Artigos Filezilla FTP

FTP: o que é, como funciona e qual o melhor tipo para gerenciar arquivos na internet

Conheça tudo sobre FTP, um sistema para transportar e gerenciar arquivos na internet

Lá está você produzindo um conteúdo super completo para o seu blog, com muitas imagens em alta resolução e vídeos inteiros para editar.

Ou imagine-se numa situação em que você está criando um site e precisa trabalhar com muitas páginas de textos, camadas de códigos de programação e folhas de estilo para colocar seu projeto no ar.

Naturalmente com o tempo você vai criando e acumulando um número gigantesco de arquivos. Chega uma hora que você vai precisar transferir, armazenar e gerenciar tudo isso num lugar para dar continuidade ao seu trabalho. É aqui que entra o FTP.

Este artigo vai fazer um panorama geral sobre a tecnologia FTP e mostrar como ela funciona. É uma forma de você entender que ela pode ser bastante útil no seu dia a dia. Além de também dar  dicas de softwares para facilitar qualquer tarefa que você for realizar.

O que é FTP?

FTP é a sigla para File Transfer Protocol, um termo que, traduzido para o português, significa Protocolo de Transferência de Arquivos.

Ele é basicamente um tipo de conexão que permite a troca de arquivos entre dois computadores conectados à internet. Com ela, você pode enviar qualquer coisa para uma outra máquina ou armazená-los em um servidor FTP, ficando ela sempre disponível para o usuário acessar.  

Como surgiu o FTP?

A origem do FTP data da década de 1970, num momento evolução dos computadores em que as primeiras redes e ligações entre as máquinas existentes estavam ainda engatinhando, mas crescendo gradativamente. 

A tecnologia foi desenvolvida por Abhay Bhushan, na época, um estudante de engenharia elétrica no MIT (Massachussets Institute of Technology), um dos centros de ensinos acadêmicos mais conceituados do mundo.

O FTP apareceu inicialmente com a proposta de criar um fluxo de transferência segura de arquivos entre os computadores e os servidores da ARPANET Network Control Program, uma espécie de modelo precursor e bem arcaico da internet como conhecemos hoje.

Ao longo dos anos, o FTP continuou sendo aprimorado com inúmeras revisões e melhorias nos códigos de programação, sobretudo com a chegada dos computadores domésticos.

Com a demanda dos usuários por recursos focados em armazenamento e troca de arquivos pela internet, não demorou para que o FTP se consolidasse com um dos métodos mais eficientes e populares de compartilhamento de conteúdos pela rede.

Para que serve o FTP?

Imagine que você faça parte de uma grande agência especializada em produção de vídeos. Ou tenha que criar um site de negócios com funcionalidades complexas e recursos de programação que ocupam muitas páginas de um script de linguagem.

Por mais que seu computador tenha espaço em disco suficiente para armazenar tudo, é sempre recomendado usar algum recurso que divida o peso dos conteúdos e que eles estejam facilmente acessíveis para quando alguém quiser usá-los.

E como geralmente várias pessoas trabalham em um projeto ao mesmo tempo, é comum também querer dividir as tarefas e compartilhar os conteúdos criados para que o andamento das atividades seja dinâmico e eficiente.  

O FTP serve exatamente para fazer a ponte de comunicação entre essas pessoas através dos seus computadores conectados à internet. Eles se comunicam através de um servidor online, que é o local onde essas informações ficam hospedadas e armazenadas.

E, como curiosidade: sabia que o protocolo FTP é usado em algumas das atividades mais simples na internet? O simples ato de você acessar um site, por exemplo, requer que seu computador peça ao servidor onde ele está hospedado para que faça o download dos dados daquela página.

É assim que você consegue visualizar todo o conteúdo disponibilizado nela. Antes disso, claro,  alguém já havia anteriormente enviado essas informações para o servidor através do FTP, possibilitando o seu acesso e de qualquer outro usuário interessado.

Dragon transporta arquivos e aprende mais sobre FTP

Como funciona o FTP?

No processo de transferência e recebimento de arquivos pela internet, o FTP funciona em torno de dois protagonistas: o cliente e o servidor.

