Como Fazer uma Newsletter: 7 Dicas para se Comunicar com Seu Público e Expandir Seu Negócio

Com a estimativa de que o email atinja 4,6 bilhões (link em inglês) de usuários em 2025, mais empresas estão investindo em métodos de email marketing, como as newsletters.

Uma newsletter, ou boletim informativo, traz as informações mais recentes sobre os produtos e serviços de uma empresa e quaisquer atualizações que possam interessar os clientes. Ela auxilia empreendedores a manterem uma comunicação ativa com o público, impulsionar as vendas e estimular o engajamento.

Ter uma newsletter também ajuda a divulgar informações do produto e a dar credibilidade à marca. Você pode usá-la para promover posts de blog sobre assuntos relevantes para seu setor, tornando sua empresa uma autoridade no assunto.

Neste tutorial, vamos mostrar as etapas de como fazer uma newsletter. Também separamos as melhores dicas para ajudar você a criar sua primeira campanha de newsletter.

Aprenda Como Fazer uma Newsletter em 4 Passos Simples

O segredo para ter uma newsletter de sucesso está em configurá-la corretamente desde o início. Para isso, siga estes passos simples para comçear a sua campanha de newsletter:

1. Escolha um Serviço de Newsletter

Vários serviços de newsletter como OptinMonster, Mailchimp e Stripo Email oferecem recursos de automação e modelos predefinidos de email para facilitar o envio em massa. Se você usa o WordPress, vale conferir alguns dos melhores plugins de newsletter da plataforma.

Durante a escolha do serviço de newsletter, é importante levar em consideração os seguintes fatores:

  • Facilidade de uso — determina se você precisa contratar um desenvolvedor web.
  • Gerenciamento de listas— organiza seus contato e segmenta listas de email.
  • Análise detalhada —  fornece informações sobre o desempenho de suas campanhas.
  • Personalização de modelos — facilita a personalização para deixar os designs com a cara da sua marca.
  • Recursos de automação — simplifica o envio de emails e outras tarefas para economizar tempo.

Os serviços de email profissional da Hostinger, que custam entre R$ 4,49/mês e R$ 7,99/mês, incluem excelentes recursos de segurança, modelos de email ilimitados, respostas automáticas e dez aliases de email. Com até 50 GB de armazenamento, nossa hospedagem de email oferece suporte à sua empresa assim que você lançar uma nova newsletter.

2. Crie um Formulário de Inscrição

As normas de opt-in do email marketing determinam que as empresas devem ter autorização dos usuários antes de enviar newsletters. Portanto, forneça a eles uma maneira fácil de aceitar (opt-in) e recusar (opt-out) suas campanhas de email marketing.

A melhor forma de coletar endereços de email é incorporar um formulário de inscrição em seu site e convidar seus visitantes a se inscreverem. Esse é um método bastante econômico, pois você aproveita a sua própria plataforma.

Trouxemos a seguir um exemplo de formulário de inscrição para a newsletter da Hostinger:

Formulário de inscrição da Hostinger, no qual os visitantes podem se inscrever com seu endereço de email.

Um bom formulário de inscrição precisa de muito mais do que somente um bom design. Para te ajudar a aumentar suas taxas de conversão, separamos algumas dicas:

  • Seu formulário precisa ser fácil de achar: muitos sites incorporam o formulário na página inicial ou o exibem como um pop-up para obter o máximo de visibilidade.
  • Ofereça incentivos: recompensar os usuários que participam da sua lista de email cria uma relação ganha-ganha entre sua marca e seus usuários e ajuda a influenciar no processo de decisão deles.
  • Mencione sua política anti-spam: assegure aos usuários que você não abusará da confiança deles, sendo transparente sobre o conteúdo que enviará para a caixa de entrada deles.
  • Facilite o preenchimento do formulário: colete apenas informações relevantes para garantir um processo de inscrição rápido.

3. Crie uma Lista de Emails

Uma lista de emails é uma coleção de endereços de email de pessoas que desejam recebem atualizações da sua marca. Evite enviar newsletter para clientes que não aceitem recebê-las, pois isso pode prejudicar a reputação do seu negócio.

A maioria dos serviços de newsletter exige que você configure pelo menos uma lista de email antes de começar a enviar mensagens.

Mais para frente, vamos te dar dicas sobre segmentação de público. Por enquanto, comece adicionando todos os endereços de email que você coletou do formulário de inscrição a uma nova lista de emails.

