SEO WordPress: 30+ Dicas Práticas Para Dominar os Mecanismos de Busca

SEO WordPress: 30+ Dicas Práticas Para Dominar os Mecanismos de Busca

A otimização de mecanismos de busca (SEO) ajuda seu site WordPress a ter uma classificação mais elevada nas páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs) e, com isso, a gerar mais tráfego orgânico. Embora o WordPress tenha sido projetado com SEO em mente, você ainda pode otimizar seu site para obter resultados ainda melhores.

Não sabe como? Este guia de SEO WordPress orientará você durante todo o processo. Você encontrará etapas práticas para que seu site ou e-commerce seja notado pelos sites de busca e por possíveis clientes por meio das práticas recomendadas de SEO on-page, técnico e off-page.

Sem mais delongas, portanto, vamos nessa!

O Que é SEO e Por Que Ele Importa?

Todos os dias, mecanismos de pesquisa como o Google empregam bots rastreadores para encontrar páginas e publicações na internet. Depois, eles classificam cada conteúdo com base em vários fatores, inclusive sua qualidade geral.

O Google recomenda que os criadores produzam conteúdo com base na estrutura E-E-A-T, que significa Experiência, Conhecimento, Autoridade e Confiabilidade.

No entanto, o SEO para WordPress é muito mais do que criar conteúdo de alta qualidade. As práticas recomendadas de SEO técnico — como otimizar o desempenho do site, melhorar a velocidade da página e proporcionar uma experiência de usuário ideal — são igualmente importantes.

Ao colocar seu website no topo dos resultados de pesquisa, você terá mais visibilidade, direcionará mais tráfego e, por fim, aumentará as conversões. De fato, os três primeiros resultados das consultas de pesquisa obtêm mais de 50% do total de cliques.

Dica do Especialista

Por Que o SEO WordPress é Importante?
1. É uma prática de baixo custo em comparação com as fontes de tráfego pagas. Trate-o como um investimento que proporciona grandes retornos.
2. Fornece dados acionáveis para uma estratégia de longo prazo. 
3. A pesquisa orgânica é uma das maiores fontes de tráfego.

Editor

Domantas G.

Chefe de Marketing Orgânico

Melhores Configurações do WordPress para SEO

Desde a verificação das configurações do seu site até a instalação de um certificado SSL, passaremos por várias etapas de configuração do WordPress que são cruciais para seus esforços para criar um site SEO-friendly.

1. Verifique as Configurações de Visibilidade do WordPress

A primeira etapa é verificar as configurações de visibilidade do seu site WordPress.

O WordPress tem um recurso para impedir que os mecanismos de pesquisa indexem um determinado site. Essa configuração vem desativada por padrão, mas é sempre uma boa ideia verificá-la.

Faça login no Painel do WordPress e vá até Configurações → Leitura. Encontre a caixa de seleção Visibilidade nos mecanismos de busca e verifique se ela está desmarcada. Não se esqueça de clicar no botão Salvar alterações.

opção de visibilidade nos mecanismos de busca no wordpress

Importante! Não marque essa caixa se ela estiver desmarcada. Você poderá perder todas as classificações do seu site nos mecanismos de pesquisa, mesmo que ela seja ativada apenas temporariamente.

2. Use um Plugin de SEO Para WordPress

Os plugins de SEO do WordPress simplificam vários aspectos da otimização do site. Eles fornecem ferramentas para aprimorar vários elementos do seu site, incluindo análise na página, um gerador de sitemaps e schema markup.

Há muitos plugins de SEO disponíveis no WordPress, como AIOSEO, Yoast SEO e Rank Math SEO. Confira nosso artigo sobre os melhores plugins WordPress de SEO para saber mais sobre as opções. Entretanto, para evitar conflitos, tenha em mente que é melhor instalar apenas um plugin de SEO de cada vez.

Aqui estão alguns elementos a serem considerados antes de instalar um plugin do WordPress em seu site:

  • Custo. Verifique os planos e preços do plugin para ver se eles são adequados ao seu orçamento.
  • Recursos. Examine cada função para saber como ela pode ajudar nos esforços de SEO do seu site.
  • Facilidade de uso. Usuários iniciantes devem evitar plugins que exijam conhecimento técnico avançado. Em vez disso, escolha um que ofereça uma interface fácil de usar.

Neste tutorial, usaremos o AIOSEO para demonstrar como um plugin de SEO pode ajudar você a otimizar seu site. Este é um plugin de SEO para WordPress freemium, que você pode instalar facilmente no painel do WordPress.

Aqui estão alguns dos recursos mais úteis do AIOSEO:

  • Geração automática de sitemaps de SEO. Gere facilmente sitemaps XML e HTML para enviar aos mecanismos de pesquisa.
  • Suporte integrado a schema markup. Crie rich snippets atraentes que se destacam nos resultados de pesquisa do Google.
  • Análise dos concorrentes. Avalie as estratégias de otimização de outros sites e obtenha sugestões para superá-los.
  • Auditoria do site. Analise o desempenho de SEO de seu site e receba sugestões para melhorá-lo.
  • Assistente de links. Gerencie links internos e externos.

3. Instale um Certificado SSL

Secure Sockets Layer (SSL) é uma tecnologia de segurança que criptografa a conexão entre um site e um navegador. Ao instalar um certificado SSL, os dados transferidos entre o site e os usuários são criptografados.

Isso dificulta que os hackers interceptem e leiam as informações que estão sendo transmitidas, como dados pessoais, credenciais de login e informações de pagamento.

infográfico explicando como certificados ssl funcionam

Quando um domínio é certificado por SSL, seu URL começa com https:// em vez de http://. Navegadores como o Google Chrome também exibirão um ícone de cadeado e uma mensagem que diz “A conexão é segura” quando você clicar nas informações do site.

infográfico mostrando site com e sem ssl

Mas por que o SSL é importante para o SEO?

Para começar, o Google considera o HTTPS ao determinar a experiência da página de um site, que é outro fator importante de classificação. Alguns navegadores também rotulam sites sem certificados SSL como não seguros, aconselhando os visitantes a não abri-los.

É por isso que ter um certificado SSL é essencial para evitar a fuga de tráfego e prejudicar a taxa de conversão do seu site.

Os preços dos certificados SSL variam de acordo com fatores como o tipo de validação e a autoridade de certificação.

Obtenha um certificado SSL gratuito na Hostinger ao adquirir um de nossos planos de hospedagem. Um certificado SSL será instalado automaticamente toda vez que você criar um novo site.

Você também pode instalar manualmente um certificado SSL seguindo estas etapas:

  1. Faça login no hPanel.
  2. Vá para Sites no menu superior e clique em Gerenciar ao lado dos domínios desejados.
  3. Na barra lateral esquerda, selecione Segurança → SSL.
  4. Na aba Instalar SSL, selecione seu domínio no menu suspenso e clique em Instalar SSL.

O processo de instalação pode levar até uma hora. Depois de concluído, seu domínio usará automaticamente o HTTPS.

4. Configure uma Estrutura de Permalinks

Cada página da web tem sua própria estrutura de URL permanente, chamada de permalink. Uma estrutura de permalinks limpa ajuda os usuários e os mecanismos de pesquisa a navegar pelo seu site WordPress, melhorando a otimização para mecanismos de pesquisa.

Os URLs dos sites aparecem nos resultados de pesquisa, e a maioria dos visitantes confia mais em links permanentes limpos e legíveis do que em links suspeitos, com letras e números aleatórios.

google exibindo permalink (link permanente) de tutorial wordpress da hostinger

O WordPress usa o número de ID padrão como o permalink de uma página, como https://exemplo.com/?p=123. Você pode alterar a estrutura de permalink do seu site do WordPress para outras predefinidas ou URLs personalizadas e aprimoradas para SEO.

Vá até o Painel → Configurações → Links Permanentes para alterar a estrutura padrão de permalink. Em seguida, selecione a opção Estrutura personalizada e inclua as tags necessárias.

estrutura de link permanente do wordpress

Escolha as tags com base no tipo de seu site. Por exemplo, sites de notícias geralmente incluem a data e o título da postagem no URL do site. Enquanto isso, os permalinks de lojas virtuais geralmente têm a categoria e o nome da listagem.

Se o seu site já estiver online, lembre-se de redirecionar seus URLs antigos depois de alterar a estrutura de permalinks. Dessa forma, você pode evitar a perda de links internos já existentes em seu site WordPress.

Dica do Especialista

Ao trabalhar em um novo site ou otimizar um site existente, comece pelos links internos e pela estrutura geral do site:

1. Em uma planilha, anote todas as categorias e páginas que o site tem. Dessa forma, você saberá qual estrutura de links internos escolher. Por exemplo, se o site tiver três categorias principais, inclua seus nomes nos links permanentes para criar canais de interesse.

2. Evite cadeias de caracteres e números aleatórios em seus URLs. Não use datas, a menos que seu conteúdo seja altamente sensível ao tempo. Geralmente, a melhor solução é colocar o nome da postagem logo após seu domínio.

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Domantas G.

Chefe de Marketing Orgânico

5. Modere Comentários Manualmente

Os comentários de spam geralmente incluem links para sites mal-intencionados, que podem prejudicar suas classificações. Ao aprovar comentários manualmente, você estará ajudando a proteger seu site WordPress e sua reputação.

Recomendamos revisar cada comentário para evitar mensagens indesejadas em seu site. Felizmente, o WordPress facilita isso com as Configurações de Discussão.

Vá até o Painel → Configurações → Discussão no painel do WordPress para ativar a aprovação manual de comentários. Marque a caixa O comentário deve ser aprovado manualmente, role para baixo e clique em Salvar alterações.

opção de apenas aprovar comentários manualmente no wordpress

Aqui estão os principais elementos a serem considerados na triagem de comentários:

  • Conteúdo da mensagem. Verifique o conteúdo de cada comentário e aprove apenas os que forem relevantes para a página ou publicação.
  • Nome de usuário. Certifique-se de que o nome de usuário represente um usuário real e não contenha linguagem ofensiva ou inadequada.
  • Links de sites. Remova comentários que incluam links para outros sites, mesmo que sejam mensagens que não sejam de spam.

