Wordpress

Como Adicionar o Google Analytics ao WordPress

Se você quiser ter um site bem-sucedido, é essencial conhecer seu público e o que eles esperam de seu site. A melhor maneira de conseguir isso é analisando o seu tráfego. Isso é exatamente o que o Google Analytics faz. Este software gratuito da Google permite-lhe acompanhar os visitantes do seu site, analisar os seus hábitos, fontes de tráfego, métricas sociais e estatísticas diferentes e muito mais. Analisando estatísticas, você pode planejar e criar um conteúdo melhor para seus leitores. Este tutorial irá mostrar-lhe como se inscrever e adicionar o Google Analytics ao seu site WordPress.

Por que você precisa do Google Analytics no WordPress?

As coisas são muito fáceis quando você sabe o que seus usuários querem de você, seu site e seus serviços, não são? A única maneira de fazer seus visitantes ficarem um tempo no seu site e voltarem outra vez é fornecendo o que eles necessitam. É exatamente isso que o Google Analytics faz de graça! Aqui estão algumas razões pelas quais sugerimos que você adicione o Google Analytics ao WordPress e veja porque que cada blog do WordPress deve tê-lo:

  1. Ajuda-o a determinar o comportamento dos seus utilizadores. Sim, você pode acompanhar praticamente o comportamento de seus visitantes com o Google Analytics. Você pode facilmente verificar as páginas mais visualizadas, o tempo médio que cada usuário gastou em uma determinada página, as páginas com melhor desempenho, bem como detectar a página que faz com que seus visitantes desejem sair do seu site e muito mais. É vital podermos dizer que ter um rápido olhar para essas informações iria ajudá-lo a uma melhor otimização do seu site. Se uma determinada postagem no blog estiver dirigindo a maioria das visualizações, você poderia escrever mais posts sobre tópicos relacionados e atrair mais tráfego.
  2. Ajuda na análise do tempo mais ativo. Você pode facilmente determinar a hora em que você recebe mais tráfego. Se a maioria dos usuários estiver ativa durante a noite, é óbvio que, a fim de capturar mais visualizações, você deve agendar suas postagens para serem publicadas nessa faixa horária.
  3. Ajuda você a explorar os detalhes cruciais. O Google Analytics pode fornecer os detalhes menores – a partir da localização geográfica de qualquer utilizador para a língua que falam, o navegador que utilizam, a resolução da tela e os gostos. Assim, ele ajuda você a entender melhor o seu público.

Embora existam alguns outros serviços de análise da web que você pode usar, o Google Analytics fornece uma variedade de recursos exclusivos. Vamos dar uma olhada rápida em cada um deles:

  1. Gerar relatórios personalizados facilmente. A melhor maneira de analisar o comportamento dos seus usuários é fazendo uso de fatos e números. Isso poderia ser feito facilmente gerando relatórios personalizados com uma interface fácil de entender. Você pode adicionar vários parâmetros e métricas para gerar um relatório perspicaz.
  2. Configurar alertas personalizados. Esta é uma parte realmente incrível do Google Analytics com a qual você pode enviar um alerta personalizado na forma de uma mensagem de texto ou um e-mail cada vez que há um mergulho repentino no tráfego ou uma mudança drástica na taxa de rejeição. Assim, você não precisa mais manter seus olhos colados ao seu painel para capturar atualizações importantes.
  3. Integrar o Search Console. Manter um olho afiado em estatísticas relacionadas com SEO e figuras é importante. O Search Console é uma dessas ferramentas que fornece as informações relacionadas à otimização de mecanismos de pesquisa. A integração do Search Console com o Google Analytics tornaria as informações facilmente acessíveis sob um mesmo teto para análise rápida.

Estes são apenas alguns dos muitos recursos do Google Analytics que tornam todo o processo de manipulação de um site WordPress muito fácil!

Como funciona o Google Analytics?

Você já pode pensar que o Google Analytics é incrível. Mas como ele faz tudo isso? Bem, entendemos que ter um conhecimento básico de como o software funciona ajuda a tirar o máximo proveito dela. Falando amplamente, o Google Analytics consiste em:

  1. Código JavaScript Quando um usuário cai no seu site, o código JavaScript é executado para coletar todas as informações importantes sobre o próprio site, as informações sobre o visitante, como o navegador usado para encontrar seu site, o sistema operacional, a resolução da tela e assim por diante.
  2. Serviço de coleta de dados Uma vez que todas essas informações são coletadas pelo código JavaScript, são enviadas aos servidores do Google para processamento sob a forma de pequenos pacotes chamados hits. Esses hits são enviados sempre que um visitante abre seu site.
  3. Processamento de dados Durante o processamento de dados, os servidores do Google Analytics transformam dados brutos em informações úteis. Por exemplo, categorize seus visitantes com base em sua localização, idioma, resolução de tela, tipo de dispositivo e assim por diante.

É assim que funciona. Pode parecer um processo fácil no início, mas um monte de funcionalidades e processamento está acontecendo por trás da cena.