O cliente é o computador que solicita a conexão para ter acesso aos dados já hospedados na internet. Já o servidor é um outro computador que atua como um ambiente virtual, recebendo a solicitação do cliente para a transferência dos arquivos nele hospedados.

O computador que atua como cliente consegue acesso aos arquivos hospedados na internet através de um programa que se conecta ao computador que atua como servidor. É ele quem também faz a transferência dos arquivos do computador para o servidor.

Já o computador que atua como servidor geralmente possui programas disponíveis para permitir a conexão de computadores externos a ele. Ele simplesmente autoriza a transferência dos arquivos armazenados nele para o cliente que está solicitando o acesso.  

Essa é a dinâmica de comunicação entre usuários de computadores que querem compartilhar dados, informações ou conteúdos entre si, seja para fins pessoais ou profissionais.

Essa operação precisa ser segura. Por isso, ela sempre pede alguma autenticação para proteger as transferências de dados. Ou seja, é obrigatório ter um login e uma senha de acesso para transferir arquivos pelo FTP.

Segue, abaixo, um resumo do passo a passo do que acontece ao usar usar um sistema FTP.

  • Você inicia um programa de FTP no seu computador que atua como cliente;
  • Você insere um usuário e senha de acesso no programa de FTP;
  • O servidor recebe o pedido de conexão, reconhece os dados e redireciona o seu acesso para o diretório onde estão os arquivos;
  • Você já fez o intercâmbio de dados, transferindo arquivos do seu computador para o servidor e vice-versa;
  • Depois de realizar todas as tarefas, a conexão entre computador e servidor é encerrada.

O que é um servidor FTP?

Neste artigo já usamos os termos “FTP”, “cliente” e “servidor”. E você já sabe o que cada um deles significa, para que servem e como interagem entre si. Chegou a hora de conhecer mais um termo: o próprio “servidor FTP”.

Um servidor FTP é o servidor que oferece um serviço de acesso a um disco rígido ou servidor de arquivos criados através de um protocolo FTP. É ele que armazena as informações ou dados enviados por um usuário e que estarão acessíveis por qualquer membro da internet.

Conseguiu sacar a diferença entre FTP e servidor FTP? Basicamente, o primeiro é um tipo de protocolo de transporte e entrega de arquivos. O segundo é um ambiente virtual gerenciável por um software instalado em qualquer computador.    

Servidores FTP são muito usados quando se trabalha com grandes volumes de dados compartilhados pela rede. E eles são bastante úteis para gerenciar essas informações entre diversos clientes que solicitam o acesso a eles.

Servidor FTP como backup de dados

Quer um exemplo? Supondo que você tenha um site hospedado na Hostinger, imagine que você tenha um volume grandioso de dados, arquivos e informações em texto, em vídeo ou, ainda, camadas de conteúdos animados para disponibilizar aos seus visitantes.

Configurando um servidor FTP, você tem a liberdade de enviar para a internet o que quiser. Com o acesso de um login de usuário e senha, você guarda esses arquivos e os gerencia de forma a montar uma espécie de fonte segura de armazenamento.

O servidor FTP, inclusive, pode servir como um ótimo lugar para fazer backup de todos os seus dados. Afinal, você pode jogar tudo num ambiente online, sem ter medo de ser roubado por usuários maliciosos, e não se preocupar à toa caso seu site, por algum motivo, seja deletado da rede.

8 vantagens e benefícios de usar FTP

Nessa altura do campeonato, você já entendeu que o FTP é extremamente útil para armazenar e gerenciar grande quantidade de dados na sua rotina pessoal e profissional.

E tudo é feito pelo seu computador que, conectado à internet e estabelecida a conexão com outras máquinas, é capaz de realizar qualquer transferência de download e upload de arquivos.

Pois chegou a hora de conhecer alguns benefícios para adotar o FTP no seu dia a dia. São alguns incentivos extras para você começar a usar a tecnologia e parar de passar trabalho com tantos dados em mãos.

