Boas Práticas de Web Design para Atrair Mais Visitantes para o seu Site (2023)

Ter um design atrativo é crucial para o sucesso de um site. Pesquisas indicam que 38% dos visitantes abandonam uma página caso ela não seja visualmente agradável. 

Se você está começando a criar seu site agora, pode ser difícil entender o que atrai e o que afasta os visitantes. 

Por isso, aprender sobre as melhores práticas de web design é um ótimo ponto de partida para começar a tomar decisões estratégicas e evitar erros comuns na construção do site.

Neste artigo, vamos oferecer um guia completo das melhores práticas de web design para te ajudar a atrair mais visitantes e tirar o máximo proveito do que o seu site tem a oferecer.

Melhores Práticas de Web Design 

Fazer um layout de site seja atrativo não requer apenas atenção à estética, mas também à experiência do usuário. Pesquisas indicam que problemas de funcionalidade num site levam 42% dos visitantes a deixá-lo. A falta de recursos ou uma experiência do usuário negativa também diminui as taxas de conversão e aumenta as taxas de rejeição das suas páginas, afetando o desempenho e as estratégias de SEO do site.

Para te ajudar a evitar esses problemas, vamos nos aprofundar nas melhores práticas de web design baseados nos seguintes princípios:

  • Identidade visual
  • Hierarquia visual 
  • Navegação
  • Programação 
  • Acessibilidade

Identidade Visual

O branding de um site cumpre um papel muito importante no web design, já que ele molda as percepções dos visitantes quanto às suas páginas, ajuda a estabelecer credibilidade para sua marca e atrai potenciais consumidores.

Para facilitar o processo de construção da identidade visual da sua marca, vamos conferir os três passos essenciais para garantir um branding consistente quando estiver fazendo o design de seu site. 

Conheça seu Público-Alvo

Identificar seu público-alvo te ajuda a compreender e definir a marca do site, além de facilitar o processo de personalização do design conforme as preferências e interesses dos seus consumidores. Abaixo indicamos vários métodos para entender melhor sua audiência:

  • Análise do público alvo. Faça pesquisas quanto à demografia e psicografia da sua audiência. Isso inclui encontrar informações como a faixa etária, gênero, localidade, status socioeconômico, interesses e escolhas de estilo de vida do seu público alvo. 
  • Entrevistas com clientes. Convide pessoas que já compraram seus produtos ou serviços para uma entrevista informal. Além de oferecer ideias e informações quanto ao tipo de pessoa que são e quanto aos motivos que os fizeram escolher seus produtos, esse método também te ajuda a fortalecer as conexões com o seu público. 
  • Análise de competidores. Pesquise sua concorrência, visitando seus sites e perfis nas redes sociais. Veja como os competidores posicionam suas marcas no mercado e qual o tipo de conteúdo que costuma gerar mais engajamento.

Dica da Especialista

O primeiro passo na construção do design de um site é conhecer seu propósito e seu público-alvo. Por exemplo, se você estiver construindo um site do tipo loja virtual para vender brinquedos educacionais, determine quem serão seus clientes. 
Nesse processo você pode descobrir que seu mercado alvo é composto principalmente por mães de primeira viagem. Sendo assim, na hora de criar o design do site, você poderá ter essa audiência em mente e fazer escolhas que sejam atrativas para ela, usando cores, fontes, layout e imagens apropriadas em seu site.

Editor

Andzelika K.

Lead Product Designer

Determine uma Paleta de Cores

A da escolha de um esquema de cores do seu site pode até parecer uma tarefa bastante intuitiva. Mas fazendo isso de forma estratégica, você poderá destacar elementos essenciais no site, além de moldar as percepções dos seus visitantes e incentivá-los a tomar algum tipo de ação em suas páginas. 

Empresas que utilizam as mesmas cores em todos seus materiais de marketing têm uma maior taxa de reconhecimento de marca – chegando aos 80%.

