Como Hospedar um Site: 4 Passos Simples e Por Que Você Precisa de uma Hospedagem

Como Hospedar um Site: 4 Passos Simples e Por Que Você Precisa de uma Hospedagem

Na hora de criar o seu site, uma da tarefas mais importantes é escolher uma hospedagem. Além de escolher se você vai hospedar o site por conta própria ou assinar um serviço de hospedagem, também é necessário considerar os diferentes tipos de hospedagem disponíveis.

Baixar eBook: Como Criar seu Primeiro Site em 9 Passos Fáceis

Neste artigo, vamos discutir o que é hospedagem de site, as várias abordagens para se hospedar um site e os fatores cruciais para se considerar antes de escolher um plano de hospedagem de sites.

Vamos revisar alguns dos recursos e funcionalidades mais críticos que um serviço de hospedagem deve oferecer. Com isso, vamos demonstrar no que você precisa ficar de olho quando estiver procurando um provedor de hospedagem de sites.

Também vamos explorar por que é mais conveniente e econômico contratar um provedor de hospedagem do que ter um site auto-hospedado.

Como Hospedar um Site – Tutorial em Vídeo

Está com pressa? Assista nosso tutorial e aprenda como hospedar um site e o que procurar num plano de hospedagem.

Como Funciona a Hospedagem de Sites?

Hospedagem de sites é um serviço que permite que um site seja publicado na internet, e então fique acessível ao público. Quando você assina esse serviço, o seu site usa um espaço alugado num servidor físico para armazenar todos os seus arquivos e dados.

O servidor onde os arquivos e dados de um site são armazenados é um computador físico, que roda de maneira contínua. Isso garante que quaisquer sites hospedados naquele servidor estão disponíveis e acessíveis na internet 24/7.

Um provedor de hospedagem é uma empresa que aluga para donos de sites o espaço nos seus servidores físicos. Esses web hosts também oferecem serviços que garantem que os sites são seguros e funcionem sem problemas.

Esses serviços podem incluir atualizações regulares de software, backups automatizados e monitoramento de segurança.

Por Que Você Precisa de uma Hospedagem?

A melhor maneira de colocar um site no ar é usando um provedor de hospedagem. É uma ótima opção para iniciantes, ou para qualquer pessoa que queira uma maneira mais conveniente de cuidar do seu site.

Um serviço de hospedagem também é uma boa escolha se você é alguém que prefere focar sua atenção na aparência visual e no conteúdo do site, ao invés de focar em seus aspectos técnicos.

Na maioria dos casos, os provedores de hospedagem lidam com a manutenção do hardware e da infraestrutura, as atualizações de software e o monitoramento de segurança.

Ter um provedor de hospedagem de site também é uma opção comparativamente mais barata do que a auto-hospedagem. Especialmente considerando que existem muitos benefícios de contratar uma hospedagem, que vão além da assistência técnica.

Eles geralmente incluem suporte ao cliente 24 horas por dia e monitoramento contínuo da performance do seu site.

O Que Procurar num Provedor de Hospedagem?

Com tantas opções disponíveis, é essencial promover um processo de pesquisa aprofundado para encontrar o serviço de hospedagem correto para as necessidades do seu site.

Também vale a pena pensar no longo prazo. Um ótimo web host oferece diferentes planos de hospedagem com customização flexível para suportar o crescimento do seu site.

diferentes serviços de hospedagem da hostinger, incluindo cloud e vps

Desempenho Confiável

40% das pessoas deixa um site se ele levar mais de três segundos para carregar. Por isso, ter um desempenho confiável é um fator crucial numa hospedagem. O desempenho ruim também pode afetar desde as taxas de conversão até as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) de um site.

Isso acontece porque o Google penaliza sites com tempos de carregamento lentos e com altas taxas de rejeição, fazendo com que tenham um ranking pior nos resultados de busca (SERPs).