Você também pode instalar um plugin anti-spam do WordPress para ajudar a filtrar comentários que possam prejudicar a segurança do site. Recomendamos o Akismet, um plugin que verifica se há spam nas publicações do seu blog, nos comentários e nos formulários de contato.

Práticas Recomendadas de SEO On-Page para WordPress

Depois de configurar um site WordPress compatível com SEO, você deve se dedicar ao conteúdo do site. Essa etapa é chamada de SEO on-page — isto é, a prática de otimizar os elementos do site para mecanismos de pesquisa e visitantes.

Vamos dar uma olhada nas dicas importantes de SEO on-page do WordPress que você deve conhecer.

1. Realize uma Pesquisa de Palavras-Chave

A maioria das pessoas encontra conteúdo online digitando palavras-chave específicas nos mecanismos de busca. A otimização de seu conteúdo com base nessas palavras-chave específicas é essencial para que ele apareça nos principais resultados.

Então, como encontrar as palavras-chave que seu público-alvo está pesquisando? É aqui que a pesquisa de palavras-chave entra em cena. Mas, antes de entrarmos nas etapas, vamos entender os dois principais tipos de palavras-chave:

  • Palavras-chave de cauda curta. Normalmente inclui entre uma e três palavras, são termos amplos e genéricos que abrangem uma ampla área de tópicos. Os exemplos incluem “livros”, “café” e “câmeras digitais”.
  • Palavras-chave de cauda longa. Termos mais específicos e mais longos, geralmente com mais de três palavras. Elas geralmente são frases curtas ou perguntas, como “Como fazer um café”.

As palavras-chave de cauda longa tendem a ter menos concorrência, o que as torna mais fáceis para novos sites. Por outro lado, as palavras-chave de cauda curta são muito mais difíceis de serem classificadas, pois todos os sites estabelecidos as têm como alvo.

A primeira etapa para fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada é avaliar a intenção da pesquisa, ou seja, o que os usuários querem obter com aquela busca. Entender a intenção da pesquisa ajuda a determinar o melhor tipo de conteúdo para uma palavra-chave. Aqui estão as categorias mais comuns de intenção de pesquisa:

  • Informativa. Os usuários querem obter conhecimento ou encontrar uma solução fazendo perguntas, como “como amarrar um sapato” ou “quais são os sintomas comuns da gripe”.
  • Navegacional. Em vez de informações gerais, os usuários estão procurando um site ou uma página específica. Por exemplo, alguém que deseja acessar sua conta do Facebook pode digitar “Facebook login” em um mecanismo de busca.
  • Comercial. Está relacionada a uma intenção de compra, mas os usuários ainda querem pesquisar suas opções. Pesquisas como “melhores smartphones 2024” e “escovas de dente elétricas mais bem avaliadas” são bons exemplos da intenção comercial.
  • Transacional. Nesse estágio, os usuários estão prontos para fazer uma compra. Os exemplos incluem “comprar iPhone 13 online” ou “renovar a assinatura da Netflix”.

Depois de estabelecer a intenção da pesquisa, a próxima etapa é encontrar a palavra-chave correta. Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave, como o Ahrefs, para encontrar as seguintes informações:

  • Volume de pesquisa. O número de pesquisas da palavras-chave.
  • Tendências. A tendência ao longo do tempo, o interesse por região e as consultas de pesquisa relacionadas.
  • Dificuldade. O grau de dificuldade de classificação de uma determinada palavra-chave.

Por exemplo, se você quiser encontrar ideias de conteúdo para uma agência de web design, vá para Ahrefs → Explorador de palavras-chave. Digite “web design” no campo de pesquisa, escolha o local de destino e clique em Pesquisar.

Como você pode ver, essa consulta específica tem um volume estável de cerca de 6.600 pesquisas por mês e uma dificuldade de palavra-chave de 5, que é “fácil”.

resultados para o termo "web design" no explorador de palavras-chave do ahrefs

Felizmente, você pode encontrar palavras-chave menos competitivas navegando até Ideias de palavras-chave → Termos correspondentes na barra lateral esquerda. Escolha palavras-chave com um número de dificuldade baixo, mas com um volume de pesquisa razoável, como “web design para pequenas empresas”.

sugestões de palavra-chave no ahrefs

2. Publique Conteúdo de Alta Qualidade e Adaptado para SEO

Escrever conteúdo adaptado para SEO pode melhorar a autoridade do seu site e aumentar sua classificação nos resultados de pesquisa do Google.

Ao criar postagens de blog ou artigos de conteúdo, certifique-se de que eles sejam:

  • Aprofundados e bem pesquisados. Cada postagem deve responder com precisão a uma intenção de pesquisa específica e abranger todos os pontos essenciais.
  • Originais. Em vez de repetir o que já foi dito por outros, ofereça uma perspectiva única e conselhos que os usuários não encontrarão em nenhum outro lugar. Você pode escrever com base em sua própria experiência ou entrevistar especialistas no assunto.
  • Bem escritos. Use linguagem simples, parágrafos curtos e listas (quando necessário) para facilitar a leitura do conteúdo.
  • Bem estruturados. Use títulos claros para separar seu conteúdo em seções e certifique-se de que elas fluam bem.
  • Otimizados em termos de tamanho. O tamanho ideal da postagem depende da palavra-chave e dos artigos concorrentes. Use ferramentas de otimização de conteúdo, como o SurferSEO, para obter sugestões de contagem de palavras.
  • Atualizados regularmente. É mais provável que os visitantes retornem a sites que publicam consistentemente novas postagens de blog. Além disso, agende auditorias regulares para garantir que as informações em seu conteúdo sejam precisas e atualizadas.

Dica do Especialista

A contagem de palavras de um texto deve depender da palavra-chave em que você está focando. A melhor maneira de determinar isso é pesquisar a palavra-chave e calcular o tamanho médio das cinco páginas mais bem classificadas.

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Domantas G.

Chefe de Marketing Orgânico

Além disso, escreva o conteúdo tendo em mente a palavra-chave de foco. Dessa forma, você terá uma direção melhor ao escrever e otimizar o conteúdo para essa consulta específica.

No entanto, evite o preenchimento forçado de palavras-chave – uma prática que consiste em adicionar muitas palavras-chave ao conteúdo, muitas vezes de maneira forçada e pouco natural, o que pode levar a uma classificação inferior nas SERPs.

Se você precisar de ajuda para produzir conteúdo de alta qualidade, aqui estão algumas ferramentas úteis para experimentar:

  • Assistente WordPress com IA da Hostinger. Diga adeus ao famoso bloqueio de escritor e gere conteúdo mais rapidamente com a IA.
  • Semrush SEO Writing Assistant. Esse plugin do WordPress avaliará seu texto com base em sua legibilidade, facilidade de uso de palavras-chave, originalidade e tom.
  • Grammarly. Encontre e corrija erros de digitação, erros gramaticais e frases desnecessariamente complexas para melhorar a qualidade do seu conteúdo.

3. Crie Tags e Categorias no WordPress

À medida que você publica mais e mais artigos, use categorias e tags para simplificar a navegação.

No WordPress, as categorias são usadas para agrupar posts relevantes em uma estrutura hierárquica. Elas ajudam a organizar seu conteúdo em categorias e subcategorias principais para que os leitores possam encontrar o que precisam rapidamente.

Por exemplo, o blog da HubSpot inclui um menu de categorias que facilita a navegação dos visitantes entre os diferentes tipos de conteúdo.

Quando os usuários passarem o mouse sobre uma das categorias principais, suas subcategorias serão exibidas. Isso é chamado de mega menu do WordPress e é frequentemente usado por sites com muitas páginas e posts.

mega menu de tópicos no blog do hubspot

Para criar categorias, abra o painel do WordPress e vá para Posts → Categorias.

Preencha os campos NomeSlug Descrição. Se for uma subcategoria, atribua uma categoria principal para uma estrutura de site mais organizada. Salve as alterações clicando em Adicionar nova categoria.

Depois de adicionar várias categorias, você verá a lista de todas as categorias existentes no lado direito da tela.

tela de categorias no WordPress

Ao contrário das categorias, as tags são totalmente opcionais e não há hierarquia para elas. Você pode atribuir várias tags para descrever aspectos de uma publicação de blog. Por exemplo, um artigo sobre refeições saudáveis pode ter tags como “vegano”, “sem glúten” e “refeições de 30 minutos”.

Os usuários podem simplesmente encontrar conteúdo clicando em uma determinada tag que lhes interesse, o que os levará a todas as publicações marcadas com esse termo.

Para criar tags, navegue até Posts → Tags, preencha os campos relevantes e clique em Adicionar nova Tag quando terminar.

tela de tags do wordpress

Você também pode usar o editor do WordPress para adicionar novas categorias e tags. No editor de blocos do WordPress, você pode encontrar as opções para criar categorias e tags na barra lateral direita, em Post. Entretanto, esse método não permite que você insira descrições.

Embora não haja um limite rígido para o número de categorias que você pode atribuiAr, cada post não deve ter mais do que duas. O excesso de categorias pode sobrecarregar os visitantes, dificultando a navegação em seu site e a localização do conteúdo de interesse deles. O mesmo pode ser dito sobre as tags.

4. Ative a Data da “Última Atualização”

Os usuários tendem a procurar artigos com as informações mais recentes. A ativação da data da última atualização nas publicações do WordPress indica aos leitores que seu conteúdo é atualizado regularmente, aumentando a probabilidade de eles clicarem.