As melhores práticas de web design para criação de uma paleta de cores atrativa incluem:

  • Explorar a teoria das cores. Antes de criar um esquema de cores para sua marca, é importante saber quais associações algumas cores específicas podem ter entre si. Depois disso, aprenda quais são os diferentes tipos de paletas de cores — como monocromáticas, triádicas, análogas e complementares. Assim, você poderá encontrar uma boa combinação de cores para seu site e seus materiais.  
  • Não ignore o contraste. Usar cores com bastante contraste melhora a legibilidade dos conteúdos e a acessibilidade do site.
  • Siga a regra 60/30/10. Escolha uma cor primária, que deverá compor 60% do seu site, e uma cor secundária para outros 30%. Os 10% finais devem ser de uma cor de destaque, que contraste ou complemente a cor primária. 
  • Implemente cores complementares. Em sites que possuam uma longa barra de rolagem, considere utilizar cores complementares como amarelo e roxo para distinguir as seções entre si.

Por exemplo, a paleta de cores que compõe o site do estúdio de pilates Trevor Blount é composta por três cores principais: creme como primária, preto como secundária e vermelho como cor de destaque.

Essa combinação cria um esquema de cores simples e harmonioso, além de colocar o título e a imagem em destaque como foco do site.

Banner do site de estúdio de pilates Trevor Blount

Dica da Especialista

Geralmente começamos com uma cor primária e construímos esquemas de cores de acordo com ela. 
Se você é um iniciante no mundo do design de sites e optar por uma paleta de cores análoga ou monográfica, a forma mais simples de fazer o processo é escolhendo tons similares. De todo modo, se você deseja que a cor primária se destaque, selecione um esquema de cores triádico ou cores complementares. 
Por fim, adicione cores neutras para balancear o design. Evite utilizar a cor preta total (#000000) para a fonte dos textos, dando preferência para um tom levemente mais claro. Ao fazer isso você reduz a fadiga visual dos leitores de conteúdos longos.

Editor

Andzelika K.

Lead Product Designer

Escolha uma Tipografia Adequada

A tipografia de um site consiste no estilo, tamanho, aparência e estrutura da fonte textual. Escolher a tipografia certa para seu site não apenas melhora a estética das suas páginas, como também otimiza a experiência do usuário e a acessibilidade geral do site.

Por exemplo, para passar mensagens sérias e informações importantes, escolha um estilo de fonte simples que não distraia os leitores.

Outras práticas de web design para melhorar a tipografia do seu site incluem:

  • Limite o número de estilos de fontes. Usar muitos tipos diferentes de fonte pode deixar seu site com uma imagem pouco profissional. Optar por dois estilos de fonte que sejam diferentes porém visualmente compatíveis é a melhor opção para manter uma consistência. 
  • Use fontes confiáveis. Fontes confiáveis ou fontes web-safe tendem a renderizar seus textos da maneira desejada em diferentes navegadores e dispositivos, mantendo sua identidade visual consistente e otimizando a legibilidade do site. 
  • Configure textos com tamanhos proporcionais. Uma boa regra de ouro é configurar o tamanho mínimo das fontes do seu site em 16 pixels ou 12 pt. Para testar diferentes tamanhos de textos e pré-visualizar como eles aparecerão no seu site, utilize ferramentas online como o Gridlover.
  • Use entre 50 e 75 caracteres por linha. Não adicione mais caracteres do que isso em cada linha textual, assim você evita tornar o texto tedioso e deixar seus leitores com cansaço visual.

Hierarquia Visual 

Organizar elementos de design de forma estratégica no site permite que você guie os visitantes para as partes mais importantes de cada página. 

Abaixo listamos diversos fatores para levar em consideração quando você for criar uma hierarquia visual clara:

  • Balanço
  • Composição
  • Escala
  • Padrões
  • Espaços em branco
  • Agrupamentos
  • Texturas
  • Elementos visuais

Balanço

O balanço de um site é determinado pela forma com que os web designers distribuem os elementos visuais nas páginas. Quando estiver alocando seus elementos de design, lembre-se de fazer isso de forma proporcional, para assim conseguir criar um senso de unidade e apelo visual. 