Se você tem uma empresa na internet, o desempenho ruim do seu site pode ser a diferença entre fechar ou não uma venda. Uma pesquisa da Kissmetrics mostra que um atraso de um segundo na resposta de uma página pode reduzir as taxas de conversão em 7%.

Para determinar se um provedor de hospedagem oferece desempenho confiável, procure por fatores como uma alta taxa de uptime e processos de manutenção regulares — tipo armazenamento em cache. Além disso, considere os seguintes fatores:

  • Tempo para o primeiro byte (TTFB). Mede a responsividade de um site de acordo com o tempo que um servidor leva para responder à solicitação HTTP de um visitante. De maneira ideia, esse tempo deve ficar abaixo de 200 milissegundos.
  • Tempo de carregamento do componente. Mede o quão rápido um servidor carrega conteúdo em cache, o que não deve levar mais de poucos milissegundos.

A Hostinger oferece garantia de 99,9% de uptime do servidor. Desde que mudamos para o LiteSpeed em nosso servidor primário, o desempenho melhorou de maneira significativa.

Adicionalmente, uma ferramenta de teste de site como o GTmetrix ajuda a determinar rapidamente o quão confiável é o desempenho de um provedor. Esses relatórios dão notas com base em diferentes métricas.

página inicial da hostinger brasil no gtmetrix

Por exemplo, a Hostinger tem uma nota “A” com um resultado de desempenho de 89%.

resultados da hostinger no gtmetrix, com destaque para o índice de velocidade e o ttfb

O TTFB da Hostinger é de 166 ms, o que cai dentro do valor ideal para essa métrica.

Garantia de Segurança

Protocolos de cibersegurança claros e abrangentes são um componente crítico de ótimos provedores de hospedagem de site. Isso inclui atualizações e backups regulares, certificados SSL, proteção de firewall e redes de fornecimento de conteúdo (CDNs) seguras.

Até mesmo os menores sites estão sujeitos a ataques maliciosos, considerando que 43% dos ciberataques tendem a ter pequenas empresas como alvo.

A Hostinger usa o Cloudflare como uma CDN segura em todos os planos de hospedagem, resultando numa melhor distribuição de conteúdo e em maior segurança.

Usar o Cloudflare também ajuda a acelerar o tempo de resposta do seu site enquanto o protege contra ataques de negação de serviço (DDoS).

Os ataques DDoS acontecem quando múltiplas solicitações sobrecarregam a capacidade do site com um tráfego falso. Isso impede que ele funcione corretamente e, às vezes, causa falhas no site.

Recursos Abrangentes

Independente das necessidades do seu site, escolha um serviço de hospedagem que ofereça recursos abrangentes, mas que lhe dê flexibilidade.

Por exemplo, ótimos provedores de hospedagem oferecem recursos como até 30 dias para pedir reembolso, transferências de site gratuitas e ferramentas de construção de site amigáveis para iniciantes.

Escolher um serviço de hospedagem que ofereça vários recursos também faz com que seja muito mais fácil de gerenciar seu site. Afinal, você terá acesso a quaisquer ferramentas ou software que precisar.

Fique de olho em recursos úteis como registro de domínio, opções de hospedagem de email, backups automatizados e integrações de software com diversos CMSs.

Experiência de Usuário

Uma ótima experiência de usuário é fundamental na hora de escolher um provedor de hospedagem. Você provavelmente terá que acessar o painel de controle da sua hospedagem diariamente para gerenciar o seu site.

Portanto, é do seu interesse procurar por uma interface intuitiva e com ferramentas bem projetadas. Por exemplo, a Hostinger é fácil de usar e tem um painel de controle amigável e customizado.

É fácil de navegar no hPanel, e ele oferece uma maneira conveniente de gerenciar sua conta de hospedagem. Com um design intuitivo, ele permite configurar tudo: desde usuários FTP até domínios, passando por ferramentas de migração de site, bancos de dados MySQL e contas de email. Tudo isso num único lugar.

página inicial do hpanel da hostinger

Custo/Benefício

Além do serviço de hospedagem, os custos do seu site também incluem outras despesas como domínios, certificados SSL e processos regulares de manutenção — como backups e cache.

