Artigos Atualidades

Como a internet ajuda voluntários a aumentar doações e colaboradores

cases-de-sucesso-bombeiros

Quantas vezes você já assistiu em noticiários ou leu na internet sobre cidades devastadas por catástrofes naturais? E o que você fez após receber esta notícia? Foi com esta reflexão que surgia, ainda que pequena, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Eldorado do Sul, o CBV – ES.

Em Setembro de 2007, que era pra ser apenas o mês da primavera e das flores, foi na verdade o mês de destruição para moradores de Eldorado do Sul/RS. A cheia do Rio Jacuí invadiu quase metade da área central da cidade e deixou casas danificadas, ruas alagadas e aproximadamente 12 mil pessoas na rua. E assim, várias pessoas começaram a ajudar os atingidos, amigos e desconhecidos, até que a situação se normalizasse.

Esse episódio sinalizou muitas dificuldades para prestação de serviços adequados, e assim foi criada uma Estação de Bombeiros Voluntários. Para funcionar e atender às necessidades da população, os organizadores foram em busca de conhecimento e suporte para concretização do projeto. Conhecimentos administrativos, suprimentos para pré-atendimento hospitalar e veículos foram conquistados aos poucos até que em 2011 foi oficialmente iniciada as atividades do grupo.

E quando que a Associação de Corpo de Bombeiros percebeu que precisava estar na Internet?

Celso Chaves, um dos membros da Associação, foi convidado a contar a história do CBV – ES. Inicialmente o grupo contava com 15 voluntários mas foi crescendo à medida em que os trabalhos eram divulgados na cidade.

Até que perceberam que era preciso investir mais em divulgação e visibilidade e por isso criaram um blog. “A partir do desenvolvimento das nossas atividades, percebeu-se a importância de divulgar nossas informações através da internet e para isso desenvolvemos um blog através de ferramentas gratuitas.”

E por que uma Associação de Corpo de Bombeiros Voluntários precisa de um site?

Por se tratar de uma instituição voluntária, o funcionamento das atividades e serviços dependem de doações e arrecadações realizadas na comunidade e por conquistas junto à empresas e órgãos públicos. E no caso dos Bombeiros Voluntários a internet é fundamental para obter visibilidade, divulgar as atividades que promovem e os serviços que prestam para a sociedade e assim atrair mais colaboradores e doações. Na entrevista, Celso conta que as buscas para ser voluntário aumentaram significativamente após a presença da associação na internet.

E por que optar por hospedagem de sites?

Celso é quem administrava o blog do CBV – ES e conta que, com o crescimento do blog, houve a necessidade de melhorar o serviço, que o blog apresentava limitações por se tratar de um serviço gratuito e isso comprometia o desenvolvimento dos serviços. E por precisar de mais visibilidade independente das barreiras geográficas, e profissionalizar o relacionamento com a comunidade através de informação e divulgação das atividades que promoviam, foi necessário dar o próximo passo para quem quer estar na internet, encontrar uma hospedagem de sites.

Para encontrar a melhor opção de hospedagem de sites,  o CBV – ES, que ainda não tem uma equipe de Marketing especializada, contou com indicações na internet. Através de pesquisas sobre hospedagem de sites encontrou a Hostinger, e percebeu que para criar um site não é preciso conhecimento técnico especializado, pelo contrário, pode ser simples e rápido. E assim deram o próximo passo ao projeto digital da associação.

“O que nos levou a contratar o serviço da Hostinger foi a praticidade e a agilidade que somos atendidos, bem como a facilidade de operar o sistema, o painel de controle, criar e manter nossa própria página com uma ferramenta bem prática e fácil de operar, que nos permite economizar custos, aproveitando os profissionais que já fazem parte da nossa entidade, que possuem conhecimento básico do assunto.”

Os bombeiros utilizaram o Zyro, um construtor de sites simplificado com recursos ilimitados que permite ao usuário, mesmo sem conhecimento técnico, criar um site em cinco minutos, por ter uma interface intuitiva e diversas opções de customização.

Outro fator determinante para a equipe dos Bombeiros Voluntários é quanto ao investimento. Foi preciso decidir por uma hospedagem de site barata, mas que atendesse às necessidades da entidade. Pensando nisso, a opção mais viável para os bombeiros foi o Plano Premium. “As taxas da Hostinger são bem em conta e tem diversas facilidades, como criação de contas de e-mail e do banco de dados, que foi o que nos atraiu.” conta Chaves.

Ao se familiarizar com o painel de administrador da Hostinger e conhecer as ferramentas que são disponibilizadas ao usuário, Celso começou a implementar funções, otimizar a página e assim melhorar o desempenho na internet.

E dessa forma, o novo site da Associação dos Bombeiros Voluntários é utilizado para otimizar o relacionamento com a comunidade, divulgar campanhas para arrecadar doações, atrair novos voluntários, prestar contas para a sociedade com upload de arquivos e documentos, divulgar ações das quais estão envolvidos e contar a história e filosofia do grupo.

Outras possibilidades de agregar ao trabalho, foi a criação de campanhas publicitárias para divulgação de eventos, com fins de arrecadação de renda para serem aplicadas nos atendimentos. Cursos para formação de voluntários também recebem inscrições pelo site, o que aumenta a velocidade do processo e execução das atividades.

O novo site da Associação trouxe bons resultados além de otimizar o relacionamento e aproximar a comunidade. O grupo dos bombeiros voluntários aumentou em mais de 65% após a profissionalização do site e hoje conta com 100 colaboradores.

Conclusão

Reconhecendo os benefícios que a internet e um site profissional trouxeram para o sucesso do grupo, os bombeiros voluntários tem planos de investir e melhorar o site visando o crescimento e, consecutivamente, proporcionar atendimento e socorro para mais pessoas.

Falando nisso, se você é web designer, se identifica com a causa e quer colaborar com o projeto dos bombeiros voluntários, pode entrar em contato através do e-mail contato@cbveldoradodosul.org.br para contribuir com a reconstrução do layout. O que você acha? E claro, as portas estão abertas para quem quiser ajudar de outras formas.

Viu, só? O espírito de solidariedade dos moradores de Eldorado do Sul se tornou numa instituição sólida que está há mais de 6 anos ajudando pessoas e salvando vidas. E como a internet é uma ferramenta poderosa para alavancar os resultados, é claro que eles não podiam ficar de fora.

A Hostinger sabe da importância de investir em um projeto online e por isso cuidamos muito bem do Celso e da equipe dos Bombeiros Voluntários. Reconhecemos que é primordial o bom funcionamento do site para atrair arrecadações e divulgar o trabalho deles, e assim dar continuidade a essa corrente do bem.

É muito comum ouvirmos histórias de sucesso de pessoas que um dia arriscaram, saíram da zona de conforto e deram o primeiro passo em busca dos sonhos. Quem lê essas histórias pode até pensar que teve alguém expert por trás de tudo ou que foi muito difícil e caro chegar até ali… Mas essa não é a verdade.

Ter um site da sua empresa, um blog ou lançar o seu projeto online é bem simples porque a tecnologia hoje proporciona ferramentas didáticas para quem tem conhecimentos desde iniciante ao mais avançado. Além disso, hoje há diversos prestadores de serviços baratos e de alta qualidade, assim como os bombeiros voluntários encontraram a Hostinger!

Palavras-chave: Hospedagem de site, Hospedagem de site barata, Hostinger, Como criar um site, Cases de sucesso, Empreendedores de Sucesso.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!