As seções abaixo irão se aprofundar nas práticas mais populares de design para tornar seu site mais balanceado. 

Design Simétrico

Um design simétrico cria balanço ao posicionar elementos uniformemente pela seção central da página do site. Por exemplo, se você tem um item visualmente pesado na lateral direita da página, um elemento igualmente pesado deve ser inserido na esquerda. 

Esse tipo de design é bastante popular, já que é adequado para todos os tamanhos de telas de exibição.

O site de portfólio digital do Adham Dannaway’s é um exemplo excelente de design simétrico. Nesse site, uma grande caricatura do rosto do criador está posicionada no centro, como ponto focal, e os blocos de texto se espelham em termos de tamanho e posição – um de cada lado da imagem.

Banner do site do portfólio digital de Adham Dannaway

Design Assimétrico

Por outro lado, o posicionamento dos itens de um site não precisa seguir a linha central de forma simétrica. Para alcançar um bom balanço no site, muitos designers combinam cores e texturas ou manipulam perspectivas visuais. 

Por exemplo, se você posicionar um elemento proeminente perto da linha central da página, dando destaque a esse item, é ideal posicionar um elemento um pouco menor mais longe dele. 

Veja como a Mercedes-Benz balanceia um grande elemento — a fotografia do modelo — com um bloco de textos menor próximo à imagem. 

Página inicial do site da Mercedes-Benz

Design em Mosaico

Diferente dos outros dois tipos, um design em mosaico pode gerar um sentimento de inquietação. Esse tipo de layout geralmente indica ação e movimento, sendo capaz de chamar atenção para um elemento em destaque com um estilo moderno e dinâmico. 

Exemplo de design estilo mosaico com o site Johnson Banks

Composição

A composição se refere à organização dos elementos do site em uma estrutura coesa. 

Um framework muito utilizado é a regra dos terços. Esse método divide um design ou fotografia em duas linhas verticais e duas horizontais, assim utilizando uma grade de nove quadrados. Desse modo, o estilo oferece guias para alinhar textos, ajustar objetos e organizar elementos.

Um exemplo dessa prática é a landing page da Hostinger global, onde os elementos estão divididos em três seções verticais. 

Página inicial do site da Hostinger global

Escala

Durante o processo de criação do design do seu site, você pode utilizar escalas para chamar atenção para detalhes importantes. Abaixo indicamos algumas das melhores práticas para você se beneficiar com a utilização de diferentes tamanhos para os elementos do site. 

  • Opte por, no máximo, três tamanhos. Tamanhos pequeno, médio e grande são suficientes para te proporcionar variedade sem perder a ideia da hierarquia do site. Geralmente, os tamanhos variam de 14 px a 16 px para o corpo do texto, 18 px a 22 px para subtítulos e mais de 32 px para títulos ou cabeçalhos. 
  • Aumente o tamanho de elementos importantes. Escolha dois elementos-chave no seu site e amplie-os para que eles fiquem em destaque na página. 

O site da FluxAcademy, por exemplo, enfatiza o corpo do texto ao utilizar um tamanho de fonte grande. 

Página inicial do site FluxAcademy

Padrões

Quando as pessoas visitam um site, elas tendem a seguir um padrão específico de visualização para fazer a leitura dos conteúdos de forma rápida. Dependendo do tipo de conteúdo, os visitantes geralmente seguem o formato das letras F e Z. 

Fazer o design das suas páginas de acordo com esses padrões irá facilitar a leitura dos conteúdos e os fluxos de informação, assim melhorando a experiência do usuário. Vamos conferir esses dois padrões com mais profundidade:

Padrão em Z 

No padrão do formato Z, os leitores escaneiam a página do topo esquerdo para o topo direito, depois, voltam seu olhar de forma diagonal para o canto inferior esquerdo e então cruzam para o canto inferior direito. 