     1. Grande volume de transferência de dados por uma rede

Aqui não tem segredo. O FTP permite a transferência de grande volume de dados por uma única rede. É uma excelente maneira de guardar e gerenciar seus projetos online pela internet. Tudo fica lá armazenado e sempre à disposição do usuário criador ou por qualquer pessoa que tenha um login ou senha de acesso.

     2. Envio de vários diretórios ao mesmo tempo

Não precisa passar trabalho. Com o FTP, você pode enviar diretórios de documentos inteiros e de uma única vez. Assim, não tem a menor necessidade de enviar arquivo por arquivo. Você ganha em velocidade e eficiência na atividade que estiver fazendo.

Entre as vantagens de usar FTP estão simplicidade de uso, configuração única e proteção com login e senha

     3. Progresso sempre salvo

Lá está você fazendo alguma configuração ou enviando um diretório para um servidor FTP. Não se preocupe: todas as suas ações e o progresso de utilização e gerenciamento de arquivos são salvas o tempo inteiro. Não haverá riscos de você usá-lo por muitas horas, fechar o software que faz a conexão com o servidor e perder todo o seu trabalho.

     4. Gerenciamento facilitado

Usando o FTP, você poderá mover arquivos e gerenciá-los com muita facilidade. Nada de opções muito complicadas e segredos para conseguir trabalhar com seus dados. Basta clicar num diretório ou conteúdo, fazer a cópia e a colagem e transferi-los para onde você quiser. Se preferir, ainda é possível arrastá-los com o cursor do mouse.

     5. Configure tudo uma única vez

Sabe aquelas vezes em que você configura um software e, por algum motivo, sempre precisa refazer as configurações novamente a cada vez que o inicia? Com o FTP não é assim: uma vez feita a configuração inicial, ela será salva e vocẽ não precisará refazê-la nunca mais. A menos que queira, obviamente, modificar algo ou acrescentar alguma funcionalidade.  

     6. Simplicidade de uso

Usar o FTP é uma garantia de que você não vai passar trabalho para usar. Principalmente se você já é do ramo da tecnologia e tem algum conhecimento sobre internet, servidores e códigos de programação. Noções de gerenciamento de arquivos e diretórios também são bem-vindos.

Se você não for familiarizado com esse assunto, pode haver uma certa dificuldade no começo. Mas isso não é exatamente o que acontece quando você começa a usar algum software pela primeira vez? Basta um pouco de persistência e motivação para seguir em frente.

     7. Segurança

Essa é uma das questões mais importantes quando se começa a usar qualquer coisa que envolva dados e o trabalho de criação de alguém. Com o FTP, o usuário tem à disposição uma configuração para login de acesso e senha.

É possível também instalar criptografias dos tipos SSL e TSL, que garantem e genuinidade dos dados inseridos e fazem a prova de que está acessando realmente tem permissão para entrar num servidor FTP.

     8. Compatibilidade com ferramentas de versionamento

Uma outra vantagem de usar o FTP é que ele é compatível com ferramentas de versionamento, como o GIT e o BITBUCKET. Eles basicamente permitem a edição compartilhada de projetos em desenvolvimento sem comprometer correções e edições já realizadas nos arquivos. É muito comum em projetos em que muitas pessoas trabalham simultaneamente.

Clientes FTP para conhecer e aprender a usar

Como você já sabe, no FTP, a transferência de arquivos entre computadores acontece entre um cliente e um servidor. E é o usuário que faz esse intercâmbio de comunicação entre eles através de um software para armazenar e gerenciar todos dados com que se quer trabalhar.

Abaixo você confere a indicação de 3 softwares que trabalham com o protocolo FTP. O objetivo é ajudar o usuário a ser mais organizado e eficiente nas tarefas diárias com transferências de arquivos pela internet.

FileZilla

O FileZilla é um dos clientes FTP mais populares do mundo

O FileZilla é simplesmente o cliente FTP mais popular do mundo. Algumas das características mais marcantes na experiência de uso com ele são a sua leveza e a facilidade de uso com menus amigáveis e conexões simples de realizar, ideal para usuários novatos.

Além disso, o FileZilla permite que o usuário simplesmente arraste seus dados em duas árvores de gerenciamento, dinamizando o seu trabalho. Fora que também é possível editar arquivos remotamente sem precisar baixá-los para o seu computador.