Embora a data de publicação de um post de blog não afete a classificação do mecanismo de pesquisa de um site, ela ainda é visível nos resultados de pesquisa do Google.

data da última atualização do artigo nos resultados do google

Alguns temas de SEO para WordPress, como o GeneratePress, usam filtros para mostrar a data da última atualização. Se o seu tema não tiver esse recurso, ative-o usando um plugin do WordPress como o WP Last Modified Info.

Depois de instalar o plugin WP Last Modified Info, ative as configurações de informações da última atualização:

  1. Vá para Settings → WP Last Modified Info → Posts.
  2. Ative o botão ao lado de Show Info on Frontend para ativar o recurso de exibir data da última atualização.
  3. Altere o restante das configurações de acordo e clique em Save Settings.
configurando o plugin last modified info no wordpress

Em seguida, vá até seus posts e páginas e verifique se o site do WordPress mostra a data da última atualização.

Para alterar a data no editor de blocos, clique no ícone Configurações e role para baixo até Discussão. Por fim, ajuste a data e as configurações na seção Atualizado Por Último.

5. Otimize os Meta Títulos e Meta Descrições

Embora não seja um fator direto de classificação, a otimização de seus metadados ainda é importante para melhorar as taxas de cliques.

Quando os usuários encontrarem seu conteúdo nos resultados de pesquisa, um meta título e uma meta descrição claros darão a eles uma ideia do que se trata. Se as informações parecerem úteis, eles ficarão mais propensos a visitar sua página.

Por exemplo, os metadados a seguir podem ser atraentes para as pessoas que desejam saber mais sobre um servidor web.

exemplo de meta título e meta descrição de artigo nos resultados do google

Tirando o máximo proveito dos metatítulos

Um metatítulo, também conhecido como tag de título, é um elemento HTML que especifica o título de uma página da web. Esse título é exibido nos resultados de pesquisa, na barra de título do navegador e em determinadas plataformas de redes sociais, ajudando os usuários a identificar rapidamente o conteúdo de uma página.

Siga estas dicas para tirar o máximo proveito de seus metatítulos:

  • Mantenha-os curtos. Os mecanismos de pesquisa cortarão uma tag de título muito longa, portanto, mantenha-a com menos de 60 caracteres.
  • Inclua a palavra-chave de foco. Isso permite que os mecanismos de pesquisa saibam em quais SERPs seu post ou página se encaixa melhor.
  • Torne-os exclusivos. Cada post ou página deve ter seu próprio meta título. Se ele for diferente do título da página, seu metatítulo ainda deve ser relevante para o conteúdo.
  • Evite clickbait. Nunca use uma tática enganosa para atrair usuários para visitar sua página. Metatítulos enganosos podem frustrar os usuários e deixar uma má impressão. O Google também pode remover páginas com títulos clickbait da SERP.

Se o mecanismo de pesquisa não encontrar relevância suficiente entre o metatítulo e a consulta de pesquisa, ele poderá gerar tags de título alternativas. Portanto, a personalização da tag de título lhe dará mais controle sobre a aparência das suas páginas nos resultados de pesquisa do Google.

Otimização de meta descrições

Uma meta descrição é um elemento HTML que resume brevemente seu conteúdo. Como ela é mais longa do que um metatítulo, você pode usá-la para fornecer mais contexto sobre a página.

Aqui estão algumas maneiras de otimizar suas meta descrições:

  • Inclua a palavra-chave de foco. Os mecanismos de pesquisa destacam as palavras-chave nas meta descrições ao apresentá-las nas SERPs. Embora a inclusão de palavras-chave não afete a classificação, ela ajuda a gerar mais tráfego.
  • Use a voz ativa e chamadas para ação. Faça com que sua meta descrição seja direta usando voz ativa e frases de chamada para ação. Inclua também os benefícios de ler sua postagem ou página para inspirar os usuários a seguir as etapas sugeridas.
  • Seja breve. Procure usar de 50 a 160 caracteres, pois os mecanismos de pesquisa podem cortar descrições muito longas.
  • Evite aspas. Os mecanismos de pesquisa tendem a cortar uma descrição após as aspas, portanto, use apóstrofos.
  • Torne-as exclusivas. Não copie suas meta descrições de outros sites. Cada post e página deve ter uma meta descrição original.
  • Garanta sua relevância. Suas meta descrições devem ser relevantes para o seu conteúdo. Se isso não for feito, os mecanismos de pesquisa poderão ser forçados a gerar seus próprios snippets.

Dica

Use ferramentas como o ToTheWeb para testar os tamanhos dos seus meta títulos e meta descrições.

Infelizmente, os mecanismos de pesquisa por vezes reescrevem as meta descrições com trechos que encontram na postagem.

Quando isso acontece, o que você precisa fazer é digitar a palavra-chave de foco nos mecanismos de pesquisa e observar as meta descrições dos dez sites mais bem classificados. Essa pesquisa simples ajuda você a ter uma ideia do que o Google considera uma boa descrição para uma determinada palavra-chave.

Por exemplo, os artigos formatados como listas geralmente apresentam alguns de seus itens na metadescrição, dando aos leitores uma prévia do que encontrarão ao clicar neles.

resultados do google para a pesquisa "melhores temas wordpress para blog" com listas

Vários plugins de SEO do WordPress têm ferramentas para otimizar meta títulos e meta descrições.

O AIOSEO permite que você configure o meta título, a meta descrição e a contagem de caracteres recomendada de cada página e post.

Ele também vem com a prévia de SERP, para que você saiba como ficarão o título e a descrição nos resultados de pesquisa. Esses recursos podem ser acessados na parte inferior do editor de blocos.

configurações do plugin aioseo no wordpress

6. Use as Tags de Cabeçalho Adequadas

As tags de cabeçalho (header) criam uma estrutura de conteúdo clara e acessível no WordPress SEO.

Com os cabeçalhos, os leitores de tela podem obter uma melhor navegação na página para usuários com deficiência visual. Os mecanismos de pesquisa também usam essas tags para entender melhor o conteúdo.

As tags de cabeçalho vão de H1 a H6. A prática recomendada é usar uma tag H1 por conteúdo. Como a H1 geralmente é o título, ela deve incluir a palavra-chave de foco para obter uma melhor classificação nos resultados de pesquisa.

O restante do artigo pode usar as tags H2 e H3 para separar as seções. Embora as tags de título H4 a H6 possam ser úteis, elas geralmente contribuem para uma experiência de leitura ruim. Em vez disso, recomendamos o uso de texto normal em negrito.

exemplo de tags de título (h2, h3) em tutorial da hostinger

Adicione títulos editando uma página ou post com o editor de blocos. Selecione o bloco Título e escolha a tag apropriada na barra de ferramentas.

editor de blocos Gutenberg do wordpress com edição de títulos h1 e h2

Aqui estão algumas das práticas recomendadas a serem consideradas ao adicionar títulos:

  • Siga a ordem numérica. Use as tags em ordem numérica decrescente. Por exemplo, as tags H2 devem vir depois da H1 e a H3 depois da H2.
  • Seja conciso. Escreva cabeçalhos e títulos que tenham de 50 a 70 caracteres.
  • Use uma frase interrogativa. Esse formato aumentará suas chances de obter uma posição no Featured Snippet do Google e nas seções “As pessoas também perguntam
    .
  • Inclua palavras-chave. Para melhorar as classificações, inclua as palavras-chave principais e secundárias nos cabeçalhos.

Os resultados de pesquisa do Google podem apresentar tags de título sob a meta descrição. Portanto, escrever os subtítulos da forma correta pode incentivar os usuários a visitar sua página.

tags de título exibidas nos resultados de pesquisa do google

7. Trace uma Estratégia de Links Internos

Os links internos são hiperlinks que direcionam os visitantes do site para outras páginas ou publicações no mesmo site. Há dois tipos principais de links internos: de navegação contextuais.

Os links internos de navegação geralmente contêm o menu ou a estrutura principal do site, ajudando os usuários a encontrar a página de que precisam. Geralmente, eles estão localizados na barra de navegação, na barra lateral ou no rodapé.

menu com links internos no rodapé do site da hostinger

Enquanto isso, os links internos contextuais são incorporados no próprio conteúdo. Por exemplo, em uma página de produto, a descrição tem links internos para páginas que explicam os recursos em detalhes.

exemplo de link interno no site da hostinger

Outra prática comum de links internos é adicionar links em publicações de blog e direcionar os usuários para tópicos relacionados. Por exemplo, uma postagem sobre “Como instalar um tema do WordPress” pode ser linkada a “O que é um tema do WordPress” e “Os 10 melhores temas gratuitos para WordPress”.

Tanto os links internos de navegação quanto os contextuais contribuem para o SEO de um site, pois ajudam a criar uma hierarquia de informações e a estabelecer autoridade. Os links contextuais também indicam ao Google que seu site tem conteúdo de alto valor.

Os links internos são muito importantes para o SEO, pois trazem os seguintes benefícios:

  • Os mecanismos de pesquisa entendem melhor o seu site. Os links internos ajudam os rastreadores dos mecanismos de pesquisa a descobrir URLs relacionados e a entender a relação entre suas páginas e posts.
  • Cria autoridade. Se uma página tiver construído autoridade (sendo linkada por outros sites, por exemplo), essa autoridade poderá ser passada para outra página do site usando links internos. Isso é chamado de link juice – o valor passado de uma página para outra.
  • Navegação mais fácil. Os links internos incentivam os visitantes a permanecerem no site. Esses links podem levar a outras páginas nas quais os visitantes podem executar tarefas específicas ou aprender sobre um novo conceito.

Embora a criação de links internos possa parecer simples, é fundamental fazê-la corretamente. Aqui estão algumas dicas de SEO para uma boa estratégia de links internos:

Crie Páginas de Hub e Grupos de Tópicos

As páginas de hub, no contexto da estratégia de conteúdo e SEO, referem-se às páginas centrais de um site que fornecem uma visão geral dos tópicos principais e contêm links para conteúdos relacionados e mais detalhados.