Portanto, escolher um provedor que ofereça um excelente custo/benefício é essencial para que seu orçamento possa comportar o custo de hospedar seu site a longo prazo.

Por exemplo, por R$ R$6.99/mês, nosso plano de Hospedagem Compartilha Single inclui suporte 24 horas, certificado SSL grátis, dois bancos de dados MySQL, nameservers protegidos pelo Cloudflare, 99,9% de uptime e garantia de até 30 dias para pedir reembolso.

Suporte 24/7

Um excelente provedor de hospedagem oferece suporte 24 horas por dia. Isso é especialmente crítico se o seu site enfrentar atrasos inesperados, falhas ou até mesmo violações de segurança.

Contudo, é importante escolher um provedor de hospedagem que ofereça outros recursos de suporte. Isso pode incluir canais de suporte ao cliente ativos, tutoriais, ou até mesmo um chat em tempo real.

Também é útil encontrar um provedor que ofereça um banco de dados amplo de informações sobre hospedagem para ajudar no aprendizado dos clientes.

O banco de dados da Hostinger, por exemplo, está cheio de soluções rápidas para problemas comuns, fazendo com que seja um ótimo recurso para clientes que querem expandir seu conhecimento sobre hospedagem.

Escalabilidade

Procure por um provedor de hospedagem que ofereça escalabilidade. Assim, você pode aumentar a largura de banda, o armazenamento, a capacidade de receber tráfego, e outros recursos conforme necessário.

Uma hospedagem com alto potencial de escalabilidade permite um crescimento sustentável a longo prazo. Afinal, os recursos e as funcionalidades podem ser melhorados de forma gradual conforme o site vai crescendo.

Por exemplo, você pode começar com um plano simples de hospedagem compartilhada e ir fazer upgrade até planos Cloud ou VPS mais para a frente.

4 Passos para Hospedar um Site

Agora que você sabe como a hospedagem de sites funciona e por que você precisa dela, chegou a hora de conferir os quatro passos necessários para hospedar um site:

  1. Registre um Domínio
  2. Selecione um plano de hospedagem.
  3. Aponte seu Domínio para a Hospedagem (Configure o DNS)
  4. Crie seu site

Vamos olhar de maneira aprofundada para cada um deles.

1. Registre um Domínio

Depois de escolher exatamente o domínio que você deseja – e verificar que ele está disponível para registro – chegou a hora de comprá-lo de fato. Em geral, um domínio custa R$ 40 por ano, mas aqui na Hostinger, oferecemos planos de hospedagem que trazem registro de domínio grátis.

Se você fizer um registro de domínio Hostinger, ao fazer uma pesquisa de domínio, a ferramenta já vai trazer como resultado diferentes opções de preços e extensões para seu nome de domínio escolhido. Aí basta adicionar sua opção favorita ao carrinho e realizar o pagamento.

página de sugestão de domínios da hostinger

Como Registrar um Domínio

Assim que tiver comprado seu domínio, chegou a hora de registrá-lo. Aí sim que ele estará pronto e funcional. Se o TLD escolhido for de responsabilidade de um órgão brasileiro, você precisa ter um CPF ou CPNJ que seja válido e não tenha pendências na Receita Federal.

Caso tenha comprado seu domínio junto de uma hospedagem Hostinger, basta ir até seu painel de controle. Por lá, você pode clicar em “Plano” perto da opção “Domain Registration”.

Nessa nova tela, você precisa inserir dados como nome, endereço, cidade e CPF. Depois disso, nossa equipe de Customer Success irá realizar o resto do processo e entrar em contato com você.

página de registro de domínio

O mesmo processo também pode ser feito através do site registro.br, que é administrado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Basta fazer seu cadastro e seguir as instruções para registrar seu domínio.

Para mais informações sobre registro de domínio, confira nosso tutorial completo sobre o assunto. Se quiser adiantar o processo, você já pode pesquisar domínio e encontrar o que você deseja logo de cara.