4. Comece Sua Primeira Campanha de Newsletter

Ao criar o conteúdo da sua newsletter, procure deixá-la simples e atrativa ao mesmo tempo. Aborde temas relevantes para o seu público e nicho usando o tom de voz da sua marca.

É importante levar em conta que os destinatários muito provavelmente vão passar o olho no conteúdo geral em vez de ler o email todo. Portanto, é importante deixar as informações mais relevantes no topo da mensagem.

Além disso, vale lembrar que os assinantes podem se retirar da sua lista de email a qualquer momento se não acharem o conteúdo da sua newsletter útil. Para evitar cancelamento de inscrições, procure entregar conteúdo de qualidade e informações úteis para seu público.

7 Dicas para uma Campanha de Newsletter de Sucesso

Agora que você já sabe como fazer uma newsletter, chegou a hora de conferir as nossas dicas para otimizar o desempenho da sua campanha.

1. Personalize Seu Conteúdo de Email

De acordo com uma pesquisa realizada pela Times, Inc., 90% dos consumidores preferem receber conteúdo personalizado das marcas que consomem. Como o seu público é formado por usuários com preferências diferentes, a segmentação da base de público-alvo garante que o conteúdo do seu email repercuta entre eles.

A segmentação de público envolve o agrupamento de usuários-alvo em pequenos blocos com base em parâmetros específicos, como idade, localização e nível de renda. Isso facilita muito a personalização da sua newsletter, já que você pode consultar o perfil de cliente de cada segmento.

Use ferramentas como o Google Analytics para facilitar seu processo de segmentação. Além disso, incentive os usuários a se segmentarem perguntando suas preferências ao se inscreverem para receber newsletters ou ao convidá-los a participar de uma pesquisa.

2. Escreva Assuntos Que Chamem a Atenção

47% dos destinatários abrem e-mails com base na linha de assunto. A falta de otimização das linhas de assunto de suas newsletters pode prejudicar a taxa de abertura, causando perdas de leads valiosos e, eventualmente, prejudicando sua empresa.

Para criar uma linha de assunto, é preciso conhecer bem o seu público. O ideal é que ele desperte interesse sem parecer spam ou promover clickbait — leia mais sobre o método de marketing AIDA para ter uma ideia melhor desse apelo.

Por exemplo, uma empresa deseja criar uma newsletter promovendo seu produto de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês) de geração de leads. Usar uma linha de assunto como “Veja como triplicar seus leads da noite para o dia!” é enganoso, pois nenhuma estratégia de geração de leads pode garantir esse resultado.

Um assunto de email melhor seria: “Quer aumentar sua lista de e-mails? Nós podemos ajudar!” Isso porque o assunto oferece uma informação útil e interessante aos potenciais clientes sem exagerar.

Personalize também suas linhas de assunto com base no segmento de público. Isso pode aumentar a taxa de abertura das suas newsletters em até 50% (em inglês).

3. Inclua Conteúdo Interativo

Considerando que 91% dos clientes (em inglês) procuram conteúdo interativo online, você pode aumentar as taxas de conversão adicionando esse tipo de conteúdo às suas newsletters. Oferecer interatividade também ajuda a aumentar o engajamento, segundo o que dizem 70% dos profissionais de marketing (em inglês).

É por isso que as newsletters interativas representam uma evolução na maneira como as marcas se comunicam com seu público, transformando o recebimento de atualizações e conteúdos em uma experiência dinâmica e envolvente. Um excelente exemplo dessa inovação é a The Beat, a newsletter oficial da Rock Content. Enviada quinzenalmente, ela não apenas informa sobre as últimas tendências e novidades do mercado de Marketing Digital, mas também envolve os leitores com conteúdos criados na plataforma Ion. Esse formato permite interações diretas como quizzes, enquetes e dados interativos, oferecendo uma experiência rica e participativa

Aqui vão algumas ideias de conteúdos interativos para a sua newsletter:

  • Peça feedback e sugestões por meio de uma enquete ou questionário.
  • Incorpore calendários de eventos com lembretes para incentivar a participação.
  • Execute testes relevantes para sua empresa e setor.
  • Mostre trechos do seu feed das redes sociais para aumentar seus seguidores.
  • Compartilhe conteúdos gerados por usuários da sua comunidade.

4. Ofereça Conteúdo de Valor

Como falamos anteriormente, os usuários podem cancelar suas inscrições se acharem que o conteúdo das suas newsletters já não agregam valor a eles. Para reter seus assinantes, você precisa planejar seus conteúdos cuidadosamente com base nos interesses e preferências do seu público.

