O Que É um Guest Post? Tudo o Que Você Precisa Saber
Um guest post é uma conteúdo que um blogueiro escreve para o blog de outra pessoa. Normalmente é usado como uma tática de marketing para:
- Estabelecer autoridade no nicho.
- Expandir o alcance do público e a rede de contatos.
- Gerar mais tráfego para um site.
Embora o guest post tenha se tornado uma prática comum, essa estratégia pode ser um desafio se você tiver pouca experiência ou poucas conexões.
É por isso que criamos este guia abrangente sobre guest blogging. Explicaremos como os blogueiros novatos podem conseguir guest posts, escrever bons guest posts de blog e otimizar o conteúdo para o sucesso.
Conteúdo
Razões para Começar a Blogar Como Convidado
Vamos começar pelo começo: como o guest blogging pode beneficiar blogueiros iniciantes.
Aumenta o SEO e a Autoridade do seu Site
O guest post pode impulsionar o SEO do seu site de duas maneiras. Para começar, falaremos sobre construir backlinks.
Quando faz o guest blogging, o colaborador geralmente pode incluir um ou dois links externos para seu próprio blog no conteúdo ou na biografia do autor.
Motores de busca consideram esses links como um voto de um site para outro, o que significa que vale a pena conferir o site referido. Como resultado, o Google pode ver o blog como uma fonte confiável, aumentando assim suas chances de ranquear bem e receber mais tráfego orgânico.
Segundo o Ahrefs, existe uma correlação positiva entre quantos backlinks um site tem (link em inglês) e quanto tráfego orgânico ele pode atrair.
Outra maneira pela qual o guest post ajuda o SEO é gerando menções online da sua marca.
Digamos que você tenha um blog de negócios e contribua regularmente para sites como Forbes e Entrepreneur. Quanto mais seu nome aparecer em sites relevantes do seu nicho, é mais provável que os mecanismos de pesquisa o considerarão um especialista do setor.
Dito isso, os blogueiros devem fazer guest posts com cuidado. O Google vê guest blogging em grande escala como um esquema de links manipulador, então não exagere.
Para usuários do WordPress, aqui estão mais dicas para otimizar um site para motores de busca.
Expande o Público do seu Blog
O guest post permite atingir o público de outros blogs, o que pode levar a um tráfego mais alto e até mesmo conversões.
Muitas marcas conseguiram isso. A startup de SaaS Groove afirma ter alcançado mais de 1 milhão de leitores (link em inglês) publicando posts como convidados. O Help Scout também ganhou mais de 36 mil novos assinantes de e-mail (link em inglês) graças a esta estratégia.
O truque para obter esses resultados é segmentar sites cujos leitores são semelhantes aos seus — seja por interesse, comportamento ou dados demográficos. É mais provável que essas pessoas aprendam mais sobre você depois de interagir com o guest post.
Amplia sua Rede de Contatos
O guest post também cria a oportunidade de interagir com outros blogueiros e marcas.
Quanto mais você lançar ideias de conteúdo e publicar artigos em sites relacionados, mais familiar seu nome será na indústria. Por sua vez, futuras parcerias começarão a se abrir.
No entanto, recomendamos ter seletividade na escolha dos sites com os quais você faz parceria. Não é necessário que eles tenham 100 mil visitantes mensais, mas os sites para os quais você escreve devem oferecer conteúdo valioso e ter um envolvimento significativo do público. Tenha cuidado com blogs de baixa qualidade e com aparência de spam, pois eles podem afetar negativamente sua reputação.
Permite Anunciar seus Produtos ou Serviços
Se você gerencia um negócio, um guest post pode oferecer a chance de comercializar produtos e serviços.
A maioria dos blogs permite fazer isso na biografia do autor, como neste post de Elna Cain para o Blogging Wizard (link em inglês):
Em alguns casos, o blogueiro convidado também pode mencionar seu produto ou serviço se for apropriado dentro do contexto do tópico.
Dê uma olhada neste post do Ahrefs sobre como duplicar o tráfego de um blog (link em inglês). O escritor começa usando sua agência Growth Machine para ilustrar seu sucesso com a estratégia explicada no conteúdo.
Embora o conteúdo não promova diretamente a oferta de negócios do Nat Eliason, ele demonstra o que sua agência pode fazer por clientes em potencial.
