setembro 4, 2020
4min de leitura
Rafael H.
Uma ótima maneira de aumentar a velocidade e reduzir o uso de recursos de um site é usar uma rede de distribuição de conteúdo. Um CDN irá garantir a rápida implantação de seu conteúdo estático (imagens, CSS, JavaScript, vídeos e etc), entregando-o de um local mais próximo ao visitante, melhorando muito o tempo de resposta do servidor.
Redes de Distribuição de Conteúdo são destinadas a sites maiores, com muito conteúdo, no entanto, qualquer site pode usá-lo para um aumento de desempenho. A maioria dos provedores de CDNs são pagos, mas o CloudFlare oferece serviços CDN com seu plano gratuito enquanto também fornece proteção DDoS e outros recursos excelentes. Basicamente, não há razão para não usá-lo.
Neste tutorial você vai descobrir o que é um CDN e como usá-lo para o seu site.
Uma rede de distribuição de conteúdo ou rede de distribuição de conteúdo (CDN para abreviar) pode ser descrita como uma coleção de servidores globais localizados em vários data centers em todo o mundo que são responsáveis pela entrega de sites e outros conteúdos relacionados a sites.
O truque para impulsionar a velocidade de CDN é a rede de servidores distribuídos que fornece arquivos a um visitante a partir da localização mais próxima possível.
Você pode pensar que se você estiver executando uma plataforma de hospedagem de site poderosa, como um servidor virtual privado (VPS) ou um servidor dedicado, usar uma rede de entrega de conteúdo não mudará muito.
Mas não importa quantos recursos você tem, a localização do servidor também é um fator importante para aumentar a velocidade do site do visitante. Digamos que seu visitante é da Índia, enquanto seu servidor ou local de acolhimento está nos Estados Unidos.
Devido à distância entre a localização do visitante e o servidor de hospedagem de sites, a entrega de conteúdo pode levar mais tempo para ser processada.
No entanto, os servidores CDN são distribuídos em vários locais (por exemplo, um CDN distribuído na Índia, Estados Unidos, Cingapura). Se os visitantes vierem da Índia, a rede de distribuição de conteúdo (CDN) irá entregar arquivos a partir do local mais próximo possível (que seria a Índia, neste caso).
Dito isto, não importa se você usa serviços de hospedagem de site gratuita, hospedagem compartilhada ou um VPS, um CDN irá melhorar a velocidade do seu site, reduzir o espaço em disco e uso de largura de banda e garantir que seu conteúdo é distribuído rapidamente apesar da distância entre o visitante e seu anfitrião do site.
Se você estiver usando hospedagem de site compartilhada ou hospedagem gratuita, um CDN pode ajudá-lo a economizar o uso de recursos, o que é benéfico devido ao fato de que os recursos são limitados em tais plataformas.
No caso de seu site começa a obter saltos no tráfego, um CDN irá garantir que essas surtas não forçá-lo a exceder o limite de recursos. Basicamente, usando um CDN irá melhorar o desempenho e velocidade em todas as plataformas de hospedagem de site.
Em resumo, aqui estão as maiores vantagens que uma rede de entrega de conteúdo fornecerá ao seu site:
Conteúdo
Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:
Para verificar se seu site está aproveitando um CDN, você pode usar ferramentas de análise de sites como WebPageTest. Aqui estão os resultados depois de analisar um site de teste:
Existem várias opções disponíveis neste momento. Você pode usar um CDN gratuito fornecido pela CloudFlare ou investir em um provedor de distribuição de conteúdo pago (mais informações sobre opções de CDN pagos estarão disponíveis na Passo 2). Se você estiver executando um pequeno site com tráfego médio, investir em uma rede de entrega de conteúdo pode não ser a melhor escolha e a opção livre deve ser mais do que suficiente. No entanto, se você tiver picos de alto tráfego e encontrar alta utilização de recursos, um CDN pago seria a melhor opção.
Para que o CDN CloudFlare funcione com seu site, você só precisa adicionar seu domínio ao CloudFlare, como mostrado neste guia passo a passo.
Depois de editar todas as configurações de DNS e configurar seu domínio para usar o CloudFlare, reserve algumas horas para que as alterações tenham pleno efeito e sua página terá todas as vantagens que as CDNs oferecem.
Se você está procurando uma solução paga, aqui estão alguns grandes fornecedores:
Uma vez que a rede de entrega de conteúdo foi implementada, você pode executar outra análise com WebPageTest para verificar se tudo está funcionando conforme o esperado. Aqui estão os resultados depois de configurar o site de teste mencionado anteriormente para usar CloudFlare:
Parabéns! Uma rede de distribuição de conteúdo agora está ativada em seu site.
Para resumir, configurar seu site para usar uma rede de entrega de conteúdo é uma ótima maneira de aumentar a velocidade ao mesmo tempo em que reduz o uso de recursos. Você também aprendeu o que é um CDN e como aproveitar esse recurso usando o plano livre do CloudFlare.
Carregamento mais rápido e melhor disponibilidade que um CDN oferece certamente tornará seu site mais atraente para seus usuários e visitantes. Além disso, habilitar uma rede de entrega de conteúdo não requer qualquer conhecimento avançado de codificação, portanto, é uma ótima solução para usuários iniciantes e avançados.
Se você deseja acelerar seu site ainda mais, esses tutoriais são ótimos começar:
Aproveite estas dicas e turbine agora o seu plano de hospedagem para ter melhor performance na internet!
agosto 29 2018
Que boa explicação tive aqui nessa matéria, obrigada. Muitas vezes busco aprender sobre esse assunto mais são poucos que conseguem passar com tanta clareza de detalhes e riqueza de conteúdo.
janeiro 16 2019
Prá um iniciante zero à esquerda, como eu, as explicações parecem factíveis, mas não fáceis. Mas gostei muito e vou ler com detalhes os atalhos para tentar implementar um pequeno, mas importante blog, no meu entendimento. (A propósito, pra que não entendam mal, não sou da esquerda de jeito nenhum, muito pelo contrário kkk...) Obrigado.
Respondeu em janeiro 17 2019
Haha, obrigada pelo feedback, Antonio!
arianegoncalves
Respondeu em agosto 30 2018
Oi, Fátima :) Obrigada pelo feedback! Sucesso!