Essas páginas são projetadas para serem recursos abrangentes sobre um determinado assunto, o que as torna valiosas tanto para os usuários que buscam informações quanto para os mecanismos de pesquisa que organizam o conteúdo.

página do Salesforce+ é um bom exemplo de uma página de hub. Ela permite que os usuários explorem a biblioteca de publicações de blog e episódios de podcast do Salesforce em um só lugar.

captura de tela do site salesforce+

Siga estas etapas para criar páginas de hub e grupos de tópicos para seu site:

  1. Identifique os tópicos principais de relevância para seu público e sua empresa. Eles devem ser amplos o suficiente para gerar vários artigos relacionados, mas específicos o suficiente para serem relevantes para seu público-alvo.
  2. Crie uma página central para cada tópico. Essas páginas devem apresentar os subtópicos sem entrar em grandes detalhes.
  3. Certifique-se de que cada página de hub seja otimizada para SEO, com foco em uma palavra-chave principal que represente o assunto principal.
  4. Para cada subtópico relacionado ao seu tópico principal, crie peças de conteúdo detalhadas, incluindo postagens de blog, artigos, documentos e vídeos.
  5. Cada conteúdo se concentra em um aspecto específico do tópico principal, visando as palavras-chave de cauda longa relacionadas à palavra-chave principal da página central.

Na Hostinger, temos páginas de hub dedicadas a tópicos amplos, como tutoriais do WordPress. Cada página contém artigos que se enquadram na categoria principal.

Use Textos Âncora Descritivos para Criar Links Entre as Páginas

Vincule cada parte do conteúdo do grupo de volta à página central usando um texto âncora descritivo. Isso ajuda os usuários a navegar de volta para o contexto mais amplo e permite que os mecanismos de pesquisa entendam a relação entre a página central e o conteúdo do grupo.

Bons textos-âncora contêm palavras-chave que representam o conteúdo da página, mas não precisam ser uma correspondência exata. Por exemplo, se sua postagem fala sobre “Como criar um site WordPress”, usar “criar um site WordPress” como âncora será suficiente.

Atualize regularmente suas páginas centrais e o conteúdo do grupo para mantê-los atualizados e abrangentes. À medida que surgirem novas tendências ou novas perguntas em um tópico, crie conteúdos adicionais para abordá-las e adicione-os ao grupo relevante.

Use um Plugin de SEO para WordPress

Um plugin de SEO para WordPress, como o AIOSEO, também pode ajudar na sua estratégia de links internos. O plugin tem um recurso de assistente de links que pode identificar páginas órfãs ou páginas sem links internos para otimizar seu esforço de SEO:

  1. Vá para All in One SEO → Assistente de Links no painel do WP.
  2. Clique em Ativar o Assistente de Links. Depois disso, clique em Escanear Agora se suas postagens ainda não tiverem sido rastreadas.
  3. A visão geral dos links será exibida, mostrando quantos links internos, externos e de afiliados seu site tem.

Para verificar postagens individuais, clique em Ver um relatório completo de links. Você será redirecionado para a guia Relatório de links, que tem três seções principais:

  • Todos. Ele contém todas as postagens que você publicou, juntamente com o resumo dos links.
  • Oportunidades de links. Essa seção mostra todas as oportunidades de links internos perdidos no seu conteúdo.
  • Posts órfãos. Os artigos sem links de entrada são listados aqui.

8. Inclua Links Externos Confiáveis

Além de criar links para o seu próprio conteúdo, os links externos para outros sites também beneficiam os leitores e as classificações do mecanismo de pesquisa. Os links externos permitem que os leitores explorem um tópico mais detalhadamente, especialmente se o seu site ainda não tiver um conteúdo que o aborde.

Dito isso, crie links somente para fontes confiáveis e fidedignas. Verifique a autoridade de domínio (DA) do site externo para determinar sua confiabilidade.

A Moz tem uma ferramenta gratuita para análise de SEO de domínio, para verificar a pontuação DA de um site. Se a pontuação estiver entre 70 e 100, é uma boa fonte para criar links externos. Essa ferramenta também mostra o número de backlinks que um site tem e para quantas palavras-chave ele está classificado.

Aqui estão algumas dicas de SEO para WordPress sobre como adicionar links externos:

  • Evite links com acesso pago. Os leitores devem poder acessar imediatamente o conteúdo para o qual você está criando um link sem se inscrever ou se cadastrar.
  • Abra os links em uma nova guia. Dessa forma, os leitores podem navegar mais facilmente entre seu site e o link externo.
  • Entre em contato com o proprietário do site. Informe-o de que você incluiu links para o conteúdo dele e pergunte se ele gostaria de incluir links para o seu.
  • Verifique a data de publicação ou da última modificação. Evite linkar para a conteúdos com mais de dois anos, pois as informações provavelmente estarão desatualizadas.
  • Priorize os links internos. Verifique seu conteúdo primeiro e só forneça links externos para informações que os visitantes não consigam encontrar em seu site.

Se você usar um link externo para um site ao qual não deseja estar associado, inclua o atributo rel nofollow. Isso impedirá que os mecanismos de pesquisa rastreiem o link, economizando assim o seu link juice. Você pode adicionar facilmente links externos nofollow usando o editor de código do WordPress:

  1. Selecione o texto âncora ao qual você deseja adicionar um link.
  2. Clique no ícone do link ou pressione CTRL + K.
  3. Digite o URL no campo relevante e ative a opção Adicionar nofollow ao link.
  4. Pressione Enter para inserir o link nofollow.
adicionando link nofollow no wordpress

Se você adicionar links de afiliados ou conteúdo gerado pelo usuário, use os atributos rel sponsored e rel ugc, respectivamente.

9. Priorize a Experiência do Usuário

UX, ou experiência do usuário, é o que os usuários sentem e percebem ao interagir com o seu site. Seu site deve proporcionar uma ótima experiência — especialmente em dispositivos móveis, onde os usuários passam a maior parte do tempo.

Veja como criar um site compatível com dispositivos móveis:

  • Instale um tema responsivo do WordPress para manter seu site funcionando sem problemas em todos os tamanhos de tela.
  • Configure o AMP em seu site WordPress. Abreviação de Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas), ele aumenta a velocidade de carregamento da versão móvel do seu site simplificando o HTML, implementando restrições rígidas de layout e aproveitando o cache AMP.
  • Use a ferramenta Lighthouse do Google para verificar se o seu site está de acordo com os padrões.

Você também precisa criar um menu de navegação claro para que os visitantes possam se deslocar facilmente entre as diferentes páginas do seu site. Considere a possibilidade de criar um mega menu do WordPress se você tiver muitas páginas e posts.

Além disso, evite adicionar muitos pop-ups, banners de assinatura ou anúncios que distraiam os usuários do conteúdo principal e prejudiquem a experiência.

A navegação suave também deve se aplicar às postagens do seu blog. O ideal é que seu conteúdo responda rapidamente à intenção de pesquisa sem exigir que os visitantes rolem muito a página. Se os visitantes não encontrarem as informações que estão procurando imediatamente, eles poderão sair do seu site.

10. Implemente a Navegação por Breadcrumbs

A navegação por breadcrumbs (ou caminhos de navegação) é outra estratégia importante para aprimorar o sistema de navegação do seu site e a experiência do usuário. Ela permite que os usuários entendam sua localização atual dentro de um site e tracem facilmente o caminho de volta ao ponto de partida.

Os breadcrumbs (ou migalhas de pão) aparecem como uma linha de links, geralmente na parte superior de uma página da Web, logo abaixo da barra de navegação ou do cabeçalho.

Normalmente, elas seguem uma estrutura que começa com a página inicial, seguida por seções subsequentes que levam à página atual, separadas por um delimitador como uma barra (/), um sinal de maior que (>) ou outro símbolo.

Existem diferentes tipos de breadcrumbs:

  • Baseados em hierarquia. O tipo mais comum, mostra aos visitantes onde eles estão dentro da estrutura do site do WordPress. Eles apresentam a sequência de páginas individuais a partir da página inicial.
  • Baseado em atributos. Esses breadcrumbs são populares em sites de e-commerce. Eles mostram categorias de produtos, como tamanho e cor.
  • Baseado no histórico. Esse tipo de breadcrumb é uma alternativa ao seu histórico de navegação, mostrando as páginas anteriores que você visitou.

Se você tiver um site com muito conteúdo, com muitas páginas e postagens de blog, ativar os breadcrumbs pode melhorar significativamente a experiência e a navegação do usuário.

O eBay apresenta um ótimo exemplo de como os breadcrumbs ajudam os visitantes a navegar em seu site. Os usuários podem clicar nas categorias anteriores dentro das trilhas de navegação para encontrar itens relacionados ao procurar um produto.

exemplo de site do eBay com navegação em breadcrumbs

A navegação por breadcrumbs também ajuda os mecanismos de pesquisa a entender a relação entre as páginas e, ao mesmo tempo, incentiva os visitantes a explorar mais páginas em seu site, reduzindo as taxas de rejeição.

Para determinadas consultas, o Google exibe breadcrumbs nas SERPs em vez do URL da página. Isso ajuda os usuários a saber o local ou a categoria da página no site, permitindo que eles decidam se a página atende à sua intenção de pesquisa.

exemplo de breadcrumbs nos resultados de pesquisa do google

Veja como adicionar breadcrumbs em seu site WordPress usando o AIOSEO:

  1. Navegue até All in One SEO → Configurações gerais.
  2. Abra a guia Caminhos de Navegação.
  3. Ative a opção Habilitar caminhos de navegação e selecione como deseja incorporar os breadcrumbs em seu site.
ativando breadcrumbs (caminhos de navegação) no aioseo para wordpress

Depois de ativado, você pode adicionar os breadcrumbs em qualquer template ou página do WordPress. No exemplo abaixo, usamos o bloco AIOSEO – Caminhos de navegação no modelo de postagem única, para que os breadcrumbs apareçam em todas as postagens do blog.

adicionando caminhos de navegação (breadcrumbs) a post no wordpress com o aioseo

11. Otimize as Imagens do WordPress

As imagens ajudam a captar a atenção do público e reforçam as ideias que você deseja transmitir. No entanto, elas também podem consumir muitos recursos e tornar seu site mais lento.