Observe que a maioria dos blogs é contra a autopromoção direta em guest posts. Evite o uso excessivo de papos de vendedor e leia as orientações para ver o que pode ou não ser incluído no conteúdo.
Monetiza seu Conteúdo
Para escritores freelancers e blogueiros, os guest posts podem oferecer oportunidades extra de ganhar dinheiro com blog. Alguns proprietários de blogs pagam comissões aos seus colaboradores por cada conteúdo publicado. No entanto, essas atribuições geralmente têm requisitos mais específicos.
A faixa salarial varia muito. Os blogs globais mais confiáveis pagam por volta de US$ 75 ou até mais (link em inglês), dependendo da contagem de palavras e do tópico.
Como Escrever um Guest Post
O guest post geralmente começa com a descoberta de blogs para os quais contribuir, apresentando suas ideias ao proprietário do site, enviando o conteúdo e promovendo-o para atrair o público.
Esta seção cobrirá cada etapa e fornecerá algumas das melhores práticas de guest post.
1. Encontre Oportunidades de Guest Post
O primeiro passo é procurar sites de guest posts no seu nicho.
Se você já tem alguns blogs em mente, coloque-os na lista de guest posts em potencial. Em seguida, vasculhe o site e descubra se o proprietário aceita guest posts. Essas informações geralmente estão disponíveis na página Sobre, página de contato ou seção de perguntas frequentes.
Como alternativa, você pode abrir Google e digite site:nomedosite.com guest post ou site:nomedosite.com escreva para nós. Essas strings de pesquisa do Google mostrarão se alguma página do site contém essas palavras-chave.
Para descobrir oportunidades de guest blogging em outros sites, insira as strings de pesquisa abaixo. Certifique-se de substituir “palavra-chave” com uma frase ou termo relacionado à sua indústria.
- “palavra-chave” + “guest post”
- “palavra-chave” + “escreva para nós”
- “palavra-chave” + “diretrizes de guest post”
- “palavra-chave” + “diretrizes de posts de convidados”
- “palavra-chave” + “diretrizes de guest posts”
- “palavra-chave” + “diretrizes de colaborador”
- “palavra-chave” + “envios de guest posts”
- “palavra-chave” + “aceitando guest posts”
- “palavra-chave” + “enviar guest post”
Aqui está um exemplo de como são os resultados da consulta “tecnologia” + “escreva para nós”:
O Twitter é outra plataforma excelente para encontrar oportunidades de guest posts. Na barra de pesquisa, insira uma palavra-chave relacionada ao nicho junto com um termo de guest post como abaixo. Em seguida, percorra os resultados para encontrar sites para entrar em contato.
O próximo método é olhar o perfil de backlinks de um concorrente e encontrar sites para os quais eles postaram como convidados. Use o verificador de backlinks do Ahrefs para isso.
Lembre-se que nem todos os sites incluem informações sobre contribuições de convidados. Mesmo assim, isso não significa que o blog não aceite conteúdo de terceiros.
Nesse caso, simplesmente anote o endereço de email do proprietário do blog ou do editor-chefe — você o usará para lançar as postagens dos convidados mais tarde.
Conforme mencionado anteriormente, é importante examinar cada blog de interesse para garantir sua legitimidade. Depois de coletar todos os possíveis sites de guest posts, avalie os seguintes elementos para restringir a lista:
- Público-alvo. Eles são os usuários que você deseja alcançar? Eles têm interesses ou dados demográficos semelhantes aos dos leitores do seu blog? Eles ficarão interessados em visitar seu site depois de ler o guest post?
- Engajamento. Descubra quantos comentários e compartilhamentos do blog os guest posts conseguem para determinar o desempenho deles. Além disso, verifique as mídias sociais do proprietário do blog e veja se elas promovem o conteúdo de colaboradores por lá.
- Credibilidade. Quão respeitável é o blog? A ferramenta de verificação de backlinks do Ahrefs pode medir isso com sua métrica de Domain Rating (DR). Comece segmentando sites com uma pontuação entre 20 e 50 — você não vai encontrar sites de grande autoridade nessa faixa, porém é mais provável que eles aceitem posts de novos blogueiros.
Depois de criar uma lista sólida, selecione um dos sites de guest posts e passe para a próxima seção.