Por exemplo, as newsletters da Hostinger oferecem informações e posts educacionais no blog para oferecer aos assinantes um melhor entendimento sobre hospedagem e desenvolvimento de sites. Os tipos de posts de blog mais populares incluem tutoriais, artigos em lista e listas de recursos.

Também incluímos códigos de desconto para nossos planos de hospedagem, incentivando nossos assinantes a aplicarem o que aprenderam com as newsletters na vida real. Esse tipo de estratégia de conteúdo tem alto retorno sobre o investimento (ROI), pois alimenta a curiosidade do leitor e o incentiva a abrir o email, aumentando, assim, a taxa de abertura.

Exemplo de uma newsletter enviada pela Hostinger aos seus clientes

Determinar recursos de valor para alcançar os melhores resultados depende do setor e do público da sua marca. Por isso, pesquise bem antes de lançar sua primeira campanha de newsletter para evitar decepcionar os leitores.

5. Ajuste o Desempenho com Testes A/B

Os testes A/B ajudam a melhorar a eficácia da sua newsletter para atingir seus objetivos de marketing e se conectar com potenciais clientes. Esse teste de comparação envolve o ajuste de diferentes elementos da newsletter para determinar qual versão oferece os melhores resultados.

Embora pareça algo demorado, a realização de testes divididos em campanhas de email como newsletters pode aumentar as conversões em 49% (em inglês). Além disso, existem inúmeras ferramentas de teste A/B disponíveis para facilitar o processo.

Vários elementos de marketing de newsletter para realizar testes A/B incluem:

  • Linha de assunto — adicione personalização e o texto curto.
  • Visualizar texto — alinhe a breve descrição do email com a linha de assunto e crie um senso de urgência.
  • Call-to-action (CTA) — experimente cores contrastantes e posicionamentos diferentes para o botão de CTA.
  • Prova social — inclua depoimentos, classificações e endossos da marca para construir credibilidade.

6. Analise os Feedbacks

A melhor maneira de medir a satisfação do seu público é analisar o feedback dos clientes. Os testes A/B podem ajudar você a identificar elementos para melhorar a sua newsletter, mas as opiniões dos seus leitores fornecem informações valiosas sobre o que adicionar, remover ou manter.

As avaliações dos consumidores também são ótimas provas sociais, o que ajuda a atrair novos inscritos e potenciais clientes. Quando implementado corretamente, o feedback estabelece uma comunicação bidirecional com seu público, ajudando a aumentar a fidelidade dele à marca.

Você pode pedir feedback por meio de newsletters ou pesquisas. Outra opção é enviar aos seus leitores mais ativos um email personalizado pedindo suas opiniões. Esse grupo de leitores provavelmente vai interagir melhor com seu email e responder com um feedback prático.

Ofereça recompensas para incentivar a participação, mas evite pressionar as pessoas a deixarem uma avaliação. Esse gesto será visto como uma tática para construir reputação em vez de um esforço genuíno para melhorar.

7. Otimize Seu Conteúdo para Smartphones

Embora o conteúdo seja importante, dar ao seu público uma boa experiência de leitura pode afetar positivamente a opinião dele sobre suas newsletters.

81% dos usuários verificam seus emails em smartphones. Portanto, deixar de tornar a experiência de usuário (UX) da sua newsletter amigável a dispositivos móveis pode diminuir as taxas de abertura e de cancelamento de inscrição.

Confira as dicas a seguir para deixar suas newsletter otimizadas para dispositivos móveis:

  • Mantenha suas linhas de assunto curtas, em torno de 40 caracteres.
  • Escolha um modelo de email de coluna única com largura de 600 pixels.
  • Não use imagens ou vídeos para CTAs.
  • Use bastante espaço em branco para enfatizar sua mensagem.
  • Teste seus emails nos principais sistemas operacionais móveis.

Conclusão

Como vimos ao longo deste tutorial, as estratégias de email marketing são ótimas para gerar conversões e se conectar com os clientes. As newsletters estão entre os tipos mais populares de emails para marketing empresarial.

Agora vamos revisar a passo a passo de como fazer uma newsletter:

1.   Escolha um serviço de newsletter.

2.   Crie um formulário de inscrição.

3.   Crie uma lista de emails.

4.   Inicie sua primeira campanha de newsletter.

Para te ajudar a criar uma newsletter que convertem, também abordamos sete maneiras de melhorar o desempenho de suas campanhas de email, que vão desde a personalização do conteúdo do email até a otimização para smartphones.

Esperamos que este artigo te ajude a começar uma campanha de newsletter de sucesso. Boa sorte!

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.