Como Comprar um Domínio Para Seu Site

Como Comprar um Domínio Para Seu Site

Todo site na internet precisa de um nome atraente, daqueles que ficam na cabeça dos leitores e atraem cada vez mais visitantes. E, para conseguir isso, você precisa saber como comprar um domínio.

Baixar eBook: Como Criar seu Primeiro Site em 9 Passos Fáceis

Felizmente, registrar um domínio se tornou bastante fácil nos últimos anos. Resumidamente, para comprar um domínio, você deve:

  1. Escolher um nome de domínio
  2. Pesquisar e verificar a disponibilidade de uma extensão de domínio
  3. Registrar seu domínio
  4. Realizar o pagamento
  5. Confirmar se está tudo em seu nome e começar seu site

Abaixo, vamos explicar tudo o que você precisa fazer para comprar um domínio. Existem alguns truquezinhos pelo caminho. Mas não se preocupe: ao final do processo, você também vai conseguir registrar um domínio e ter um site em mãos.

Sabia que você também pode conseguir um domínio grátis com um plano de hospedagem de site anual? Desse jeito você consegue todos os ingredientes que precisa para publicar seu site!

Como comprar um domínio (em 5 passos)

Esse processo é um tanto simples. Abaixo, vamos guiar você em um passo a passo para conseguir fazer tudo sem problemas. Apenas siga as instruções e prepare-se para colocar seu projeto online.

1. Escolha o nome do domínio para seu site

A sua jornada para saber como comprar um domínio começa com a escolha de um domínio. Para isso, você pode seguir algumas dicas como escolher um nome curto e fácil de pronunciar, e também memorizar, evitar o uso de números e hifens, entre outras dicas.

2. Verifique a disponibilidade nome do domínio

Agora, é hora de saber se sua ideia está disponível para ser registrada. Nesta etapa, recomendamos que escolha uma empresa com boa reputação e de sua confiança para comprar seu domínio. Na Hostinger, líder em hospedagem e domínio, você pode consultar os nomes de domínio e extensões estão disponíveis para comprar e registrar.

Dica

Você sabe qual é a diferença entre domínio e hospedagem de site? Confira nosso guia sobre o assunto para saber mais!

Algumas das extensões de domínio mais acessíveis (a partir de R$ 5/ano) são:

  • Domínio .store – Uma opção para qualquer pessoa ter uma loja virtual. Tem tudo a ver com comércio eletrônico (e-commerce) e serve tanto para iniciantes quanto para especialistas.
  • Domínio .tech – Tudo o que é relacionado a tecnologias tem a ver com esta extensão. Considere um site de notícias especializado, uma página para startups, um blog sobre inovações na indústria e outros assuntos neste contexto.
  • Domínio .online – Serve para qualquer tipo de negócio. A principal mensagem que você quer passar aqui é que seu negócio está na internet e pode atender seus visitantes e clientes da melhor maneira possível.
  • Domínio .club – Ideal para comunidades e grupos de pessoas com interesses em comum, como entretenimento, culinária, fotografia, jogos eletrônicos, esportes e assim por diante.
  • Domínio .shop – Explicitamente indicado para quem quer abrir uma loja online de sucesso, sendo ideal para marcas que estão começando e querem ter mais visibilidade na internet.
  • Domínio .com.br – Ideal para qualquer tipo de negócio que queira se estabelecer no Brasil. Cria confiança e credibilidade dos visitantes e clientes simplesmente porque esta extensão é dedicada para uso ao usuários de internet do nosso país. 

3. Realize o Pagamento

Assim que encontrar o nome de domínio perfeito para o seu negócio na internet, é hora de garantir a compra dele. Você pode seguir com esse processo realizando o pagamento.

As formas de pagamento podem variar. Na Hostinger, o pagamento das ofertas de domínio barato pode ser feito via Pix, boleto, cartão de crédito e outras formas também populares. É só escolher a que você desejar. No Registro.br, você apenas pode usar cartões de crédito Visa, Mastercard ou pagar no boleto.

formas de pagamento de domínio

4. Finalize o Registro

Caso tenha escolhido a Hostinger, assim que completar o processo de pagamento, você será redirecionado ao painel de controle para completar o processo de registrar domínio.

Basta preencher os campos de informações corretamente com seus dados pessoais. Essas informações serão armazenadas no banco de dados de propriedades de domínio chamado WHOIS.

Depois de inserir seus dados, o registro do domínio será processado.

Se teve alguma dificuldade até agora, veja o tutorial em vídeo abaixo sobre como registrar um domínio na Hostinger. Serve para você se orientar com mais precisão no que fazer e aonde clicar durante o processo de como comprar um domínio e como registrá-lo.

Author
O autor

Andrei L.

Jornalista e conteudista SEO/Localização na Hostinger Brasil. Tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google. É fã de games, adora vôlei, ama o inverno e está sempre buscando se aperfeiçoar no Inglês.