

Como comprar um domínio (em 5 passos)

Esse processo é um tanto simples. Abaixo, vamos guiar você em um passo a passo para conseguir fazer tudo sem problemas. Apenas siga as instruções e prepare-se para colocar seu projeto no ar.

1. Escolha o nome do domínio para seu site

A sua jornada para saber como comprar um domínio começa com a escolha de um domínio. Para isso, você pode seguir algumas dicas como escolher um nome curto e fácil de pronunciar, e também memorizar, evitar o uso de números e hífens, entre outras dicas.

2. Verifique a disponibilidade nome de domínio

Agora, é hora de saber se sua ideia está disponível para ser registrada. Nesta etapa, recomendamos que escolha uma empresa com boa reputação e de sua confiança para comprar seu domínio. Na Hostinger, líder em hospedagem e domínio, você pode consultar os nomes de domínio e extensões estão disponíveis para comprar e registrar.

3. Realize o Pagamento

Assim que encontrar o nome perfeito para o seu negócio na internet, é hora de garantir a compra. Você pode seguir com esse processo realizando o pagamento.

As formas de pagamento podem variar. Na Hostinger, o pagamento pode ser feito via boleto, cartão de crédito e outras formas também populares.

formas de pagamento de domínio

4. Finalize o Registro

Caso tenha escolhido a Hostinger, assim que completar o processo de pagamento, você será redirecionado ao painel de controle para completar o processo de registrar domínio.

Basta preencher os campos de informações corretamente com seus dados pessoais. Essas informações serão armazenadas no banco de dados de propriedades de domínio chamado WHOIS.

Depois de inserir seus dados, o registro do domínio será processado.

Se teve alguma dificuldade até agora, veja o tutorial em vídeo abaixo sobre como registrar um domínio na Hostinger. Serve para você se orientar com mais precisão no que fazer e aonde clicar durante o processo de como comprar um domínio e como registrá-lo.

5. Confirme a compra

O último passo da sua jornada é verificar a propriedade do seu novo domínio.  Você deve receber um email, o mesmo email que recebeu para efetuar a compra, e, geralmente, chega dentro de alguns minutos após o registro do domínio.

Se a mensagem de email não chegar, você pode reenviar o pedido de verificação de propriedade dentro do seu painel de controle. Recomendamos que você faça isso imediatamente, pois esperar por 15 dias ou mais pode ocasionar a suspensão temporária do registro.

Bônus: 9 dicas matadoras para saber antes de comprar domínio

Antes de saber como comprar um domínio, é interessante que você faça uma espécie de investigação. Afinal, o nome do seu site é uma das primeiras coisas que seus visitantes vão ver. Abaixo estão 9 dicas matadoras para conhecer e, se puder, praticar antes de comprar qualquer domínio.

  1. Tenha um nome de domínio cativante e fácil de lembrar. Não escolha algo que seja exageradamente longo ou difícil de se pronunciar. Um domínio cativante e curto vai aumentar suas chances dos visitantes se lembrarem do nome do seu site.
  2. Escolha a extensão .com ou .com.br, se possível. Atualmente, as extensões .com e .com.br são as mais populares entre os sites de internet. Por isso, é interessante priorizar estes elementos quando for comprar um domínio na internet, pois os usuários logo os reconhecerão.
  3. Verifique violações de marcas registradas. Para evitar problemas legais, não é uma boa ideia comprar e registrar domínios muito parecidos com domínios já existentes e que são muito populares. Por exemplo: grandes marcas. Você pode usar várias ferramentas online para conseguir informações de registro de marca e evitar essas situações.   
  4. Evite números e hífens. Ainda que números e hífens possibilitam uma variedade maior de domínios, às vezes eles podem fazer mais mal do que bem. Por exemplo, as pessoas podem confundir o número 0 (zero) com a letra O. Ou trocar o número 2 pela palavra DOIS. Por conta disso, evitar esses tipos de caracteres pode ser uma boa ideia.  
  5. Veja alternativas próximas. Se você já tem um domínio em mente, pense em variações de erros de escrita que podem acabar levando todo tráfego em potencial ao seu site. Um ótimo exemplo de como isso acontece é o amzon.com, que leva o visitante para o site da Amazon. Ou o fb.com, que leva ele diretamente para a o Facebook.
  6. Pesquise nas redes sociais. Assim que já tiver um leque de opções para seu futuro domínio, dê uma pesquisa em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e YouTube. Mesmo que você não tenha planos de usá-lo logo de cara, é interessante reservar uma página para seu projeto nessas plataformas. Assim, ninguém pega ela primeiro.
  7. Pense na longevidade do domínio. Sites e domínios são investimentos de longo prazo. Assim, pensar em possibilidades de nomes exagerados para seu domínio pode não ser a melhor abordagem a longo prazo. Por isso, não tenha medo de pensar fora da caixa e elabora uma lista generosa com ideais em potencial.
  8. Debata suas ideias. Se achar que está passando dificuldades em escolher um nome de domínio, talvez você precise de alguma ajuda. Apresente suas ideias para familiares, amigos e colegas de trabalho. Quem sabe eles tenham aquela dica ou conselho que pode estar faltando no seu projeto.

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu a como comprar um domínio.

E, como você viu, comprar um nome de domínio é a parte mais fácil desse processo. Desafiante mesmo é escolher um nome adequado, que faça sentido com seu negócio online e fique na mente dos seus visitantes.

Esperamos que, de alguma forma, possamos tê-lo ajudado. Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe uma mensagem na caixa de comentários abaixo.

O Autor

Author

Andrei L. / @andreilongen101

Andrei é jornalista e conteudista SEO na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.

Tutoriais relacionados

Deixe uma resposta

Comentar*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!