Palavras-Chave de Cauda Longa: Onde Encontrá-las?

Palavras-Chave de Cauda Longa: Onde Encontrá-las?

Utilizar palavras-chave na criação de conteúdos online é essencial se você deseja que seu site apareça bem posicionado nos resultados dos mecanismos de busca. Assim, encontrar as palavras-chave corretas e entender as diferenças entre elas é o que causará efeitos significativos sobre suas estratégias e campanhas SEO

Uma palavra-chave de cauda longa é uma frase que geralmente inclui de três a cinco palavras e é relativamente específica em termos do que os usuários pesquisam. Embora o volume das palavras-chave de cauda longa possa ser mais baixo, as pessoas as utilizam para buscar informações precisas e com a intenção de converter. 

Isso quer dizer que, por mais que uma palavra-chave de cauda longa não seja muito utilizada para encontrar seu site, quando ela for, as chances de fazer com que um visitante realize uma ação em seu site serão muito maiores. Sendo assim, utilizar esse tipo de palavra-chave é definitivamente uma maneira efetiva de aumentar as conversões do seu site no longo prazo.

Como Pesquisar Palavras-Chave de Cauda Longa?

Há diversas maneiras de conduzir uma pesquisa de palavra-chave de cauda longa. Ainda assim, nós recomendamos utilizar todos os métodos listados abaixo, para você poder ter uma coleção de palavras diferentes que podem ser utilizadas para alcançar uma eficiência máxima. 

Use Ferramentas para Pesquisa de Palavras-Chave de Cauda Longa

Felizmente, a maioria das ferramentas de pesquisa de palavras-chave também é excelente para localizar palavras-chave de cauda longa. Basta escolher as palavras-chave constituídas por mais de duas palavras, e utilizá-las caso sejam compatíveis com a intenção do conteúdo do seu site. 

Estas são algumas de nossas recomendações quanto a plataformas de pesquisa: 

  • Semrush 
  • Software de marketing Hubspot’s SEO 
  • Google Trends

Cada ferramenta conta com recursos únicos que são úteis em diferentes situações, dependendo do que você está buscando. Ainda assim, como propósito principal, as três opções são excelentes em encontrar palavras-chave de cauda longa. 

Verifique os Resultados de Pesquisa no Google

Outra ótima maneira de encontrar palavras-chave de cauda longa populares é checar os resultados de busca do Google. Basta inserir uma palavra-chave na ferramenta de pesquisa e conferir as sugestões adicionais que aparecem logo abaixo:

  • As pessoas também perguntam. Essa seção aparece logo antes da lista de sites.

  • Pesquisas relacionadas. Essa seção pode ser localizada no final da página de resultados.

  • Sugestões de palavras do Google. Essas sugestões aparecem conforme você digita os termos de busca no campo de pesquisa.

Esse tipo de pesquisa por palavras-chave de cauda longa não oferece muitas informações em termos de volume ou ranking de busca. De todo modo, irá te ajudar a pensar em outros possíveis termos pra seus conteúdos. 

Adicione Palavras-Chave de Cauda Longa às Estratégias de SEO 

Com os métodos mencionados neste artigo, você pode começar a utilizar palavras-chave de cauda longa para melhorar seu SEO. Elas podem não ser tão eficientes por si mesmas, mas são uma adição importante à sua estratégia de SEO. 

Tente utilizar as ferramentas de busca para encontrar palavras-chave e explore as sugestões das páginas de resultados do Google (as SERPs). Crie uma lista com potenciais palavras-chave de cauda longa e comece a incorporá-las em seu site.

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível para todas as pessoas. Dá dicas para pequenos negócios, e escreve sobre estratégias de crescimento empresarial, hospedagens de sites e registro de domínios. Tem experiência com atendimento ao cliente, otimização de processos, organização de eventos e redação acadêmica. No tempo livre, gosta de estudar sociologia e assistir séries.