Exemplo de site com design em padrão Z - loja virtual Quip

Esse padrão é ideal para fazer o design de páginas com poucos blocos de textos e elementos visuais, como as famosas landing pages

Padrão em F 

Já o padrão que segue a forma da letra F indica que a visualização dos visitantes é feita a partir da parte superior esquerda para a parte superior direita da página, repetindo o processo nas linhas subsequentes. 

Exemplo de site com design em padrão F - jornal digital (página de tecnologia)

Posicionar o conteúdo mais importante no topo é a melhor opção para engajar os visitantes, já que essa é a primeira coisa que eles visualizam na página. Esse tipo de layout é uma escolha ideal para sites com grandes quantidades de texto, como aqueles de jornais online. 

Espaços em branco

O whitespace indica aquele espaço vazio, em branco, entre os elementos de uma página. Web designers utilizam esse elemento para separar textos, direcionar a atenção para pontos específicos e otimizar a experiência geral do usuário. 

Você pode utilizar cores, texturas e até imagens como espaços em branco. Algumas das boas práticas de web design para utilizar o elemento whitespace incluem:

  • Use whitespaces micro e macro. Um espaço em branco micro melhora a legibilidade do conteúdo ao colocar um espaço suficiente entre letras e parágrafos. Já o espaço em branco macro se refere a elementos maiores, como os cabeçalhos e a logo do site, tornando o seu design mais balanceado e menos poluído.
  • Delibere as opções. Considere se um whitespace vai realçar ou interferir com os elementos próximos a ele. Muitos espaços em branco podem fazer com que seu site pareça vazio, e não ter espaços em branco suficientes pode deixá-lo visualmente poluído. 

O site da revista online The Pisacco Chronicle é um ótimo exemplo de uso eficiente de whitespaces. Ao colocar o espaço em branco entre o artigo principal e o menu de navegação, o site é capaz de direcionar a atenção dos visitantes para o ponto focal da página. 

Exemplo de site com bom uso de whitespaces no design - revista digital The Pisacco Chronicle

Agrupamentos

De acordo com o princípio de proximidade, as pessoas compreendem que itens posicionados próximos uns dos outros pertencem ao mesmo grupo de elementos. Se os itens estiverem agrupados de forma incorreta, os visitantes podem ter dificuldades em entender a estrutura do seu site e para onde devem olhar e prestar atenção. 

Para fazer agrupamentos eficientes, considere as seguintes dicas:

  • Combinar grupos com espaços em branco. Utilize o elemento de whitespace para agrupar e separar os itens de acordo com as suas funcionalidades. 
  • Adicionar elementos extras. Planos de fundo e contornos atuam como indicações visuais, distinguindo ou agrupando elementos conforme suas categorias.

O formulário de pedidos do site internacional da Adidas é um ótimo exemplo de como o agrupamento de informações relevantes deixa tudo mais organizado para o usuário:

Formulário de checkout para realizar compra no site da Adidas

Texturas

Texturas são elementos visuais que se parecem com superfícies tridimensionais e que proporcionam contraste para o design do seu site. Elas reforçam a estrutura do site, tornam páginas com muitos textos mais legíveis, e definem o tom da sua marca. 

Por exemplo, o site da agência Black Sheep utiliza texturas para adicionar personalidade e dimensão para um plano de fundo sólido que poderia ser tedioso. Assim, a marca é capaz de vincular todos os elementos visuais do site e refinar seu design. 

Página inicial do site da agência Black Sheep

Abaixo indicamos algumas das melhores práticas de web design com relação ao processo de definir e adicionar texturas no seu site:

  • Aposte na simplicidade. Utilizar muitas texturas pode sobrecarregar o site e assustar os visitantes, distraindo-os e desviando a atenção do que realmente importa — seu conteúdo. 
  • Defina o propósito da textura. Use texturas de forma intencional, com propósito, seja para dividir seções ou para dar destaque a certas imagens. 
  • O texto deve permanecer legível. As texturas de um site não podem ser o centro das atenções, nem devem ofuscar as informações importantes contidas na página. 