Esperamos que isso certamente reforçou a decisão de adicionar o Google Analytics ao seu site WordPress. Sem bater mais em torno do arbusto, aqui está um rápido tutorial que irá mostrar-lhe como se inscrever e adicionar o Google Analytics para o seu site WordPress.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

Passo 1 – Criando uma Conta do Google Analytics

A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma conta do Google Analytics e obter o código de acompanhamento. As etapas abaixo mostram como se inscrever no Google Analytics:

  1. Comece navegando para a página inicial do Google Analytics. Pressione o botão Entrar, que está localizado na parte superior da página e selecione Google Analytics.
  2. Você será redirecionado para a página de login. Digite seu endereço de e-mail do Google e pressione o botão Avançar. Se você ainda não tiver uma conta do Google, crie uma, pressionando o botão Criar conta.
    google analytics sign up
  3. Na próxima página, digite sua senha e pressione o botão Entrar.
    google analytics sign up 2
  4. Pressione o botão Inscrever para prosseguirgoogle analytics sign up 3
  5. Para criar uma nova conta, você terá que inserir as seguintes informações:
  1. Nome da conta.
  2. Nome do Website.
  3. URL do site.
  4. Categoria de Indústria.
  5. Fuso Horário de Relatórios.

google analytics new account page

Preencha todos os detalhes necessários e pressione o botão Obter ID de rastreamento (6). Na próxima página, você será solicitado a aceitar os Termos de Serviço, então clique no botão Aceitar.

É isso aí! Você criou uma conta do Google Analytics com êxito. Na próxima página, você verá o código de acompanhamento universal do Google Analytics:

Este código JavaScript é idêntico para todos os sites. Apenas o ID de rastreamento (UA-00000000-1) é exclusivo. Você deve ver o seu na mesma página. O ID de rastreamento começa com UA, que significa Universal Analytics, o primeiro conjunto de números representa o número da conta (00000000) e o último número representa o ID da propriedade do Google Analytics (1).

Passo 2 – Adicionando o Google Analytics a um blog do WordPress

Há mais de uma maneira de adicionar o código de acompanhamento do Google Analytics ao WordPress: usando um Plugin, adicionando o script de acompanhamento diretamente ao arquivo header.php ou criando uma nova ação no arquivo functions.php.

Opção 1 – Usando um Plugin

Se você não estiver familiarizado com a estrutura de arquivos do WordPress e PHP, é recomendável usar o método Plugin. Um dos melhores plugins para isso é o Google Analytics Code Integration. Este plugin irá inserir automaticamente o código de acompanhamento do Universal Analytics – só terá de introduzir o seu ID de acompanhamento.

As etapas abaixo mostram como instalar o plug-in e inserir o ID de rastreamento do Google Analytics:

  1. Faça login no WordPress Dashboard e instale o plug-in do Google Analytics. Siga este tutorial se não tiver certeza sobre como instalar novos plugins no WordPress.
  2. Quando a instalação estiver concluída, navegue até a seção Configurações e pressione no Código do Google Analytics.
  3. Cole o código no campo e clique em Salvar.

google analytics add to wordpress

4. É isso, o código de acompanhamento foi adicionado com sucesso ao seu blog WordPress.

Tenha em atenção que pode demorar de 12 a 24 horas para o Google Analytics atualizar e começar a mostrar os primeiros resultados. Posteriormente, as estatísticas sobre o seu público-alvo serão fornecidas no separador Relatórios do Google Analytics.

google analytics report section

Opção 2 – Inserindo Código em header.php

Como dissemos, existem algumas maneiras de inserir o código do Google Analytics em um blog do WordPress. Por exemplo, o código pode ser incluído no arquivo header.php do seu tema:

  1. Acesse a área de administrador do WordPress e navegue até Aparência -> Editor.
  2. Abra header.php para edição.
  3. Insira o código de acompanhamento do Google Analytics adquirido no Passo 1 antes da marca de fechamento </head> e pressione o botão Atualizar arquivo.

google analytics tracking code added to header php

Nota: O código do Google Analytics será inserido apenas no seu tema ativo. Você terá que adicioná-lo novamente se você alterar o tema.

Opção 3 – Criando uma nova função no arquivo functions.php

Este método requer algum conhecimento básico de codificação e recomendamos que o siga apenas quando estiver confiante no que está fazendo. Além disso, é altamente recomendável criar um backup do arquivo functions.php ou mesmo toda a instalação do WordPress antes de continuar:

  1. Enquanto estiver no painel do WordPress, navegue até a seção Aparência -> Editor.
  2. Selecione functions.php na lista de arquivos à direita.
  3. O snippet de código a seguir criará uma nova função e inserirá o código de acompanhamento do Analytics imediatamente antes da marca de fechamento </head> no seu site do WordPress. Cole esse código na parte inferior do arquivo functions.php, mas não se esqueça de alterar seu ID de acompanhamento.
     
  4.  Salve as alterações feitas clicando no botão Atualizar arquivo.

google analytics added to functions php

Nota: O código será inserido somente no seu tema ativo. Se você alterar seu tema, você terá que voltar a adicionar o código novamente.

Conclusão

Nem precisamos dizer o quanto o Google Analytics é essencial para o seu site WordPress, a fim de compreender melhor o seu público. Ao terminar este tutorial, aprendeu a criar uma conta do Google Analytics e três formas diferentes de adicionar o Google Analytics ao seu blog WordPress. Confira nossos tutoriais para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados ao mundo da tecnologia e hospedagem de sites.

tutoriais-linhas-de-comando

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!