Website

10 dicas para escrever e publicar seu primeiro post no blog

Plataforma de hospedagem de site escolhida, site criado com facilidade, blog todo pronto e estruturado, design bem elaborado e agora que vem a parte mais complicada: escrever e publicar seu primeiro post no blog. Mas o que escrever? Como escrever? Quem vai ler? Qual assunto? Calma, nós vamos te ajudar! Acompanhe as dicas desse artigo e veja como vai ser fácil estruturar seu primeiro post com bastante propriedade.

Dica 1 – Seja você

Com certeza você já leu vários blogs e se imagina com o mesmo número de leitores que tem os outros, adora o tipo da linguagem daquele blogueiro ou a maneira com que escreve e trata o público. Por mais que seja fã de outro blog, não o copie. Use-o como inspiração para criar o seu.

Esses grandes blogs um dia começaram assim como o seu. Não “bombaram” do dia para a noite. E se mantém até hoje, pois são fiéis a sua essência, a sua linguagem e interação com os leitores. Por isso procure ser você ao escrever, defina uma linguagem para conversar com seus leitores e aos poucos as visitas vão identificar a verdadeira cara do seu blog.

Dica 2 – Conheça seu leitor

Para quem você quer escrever? Para o jovem de 15, 16 anos? Ou para o empresário no ramo de finanças? Definir o seu público-alvo é de suma importância, pois com isso você pode adequar a linguagem e a abordagem dos assuntos do blog. Siga esse padrão desde o primeiro post, mostre empatia e uma linha editorial, dessa forma seu leitor conseguirá entender o objetivo real do seu blog.

Dica 3 – Conteúdo relevante

Nada vale um lindo blog se o conteúdo dele não está à altura. Se quiser escrever sobre determinado assunto, por exemplo: “Filmes que não mereciam ter ganhado Oscar”, faça uma pesquisa antes e veja críticas já feitas aos filmes. Antes de escrever sobre qualquer assunto, se aprofunde nele e escreva sempre com total propriedade. Mostre que você tem conhecimento e traga referências.

Dica 4 – Imagens e Vídeos

Utilizar imagens e vídeos é um grande artifício para atrair o leitor a se interessar sobre determinado assunto. Além de deixar seu conteúdo mais leve, uma imagem ou um vídeo podem explicar ou acrescentar mais informações ao leitor do que somente o texto escrito.

Dica 5 – Boas referências

Busque referências de qualidade ao dizer sobre qualquer tema. Outros autores e sites dizendo também sobre o assunto vai deixar seu blog com maior relevância e afirmar ainda mais as suas palavras.

Dica 6 – SEO

Uma boa maneira de manter seu blog sempre à frente nas pesquisas é fazer uso das técnicas SEO. Se você fizer isso desde o primeiro post do blog, vai te ajudar muito ao longo do tempo. Faça uso de palavras-chave, utilize tags e links, assim os sites de busca vão poder encontrar o seu conteúdo mais facilmente.

Dica 7 – Compartilhe conteúdo com outros blogueiros

Seja amigo dos seus amigos blogueiros. Comente e compartilhe também conteúdo dos outros. Um bom networking só vai te ajudar a manter conhecido e divulgar ainda mais o seu blog. Convide um amigo que seja “fera” em um determinado assunto e peça para publicar um post em seu blog. Ah! Você também deve fazer o mesmo em outros blogs.

Dica 8 – Estruturação

Todo conteúdo tem um início, meio e fim, assim como você aprendeu na escola. Então escreva sempre dessa forma, não deixe seu leitor confuso. Ele precisa ler sobre o tema, entendê-lo, e se possível ainda passar adiante o que aprendeu com você.

Dica 9 – Leia em voz alta

Revisar! Não se esqueça de fazer uma revisão. Erros gramaticais ou de digitação pode colocar em dúvida a credibilidade do seu conteúdo. Uma boa dica é ler o seu texto em voz alta. Veja se faz sentido o que lê e se é de fácil compreensão para seu leitor.

Dica 10 – Acompanhamento

O trabalho de fazer o post vai muito mais além do que somente publicar. Você precisa acompanhar a repercussão dele. Não só os comentários no blog, mas também nas redes sociais. Manter-se ativo e dizer sempre um alô aos seus leitores, só vão torná-los mais fiéis a sua página.

Como publicar seu primeiro post

Dentro do seu painel principal do blog, existe uma aba chamada “postagem”. Lá você vai inserir o seu texto (pode escrever diretamente dentro dessa ferramenta) e também inserir imagens ao longo do conteúdo.

Depois de estruturar toda essa parte, você pode clicar em “visualizar no blog” antes de publicá-lo efetivamente. Assim você terá uma noção de encaixe na primeira página do blog e ver se não gerou nenhum erro de formatação. Os erros de diagramação são bem comuns, e isso só prejudica a imagem do seu blog, pois ninguém quer ler um conteúdo com imagem sem se encaixar perfeitamente ao bloco do texto, ou conter espaçamentos demais sobre uma informação e outra. Então procure sempre revisar esta parte antes de publicar.

Uma coisa que pode acontecer também é que mesmo depois de publicar o conteúdo, você tenha deixado algo para trás ou queira reescrever parte do texto, inserir ou trocar imagens, por exemplo. É possível fazer essas alterações facilmente mesmo depois que já foi ao ar. Entre na aba “postagens” novamente e depois em “editar”, e assim alterar o que for necessário.

Conclusão

Juntar todas essas informações e escrever um bom texto no seu blog agora ficou fácil, não é? Estude seu público, defina uma linguagem para conversar com ele e não se esqueça, o blog não é um simples lugar onde você publica e dias depois posta algo novamente. Ele é uma ferramenta que sempre deve ser alimentada.

Criar uma rotina de postagem, manter uma periodicidade é muito importante não só para mantê-lo vivo, mas também para criar umvínculo com seu leitor. O seu leitor precisa saber que você possui o blog seriamente e tem responsabilidades sobre ele. Pense nessas dicas, pois elas com certeza farão diferença na hora de escrever e publicar seu primeiro post no blog. Fique por dentro dos nossos Tutoriais para acompanhar todos os assuntos relevantes para o seu projeto online.

Como escrever e publicar p seu primeiro post

 

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$ 5
56
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!