Elementos Visuais

Imagens e vídeos de alta qualidade podem tornar seu site mais visualmente atrativo, mantendo seus visitantes engajados por mais tempo. Quando for adicionar esse tipo de elemento em suas páginas, lembre-se de levar em consideração as melhores práticas de web design sobre o assunto:

  • Coloque uma hero image em destaque. Exibida na seção superior de uma página, uma hero image oferece a primeira impressão da sua marca e ajuda a construir uma relação de confiança com os visitantes.
Página inicial do site Garoa
  • Use carrosséis com cuidado. Carrosséis com um design de baixa qualidade podem acabar prejudicando a acessibilidade do seu site, pois se tornam uma distração para os leitores, ou se assemelham muito com anúncios, fazendo com que os visitantes passem reto pelo conteúdo em questão. Sendo assim, foque na simplicidade para cada slide, adicione somente o que for relevante e permita que os usuários possam controlar seu fluxo. 
  • Adicione imagens e vídeos responsivos. O design responsivo garante que as imagens e vídeos do seu site serão exibidas corretamente independente do tamanho da tela ou do dispositivo usado para acessá-lo. Além de se atentar à responsividade, lembre-se de otimizar todas as suas imagens para que elas carreguem rapidamente. 
  • Preste atenção ao formato das imagens. Escolher o formato correto das imagens pode ajudar a melhorar o desempenho do seu site e a experiência dos usuários. 

Navegação

Outro aspecto importante do web design é garantir que os visitantes consigam navegar facilmente pelo seu site e encontrar as informações que desejam. 

Nas seções seguintes, vamos discutir as melhores práticas de web design para criação e posicionamento de elementos de navegação no seu site. 

Crie um Menu Intuitivo

Como o menu é o primeiro elemento de navegação com o qual os visitantes interagem, os designers devem ter como objetivo a criação de menus intuitivos e claros, que garantam uma experiência agradável para o usuário. 

Algumas das abordagens mais populares para criar menus de navegação incluem:

Menu Horizontal 

Esse tipo de menu de navegação aparece no formato de uma barra horizontal, que lista as páginas primárias do site e fica localizado no topo da página. A maioria dos sites utiliza esse tipo de menu para exibir as principais seções que os visitantes esperam encontrar, como as páginas “Sobre”, “Contato”, “Produtos” e “Preços”. 

Alternativamente, você pode listar categorias específicas para dar destaque a conteúdos mais importantes. 

Vamos analisar o site Wozber como exemplo. O menu horizontal é simples, listando apenas seus produtos e serviços. 

Página inicial do site Wozber - com destaque para o menu horizontal na barra superior

Menu Vertical Lateral

Esse tipo de menu de navegação exibe uma barra lateral contendo uma lista de links para páginas específicas do site. 

Por exemplo, o site do restaurante Arbor utiliza uma barra lateral vertical rolável, contendo informações sobre o restaurante, cardápio, eventos e opções de reserva.

Página inicial do site do restaurante Arbor com destaque para o menu vertical na barra lateral esquerda

Menu Suspenso ou Drop-down

Um menu suspenso lista todas as páginas disponíveis no site a partir do momento em que o usuário clica ou passa o mouse sobre o elemento. Geralmente utilizado por lojas online, esse tipo de menu de navegação é adequado para sites que contenham muitas páginas, já que ele facilita o acesso a elas e evita ter um emaranhado de links no cabeçalho. 

O site da loja de roupas H&M’s é um ótimo exemplo do uso de menu drop-down. Já que a marca oferece várias categorias de roupas, seu site utiliza uma barra de navegação na parte superior da página para exibir itens mais gerais. Quando os visitantes clicam ou passam o mouse por cima de algum desses itens, um menu suspenso contendo uma lista de categorias mais específicas é exibido. 

Exibição do menu suspenso no site da loja H&M

Menu Hamburger

Esse tipo de menu aparece como um ícone de três linhas ou três pontos. Quando os visitantes clicam no ícone, um menu suspenso ou um menu lateral é exibido para revelar as categorias do site e seus links. 

