dezembro 9, 2020
3min de leitura
Andrei L.
dezembro 9, 2020
3min de leitura
Andrei L.
AJAX significa Asynchronous JavaScript and XML, ou JavaScript e XML Assíncronos, em bom português. Ele é um conjunto de técnicas de desenvolvimento voltado para a web que permite que aplicações trabalhem de modo assíncrono, processando qualquer requisição ao servidor em segundo plano.
Pareceu um pouco confuso? Não se preocupe, vamos explicar a terminologia de cada palavra para você entender perfeitamente.
O JavaScript é uma linguagem de programação bem conhecida. Entre suas funcionalidades, está a capacidade de gerenciar conteúdos dinâmicos de um site e permitir a interação dinâmica com o usuário. O XML (eXtensible Markup Language), como o nome sugere, é uma variação de linguagem de marcação no estilo do HTML. Enquanto o HTML é utilizado para exibir dados, o XML os armazena e transmite.
Tanto o JavaScript quanto o XML trabalham de forma assíncrona no AJAX. Assim, qualquer aplicação que use AJAX pode enviar e receber dados do servidor sem precisar recarregar a página inteira.
Imagine a ferramenta de sugestões de pesquisa do Google. Ela ajuda a completar as palavras que você digita em tempo real enquanto a página permanece estática.
No início dos anos 90, quando a internet ainda não era tão avançada, a mesma funcionalidade iria exigir que a página fosse recarregada sempre que uma nova sugestão de pesquisa aparecesse na tela. O AJAX permite a troca de informações simultânea sem interferir com outras funções.
Na realidade, o conceito de AJAX já existe desde a metade da década de 90. Porém, só começou a receber mais reconhecimento quando o Google o incorporou no Google Mail e Google Maps em 2004. Atualmente, ele é bastante utilizado em diversas aplicações web para melhorar o processo de comunicação com o servidor.
Esses são alguns exemplos de como o AJAX impacta nossas vidas diariamente.
Você já avaliou algum produto que comprou na internet? Já preencheu algum formulário online? Ambas as operações utilizam o AJAX. Ao clicar no botão de voto ou de avaliação o site irá atualizar os cálculos sem precisar recarregar a página.
Alguns sites possuem canais de bate-papo em sua página principal para se comunicar com seus clientes e prestar serviço de suporte técnico. Com o AJAX, você pode continuar navegando no site enquanto troca mensagens sem que elas desapareçam.
O Twitter recentemente passou a utilizar o AJAX em suas atualizações. Sempre que novos tweets são feitos sobre um certo trending topic o Twitter automaticamente atualiza as novas figuras sem afetar a página principal.
Simplificando, o AJAX torna o processo de multitarefas mais simples. Sempre que você encontrar uma situação em que duas operações funcionam simultaneamente, uma em execução e a outra ociosa, é bem provável que o AJAX esteja envolvido.
Se você deseja melhorar seu site, não se esqueça de mostrar ao Google e aos seus clientes que você cuidou dos problemas de segurança. Certificado SSL é uma obrigação nos dias de hoje!
Se você ainda não tem certificado SSL, tenha um agora com a Hostinger!
É importante lembrar que o AJAX não é uma única tecnologia, ou até mesmo uma linguagem de programação. Como mencionado antes, o AJAX é uma série de técnicas de desenvolvimento voltadas para web. O sistema geralmente é composto por:
É preciso um pouco de conhecimento técnico para entender completamente o funcionamento. Porém, o procedimento geral de como o AJAX funciona é relativamente simples. Confira o diagrama e a tabela de comparação abaixo para entender melhor.
Modelo convencional | Modelo AJAX |
Durante esse processo, os usuários não conseguem fazer nada além de esperar que seja concluído. Além de ser uma perda de tempo para o usuário, também demanda muitos recursos do servidor. |
|
Além de aprender o que é AJAX, um dos propósitos do tutorial é explicar como o AJAX melhora a experiência do usuário. Seus visitantes não precisam mais aguardar um tempão para ter acesso ao seu conteúdo. Claro que muito se baseia na sua necessidade. O Google, por exemplo, permite que os usuários escolham entre o AJAX e a versão convencional ao utilizar o Google Mail. Por isso, fica a nossa dica: coloque sempre as necessidades de seus visitantes em primeiro lugar antes de decidir.
março 12 2019
excelente conteudo para quem busca informações com conteudo robusto. parabens
setembro 29 2019
muito bom site
março 06 2020
Show. Explicação sensacional e ótimas ilustrações.
dezembro 11 2020
Ótimo post! Estou com um problema talvez vc possa me ajudar: Baixei o WAMPSERVER porém não consigo instalar. Baixei versão mais atual para windows 64(windows 7). Baixei a atualização da microsoft C++ que se pede antes de instalar o wamp e mesmo assim ao clicar para instalar aparece a seguinte mensagem: "this program does not support the version of Windows your computer is running" Se puder me ajudar, agradeço.
Respondeu em dezembro 15 2020
Olá Ricardo, tudo bem? Você já tentou rodá-lo em modo de compatibilidade com o Windows 7? Aqui tem um tutorial de como fazer isso no Windows 10!
Ariane G.
Respondeu em março 12 2019
Obrigada pelo feedback, Cristiano.