Como Adicionar o Google Analytics ao WordPress: Guia para Iniciantes
access_time
hourglass_empty
person_outline

Como Adicionar o Google Analytics ao WordPress: Guia para Iniciantes

Você está procurando por uma maneira de melhorar o desempenho do seu site do WordPress? Então que tal tentar usar o Google Analytics? Neste artigo, vamos falar sobre as funcionalidades dessa ferramenta e todas as vantagens que você pode esperar por usá-lo. Para completar isso tudo, também vamos explicar como adicionar o Google Analytics para o seu site do WordPress.

Está procurando por um lugar para hospedar o seu novo site do WordPress? Embarque na Hostinger e tenha um desconto incrível de até 90%!

Hospedagem WordPress

Como Criar uma Conta do Google Analytics

Antes de você adicionar o Google Analytics ao seu site do WordPress, você precisa se cadastrar. Não se preocupe, pois o processo é bem simples e requer apenas uma conta do Google.

As etapas abaixo mostram como se cadastrar no Google Analytics:

  1. Se você ainda não logou na sua conta da Google, ou simplesmente não possui uma ainda, navegue para a página de registro.
    tela de cadastro de conta no google
  2. Agora vá para o Google Analytics e clique no botão Configurar Gratuitamente para começar o processo.
  3. Na página Criar Conta, insira o nome da sua conta, defina as suas Configurações de compartilhamento de dados da conta e então clique em Próxima.
  4. Na próxima seção, escolha como deseja medir o seu site. Clique na opção Web e então prossiga para a próxima página.
  5. Insira os detalhes do seu site (ex.: nome, URL, categoria da indústria, fuso horário, etc.) na terceira seção. Assim que tiver terminado, clique no botão Criar.
  6. O Google Analytics então vai apresentar os seus Termos de Serviço. Marque todas as caixas necessárias e então clique no botão Eu Aceito.
  7. É isso! Agora você criou uma conta do Google Analytics com sucesso.

Como Instalar o Google Analytics no WordPress

Há dois métodos de adicionar o código de acompanhamento do Google Analytics ao WordPress:. O primeiro envolve usar e o segundo pede que você faça isso manualmente. Confira ambos abaixo.

Como Adicionar Através do Plugin Oficial do WordPress

Se você não quer mexer no seu tema, é possível usar um plugin de terceiros para resolver o problema para você. Isso não apenas é mais fácil como também reduz o risco de estragar o seu código.

Confira este artigo para aprender como instalar um plugin do WordPress.

Como existem dezenas de ótimos plugins do Google Analytics dentre os quais escolher, tomamos a liberdade de criar um guida usando uma das melhores opções de plugin do mercado – o MonsterInsights.

Com mais de dois milhões de usuários e contando, o MonsterInsights é um plugin robusto de painel de controle para o Google Analytics, que deverá dar conta de todas as suas necessidades de marketing. A maior vantagem do plugin está na sua habilidade de criar relatórios customizados com base nos parâmetros da sua escolha.

Se você precisa apenas das funcionalidades básicas de uma ferramenta analítica, O MonsterInsights oferece uma versão Lite gratuita. Agora, caso você precise de mais opções, é possível fazer upgrade para a versão Plus a partir de US$ 99,50 por ano – o que é uma ótima escolha para pequenos negócios.

Aqui está como adicionar o Google Analytics com o MonsterInsights:

  1. No seu painel de controle do WordPress, navegue para Plugins -> Adicionar Novo.
  2. Pesquise o plugin Google Analytics Dashboard para WordPress desenvolvido por MonsterInsights. Baixe-o e ative-o.
    plugin monsterinsights para o google analytics
  3. Volte para o painel de controle do WordPress. Uma nova opção chamada Insights deverá aparecer.
  4. Role um pouco para baixo para ver o botão Launch the Wizard! (Iniciar o Instalador!). Clique nela. Siga as instruções para completar o sua primeira configuração. Aqui é onde precisaremos conectar o MonsterInsights com a sua conta do Google Analytics.
    tela de conexao do monsterinsights com o google analytics
  5. Continue seguindo as instruções e preenchendo as informações necessárias. Quando tiver terminado tudo, você verá o botão Finish Setup & Exit Wizard (Finalizar Configuração e Sair do Instalador).
  6. Parabéns, você completou o processo de instalação! Você pode ir para a área Insights -> Reports para ver o desempenho do seu site.

Como Adicionar o Google Analytics ao WordPress de Modo Manual

Depois que você tiver logado na sua conta do Google Analytics, você precisa obter um código de rastreamento e colocá-lo no seu site.

Para adicionar o código do Google Analytics para o seu arquivo functions.php, você precisa ter um tema filho instalado. Como assim? Além de ser relativamente mais fácil de modificar, o tema filho preserva todas as mudanças que você já fez, mesmo quando você atualizar o tema pai.