Um menu hamburger é uma ótima opção para versões móveis de sites, já que ele utiliza menos espaço na tela. Além do mais, seu ícone amplamente reconhecido faz com que a interface seja bastante intuitiva. 

O Google Maps é um exemplo muito popular que utiliza esse tipo de menu de navegação. 

Captura de tela do Google Maps com destaque para o botão correspondente ao menu hamburger

Posicione CTAs e Botões Estrategicamente 

A principal função de um call-to-action (CTA) é levar os visitantes a tomar algum tipo de ação no site e assim engajar com suas páginas por mais tempo. Seja um texto, uma imagem ou botão, você deve posicionar seu CTA em um local que seja facilmente visível para os usuários. 

Dica da Especialista

Para criar um CTA atrativo, utilize palavras de ação simples e fáceis de entender, como “Começar”, “Aprender Mais” e “Adicionar ao Carrinho”.
Faça com que seu botão call-to-action se destaque do resto do conteúdo da página. A forma mais fácil de fazer isso é utilizar uma cor contrastante — e mantê-la para outros elementos clicáveis do site.
Por fim, utilize espaços em branco para guiar os olhos dos visitantes e posicione o CTA de forma estratégica para chamar mais atenção.

Editor

Andzelika K.

Lead Product Designer

Além disso, considere quanto esforço precisa ser feito pelo usuário para clicar no botão de CTA, especialmente no caso de dispositivos móveis. 

Ilustração digital indicando bom e mau uso de botões CTA num design de site móvel

O site da Netflix é um ótimo exemplo de boas práticas de web design em geral. No caso dos CTAs, por exemplo, os botões de “Vamos lá” e “Entrar” utilizam cores contrastantes, elementos de escala e whitespaces para chamar a atenção dos visitantes. 

Página inicial do site da Netflix

Adicione um Rodapé

Muitas vezes os visitantes rolam para o fim da página esperando encontrar certas informações, como detalhes de contato, o perfil da empresa, links de redes sociais e produtos ou serviços adicionais oferecidos pela marca. 

Os elementos que você deve incluir no rodapé do site dependem dos seus objetivos. De modo geral, mantenha-o simples e otimizado. Para isso, siga as melhores práticas de web design, como:

  • Usar uma linguagem simples. Evite termos ambíguos e seja objetivo, assim os visitantes sabem o que esperar da página que visitarão antes de clicar no link. 
  • Separar o conteúdo em categorias. Defina as páginas que você deseja incluir no rodapé e agrupe-as de acordo com a categoria para facilitar a localização dos conteúdos e das informações.
  • Optar por um design simples e consistente. Garanta que o rodapé é legível e mantenha o estilo dele consistente com a sua marca. 
  • Cuidar com os links quebrados. Lembre-se de que os links devem redirecionar os visitantes para as páginas corretas.

Um ótimo exemplo de rodapé simples e eficiente é encontrado no site BrainBox AI. Com um design minimalista, os links do rodapé redirecionam os visitantes para conteúdos que não são exibidos no menu principal, como as páginas de “Carreiras”, “Parceiros” e “Artigos”. 

Além dos links de navegação, o rodapé do site também convida os visitantes a se cadastrarem na newsletter da marca. 

Rodapé do site BrainBox AI

Programação

Uma vez que você tenha um design bem estruturado e visualmente atrativo, o passo seguinte é garantir que seu site rode sem problemas, seja localizável nos mecanismos de busca e seguro para os visitantes navegarem. 

Nas seções seguintes vamos conhecer os padrões dos elementos de construção do site que podem te ajudar a garantir esses pontos, incluindo estratégias de SEO, segurança e desempenho do site, assim como abordagens mobile-first — isto é, que priorizam a versão móvel. 

Impulsione o SEO

Práticas de SEO (search engine optimization) são cruciais em qualquer estratégia de marketing digital. O SEO ajuda a melhorar o ranqueamento do seu site nas páginas de resultado dos mecanismos de busca, atraindo mais visitantes e aumentando as conversões do site. 