2. Selecione um plano de hospedagem

O momento de escolher uma hospedagem é um ponto-chave na história do seu site, onde o seu sucesso ou o seu fracasso podem ser decididos. Por isso, é importante escolher um plano que atenda às suas necessidades.

Que Tipo de Hospedagem Escolher

Aqui na Hostinger, oferecemos hospedagem para os mais variados tipos de sites, desde os pequenos e que estão começando até projetos de grande escala.

Hospedagem Compartilhada

Caso esse seja o seu primeiro site e você tenha a expectativa de um tráfego inicial baixo ou médio, a hospedagem compartilhada é a mais recomendada. Essa modalidade é mais barata porque, nela, um servidor armazena os sites de diversos usuários ao mesmo tempo.

A opção é ideal para quem está começando e possui dois níveis de upgrade para sites que estão crescendo. O gerenciamento é facilitado por um painel de controle simplificado, que permite instalações de gerenciadores de conteúdo e de plataformas de blog com um clique.

Mas, se o seu site ficar grande demais, é hora de pensar em outra modalidade de hospedagem.

Recursos do Plano
Sites
Contas de E-mail
Banda larga
SSL Grátis
Domínio Grátis
Recursos Dedicados

Single

R$6.99/mês

1
1
100 GB
1X

Premium

R$10.99/mês

Ilimitado
100
Ilimitado
2X

Business

R$22.99/mês

Ilimitado
100
Ilimitado
4X

Lembrando que você não precisa gastar uma fortuna para começar seu projeto na internet. Pelo contrário: existem opções de hospedagem de site barata que garantem a sua presença online com recursos suficientes para garantir a existência e a estabilidade do seu negócio na web. Tem ofertas para todos os tipos de necessidade do usuário.

Hospedagem Cloud

A hospedagem Cloud possui a mesma simplicidade da opção Compartilhada, mas com um servidor virtual mais poderoso para o seu site. Com ela, você tem direito a um endereço de IP dedicado, que será somente seu.

Diferentemente do que acontece na hospedagem compartilhada, aqui você não divide seus recursos com ninguém. Isso significa que jamais acontecerá de um pico de acessos em outro site afetar a disponibilidade da sua página.

Como benefícios, a hospedagem Cloud ainda oferece certificado SSL vitalício. Isso garante maior segurança para os seus visitantes, passa uma imagem de maior confiança e ainda melhora o seu SEO.

Para completar, há ainda a integração com o serviço CloudFlare, que traz uma camada adicional para protegê-lo contra ataques maliciosos, em especial do tipo DDoS. Também são oferecidos recursos avançados como WAF e ferramentas de monitoramento.

características da hospedagem cloud da hostinger

Hospedagem VPS

Uma VPS (Servidor Virtual Privado) é a alternativa que traz maior liberdade e controle para o usuário. Ela traz uma grande série de opções de customização, inclusive com a opção de você instalar a distribuição que desejar na modalidade Linux.

Por outro lado, essa opção só é recomendada para usuários avançados, que tenham em seu repertório sabedoria de comandos SSH e conhecimento sobre opções de acesso root.

Assim como o Cloud, você ganha um IP único, que não é compartilhado com outros usuários. Ainda oferecemos backups de servidor para manter seus arquivos salvos e possibilidade de instalar diferentes SOs Linux com apenas um clique.

A modalidade de Hospedagem VPS é especialmente recomendada para projetos de maior escala que precisam de liberdade para customizar o seu site.

Independente do plano que você for escolher, é bom ficar de olho certos fatores da empresa que você vai escolher. São essenciais fatores como velocidade de resposta e disponibilidade do suporte, possibilidade de reembolso e os benefícios extras que essa hospedagem oferece.

características da hospedagem vps da hostinger

3. Aponte seu Domínio para a Hospedagem (Configure o DNS)

Essa parte do tutorial é apenas para quem registrou seu domínio no registro.br ou qualquer outro lugar fora da Hostinger. Se você cadastrou sem domínio conosco, ele já vai ser apontado de maneira automática para a sua conta de hospedagem.