2. Faça um Brainstorm
O segundo passo é pensar em ideias de conteúdo para o blog de destino. Idealmente, a postagem deve atender aos critérios do proprietário do site, abordar os problemas que seu público-alvo enfrenta e escolher um tópico que outros guest posts não abordaram.
Alguns sites geralmente têm uma página para diretrizes de guest posts, que podem incluir quais tópicos o proprietário do site está procurando e quais formatos de conteúdo ele prefere. Use como ponto de partida para a sessão de brainstorming.
Também é bom ler o conteúdo mais popular para ver o que funciona com o público. Ferramentas de SEO como Ubersuggest podem ajudar a descobrir as páginas mais visitadas de qualquer site.
Além disso, dê uma olhada nas postagens mais recentes do blog para ter uma ideia da estratégia de conteúdo atual do proprietário do site. É mais provável que eles aprovem um artigo proposto se ele atender aos seus objetivos atuais.
Aqui estão outras dicas para encontrar a ideia de guest post perfeita:
- Escolha uma ideia que possa demonstrar sua expertise. Contar aos leitores sobre uma experiência pessoal, falando sobre sucessos e erros, pode tornar o artigo muito mais confiável e original.
- Procure tópicos em alta naquele nicho. Use ferramentas como Google Trends e BuzzSumo para ver o que tem mais popularidade no mercado no momento.
- Ofereça-se para reescrever um guest post de baixo desempenho. Use uma ferramenta de SEO para identificar quais artigos não ganharam tanto engajamento ou tráfego quanto as páginas principais. Em seguida, procure áreas para melhorar: pode ser atualização de conteúdo, abrangência ou organização.
A partir daqui, escolha entre dois a três tópicos de postagem de blog com a melhor chance de ser aceito pelo proprietário do site de destino. Continue no próximo passo.
3. Publique seu Conteúdo
Vamos criar um cold email para conseguir sua primeira oportunidade de guest post.
Dependendo do blog, alguns podem exigir o envio do artigo inteiro desde o início, em vez de apresentar algumas ideias. Certifique-se de verificar as diretrizes de guest posts antes de prosseguir para esta etapa.
Além disso, tenha as informações de contato corretas. Envie a proposta para a pessoa responsável pelo conteúdo editorial, não para o atendimento ao cliente, publicidade ou outras questões gerais.
Também é melhor se familiarizar com o proprietário ou editor do blog primeiro para torná-los mais familiarizados com o seu nome. Dessa forma, é mais provável que eles abram e leiam seu e-mail.
Comentar as postagens mais recentes do blog, compartilhar os artigos em suas plataformas ou interagir com eles nas mídias sociais é um bom começo. Passe algumas semanas fazendo isso antes de enviar a proposta.
Depois disso, escreva o email. Abaixo estão algumas dicas para criar pitches de guest post:
- Torne-o pessoal. Não use a mesma mensagem para todos os destinatários. Dirija-se à pessoa pelo nome e fale sobre uma postagem do blog dela que você goste para mostrar que você fez alguma pesquisa.
- Crie uma linha de assunto atraente. Simplesmente escrever “proposta de guest post” não chamará a atenção. Considere referir-se a uma das ideias de conteúdo para dar-lhes algum contexto.
- Mantenha-o conciso e direto. Simplesmente se apresente, diga por que está entrando em contato com o blog e mencione as ideias de conteúdo. O comprimento ideal é entre 50 e 125 palavras (link em inglês).
- Inclua algumas amostras de escrita. Demonstre suas habilidades e qualificações, bem como defina as expectativas do destinatário. Se houver guest posts publicados no blog de outra pessoa, considere criar um link para eles no email.
- Revise o conteúdo. Corrija quaisquer erros gramaticais ou ortográficos para mostrar que você é profissional.
- Use uma assinatura de email. Inclua seu nome, título do site e identificadores de redes sociais, para que eles possam descobrir mais sobre você.
- Peça para alguém apresentá-lo primeiro. Se você conhece outro blogueiro convidado que postou no site, considere pedir que essa pessoa indique você. É mais provável que o proprietário do blog confie em um escritor recomendado por alguém com quem trabalhou.
- Use um endereço de email personalizado. Dessa forma, seu email parece muito mais profissional e confiável. Para isso, é necessário assinar um serviço de hospedagem de email.