A otimização de imagens melhora o tempo de carregamento e a acessibilidade do seu site, o que pode melhorar as classificações nas SERPs.

Vamos discutir três maneiras de realizar a otimização de imagens.

Comprima as Imagens

A compactação de imagens pode reduzir o tamanho do arquivo da imagem e manter seu site leve.

Você terá que escolher entre a compactação de imagens com e sem perdas. A melhor opção dependerá do tipo de imagens que você apresenta em seu site.

Para arquivos JPEG sem muitos detalhes, use a compactação com perdas. Enquanto isso, a compressão sem perdas é mais apropriada para imagens PNG com muito texto.

Confira nosso guia detalhado sobre otimização de imagens do WordPress para conhecer as etapas completas e as práticas recomendadas.

Adicione Texto Alternativo às Imagens

Alt tags ou alt text (texto alternativo) descrevem suas imagens para os mecanismos de pesquisa. Os leitores de tela também usam o texto alternativo para ajudar os usuários com deficiência visual a entender o que as imagens incluem.

No WordPress, você pode adicionar texto alternativo às imagens por meio da biblioteca de mídia e do editor de blocos. Recomendamos adicionar o texto alternativo diretamente por meio da biblioteca de mídia para que ele possa ser anexado à imagem sempre que você quiser reutilizá-la.

Para isso, vá até a Biblioteca de mídia e insira o Texto alternativo em Detalhes do Anexo.

incluindo texto alternativo em imagem no wordpress

Aqui estão algumas práticas recomendadas de SEO WordPress para texto alternativo:

  • Descreva a imagem com precisão. Escreva uma descrição que possa ajudar os deficientes visuais a entender seu conteúdo.
  • Mantenha o texto conciso. O texto alternativo ideal tem entre 80 e 125 caracteres.
  • Inclua palavras-chave quando necessário. No entanto, evite o excesso de palavras-chave. Certifique-se de que as palavras-chave sejam relevantes para a imagem.
  • Cuidado com a estrutura das frases. Escreva textos alternativos com gramática, ortografia e estrutura adequadas.

Use Nomes de Arquivos Legíveis para as Imagens

Os nomes de arquivos também podem ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o conteúdo visual. Mais que isso: é mais provável que os mecanismos de pesquisa recomendem imagens com nomes de arquivos legíveis. Por esse motivo, é melhor usar nomes de arquivos personalizados em vez de rótulos baseados em ID, como IMG_0001.jpg.

Considere esses fatores ao nomear seus arquivos de imagem:

  • Tamanho e descrição. Mantenha os nomes das imagens com menos de cinco palavras. O URL do arquivo deve ser ordenado e legível.
  • Estrutura. O Google recomenda escrever os nomes dos arquivos em letras minúsculas e substituir os espaços por hífens. Evite usar números e caracteres especiais.
  • Palavras-chave. Use palavras-chave nos nomes das imagens se elas descreverem o arquivo com precisão.

12. Inclua Conteúdo de vídeo

O conteúdo de vídeo é uma ferramenta de marketing eficaz para envolver seu público.

Essa tendência vem crescendo nos últimos anos. Graças a plataformas como YouTube, TikTok e Instagram, o conteúdo de vídeo se tornou uma das principais fontes de informação dos usuários da internet. Os especialistas preveem que o conteúdo de vídeo representará 82% do tráfego da internet em 2024.

É possível incorporar conteúdo de vídeo diretamente de plataformas como YouTube, Vimeo ou outras mídias sociais. Também é possível fazer o upload o vídeo diretamente no seu site do WordPress, mas não recomendamos isso, pois vídeos podem consumir seus recursos de hospedagem rapidamente.

Ter conteúdo de vídeo para sua empresa pode aumentar as taxas de conversão. Um estudo sugere que ter vídeos em suas landing pages pode aumentar a taxa de conversão em até 86%.

Aqui estão algumas dicas para criar conteúdo em vídeo bem-sucedido:

  • Crie a versão em vídeo do conteúdo escrito. Seja um post de blog ou uma página de destino, é provável que algumas pessoas queiram consumi-lo em formato de vídeo.
  • Incorpore o vídeo na página correspondente. Carregue o vídeo no YouTube e incorpore-o no site do WordPress para evitar o uso excessivo de recursos do servidor.
  • Publique vídeos otimizados para mecanismos de pesquisa. Os vídeos otimizados para mecanismos de pesquisa podem aparecer na guia Vídeos dos resultados de pesquisa do Google. Para isso, inclua mais detalhes do vídeo, como o título, a descrição e a miniatura, usando a marcação do esquema VideoObject.

13. Inclua uma Caixa para Assinatura de Feed RSS

Really Simple Syndication (RSS) é uma tecnologia de feed que permite que os assinantes recebam atualizações do seu site em um formato fácil de ler. Embora os feeds RSS não afetem diretamente o SEO, eles ajudam a aumentar o tráfego orgânico e o tempo de sessão em seu site, o que pode ajudá-lo a se classificar melhor.

O RSS é ativado nos sites WordPress por padrão – você pode acessá-lo em seusite.com/feed. Na maioria dos aplicativos de leitura de feeds RSS, os usuários usarão esse link para adicionar o site ao feed.

Para que os usuários saibam que você tem um feed RSS em seu site, incorpore um bloco de ícones sociais RSS e vincule-o ao URL do feed RSS.

Se você usa um tema de blocos do WordPress, clique no ícone (+), procure o bloco Social Icons (Ícones sociais) e insira o de Feed RSS. Digite o URL do seu feed RSS e salve as alterações.

adicionando bloco de feed rss no wordpress

Agora, o ícone de RSS aparecerá em seu site. Se os usuários clicarem nele, eles carregarão o URL do feed RSS, que poderá ser usado para adicionar seu site ao feed RSS de suas preferências.

14. Implemente SEO Local

O SEO local melhora a visibilidade do seu site nas pesquisas por empresas locais. Por exemplo, as pessoas podem pesquisar “restaurantes perto de mim”. O mecanismo de pesquisa usará os endereços IP das empresas para detectar suas localizações e fornecer resultados de pesquisa nessa área.

exemplo de seo local com resultados de pesquisa de "melhores restaurantes em São Paulo" no google

A criação de um perfil comercial no Google é uma maneira de melhorar seu SEO local. Dessa forma, você pode aparecer no mapa exibido em um resultado de pesquisa local do Google. Além disso, adicione as informações de sua empresa, incluindo o nome, o endereço, o local e o número de telefone.

Os dados de sua empresa são um fator de classificação nas pesquisas locais. O Google também mede a distância e a relevância de sua empresa para a consulta de pesquisa.

Outro método de SEO local é fazer pesquisas de palavras-chave locais e otimizar suas páginas.

Por exemplo, sua página pode ter uma boa classificação para restaurantes veganos. Você pode otimizá-la para pesquisas locais adicionando modificadores de palavras-chave como “restaurantes veganos em São Paulo”. Pesquise o volume e a dificuldade dessas palavras-chave usando ferramentas de SEO como o Ahrefs.

Práticas Recomendadas de SEO técnico

O SEO técnico é considerado parte de uma estratégia geral de SEO on-page. No entanto, ele se concentra especificamente nos aspectos do seu site que são projetados para melhorar o rastreamento e a indexação nos mecanismos de pesquisa.

Pensando nisso, esta seção indicará seis estratégias técnicas de otimização de sites que você precisa implementar para obter os melhores resultados, desde velocidade de carregamento até a utilização de schema markup.

1. Cuide do Desempenho de Seu Site

A velocidade da página pode ser o fator determinante para manter os visitantes por mais tempo. Isso porque 40% dos usuários abandonam um site se ele demorar mais de três segundos para carregar.

principais métricas do core web vitals: LCP, INP e CLS

O desempenho do site também é um fator de classificação essencial, pois o Google o utiliza como um indicador de uma boa experiência do usuário. O Google analisa o desempenho do site com base nas seguintes métricas do Core Web Vitals:

  • Largest Contentful Paint (LCP). O tempo que uma página leva para carregar seus maiores elementos, incluindo imagens e blocos de texto.
  • Interaction to Next Paint (INP). O período em que uma página é atualizada após alguma interação do usuário, como clicar em um botão ou pressionar um link.
  • Cumulative Layout Shift (CLS). O número de vezes que uma página da web sofre mudanças inesperadas de layout. Isso ocorre quando os elementos visíveis na página mudam de posição ou de tamanho repentinamente, levando a uma experiência ruim para o usuário.

Use ferramentas como GTMetrix ou Google PageSpeed Insights para realizar testes de velocidade do site, verificar seus Core Web Vitals e saber quais áreas devem ser aprimoradas.

Se você descobriu que seu site não está funcionando bem, considere a possibilidade de mudar para um provedor de. hospedagem para WordPress testado e aprovado, que ofereça uma infraestrutura otimizada para velocidade e uma garantia de 99,9% de tempo de atividade.

Os planos Business e superiores da Hostinger também vêm com uma Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN). Trata-se de uma rede de servidores remotos globais que armazena cópias do conteúdo de seu site, melhorando a velocidade de carregamento.

Com os data centers da Hostinger localizados em quatro continentes, você pode escolher facilmente o local do servidor mais próximo do seu público-alvo para uma entrega mais rápida do conteúdo.