Você pode conferir este artigo para aprender mais sobre isso.

Como Obter o Código de Rastreamento do Google Analytics

Depois que você completar o processo de cadastro, o serviço vai direcionar você para uma área onde pode obter o código do Google Analytics. Contudo, se você quer refazer os seus passos, aqui está como obter o seu código de modo manual:

  1. Faça login na sua conta do Google Analytics e então navegue para o menu de Administrador no canto inferior esquerdo.
  2. Clique no menu Informações de Rastreamento. Então clique no submenu Código de Rastreamento.
  3. Você deverá ver o seu ID de Rastreamento e a sua Tag de Site Global. Salve ambos esses códigos, pois iremos precisar deles depois.
tag global de site no google analytics

Uma vez que você tiver obtido o seu código de rastreamento, já pode navegar para o seu WordPress para começar os passos de configuração.

1. Código functions.php

Existem algumas maneiras de adicionar o Google Analytics para o WordPress usando o trecho de código.

A primeira localização onde você pode adicionar o código de rastreamento do Google Analytics é no arquivo functions.php. Você pode criar uma nova função que contém o trecho de código.

NOTA: Por motivos de precaução, é melhor criar uma cópia de backup do seu arquivo antes de modificá-lo.

  1. Enquanto estiver no painel do WordPress, navegue até a seção Aparência -> Editor de Temas.
  2. Abra o arquivo functions.php na coluna à direita.
  3. Adicione o seguinte trecho de código para o arquivo. Não se esqueça de substituir o ID de Rastreamento com o seu próprio.
    add_action('wp_head','my_analytics', 20);
    function my_analytics() {
    ?>
    <!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->
    <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=UA-26575989-48"></script>
    <script>
      window.dataLayer = window.dataLayer || [];
      function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
      gtag('js', new Date());
      gtag('config', 'UA-26575989-48');
    </script>
    <?php
    }
  4. Assum que tiver terminado, salve as alterações feitas clicando no botão Atualizar arquivo.

2. Código no header.php

Você também pode adicionar o código de rastreamento do Google Analytics no arquivo de Cabeçalho do Tema (header.php).

  1. Novamente, navegue para Aparência -> Editor de Temas.
  2. Abra o arquivo de Cabeçalho do Tema (header.php) na coluna da direita.cabeçalho do wordpress no editor de temas

  3. Cole o código de acompanhamento na área do cabeçalho ou, mais especificamente, acima da tag </head>.
  4. Assim que você tiver terminado, clique no botão Atualizar Arquivo para salvar as mudanças.

Google Tag Manager

Outro método que você pode usar com o Google Analytics e o WordPress é o Google Tag Manager. Isso é usado para aumentar a sua agilidade. Isso significa que você pode atualizar as suas próprias tags para rastreamento de conversões, conferir dados analíticos do site e mais.

Facilmente adicione ou modifique tags conforme você desejar, ou inclua tags de terceiros para a web e aplicativos móveis. A melhor parte é que você pode atualizar ou adicionar mais scripts a partir da interface de usuário do Tag Manager, ao invés de fazer isso no WordPress.

google tag manager para wordpress

Depois de se cadastrar, baixe o plugin do Tag Manager para WordPress. No seu site do WordPress, vá para Plugins -> Adicionar novo -> procure por Google Tag Manager -> Ativar.

Uma vez que o processo tiver sido completado, você precisará inserir a sua ID do Google Tag no plugin. Para fazer isso, vá para o seu site do Tag Manager e clique em Admin. Aqui, você vai encontar um ID que começa com GTM. Copie-o por agora.

google tag id do tag manager

Então, no seu site do WordPress, vá para Configuraçoes -> Google Tag Manager e cole na caixa Google Tag Manager ID.

O Que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma das mais populares ferramentas analíticas para web do mercado. Este serviço gratuito impulsionado pela Google pode fornecer dados valiosos sobre o tráfego do seu site e o comportamento do seu público. Portanto, você pode fazer decisões baseadas em dados para planejar o crescimento do seu site a longo prazo.

Se você quer aprender mais sobre o Google Analytics, se cadastre para Cursos Gratuitos do Analytics. Eles incluem cursos para iniciantes, avançados, power users e mais.

Por Que o Google Analytics é Importante?

Quando você começa um blog, o seu objetivo principal normalmente será obter mais seguidores e mais tráfego. O Google Analytics é uma das melhores maneiras de se chegar lá.