Você pode executar essa ação de duas maneiras: alterando os nameservers ou editando o registro DNS. Recomendamos que você faça pelo primeiro método, já que a sua zona DNS automaticamente já ficará configurada.

Comece localizando os nameservers da Hostinger. Eles são bem fáceis de encontrar, bastando ir no Painel de Controle da sua conta de hospedagem da Hostinger e clicar em Detalhes na área Detalhes do Servidor.

Em seguida, basta você acessar o painel de controle do seu registrador de domínio. Lá, você precisa achar a opção de modificar o DNS. Então delete os valores que estão nos campos de nameservers e insira aqueles que você copiou do painel de controle da Hostinger.

Daí basta salvar as alterações e esperar até 24 horas para o DNS se propagar de maneira completa para outras regiões do planeta.

lista dos nameservers da hostinger

Se tiver dúvidas sobre o processo de apontar o domínio ou quiser tentar o segundo método, confira nosso tutorial sobre o assunto.

4. Crie seu Site

Criar seu próprio site ainda é um sonho para muita gente e certamente o objetivo final de quem deseja aprender a hospedar um website. O processo é mais simples do que você pode imaginar e pode ser realizado em poucos passos.

Primeiro, recomendamos que você pare e considere qual o objetivo do seu site. Será uma loja virtual, um blog, um sites de notícias? As possibilidades são infinitas e a sua imaginação realmente é o limite, nesse caso.

Agora que você já tem um objetivo bem definido, um domínio e uma conta de hospedagem, chegou a hora de escolher a plataforma adequada para as suas necessidades.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) são ideais para quem deseja ter um blog ou um site que publicará muitos artigos – especialmente se fizer grande uso de imagens e vídeos. Os principais são WordPress, Joomla e Drupal.

Caso você desejar ter uma loja online, recomendamos usar scripts de e-commerce como WooCommerce ou Magento.

Enquanto isso, Construtores de Site são uma ótima opção para quem quer ter maior liberdade mas não entende de programação.

Para finalizar, sempre tem a opção de programar todo o seu website do zero. Se você entende de programação ou está disposto a contratar um desenvolvedor, essa é uma ótima chance de ter liberdade total para deixar tudo do jeito que deseja.

painel do sistema de gerenciamento de conteúdo wordpress

Conclusão

Escolher um provedor de hospedagem é a maneira mais conveniente e com melhor custo/benefício para hospedar o seu site. Um ótimo plano de hospedagem também pode simplificar os passos necessários para criar um blog ou configurar um site.

Quando você tem um excelente provedor, ele vai cuidar de muitos dos detalhes técnicos associados à manutenção de um site. Isso inclui manutenção de hardware, instalação de software, manutenção de recursos, largura de bandas e configuração de armazenamento.

A empresa de hospedagem também vai ajudar a garantir que o seu site tenha desempenho ideal e protocolos de segurança superiores aos que você teria na auto-hospedagem. Isso significa que os donos de site podem dedicar mais tempo a outras tarefas, como criar conteúdo para SEO.

Esperamos que este artigo tenha ajudo você a decidir com facilidade como hospedar o seu site. Além disso, lembre-se que é crucial conduzir uma pesquisa aprofundada para escolher um provedor de hospedagem. Considere fatores como escalabilidade, custo/benefício e segurança para determinar a confiabilidade do web host.

Se você tiver mais perguntas sobre como hospedar um site, converse com nosso time de suporte ao cliente!

Author
O autor

Carlos E.

Carlos Estrella é formado em jornalismo pela UFSC e tem as funções de redator, tradutor e SEO na Hostinger Brasil. Já trabalhou com jornalismo de games e tecnologia e hoje aplica essa experiência escrevendo posts e tutoriais no blog da Hostinger. Suas paixões incluem games, dar rolês com a namorada e amigos e ler artigos aleatórios da Wikipédia de madrugada.