Se precisar de alguma inspiração para escrever o e-mail, confira o exemplo abaixo:
Linha de Assunto: Guest Post para Fast Food Saudável: Como Fazer Batatas Fritas sem Óleo
Oi Tiago,
Meu nome é Alessandro e sou blogueiro do site Cozinha Caseira Fácil.
Eu tenho experimentado algumas receitas do seu blog – os nuggets de frango de baixa caloria foram de arrasar. Quero apresentar algumas ideias de guest post que podem combinar com esse tema:
- Como fazer batatas fritas sem óleo
- As 10 melhores receitas de carne vegana para hambúrgueres
- Como fazer sorvete sem açúcar
Se você precisar de uma referência, aqui está um artigo que escrevi sobre o melhor leite não lácteo para o blog de culinária Loucos por Saúde. Até agora, ele recebeu 5 mil visitas mensais e mais de 250 compartilhamentos no Facebook.
Ansioso por ouvir mais de você!
Obrigado,
Alessandro Oliveira
Blogueiro e desenvolvedor de receitas na Cozinha Caseira Fácil
4. Escreva Conteúdo de Alta Qualidade
Depois que uma ideia é aceita, é hora de escrever o conteúdo.
Embora cada blog tenha suas próprias diretrizes, existem várias práticas recomendadas a serem seguidas para criar um guest post incrível:
- Tenha em mente a intenção da pesquisa. Qual é o objetivo geral que os usuários desejam alcançar ao ler o conteúdo? Certifique-se de cobrir as perguntas mais urgentes sobre o assunto.
- Torne-o único e diferente dos concorrentes. Pode ser fornecendo novas informações, abordando o tópico de um ângulo único ou oferecendo dicas mais acionáveis.
- Inclua citações de especialistas. Eles podem ajudar a criar uma postagem mais autoritária e informativa. Use HARO ou o Help a B2B Writer se você estiver no nicho de negócios.
- Evite se promover. Conforme mencionado, a maioria dos sites é contra ter blogueiros convidados comercializando explicitamente seus produtos ou serviços no conteúdo. Mencione-os apenas para fins ilustrativos.
- Inclua palavras-chave para SEO. Use-as naturalmente e de maneira gramaticalmente correta.
- Use o estilo e a formatação das postagens de blog existentes. No mínimo, a organização do conteúdo, linguagem e abrangência devem estar à altura do que é publicado.
- Preste atenção à legibilidade. O conteúdo deve ser fácil de ler e entender. Opte por linguagem simples, frases ativas, parágrafos curtos e listas ordenadas e não ordenadas.
5. Crie um Título Atraente
Depois de escrever um ótimo post, tudo o que resta a fazer é criar um título atraente para ele. Ele deve chamar a atenção das pessoas imediatamente, obrigando-as a clicar no artigo na página inicial do blog ou nos resultados de pesquisa.
Aqui estão algumas coisas a considerar ao fazer um brainstorming para ideias de títulos:
- Mostre como o artigo pode resolver os problemas do leitor. É mais provável que eles cliquem em um título que atenda às suas necessidades.
- Inclua números, se apropriado. Vários estudos mostraram que títulos que incluem números (link em inglês) têm as taxas de cliques mais altas. Eles são ótimos para listas e guias de instruções.
- Use uma pergunta. Perguntas compõem 8% das buscas no Google (link em inglês), portanto, utilizar esse formato pode mostrar que o artigo é relevante para o interesse do pesquisador.
- Otimize para mecanismos de pesquisa. Google só pode exibir 70 caracteres (link em inglês) nas tags de título, então é melhor ficar com esse comprimento. Certifique-se de incluir a palavra-chave de destino também.
- Evite títulos de clickbait. Em outras palavras, não exagere sobre o assunto do artigo ou prometa algo que o conteúdo não cumpre.
Se você precisar de algumas referências, o Databox tem uma ótima lista de melhores exemplos de títulos de blog.
6. Use Links Internos e Externos
Os links internos não são bons apenas para o SEO do site de destino. Também pode mostrar ao editor que você está familiarizado com o conteúdo deles, tornando mais provável que eles publiquem o guest post.
Assim como nos links internos do seu próprio site, adicione links apenas para as postagens do blog que apoiam o artigo.
A maneira mais rápida de descobri-las é digitando site:nomedosite.com [palavra-chave] no Google. Ele filtrará e exibirá qualquer página do site que use o termo.