Por ser um programa de código-fonte aberto, o FileZilla pode ser usado tanto com sistema operacional Windows quanto Linux. Então, independente da sua plataforma de escolha, o FileZilla é uma das melhores recomendações existentes de transferências de arquivos FTP.

Configurando o FileZilla na hospedagem Hostinger

E você já pode começar agora mesmo a fazer os primeiros envios de arquivos para um servidor com o FileZilla. Basta seguir os tutoriais de como instalar e como configurar o cliente FileZilla. O processo é simples, os conteúdos são didáticos e você não vai se perder.

Se preferir, você também pode ver o vídeo abaixo com o passo a passo para instalar e fazer as configurações do FileZilla na sua hospedagem de sites da Hostinger. Depois desse processo, você terá toda a liberdade para transferir e gerenciar seus próprios arquivos como desejar.  

Viu como é fácil instalar e configurar o FileZilla na Hostinger? Em menos de 5 minutos você já está livre para realizar suas primeiras transferências se forma segura e prática.

SmartFTP

O SmartFTP é uma excelente alternativa ao FileZilla como cliente FTP

O SmartFTP também é um dos mais usados clientes de FTP no mundo, sendo um dos mais confiáveis e completos em termos de funções para os usuários transferirem, enviarem e baixarem arquivos de um servidor na internet.

Com o SmartFTP, é possível publicar e gerenciar sites, compartilhar arquivos com outros usuários e garantir o backup dos seus dados sem riscos de perda. Ele também é amigável na utilização, permitindo que o usuário arraste e solte conteúdos entre as janelas de edição.

Outros recursos disponíveis que prometem facilitar a vida de quem usar o SmartFTP é uma pasta de dados favoritos, a possibilidade de retomar download interrompidos ou que tenham sido quebrados e transferências em segundo plano.

Talvez um dos poucos pontos negativos do SmartFTP é que ele só tem compatibilidade com o Windows. Ou seja, quem usar outro sistema operacional que não seja o da Microsoft, terá que procurar outra opção.

gFTP (Linux)

O gFTP é para quem quer usar um cliente FTP no sistema operacional Linux

É usuário do Linux e procura um cliente FTP dedicado a esse sistema operacional? Então o gFTP pode ser a solução que você está precisando.

Além de ser um gerenciador de código aberto, ele suporta uma série de recursos: downloads simultâneos, firewall de segurança de dados, retomada de download de arquivos interrompidos e organização da fila de downloads.

E alguns dos seus diferenciais é que, embora seja de Linux, um sistema pouco comum para usuários de Windows, ele tem uma interface bastante limpa e intuitiva. Além de também suportar mais de 45 idiomas e vários protocolos, como HTTPS, SSH e FSP.

Conclusão

Com quase 50 anos de existência, o FTP continha sendo uma das ferramentas mais simples e versáteis para você transferir arquivos entre computadores através de um servidor na internet.

Com ele, você pode armazenar e gerenciar tudo o que se precisa em termos de conteúdo, desde códigos inteiros de programação, passando por grandes volumes de textos, imagens com resoluções altíssimas e vídeos pesados.

Está esperando o quê para adotar essa tecnologia e aumentar a produtividade de entrega de resultados das suas tarefas diárias?

2 Comentários

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • ” WaAaAauuuul muito boa a matéria adorei desfrutar desse conhecimento eu, que estou praticamente engatinhando na área estou com a Hostinger e estou aprendendo cada vez mais com o grupo, obrigado à todos os envolvidos da Hostinger deixo aqui o meu muito obrigado pelas informações de qualidades que todos da equipe tem se empenhado em disponibilizar para todos os usuários e clientes… ”
    Atenciosamente Edinaldo Dias

    • Oi, Edinaldo.

      Nós também agradecemos esse feedback 🙂 Você disse que está engatinhando na área, certo? Então, por favor, se tiver algo mais que possamos te ajudar, deixe aqui nos comentários que a gente te ajuda, ok? Sucesso para você e o seu site 😉 Abraço.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]