Como Verificar Se a Porta 21 do FTP Não Está Bloqueada

Como Verificar Se a Porta 21 do FTP Não Está Bloqueada

Está com problemas para se conectar à sua conta FTP? Se esse é o caso, vale checar se a porta 21 é a culpada por trás dessa falha de conexão. Neste guia, vamos mostrar como checar se a porta 21 do FTP está aberta.

Faça upgrade da sua Hospedagem de Sites hoje com a Hostinger!

Obtenha seu Desconto

Como Checar se a Porta 21 está Aberta

Antes de começarmos, este tutorial exige que você tenha acesso ao console do seu sistema. Você pode encontrar mais informações sobre como acessar o console do sistema em Windows, Linux e macOS neste artigo.

Aqui está como checar se não há um bloqueio na porta 21 do FTP:

  1. Abra o console dos sistema e então insira a seguinte linha. Garanta que você vai mudar o nome de domínio de acordo. O mesmo comando se aplica a todos os sistemas operacionais.
    telnet yourdomain.com 21
  2. Se a porta 21 do FTP não está bloqueada, a resposta 220 vai aparecer. Por favor note que esta mensagem pode variar:
    220 FTP Server ready.
  3. Se a resposta 220 não aparecer, isso significa que a porta FTP 21 está bloqueada. Se esse for o caso, recomendamos que você entre em contato com a sua operadora de internet para abrir a porta.

Como Habilitar o Client do Telnet

Como estamos usando um comando da Telnet para conferir a conexão, você precisa garantir que o seu sistema operacional possui o Client do Telnet habilitado.

O Telnet é um protocolo servidor-cliente que permite controle remoto sobre computadores. Neste caso, ele vai nos ajudar a testar a conectividade à porta 21 do FTP.

Neste exemplo, vamos mostrar como habilitar o Client da Telnet no Widnows:

  1. Pressione as teclas Windows + R juntas, e então digite control para abrir o seu Painel de Controle.
  2. Navegue para Programas -> Programas e Recursos. No painel esquerdo, clique em Ativar ou desativar recursos do Windows.
    janela de recursos do Windows com o cliente telnet para verificar porta 21 FTP bloqueada
  3. Na nova caixa de diálogo, busque por Cliente Telnet. Habilite-o e clique no botão OK.

O Que é a Porta 21 do FTP

FTP é um procolo de internet que permite que computadores dentro de uma rede promovam trocas de arquivos em massa. Para funcionar corretamente, o FTP deve usar duas portas – porta 21 para comando e controle, e a porta 20 para transporte de dados.

Um client de FTP não pode executar o protocolo se ele não conseguir se conectar com as portas FTP. Infelizmente, alguns roteadores e firewalls bloqueiam essa porta porque hackers costumam tentar atacar servidores FTP através da porta 21.

Se você tiver um problema de comunicação com o FTP, é essencial verificar se não há um bloqueio da porta 21.

Conclusão

Alguns roteadores e firewalls bloqueiam a porta 21 por motivos de segurança, então é essencial verificar a conexão dessa porta antes de executar o File Transfer Protocol. Você pode encontrar mais informações sobre FTP aqui.

Esperamos que você tenha achado este tutorial útil. Se tiver mais perguntas, não hesite em deixar um comentário abaixo.

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.