Depois de se certificar de que está usando uma hospedagem WordPress de qualidade, implemente essas dicas para acelerar ainda mais o seu site WordPress:

  • Use um tema WordPress rápido. Um tema WordPress leve e codificado de forma otimizada ajuda a acelerar o tempo de carregamento do seu site. Também vale a pena escolher um tema compatível com Accelerated Mobile Pages (AMP) para otimização móvel.
  • Atualize o software principal, os plugins e os temas do WordPress do seu site. Obtenha os mais recentes aprimoramentos de desempenho e segurança para manter seu site funcionando sem problemas.
  • Remova os plugins e temas não utilizados do WordPress. Eles podem consumir recursos do servidor e tornar seu site mais lento.

2. Adicione o Sitemap do seu Site aos Mecanismos de Busca

Embora os mecanismos de pesquisa indexem os sites automaticamente, o envio de um siteap os ajudará a entender melhor e mais rapidamente a estrutura do seu site.

Um sitemap do WordPress deve conter uma lista de todos os URLs públicos em seu site. Há dois tipos de sitemaps no WordPress: XML e HTML.

Um sitemap XML é o que você deve enviar aos mecanismos de pesquisa. Ele mostra todas as páginas de seu site, juntamente com a importância e o relacionamento entre elas. Graças a essa hierarquia estruturada do site, os rastreadores podem encontrar conteúdo específico com mais facilidade.

Veja como gerar um mapa do site em XML usando o AIOSEO:

  1. Vá para All in One SEO → Sitemap no painel do WordPress.
  2. Abra a guia Sitemap geral e clique no botão Abrir Sitemap.
tela de sitemap do plugin aioseo para wordpress
  1. Quando o navegador abrir o sitemap XML em uma nova guia, copie o URL e envie-o aos mecanismos de pesquisa por meio do Google Search Console ou do Bing Webmaster Tools. Não há necessidade de enviar o mapa do site para outros mecanismos de pesquisa, como Yahoo! e DuckDuckGo, pois eles usam os dados de indexação do Bing Webmaster Tools.

3. Utilize Dados Estruturados

Os dados estruturados facilitam o entendimento do seu conteúdo pelos mecanismos de pesquisa, como o Google. Eles usam um código especial chamado schema markup (marcação de esquema) para ajudar a descrever o que está em suas páginas, como artigos, listagens de produtos ou detalhes de eventos.

Os mecanismos de pesquisa leem esse código e exibem resultados avançados que aparecem acima dos resultados regulares. Esses rich snippets podem aumentar a exposição do seu site, aumentando as taxas de cliques no processo.

Um exemplo de resultados avançados são os snippets de receitas. Ao aplicar dados estruturados, uma página de receita pode parecer mais atraente nos resultados de pesquisa, mostrando a foto da refeição, a classificação, os ingredientes e o tempo de preparo.

exemplo de dados estruturados no google com o resultado da pesquisa "como fazer espaguete"

Outros tipos comuns de resultados avançados incluem Livros, Resenhas, Filmes, Notícias e Produtos.

Para aumentar as chances de suas páginas aparecerem como resultados avançados nas SERPs, é necessário seguir as diretrizes de dados estruturados. No entanto, observe que o Google nem sempre cria uma seção de resultados avançados para uma consulta, mesmo com dados estruturados.

Há dois métodos para adicionar schema markup no WordPress: usar um plugin de schema do WordPress ou adicioná-lo manualmente com JSON-LD. Observe que o método manual é mais voltado para usuários avançados, pois até mesmo o menor dos erros pode levar a erros no site.

Para iniciantes, usar um plugin de SEO como o AIOSEO para adicionar schema markup é muito mais fácil. Com ele, você pode criar marcações de esquema em todo o site ou adicioná-las a cada página e post separadamente.

Adicionando Schema Markup ao Site Todo

Ao executar essas etapas, a marcação de esquema será aplicada a todos os posts e páginas por padrão:

  1. Acesse All in One SEO → Aparência em Pesquisa no painel do WordPress e selecione Tipos de Conteúdo.
  2. Abra a guia Marcação de Esquema nas seções Posts Páginas.
seção "schema markup" no plugin aioseo para wordpress
  1. Para Posts, escolha seu Tipo de Schema padrão no menu suspenso. Se escolher Artigo, você deverá especificar seu tipo – Artigo, Postagem de blog ou Artigo de notícias.
  2. Faça o mesmo para a seção Páginas e salve as alterações quando terminar.

Adicionando Schema Markup a Páginas e Posts Individualmente

O plugin AIOSEO também permite que você adicione marcações de esquema específicas para páginas e posts individuais:

  1. Abra a página ou postagem que deseja editar.
  2. Role para baixo até as Configurações do AIOSEO e selecione a guia Esquema.
  3. Clique em Gerar Schema e escolha um modelo de esquema com base em seu tipo de conteúdo. Você também pode adicionar seu próprio esquema JSON selecionando a guia Schema Personalizado.
templates de schema markup no plugin arose para wordpress

Não use uma marcação de esquema incorreta. Por exemplo, não escolha o tipo de esquema Artigo para uma página de receita.

Por fim, use a ferramenta de teste de marcação de esquema do Google para ver quais resultados avançados os mecanismos de pesquisa podem gerar para sua página e validar suas marcações de esquema.

4. Evite a Canibalização

A canibalização de palavras-chave ocorre quando duas ou mais páginas são classificadas para a mesma palavra-chave.

Isso pode prejudicar seu esforço geral de SEO, pois o tráfego será dividido entre várias páginas em vez de uma. Pior ainda, a página com melhores chances de conversão pode ser classificada em uma posição inferior, prejudicando sua taxa de conversão no processo.

Veja como identificar a canibalização de palavras-chave usando o Google Search Console:

  1. Na barra de menu à esquerda, vá para Desempenho → Resultados da pesquisa.
  2. Clique no sinal de mais (+) e selecione Consulta para adicionar um filtro de consulta. Essa é a palavra-chave que você deseja verificar quanto à canibalização.
  3. Role para baixo até a guia Páginas e você encontrará todos os URLs que recebem cliques e impressões daquela palavra-chave.
pesquisa do google search console indicando canibalização de artigos

Se você tiver vários URLs que obtêm cliques e impressões significativos para a mesma palavra-chave, isso é uma indicação de canibalização.

Para corrigir isso, reajuste sua estratégia de SEO para essas páginas, de modo que elas visem a aspectos diferentes de um tópico ou a palavras-chave completamente diferentes. Veja como:

  1. Entenda o foco principal e a intenção do usuário por trás de cada página. Determine se elas estão de fato servindo ao mesmo propósito ou se há uma pequena variação na abordagem ou nas informações fornecidas.
  2. Encontre uma nova palavra-chave de foco para a página que você decidir redirecionar. Procure palavras-chave de cauda longa ou variações que reflitam um aspecto ou nicho diferente dentro do mesmo tópico.
  3. Revise o conteúdo da página visando à nova palavra-chave de foco. Isso envolve reescrever seções, títulos e metadados para que a nova palavra-chave seja naturalmente integrada ao texto.
  4. Use links internos de forma estratégica. Crie links de páginas relevantes em seu site para a página atualizada usando um texto âncora que inclua a nova palavra-chave de foco.
  5. Depois de fazer essas alterações, monitore o desempenho da página atualizada e da página original nas classificações, cliques e impressões dos mecanismos de pesquisa para suas respectivas palavras-chave. Use ferramentas como o Google Search Console para acompanhar o progresso.

Esteja preparado para fazer ajustes adicionais com base nos dados de desempenho. O SEO é um processo contínuo, e podem ser necessários vários ajustes para encontrar a estratégia ideal para cada página.

5. Configure Tags Canônicas para Evitar Conteúdo Duplicado

Quando vários URLs levam ao mesmo conteúdo, os mecanismos de pesquisa escolhem um deles como a versão canônica e rastreiam as duplicatas com menos frequência.

O conteúdo duplicado ocorre quando várias páginas apontam para a mesma página, incluindo suas versões www e não www. O conteúdo também é duplicado quando há URLs separados para celular e desktop.

A mesma página em um idioma diferente também pode ser considerada uma duplicata. Certifique-se de verificar se há duplicatas se você tiver um recurso de tradução em seu site que não se aplique a todo o conteúdo.

Há várias maneiras de configurar tags canônicas, mas usar um plugin é a mais fácil:

  1. Use ferramentas online como o Siteliner para identificar conteúdo duplicado. Insira seu nome de domínio e clique em Go para iniciar a análise.
  2. Quando o relatório estiver pronto, role para baixo até Your Duplicate Content e clique em Duplicate Content.
  3. Depois de identificar as páginas duplicadas, decida qual versão do conteúdo você deseja que os mecanismos de pesquisa indexem e classifiquem. Essa versão será a página canônica.
  4. No painel do WordPress, abra a página ou o post que deseja definir como a versão canônica.
  5. Role para baixo até Configurações do AIOSEO → Avançado e insira o URL no campo ao lado de URL canônico.
  6. Atualize ou publique a página para salvar suas alterações.
configurando url canônica no aioseo

Isso garantirá que a página correta seja rastreada, e não as duplicatas.

Outro método é adicionar o atributo rel=”canonical” à seção HTML de todas as páginas duplicadas, cada uma apontando para a versão canônica. É um pouco mais complicado, mas você pode consultar a Central de Pesquisa do Google para obter as etapas completas.

6. Redirecione seu URL WWW para um URL Não-WWW ou Vice-Versa

Um redirecionamento é uma forma de enviar os usuários e os mecanismos de pesquisa para um URL diferente daquele originalmente solicitado.

Trata-se de uma prática comumente usada para levar os visitantes de páginas antigas ou excluídas para o novo conteúdo, garantindo uma experiência de usuário tranquila. Os redirecionamentos também podem ajudá-lo a evitar conteúdo duplicado, especialmente para URLs www e não www.

Primeiro, decida se você deseja usar o URL www ou não-www, pois o Google os considera URLs separados. Do ponto de vista de SEO, não há uma diferença significativa entre os URLs www e não www — é mais uma questão de preferência pessoal.