Você pode impulsionar as estratégias de SEO do seu site seguindo as melhores dicas de SEO WordPress — testadas e comprovadas. Lembre-se que a maior parte das recomendações listadas neste tutorial também são aplicáveis para sites que não são construídos com o WordPress, como:

  • Escrever meta descrições de qualidade. Uma descrição interessante vai incentivar seus visitantes a clicarem no link do site, trazendo mais tráfego orgânico para suas páginas. 
  • Adicionar textos alternativos. Descrever suas imagens com alt texts melhora a acessibilidade do site para pessoas que utilizam leitores de tela e ajuda os mecanismos de busca, como o Google, a entenderem seu conteúdo. 
  • Otimizar a estrutura da URL. Inclua a palavra-chave da página na slug da URL, assim os mecanismos de pesquisa conseguem localizar e compreender o conteúdo do seu site mais facilmente. 

Além dessas técnicas, implemente os padrões de codificação apresentados a seguir para melhorar ainda mais o SEO do seu site. 

Use uma Abordagem Mobile-First 

50% do tráfego orgânico na internet vem de dispositivos móveis como celulares, então garanta que seu site esteja adaptado para esse formato de navegação. 

Com uma abordagem mobile-first, os designers criam o site móvel antes de criar a versão para desktop, isto é, para computador. Apesar da estratégia de integração com um design responsivo ser uma boa opção para a maioria dos sites, utilizar a abordagem que prioriza e começa a construção pela versão móvel oferece vantagens significativas. 

Por exemplo, é muito mais fácil começar com a versão móvel e então passar para telas maiores, já que não será necessário remover elementos ou refazer todo o design para que ele se adapte às telas de celulares e tablets. 

Abaixo indicamos algumas das melhores práticas de web design para criar um site responsivo que prioriza a versão móvel:

  • Comece pelo conteúdo. Priorize conteúdos importantes antes de adicionar outros elementos, assim os visitantes conseguem localizar mais facilmente as informações que estão buscando.
  • Faça com que a navegação seja intuitiva. Use botões intuitivos, como um menu hamburger, já que os visitantes costumam estar familiarizados com esses elementos e eles não ocupam muito espaço. Além disso, adicione uma barra de pesquisa para facilitar a busca por outros conteúdos. 
  • Reduza pop-ups disruptivos. Quando navegam pelo celular, muitos visitantes podem clicar acidentalmente num pop-up ao tentar fechá-lo, causando frustração e prejudicando a experiência do usuário.
  • Templates já otimizados. Escolha templates que sejam naturalmente otimizados para dispositivos móveis (e favoráveis par SEO). Por exemplo, os da Hostinger são exatamente assim.
  • Logomarca profissional. Garanta que você tenha um design de logo profissional, visualmente atrativo e impactante para suas criações na internet.
  • Teste seu site. Use a ferramenta do Google (chamada Mobile-Friendly Test) ou outras ferramentas de teste para verificar se o seu site é ou não responsivo para rodar em dispositivos móveis. 

Em sua versão móvel, o site responsivo do HubSpot é um ótimo exemplo de aplicação dessa abordagem. Ele conta com textos fáceis de serem lidos, um menu hamburger e uma barra de pesquisa para garantir uma navegação agradável aos usuários. 

Captura de tela da versão móvel do site HubSpot

Mantenha seu Site Seguro

Proteger seu site é essencial para estabelecer credibilidade e evitar vazamentos de dados e perdas financeiras. Mesmo que você utilize uma plataforma segura como o WordPress, é necessário implementar medidas extras de segurança para se prevenir contra ciberameaças. 

