O Que é Site, Que Tipos Existem e Como ter o seu Próprio

O Que é Site, Que Tipos Existem e Como ter o seu Próprio

Site é uma coleção de páginas da web organizadas e localizadas em um servidor na rede. Imagine um site como uma casa onde você reúne seus móveis (as informações dele) em cômodos (as páginas dele).

Um website pode tratar de diversos assuntos e disponibilizam as informações em forma de conteúdo de texto e mídia.

Provavelmente isso você já sabia, certo? Se a resposta é sim, vamos continuar o assunto com mais detalhes daqui em diante.

Está pronto?

Artigo em Vídeo

O Que é Website?

O que chamamos de site aqui no Brasil, é chamado de website no idioma inglês. Então, para entender o que significa site, vamos dividir as duas palavras: web e site.

Web significa rede é o nome dado a rede mundial de computadores (world wide web). Site significa lugar. Com isso, podemos entender que website é um lugar na rede.

E como encontrar esse local na rede é outra história. Para encontrar um site, precisamos falar de domínio, que nada mais é que o seu endereço online, no nosso caso, nosso domínio é hostinger.com.br. Pode conferir aí no campo de pesquisa do seu navegador.

Tipos de Site

E aprofundando um pouco mais, vamos conhecer alguns tipos de website:

  • Blog: você pode criar um blog sobre o assunto que quiser. Blog de viagens, blog de receitas, blog de games ou blog pessoal, não há limites para sua criatividade.
  • Sites: sites são essenciais para a presença online de qualquer negócio. Sites institucionais, afiliados, pessoais com formato de portfólio, quebre todas as barreiras geográficas criando seu website.
  • Loja virtual: venda o que quiser 24 horas por dia. Também conhecidos como ecommerce.

Sugerimos a leitura deste artigo com ideias para criar um negócio online seu hoje mesmo: 25 Ideias de Negócios Online para Ganhar Dinheiro na Internet.

Como Ter um Site?

Para ter um website para chamar de seu, você precisa de uma hospedagem – que é o “terreno” na rede onde ele estará hospedado, e de um domínio – o endereço para que os usuários encontrem seu website. 

como ter um site - hospedagem de site e domínio

Hospedagem de Sites

O serviço de hospedagem de site oferece diversos recursos para serem avaliados antes de escolher qual o melhor para o seu website. Certificados SSL, serviços de email, criador de site, backup e suporte ao cliente são os principais que você deve analisar. 

Existem diferentes tipos de hospedagem de sites:

  • Hospedagem Compartilhada;
  • VPS (Virtual Private Server);
  • Hospedagem Cloud;
  • Hospedagem WordPress;
  • Servidor de Hospedagem Dedicado.

Para mais detalhes, confira nosso artigo com tudo sobre hospedagem de sites

Domínio

Um domínio, ou seja, o seu endereço na web, deve ser um nome marcante, que tenha a ver com o seu negócio e fácil de memorizar. Evite o uso de hifens e caracteres especiais que possam confundir o usuário na hora de digitar seu endereço.

E não perca tempo. Se você já tem uma ideia de nome para seu site, faça uma pesquisa o quanto antes e adiante a compra de domínio para garantir o seu nome de negócio online.

Quer todas as dicas e passo a passo para registrar um domínio? Leia nosso artigo.

Conclusão

Você viu que um site é um conjunto de páginas com informações reunidas e disponibilizadas através de um servidor. 

Um site pode ter diferentes formatos, como blog, site ou loja online, e tratar de diversos assuntos e segmentos. Para ter um site, você precisa de um serviço de hospedagem de sites e um registro de domínio.

Viu só? Você já sabe o básico para começar a criar seu site e ter seu próprio negócio online! Não deixe para depois! Comece já.

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.