Aqui estão quatro motivos de porque você deveria considerar a opção de adicionar o Google Analytics para o seu site do WordPress:

  • Obter insights sobre o seu público. Veja quem visita o seu site e onde está localizado o seu público. Você também pode ver o que os usuários estão fazendo e quanto tempo eles passam no seu site. Ao segmentar a sua audiência, você pode desenvolver um plano de crescimento de negócio de maneira calculada.
  • Otimizar suas estratégias de marketing. Ter insights dos seus segmentos de mercado vai tornar mais fácil a criação das campanhas de marketing certas, assim como tomar decisões em busca de atingir os resultados ideais.
  • Manter conteúdo de qualidade. Já que a ferramenta permite que você veja quais páginas e links possuem mais cliques, você pode criar conteúdo de maior qualidade para suprir as necessidades e preferências do seu público.
  • Identificar o horário mais ativo. O horário de postar é um dos fatores mais importantes e que mais afetam o tráfego do seu site. Uma vez que você conhece esses horários de pico, pode ajustar o seu horário de postagem de acordo.

Conclusão

O Google Analytics é uma ferramenta de análise para web gratuita e robusta, que coleta informações cruciais sobre seu desempenho na internet e seu público-alvo. Ao obter insights de dados analíticos na web, você pode tomar decisões baseadas em dados para fazer o seu site no WordPress crescer da maneira mais eficiente.

Existem duas maneiras de adicionar o Google Analytics num site do WordPress:

  • Usando um plugin do Google Analytics para o WordPress – nós altamente recomendamos usar o MonsterInsights para este trabalho.
  • Adicionando-o Manualmente – adicionando um trecho de código junto com o código de rastreamento no arquivo functions.php ou no header.php.

Esperamos que você tenha achado este guia sobre como adicionar o Google Analytics ao WordPress útil. Se você tiver mais perguntas, sinta-se livre para adicionar um comentário abaixo.

O Autor

Author

Rafael H. / @rafaelhertel

Jornalista e estudante de economia, Rafael H faz parte da equipe de marketing da Hostinger desde 2017. Atualmente trabalha com crescimento e aquisição da empresa focado na aquisição de novos afiliados. Se apaixonou pelo mundo da tecnologia e hospedagem de sites, tendo experiência com WordPress, marketing digital e ferramentas de automação de marketing. Também já trabalhou como analista de conteúdo, redator, assessor de imprensa e analista de comunicação.

Tutoriais relacionados

Author

Jean Responder

fevereiro 05 2018

Top a 3 Opção funcionou perfeitamente haha valeu

    Author

    arianegoncalves

    Respondeu em fevereiro 06 2018

    Oi, Jean. Que bom que deu certo o/ Abraço!

Author

Diego Responder

março 28 2018

Tentei as opções 2 e 3 e não consegui alterar pelo wordpress e aparecia a seguinte mensagem: Algo deu errado e sua alteração pode não ter sido salva. Tente novamente. Há também uma chance de que você precise corrigir e enviar o arquivo manualmente por FTP. Por que será?

    Author

    josedaltro

    Respondeu em março 29 2018

    OLá, Diego. Se está acontecendo isso, não se preocupe, você pode fazer isso através do FileZilla. Baixe o arquivo, edite no bloco de notas ou em algum outro programa de edição de código e substitua o arquivo que você editou pelo que existe no servidor através do FileZilla.

Author

Rosana Martins Responder

abril 13 2018

Obrigada, me ajudou bastante. Tudo de bom.

    Author

    arianegoncalves

    Respondeu em abril 16 2018

    Oi, Rosana! Que bom que deu certo :) Abraço!

Author

pamela Responder

julho 19 2018

Muito obrigada. Você não imagina o quanto me ajudou!

    Author

    arianegoncalves

    Respondeu em julho 20 2018

    Oi, Pamela! Todo mundo aqui ficou feliz com o seu feedback! Conte com a gente :)

Author

Johanna Responder

fevereiro 06 2019

Oi Rafael, Quando clico em "aparência" não aparece a opção "editor" para mim. Será que é porque meu plano é gratuito? Configurar o analytics manualmente para wordpress só funciona para contas pagas? (Digo isso porque também não consigo instalar plugin... Sou avisada de que preciso migrar para o plano de negócios)

Author

Hugo Vasconcelos Responder

maio 06 2019

Bom dia. Adicionando através do WordPress ou pelo Header.php. O código do Google Analytics irá funcionar em todas as páginas do site ou apenas a página principal?

Author

Douglas Responder

julho 09 2019

Vocês fazem a diferença. Gratidão!

Author

patricia Responder

setembro 19 2019

Adorei!!! Me ajudou muito!! Parabens!!!

Author

Rafaela Responder

maio 08 2020

Ola, só é possível instalar na versão paga do wordpress? não consegui instalar de nenhuma forma pelo grátis bjs

    Author

    Andrei L.

    Respondeu em maio 13 2020

    Oi, Rafaela! A versão grátis do WordPress conta com algumas restrições de produtos e recursos. Essa é uma delas. Recomendamos usar o WordPress (.org) para criar e desenvolver seu site com mais potencial! A Hostinger pode te ajudar com isso. Se precisar, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

Comentário*

Nome*

Email*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte da Hostinger agora!