  • Adquira uma certificação SSL. Com um certificado SSL, a transferência de dados entre seu site e o navegador dos visitantes será criptografada, evitando acessos de usuários não autorizados. Isso ajuda a proteger os dados dos visitantes, especialmente se seu site exige que eles enviem informações sensíveis, como dados de pagamento. Aprenda mais sobre o que é SSL.
  • Proteja suas credenciais de login. Crie senhas fortes e as atualize regularmente. Para manter suas credenciais seguras, utilize um gerenciador de senhas, como o 1Password, e habilite a autenticação de dois fatores (2FA). 
  • Instale programas de antivírus. Faça varreduras regulares no seu site para verificar a existência de malwares. 
  • Escolha uma hospedagem de sites segura. Selecionar uma plataforma de hospedagem confiável é essencial para fortalecer as camadas de proteção do seu site. A Hostinger conta com diversos recursos de segurança no servidor e com certificados SSL gratuitos. Isso vale para todos os nossos planos de host, inclusive o de hospedagem gerenciada WordPress.

Otimize o Desempenho do Site 

Se um site demora mais do que três segundos para carregar, 40% dos visitantes vão abandonar a página. Sendo assim, uma de suas prioridades deve ser a otimização do desempenho do site. 

Primeiramente, verifique a velocidade de carregamento do seu site utilizando ferramentas como o GTmetrix para identificar problemas e conferir sugestões para corrigi-los, além de dicas para acelerar suas páginas. 

Página inicial do site de teste de velocidade GTmetrix

Além disso, considere essas boas práticas quando for otimizar seu site:

  • Habilite o sistema de cache do navegador. O cache armazena conteúdos no dispositivo local, então os navegadores dos usuários não precisam buscar os arquivos do seu site diretamente do servidor quando visitarem seu site depois da primeira vez. Isso acelera a velocidade de carregamento da página. 
  • Minifique seu código. Remova caracteres e linhas desnecessárias dos seus arquivos HTML, CSS e JavaScript através do processo conhecido como minify.
  • Configure uma rede de distribuição de conteúdo (CDN). Optar por um plano de hospedagem que já conta com um CDN (content delivery network), como a Hostinger, é uma forma muito conveniente de acelerar a velocidade de carregamento das suas páginas. Esse serviço entrega conteúdos estáticos aos visitantes a partir do servidor mais próximo deles, assim, o site é carregado mais rapidamente. 

Acessibilidade 

 A acessibilidade web é outro fator muito importante no design de um site, pois ela ajuda pessoas com deficiências a acessarem e navegarem pelo seu conteúdo com facilidade.

Quando estiver configurando os aspectos de acessibilidade do design do seu site, siga os padrões de acessibilidade da W3C. Eles incluem processos como adicionar textos alternativos, prestar atenção no contraste de cores do site, criar links acessíveis por teclado para facilitar a navegação, entre outros.

Por fim, utilize ferramentas de teste aprovadas pela Iniciativa de Acessibilidade Web para verificar se o seu site está seguindo os padrões de acessibilidade da W3C.

Implementar recursos de acessibilidade no seu site vai tornar a experiência do usuário mais agradável, atrair mais tráfego orgânico e impulsionar suas estratégias de SEO.

Dica da Especialista

No último momento do processo de construção do seu site, é importante avaliar o web design. 
Leve em consideração aspectos como: o design está servindo ao propósito do site? Os visitantes conseguem facilmente localizar informações e navegar pelos conteúdos? 
Para fazer essa avaliação, você pode utilizar um mapa de calor (heatmap) como o do nosso Criador de Sites com IA, gerado por inteligência artificial, ou optar por uma ferramenta de teste como o Maze.

Editor

Andzelika K.

Lead Product Designer

Conclusão

Fazer o design de um site consiste em muitas tentativas e erros. De todo modo, saber quais são as melhores práticas de web design te oferece uma base sólida para tomar decisões importantes sobre o design do seu site.

Neste artigo, apresentamos informações de diversos tópicos que você precisa conhecer para poder construir um site atraente e eficiente, baseado em padrões de design UI e UX. 

Lembre-se de que não há uma única maneira certa de fazer o design de um site, pois às vezes, o que funciona para um, pode não funcionar para outro. O ponto-chave para ter em mente é priorizar a consistência, a acessibilidade e a experiência do usuário. Esperamos que você tenha achado este guia tenha útil. Se ainda estiver procurando por inspirações de design, temos uma lista dos dez melhores sites para te ajudar a encontrar novas ideias de web design.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.