Também, use textos-âncora contextuais (link em inglês) para que os mecanismos de busca e os usuários saibam do que se trata a fonte citada.
Naturalmente, você também deseja adicionar links externos para direcionar o tráfego de referência para seu próprio blog. Nesse caso, inclua-os apenas se forem contextualmente relevantes.
Consulte as diretrizes de guest posts ou peça ao editor do blog para ver quantos links podem ser apresentados. Também é melhor vincular a um conteúdo em vez de uma página inicial ou página de vendas para evitar ser promocional.
7. Envie o Guest Post
A etapa final é enviar a guest post para o site de destino. Antes de enviar a versão final, edite e revise o conteúdo. Verifique se há erros gramaticais, erros de ortografia, links quebrados ou imagens pouco nítidas.
Além disso, escreva uma biografia de autor convidado. É aqui que você pode explicar quem você é e geralmente inclui um link para a página de destino do seu site.
Aqui está um excelente exemplo do ex-colaborador convidado da Forbes, Ryan Robinson. Ele explica o que ele faz sem ser abertamente promocional e apresenta o link de seu site contextualmente. Ele também menciona o número de leitores de seu blog para adicionar credibilidade.
Depois de enviar o email, aguarde vários dias para obter uma resposta. Dependendo do número de envios que o blog recebe, pode ser necessário um acompanhamento para garantir que o envio do guest post seja publicado.
Depois que a postagem estiver no ar, mantenha um relacionamento positivo com o proprietário ou editor do blog. Dessa forma, é mais provável que você consiga mais oportunidades de guest post para o site.
Envie um email de agradecimento e promova o artigo nas redes sociais. Além disso, responda a qualquer comentário no guest post — essa é uma excelente maneira de criar conexões com o público e demonstrar experiência.
Onde posso postar como convidado?
Se você está procurando por sites que aceitam guest posts, aqui estão algumas recomendações para iniciar sua jornada de guest blogging.
Blogs de Viagem e Estilo de Vida
Você conhece algumas excelentes dicas de viagem ou destinos de férias? Considere compartilhar seu conhecimento em um blog de viagens.
Existem muitos nichos dentro desta categoria: desde mochilão até viagens de luxo. Escolha um blog adequado ao tipo de viagens pelas quais você é conhecido e atraia o público desejado.
Abaixo estão alguns blogs de viagens que aceitam guest posts:
- Practical Wanderlust. Os proprietários do blog estão procurando guias de destino informativos nos EUA, Canadá, México e Europa.
- Global Grasshopper. Uma publicação especializada em belos lugares ou opções menos conhecidas ao redor do mundo.
- Honeymoon Always. Este site se concentra em férias para casais dispostos a compartilhar sua experiência de lua de mel.
- The Blonde Abroad. Um blog de viagens feminino com mais de 1 milhão de visualizações de página mensais.
Blogs de Marketing e Negócios
O nicho de negócios e marketing é popular, mas desafiador para entrar. A maioria dos blogs procura empreendedores de sucesso, freelancers ou proprietários de empresas com ideias originais para compartilhar. Na hora de descobrir qual conteúdo escrever, concentre-se nas suas áreas de expertise.
Aqui estão alguns blogs de marketing e negócios que aceitam guest posts:
- Business 2 Community. Uma publicação para compartilhar conhecimento nas indústrias B2C e B2B.
- Bplans. Concentra-se em conteúdo sobre planejamento e lançamento de uma pequena empresa.
- Content Marketing Institute. Um blog de negócios para profissionais que trabalham em empresas B2C e B2B de médio a grande porte.
- Copyhackers. Um blog de marketing especializado em direitos autorais.
Blogs de Culinária
Dependendo do nicho, blogs de receitas geralmente procuram receitas originais, guias de restaurantes, técnicas culinárias, conselhos nutricionais ou histórias sobre a indústria culinária.
Aqui estão alguns blogs de culinária que aceitam posts de convidados:
- Serious Eats. Esta publicação procura especialistas que possam escrever sobre cozinhas regionais.
- Menuism. Abrange guias de restaurantes urbanos, conteúdo específico de culinária e informações privilegiadas sobre a indústria de alimentos.
- PaleoHacks. Este blog aceita postagens de convidados sobre paleo fitness, saúde, estilo de vida e receitas.