O segredo é usar um formato de forma consistente para evitar problemas de duplicação de conteúdo. Seja qual for o tipo de URL que você preferir, especifique-o nas configurações do seu site WordPress:

  1. Vá para o Painel do WordPress → Configurações → Geral.
  2. Digite a versão preferida nos campos Endereço do WordPress (URL) Endereço do site (URL).
configurando endereço (URL) do wordpress
  1. Clique em Salvar alterações.

Depois disso, certifique-se de redirecionar seus URLs não www para os www ou o contrário. Essa prática impede que os mecanismos de pesquisa indexem o conteúdo do seu site em vários URLs, o que pode diluir as classificações das páginas e dividir o valor dos links.

Ter um URL consistente garante que toda a autoridade do link seja direcionada para uma única versão do seu site, melhorando a visibilidade e as classificações do mecanismo de pesquisa.

7. Desindexe Conteúdo de Baixo Valor

O conteúdo de baixo valor consiste em páginas e posts que os mecanismos de pesquisa e os visitantes não consideram valiosos. Para manter a autoridade do seu site, é melhor desencorajar os mecanismos de pesquisa a indexar esse tipo de conteúdo.

O conteúdo é de baixo valor quando não fornece uma resposta direta a uma consulta. Os posts e as páginas a seguir são alguns exemplos comuns de conteúdo de baixo valor:

  • Páginas de arquivo
  • Páginas de categoria
  • Postagens de baixa qualidade no blog
  • Conteúdo de marketing
  • Conteúdo gerado pelo usuário

Você pode realizar um processo de auditoria de SEO usando ferramentas como o Ahrefs para encontrar conteúdo de baixo valor em seu site. Se você encontrar páginas direcionadas a palavras-chave de baixa prioridade com classificações e tráfego ruins, adicione a tag noindex.

A adição de uma meta tag noindex impede que posts e páginas específicos do WordPress sejam exibidos nas SERPs. Em outras palavras, os usuários não conseguirão encontrar a página em uma pesquisa. Os visitantes ainda poderão acessar a página usando seu URL exato, mas isso não afetará negativamente a autoridade do seu site.

Lembre-se de adicionar tags noindex somente ao conteúdo de baixo valor. Adicionar uma tag noindex a páginas canônicas ou duplicadas pode confundir o WordPress e os mecanismos de pesquisa.

A maioria dos plugins de SEO do WordPress inclui recursos para desindexar conteúdo de baixo valor. Veja como fazer isso com o AIOSEO:

  1. Abra a página ou publicação de baixo valor e role para baixo até Configurações do AIOSEO.
  2. Abra a guia Avançado e desative a opção Usar configurações padrão para a configuração do Robots.
  3. As opções de meta robôs serão exibidas, e você poderá marcar a opção Sem Index.
  4. Clique em Atualizar para salvar suas alterações.
configurando post para noindex no aioseo

8. Meça e Rastreie Seus Resultados

Agora que você implementou as práticas recomendadas de SEO técnicas e na página, é hora de medir o desempenho do seu site usando o Google Analytics e o Google Search Console.

Google Analytics

O Google Analytics oferece dados de desempenho do site e do público em tempo real, incluindo taxas de aquisição, engajamento e retenção.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais o Google Analytics pode melhorar o SEO do WordPress:

  • Fornecer insights sobre o público. Conheça os interesses e os dados demográficos de seu público para ajudar a criar novos conteúdos e auditar os existentes.
  • Aprimorar as estratégias de marketing. Meça o desempenho de seus esforços de marketing para identificar áreas de aprimoramento e obter melhores taxas de conversão.
  • Analise o horário mais ativo do dia. Identifique o horário de maior movimento do site e publique as postagens de acordo com ele.
  • Destaque o conteúdo mais popular. Descubra quais tipos de conteúdo atraem mais visitantes.

A versão gratuita do Google Analytics oferece informações suficientes para a maioria dos sites. No entanto, as empresas com muito tráfego podem se beneficiar do Analytics 360, a versão premium que oferece análises avançadas, suporte e atualização de dados.

Confira nosso guia sobre como adicionar o Google Analytics ao WordPress e comece a registrar os dados de desempenho do seu site.

Google Search Console

O Google Search Console monitora o desempenho de um site no mecanismo de pesquisa do Google. Essa ferramenta gratuita compartilha insights sobre a visibilidade de uma página no mecanismo de pesquisa, a posição média na SERP e a pontuação do Core Web Vitals.

Aqui estão alguns benefícios de usar uma conta do Google Search Console para ajudar seus esforços de SEO do WordPress:

  • Pesquisar palavras-chave mais facilmente. Saiba rapidamente quais palavras-chave geram mais tráfego.
  • Aprimorar o link building. Descubra os sites que têm links para suas páginas e garanta a confiabilidade deles.
  • Enviar sitemaps XML. Use o Google Search Console para inserir os sitemaps XML do seu site.
  • Obter sugestões de SEO. Destaque as áreas em que você deve se concentrar ao otimizar o desempenho do seu site.

Práticas Recomendadas de SEO Off-Page para WordPress

O esforço de SEO do WordPress não se aplica apenas ao seu site. Há ações que você pode realizar fora do seu site para melhorar suas classificações. Essa estratégia é chamada de SEO off-page (fora da página) e ajuda você a obter mais tráfego para seu site e a criar links valiosos.

1. Aproveite ao Máximo sua Presença nas Redes Sociais

Embora a mídia social não seja um fator direto de classificação de SEO do WordPress, ela pode melhorar sua estratégia de várias maneiras:

  • Maior distribuição de conteúdo. O compartilhamento do seu conteúdo em plataformas de rede social aumenta seu alcance e visibilidade. Quanto mais seu conteúdo for visto e compartilhado, mais tráfego ele terá.
  • Maior reconhecimento e autoridade da marca. Uma presença ativa e envolvente nas mídias sociais ajuda a aumentar o reconhecimento da sua marca e a autoridade percebida em seu campo. Isso pode levar a mais pesquisas de marca nos mecanismos de pesquisa, o que é um sinal positivo para os algoritmos de pesquisa.
  • Maior engajamento do usuário. As plataformas de mídia social oferecem um espaço para que os usuários se envolvam com o seu conteúdo por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. Isso representa a oportunidade perfeita para criar um relacionamento duradouro com seu público.

Também vale a pena observar que o Google indexa as principais plataformas de mídia social. Portanto, a otimização dos seus perfis nas redes sociais pode ajudá-los a se classificar nas SERPs juntamente com o seu site.

postagens da hostinger no twitter exibidas nos resultados de pesquisa do google

Dito isso, o uso da mídia social para SEO requer consideração e planejamento adequado. Aqui estão algumas estratégias de mídia social recomendadas para você começar:

  • Otimize seu perfil. Inclua detalhes valiosos sobre seu site. Apresente algumas palavras-chave relevantes para o setor para aumentar a classificação da sua página de perfil de mídia social.
  • Compartilhe conteúdo regularmente. Use textos e elementos visuais atraentes para atrair usuários para as publicações do seu blog.
  • Instale um plugin de mídia social do WordPress. Os plugins facilitam para os leitores o compartilhamento de suas publicações em seus perfis de mídia social. Alguns plugins de mídia social também exibem a contagem de compartilhamentos de uma publicação para mostrar sua popularidade.
  • Envolva seus seguidores. Incentive o engajamento com enquetes, pesquisas, sessões de perguntas e respostas e hashtags personalizadas.

Você deve escolher uma plataforma apropriada para criar sua presença na mídia social. Dependendo do nicho do seu site, as seguintes plataformas de mídia social são particularmente eficazes para impulsionar o SEO do seu site:

  • LinkedIn. Particularmente eficaz para empresas B2B, o LinkedIn ajuda a estabelecer autoridade e credibilidade em seu setor. O compartilhamento de publicações interessantes e a participação em discussões podem gerar tráfego direcionado e envolvimento profissional.
  • X (antigo Twitter). O ambiente de ritmo acelerado da plataforma é ideal para compartilhar atualizações e artigos da empresa e participar de conversas com hashtags relacionadas ao seu nicho. Além disso, quando os usuários pesquisam a sua marca no Google, suas publicações no X geralmente aparecem como um dos resultados.
  • Facebook. Com bilhões de usuários ativos, o Facebook oferece um alcance imenso. Participar de grupos relevantes, interagir com seu público e veicular anúncios direcionados pode direcionar tráfego para seu site e aumentar a visibilidade do conteúdo.
  • Medium. Os artigos dessa plataforma de blog geralmente são classificados nas SERPs. É por isso que, se você estiver apenas começando, escrever no Medium te ajudará a aumentar a exposição e a se estabelecer como um especialista do setor

2. Crie Links Dofollow

O link-building ainda é uma das estratégias de SEO off-page mais eficazes. Ela envolve a obtenção de backlinks de outros sites para o seu.

Quando você obtém backlinks de fontes confiáveis, alguns dos leitores delas visitarão seu site. Isso também indica ao Google que seu conteúdo é valioso e confiável, o que afetará positivamente as classificações do seu site.

Dito isso, nem todos os backlinks não são criados da mesma forma – alguns links têm mais peso do que outros.

Os links dofollow permitem que os rastreadores do Google sigam os links que levam ao seu site, criando link juice. Por outro lado, os links nofollow incluem um atributo HTML especial que informa aos rastreadores dos mecanismos de pesquisa que não devem seguir os links em questão.

Embora os links nofollow ainda possam direcionar o tráfego para o seu site, eles não contribuem diretamente para a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa da mesma forma que os links dofollow.