- HuffPost (comida e bebida). Esta grande publicação está buscando dicas de culinária, resumos de receitas e investigações sobre táticas de marketing de alimentos.
Blogs de Moda e Beleza
Este nicho trata de cobrir as últimas tendências, dicas de estilo, guias de compras e análises de produtos. Aqui estão algumas publicações de moda e beleza que aceitam blogueiros convidados:
- Men Style Fashion. Especializa-se em roupas masculinas e conteúdo de estilo de vida.
- The Curvy Fashionista. Concentra-se em notícias, dicas e truques de moda e beleza plus-size.
- The Everyday Man. Uma revista online que cobre moda masculina, saúde e fitness.
- POPSUGAR. Este blog está procurando análises e tutoriais de produtos de beleza, bem como recomendações de roupas.
Blogs de Esportes
Esses sites geralmente buscam escritores que possam relatar as últimas notícias esportivas ou compartilhar opiniões de especialistas sobre o setor. Aqui estão alguns blogs abertos ao conteúdo de convidados:
- Sportskeeda. Esta publicação aceita guest posts sobre grandes torneios, como NFL, eSports e WWE.
- Fansided. Esta rede de sites se concentra principalmente em notícias de esportes e entretenimento da perspectiva do fandom.
- Off The Post. Procura por reportagens de notícias esportivas com um toque espirituoso.
- SB Nation. Semelhante ao FanSided, esta publicação possui uma coleção de blogs de esportes para os quais você pode enviar guest posts.
Medium
Medium é uma plataforma de publicação de conteúdo com uma comunidade integrada de mais de 170 milhões de pessoas.
Ao contrário de outros sites, ele é mais parecido com uma rede social: cada usuário pode seguir outros blogueiros, ter seus posts no feed e “bater palmas” nos artigos que gosta. Assim, é muito mais fácil obter mais exposição e engajamento para seu conteúdo nesta plataforma.
Para descobrir oportunidades de guest post no Medium, encontre primeiro a publicação certa. Aqui estão algumas opções populares:
- Start it up. Uma publicação para empreendedores, freelancers e fundadores compartilharem suas ideias.
- The Writing Cooperative. É especializado em instruções, ensaios, dicas e truques e guias para redação, edição e publicação.
- UX Collective. Um blog sobre internet e design de produtos com mais de 400 mil seguidores.
- The Post-Grad Survival Guide. Concentra-se em conselhos sobre dinheiro, vida e carreira para pessoas de vinte a trinta e poucos anos.
Cada publicação tem suas próprias diretrizes de guest posts, portanto leia-as antes de enviar um rascunho. Além disso, leia a política do Medium pois eles têm regras específicas sobre a incorporação de conteúdo externo e promoções. Para mais dicas e truques, confira o artigo de Benji Hyam sobre como viralizar no Medium (link em inglês).
Estratégias Comprovadas para Otimizar Guest Posts
Agora que você sabe como escrever e enviar um guest post, aqui estão mais algumas táticas para melhorar a estratégia de guest blogging.
Acompanhe o Desempenho do Guest Post
Depois de enviar alguns blogs de convidados, monitore se as postagens estão trazendo mais tráfego para seu site. Isso pode informar se o conteúdo é envolvente o suficiente para que os leitores tenham interesse em saber mais sobre você.
Acompanhe este resultado usando o Google Analytics. Depois de entrar em uma conta, vá para Aquisição -> Todo o Tráfego -> Referências. Este relatório mostrará quanto tráfego vem de fontes de referência.
Se disponível, verifique também o número de compartilhamentos sociais da postagem para medir sua capacidade de compartilhamento.
Adicione Elementos Visuais no Conteúdo
O uso de imagens dentro do artigo pode ajudar a quebrar longos trechos de texto, tornando o conteúdo muito mais envolvente. Elas também podem ajudar a visualizar informações complexas de uma maneira mais digerível.
Existem muitos tipos de imagens para adicionar a um artigo de blog. Infográficos e gráficos são ótimos para projetar alguns dados e apoiar as informações do artigo. As capturas de tela também podem ajudar na exibição de citações de especialistas, na descrição de exemplos ou na hora de escrever tutoriais relacionados a software.
Certifique-se que as fotografias sejam de alta qualidade para garantir uma experiência de visualização agradável. É bom usar fotos originais, especialmente se você estiver trabalhando em guest blogging para sites de viagens ou comida. Caso contrário, fotos livres de royalties devem ser suficientes.
Incentive o Engajamento com uma Chamada para Ação (CTA)
Terminar a postagem com uma chamada para ação (CTA) pode aumentar o engajamento. É uma frase que convida os leitores a realizar a ação desejada, como comentar ou compartilhar o artigo.
Engajamento é essencial para SEO (link em inglês) pois significa que o blog está ativo e os leitores estão gostando do conteúdo. Quanto tempo os usuários gastam em um site também é considerado um fator de classificação.
Aqui estão alguns exemplos de CTA para um artigo de blog:
- Comente abaixo para compartilhar seus pensamentos sobre [nome do tópico].
- Compartilhe esta postagem com qualquer pessoa que possa se interessar por [nome do tópico].
- Conhece alguma dica que não mencionamos? Conte para a gente nos comentários.
Promova sua Lista de Email na Biografia do Autor
Embora a maioria dos blogueiros convidados use a assinatura do autor para linkar de volta ao site, alguns aproveitam a oportunidade para promover sua lista de email. Essa tática é mais adequada para quem deseja construir seu público em vez de obter mais tráfego orgânico.
A construção de listas requer duas coisas, e a primeira delas é um software de newsletter. Essa ferramenta ajudará na inscrição de novos assinantes, na criação de newsletters e campanhas, assim como no gerenciamento de emails. Alguns exemplos bem conhecidos são Mailchimp e Optin Monster.
A segunda coisa é uma landing page para as pessoas se inscreverem na assinatura. O design deve se concentrar em um objetivo: fazer com que os usuários se convertam em assinantes. Evite criar links para a página inicial, pois ela está cheia de menus, links e barras laterais que podem distrair os visitantes da inscrição.
Seja Ativo em Comunidades Online
Além dos perfis de redes sociais sociais, fóruns e comunidades online são ótimos lugares para promover guest posts. Encontre sites ou grupos relevantes para seu nicho e público-alvo e mencione o artigo quando apropriado.
Por exemplo, se você estiver escrevendo guest posts sobre dicas e truques do iPad, considere ingressar no subreddit de iPad e iPad Pro. Quando alguém iniciar um tópico sobre como maximizar o uso do dispositivo, considere compartilhar algum conhecimento e criar links para os artigos que você escreveu.
Conclusão
Resumindo, um guest post é um artigo que alguém escreve para o blog de outra pessoa. Os blogueiros geralmente contribuem com esse post para outro site para construir sua autoridade, ampliar sua rede e expandir seu alcance.
Este artigo dividiu a criação de guest posts em sete etapas:
- Encontre oportunidades de guest post. Procure sites respeitáveis e ativos que aceitem conteúdo de colaboradores e se alinhem com o público do seu blog.
- Faça um brainstorming de novas ideias de conteúdo. A postagem ideal deve verificar todas as diretrizes de colaboradores, atender aos objetivos do proprietário do blog, resolver os problemas do público e demonstrar sua experiência.
- Apresente ideias de guest post. Primeiro, é melhor fazer com que seu nome seja mais familiar na rede do proprietário do site. Em seguida, crie um cold email personalizado para propor as ideias de conteúdo.
- Escreva conteúdo de alta qualidade. Ele deve atender à intenção de pesquisa dos usuários e corresponder ao estilo de outros guest posts. Além disso, certifique-se de que seja exclusivo, legível e compatível com palavras-chave.
- Crie um título atraente. Ele deve causa curiosidade nos leitores em potencial, encorajando-os clicar no artigo e conferir.
- Inclua links internos e externos. Consulte outras postagens relevantes do blog para que os leitores obtenham mais informações. Ao criar um link para seu próprio conteúdo, ele deve ser contextualmente apropriado.
- Envie a guest post. Revise o conteúdo e crie uma biografia do autor antes de enviar o rascunho final ao proprietário do blog. Após a publicação do artigo, promova-o nas redes sociais e responda aos comentários, se houver.
Agora que você sabe como se tornar um guest blogger, só falta dar o primeiro passo. Consulte nossa lista de blogs que aceitam conteúdo de contribuidores ou um pouco do Google para encontrar o site certo. Se você tiver mais perguntas ou comentários, deixe-os na seção de comentários abaixo.