Aqui estão algumas maneiras de obter links dofollow de outros sites:

  • Publique conteúdo digno de links. Guias detalhados, artigos estatísticos, opiniões de especialistas e estudos de caso geralmente atraem muitos backlinks orgânicos. Isso ocorre principalmente porque outros sites podem usar os dados para apoiar suas afirmações e argumentos.
  • Ofereça substituição para links quebrados. Se você encontrar um link quebrado em outros sites, essa é uma excelente oportunidade para oferecer seu site como substituto. Entre em contato com o proprietário do site e alerte-o sobre o link quebrado. Em seguida, explique por que é melhor substituir o link quebrado por uma de suas páginas.
  • Divulgação por e-mail. Encontre sites de alta autoridade e entre em contato com os proprietários. Peça a eles que criem links para conteúdo relevante e valioso de alta qualidade em seu site. No entanto, eles provavelmente pedirão algo em troca.
  • Torne-se uma fonte para os jornalistas. Plataformas como a Help a Reporter Out (HARO) permitem que você se conecte com veículos de notícias que precisam de fontes. Quando os jornalistas usarem seus insights especializados em seu conteúdo, eles criarão um link para o seu site.

3. Localize Menções sem Links

Alguns sites podem mencionar sua marca ou seu site, mas sem linkar para ele. Essas são as chamadas menções sem link.

Ao contrário dos links externos nofollow que impedem o rastreamento pelos mecanismos de pesquisa, as menções sem link não têm hiperlinks. Isso impossibilita que os mecanismos de pesquisa as detectem.

Felizmente, transformar menções sem links em backlinks é mais fácil do que você imagina.

Você pode encontrar menções sem links em outros sites por meio dos modificadores avançados da pesquisa do Google. No entanto, esse método pode levar mais tempo. Uma maneira muito mais fácil de encontrar menções sem links é usar o Ahrefs:

  1. Faça login no Ahrefs → Content Explorer.
  2. Pesquise sua marca e adicione o modificador para excluir seu site. Por exemplo, “hostinger” -site:hostinger.com.
  3. Use o filtro para restringir os resultados. Para obter uma lista de páginas de qualidade, recomendamos filtrar as páginas cuja classificação de domínio (DR) seja superior a 70 e que tenham uma pontuação mensal de tráfego orgânico superior a 50.
  4. Exporte os resultados para um arquivo CSV.

Depois de obter uma lista de URLs que mencionam sua marca, use ferramentas como Screaming Frog e ScrapeBox Free Link Checker para verificar os resultados.

Por fim, visite cada site relevante, entre em contato com o autor ou administrador e peça que ele inclua links para o seu site.

4. Escreva para Publicações Externas

Fazer guest posts envolve a criação de conteúdo de alta qualidade para outros sites que contenham links para o seu.

Há algumas maneiras pelas quais os guest posts podem beneficiar seu site WordPress:

  • Link building. Os guest posts publicados em sites de alta autoridade permitem que você transmita link juice para o seu site, melhorando a autoridade dele em relação a um determinado tópico.
  • Reconhecimento da marca. Como blogueiro convidado, você poderá mencionar sua marca várias vezes no conteúdo. Mesmo que as menções não estejam vinculadas ao seu site, mais leitores estarão familiarizados com sua empresa.

Há práticas recomendadas que você deve seguir para criar links com sucesso a partir de guest posts:

  • Escreva conteúdo de alta qualidade. Escreva sobre um tópico que o site não tenha abordado e ofereça perspectivas exclusivas de sua própria experiência. Evite exagerar na venda de seu produto ou serviço. Em vez disso, explique sutilmente como sua empresa pode ajudar a resolver os problemas do público.
  • Monitore suas postagens. Use o Google Analytics para ver o desempenho dos guest posts ao longo do tempo e se eles atraem mais tráfego para o seu site WordPress.
  • Use sua biografia de autor para gerar leads. Alguns sites permitem que os colaboradores adicionem um link para seu site na bio do autor. Para gerar leads, use essa oportunidade para criar um link para seu formulário de newsletter por e-mail.

5. Faça Email Marketing

A criação de newsletters por e-mail pode direcionar o tráfego para o seu site, notificando os assinantes quando um novo conteúdo for publicado.

Como os assinantes já estão interessados em sua marca, eles provavelmente serão tráfego de boa qualidade, com maior tempo de sessão e menor taxa de rejeição. Os boletins informativos também aumentam o reconhecimento do seu conteúdo, aumentando as chances de obter backlinks.

Você precisará de dois plugins para campanhas de e-mail bem-sucedidas: um plugin de formulário de assinatura, como o WPForms, para reunir assinantes e um plugin de newsletter, como o Mailchimp, para gerenciar e enviar e-mails.

SEO WordPress: Tutorial em Vídeo

Prefere assistir a um vídeo? Este vídeo fornece um tutorial passo a passo sobre como instalar o plugin Yoast SEO e otimizar seu site WordPress para os mecanismos de pesquisa.

Preciso Contratar um Profissional de SEO para WordPress?

O SEO para WordPress é um processo de longo prazo que exige persistência. Se você tiver muitas outras responsabilidades, contratar um profissional pode ser uma opção viável.

Um especialista em SEO para WordPress ajudará a analisar seu site e a implementar as alterações necessárias. Ele pode ajudá-lo com a otimização do tráfego, da mídia social e do marketing.

Aqui estão alguns motivos pelos quais você pode querer contratar um profissional de SEO:

  • Mais tempo para outras tarefas. A contratação de alguém liberará seu tempo para se concentrar em outras responsabilidades, como produção de conteúdo e branding.
  • Atualizações e novas ideias. Os fatores de SEO e de classificação estão mudando constantemente. Os profissionais de SEO do WordPress acompanham os últimos desenvolvimentos e podem trazer novas ideias.

O custo da contratação de um profissional de SEO para WordPress varia. Os proprietários de sites podem pagar por hora, mensalmente ou por projeto, dependendo do contrato. A taxa média de um serviço de SEO é de R$ 50 a R$ 1.000/hora, dependendo do escopo do trabalho e da localização do provedor.

Antes de contratar um profissional para trabalhar em seu SEO para WordPress, considere o seguinte:

  • Experiência. Verifique seus trabalhos anteriores analisando o portfólio e as histórias de sucesso do profissional.
  • Habilidades. Certifique-se de que o profissional de SEO saiba como otimizar um site WordPress para mecanismos de pesquisa. Além de compreender os recursos de SEO e do WordPress, ele deve estar familiarizado com plugins úteis do WordPress.
  • Depoimentos. Verifique os comentários e as avaliações de clientes anteriores.
  • Duração. Decida por quanto tempo você deseja contratar o profissional de SEO para WordPress. Comece com um contrato de curto prazo e estenda-o se estiver satisfeito com os resultados.

Um profissional de SEO deve ser honesto sobre seu processo e o que pode alcançar. Evite candidatos que garantam um sucesso rápido e irreal. Lembre-se de que SEO de qualidade leva tempo para ser desenvolvido.

Além disso, antes de contratar um especialista em SEO, peça a ele que lhe forneça um resumo dos custos para evitar cobranças adicionais.

Recomendamos procurar um especialista em SEO em mercados de freelancers como Upwork ou Fiverr. Essas plataformas fornecem informações detalhadas sobre cada candidato, seu preço por hora e avaliações de clientes.

Como alternativa, verifique as plataformas de mídia social, como o LinkedIn e o Facebook. Dessa forma, você poderá contratar um profissional com uma tarifa mais flexível. No entanto, será mais difícil obter depoimentos de clientes anteriores.

Você também pode adquirir os serviços de uma agência profissional, como a WordPress SEO Experts. Com uma equipe experiente, você poderá realizar um trabalho de SEO ainda mais consistente.

Conclusão

A otimização para mecanismos de busca ajuda a melhorar as classificações de pesquisa do seu site, a gerar mais tráfego orgânico e, por fim, a aumentar sua taxa de conversão.

No entanto, para obter bons resultados com sua estratégia de SEO para WordPress, será necessário tempo e esforço contínuo. Os esforços de SEO incluem a otimização on-page, como o aprimoramento da experiência do usuário e a criação de conteúdo de qualidade, e a otimização off-page, como link building e a escrita de postagens como convidado em outros sites.

Se você não tiver tempo, contratar um profissional de SEO é uma boa alternativa. O especialista lhe dará insights sobre as últimas atualizações do Google e criará uma estratégia de SEO adequada, permitindo que você se concentre em outras tarefas comerciais importantes.

Perguntas Frequentes sobre SEO para WordPress

Neste tutorial, discutimos tudo o que você precisa saber sobre SEO para WordPress. Agora, é hora de responder a algumas das perguntas mais comuns sobre o assunto.

Vale a Pena Pagar por SEO?

Sim, especialmente se você quiser ter mais tempo para se concentrar em outras tarefas importantes. O SEO é um processo contínuo que exige tempo e energia para ser mantido e otimizado, especialmente se você não tiver uma equipe de especialistas dedicada.

O Marketing de Afiliados Afeta o SEO do Site?

O marketing de afiliados não afeta diretamente o SEO de um site WordPress. Os links de marketing de afiliados geralmente usam atributos patrocinados ou nofollow, sinalizando para o mecanismo de pesquisa que o link é um posicionamento pago e que não passará o link juice. Dito isso, um programa de marketing de afiliados pode atrair tráfego para seu site e aumentar o reconhecimento da marca.

Sites WordPress Ranqueiam Melhor do que Sites Baseados em Outros CMS?

O uso do WordPress não garante uma classificação mais alta do que a de outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, pois o Google trata todos os sites da mesma forma. Entretanto, o WordPress tem vários recursos e vantagens que ajudam o SEO, como a configuração nativa de permalinks e textos alternativos. Milhares de plugins também estão disponíveis para executar várias tarefas de otimização.

Author
O autor

Bruno Santana

Jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia, além de colaborador eventual do site MacMagazine e da editoria de cultura do Jornal A Tarde, de Salvador. Fascinado por tecnologia desde criança, criei meu primeiro blog no Wordpress aos 13 anos e nunca mais parei. Nas horas vagas, gosto de ir ao cinema e fazer experimentos na cozinha.