Glossário JavaScript

O Que é AJAX e Como Funciona?

Tutorial o que é AJAX web e como funciona

AJAX significa Asynchronous JavaScript and XML, ou JavaScript e XML Assíncronos, em bom português. Ele é um conjunto de técnicas de desenvolvimento voltado para a web que permite que aplicações trabalhem de modo assíncrono, processando qualquer requisição ao servidor em segundo plano.

Pareceu um pouco confuso? Não se preocupe, vamos explicar a terminologia de cada palavra para você entender perfeitamente.

O JavaScript é uma linguagem de programação bem conhecida. Entre suas funcionalidades, está a capacidade de gerenciar conteúdos dinâmicos de um site e permitir a interação dinâmica com o usuário. O XML  (eXtensible Markup Language), como o nome sugere, é uma variação de linguagem de marcação no estilo do HTML. Enquanto o HTML é utilizado para exibir dados, o XML os armazena e transmite.

Tanto o JavaScript quanto o XML trabalham de forma assíncrona no AJAX. Assim, qualquer aplicação que use AJAX pode enviar e receber dados do servidor sem precisar recarregar a página inteira.

Exemplos de AJAX  na Prática

Imagine a ferramenta de sugestões de pesquisa do Google. Ela ajuda a completar as palavras que você digita em tempo real enquanto a página permanece estática.

No início dos anos 90, quando a internet ainda não era tão avançada, a mesma funcionalidade iria exigir que a página fosse recarregada sempre que uma nova sugestão de pesquisa aparecesse na tela. O AJAX permite a troca de informações simultânea sem interferir com outras funções.
Caixa de pesquisa do google sugerindo outras opções com o AJAX web

Na realidade, o conceito de AJAX já existe desde a metade da década de 90. Porém, só começou a receber mais reconhecimento quando o Google o incorporou no Google Mail e Google Maps em 2004. Atualmente, ele é bastante utilizado em diversas aplicações web para melhorar o processo de comunicação com o servidor.

Esses são alguns exemplos de como o AJAX impacta nossas vidas diariamente.

  • Sistemas de Votação e Avaliação

Você já avaliou algum produto que comprou na internet? Já preencheu algum formulário online? Ambas as operações utilizam o AJAX. Ao clicar no botão de voto ou de avaliação o site irá atualizar os cálculos sem precisar recarregar a página.

  • Canais de Chat

Alguns sites possuem canais de bate-papo em sua página principal para se comunicar com seus clientes e prestar serviço de suporte técnico. Com o AJAX, você pode continuar navegando no site enquanto troca mensagens sem que elas desapareçam.

  • Notificações de Trending do Twitter

O Twitter recentemente passou a utilizar o AJAX em suas atualizações. Sempre que novos tweets são feitos sobre um certo trending topic o Twitter automaticamente atualiza as novas figuras sem afetar a página principal.

Simplificando, o AJAX torna o processo de multitarefas mais simples. Sempre que você encontrar uma situação em que duas operações funcionam simultaneamente, uma em execução e a outra ociosa, é bem provável que o AJAX esteja envolvido.

Se você deseja melhorar seu site, não se esqueça de mostrar ao Google e aos seus clientes que você cuidou dos problemas de segurança. Certificado SSL é uma obrigação nos dias de hoje!

Se você ainda não tem certificado SSL, tenha um agora com a Hostinger!

Botão para comprar ssl barato

Como o Ajax Web Funciona?

É importante lembrar que o AJAX não é uma única tecnologia, ou até mesmo uma linguagem de programação. Como mencionado antes, o AJAX é uma série de técnicas de desenvolvimento voltadas para web. O sistema geralmente é composto por:

  • HTML/XHTML para linguagem principal e CSS para a apresentação.
  • O Document Object Model (DOM) para exibição dinâmica dos dados e interação.
  • XML para a troca de dados e XSLT para a manipulação. Muitos desenvolvedores começaram a substituir pelo JSON por ser mais semelhante ao JavaScript.
  • O objeto XMLHttpRequest para a comunicação assíncrona.
  • Finalmente, a linguagem de programação JavaScript para juntar todas essas tecnologias.

É preciso um pouco de conhecimento técnico para entender completamente o funcionamento. Porém, o procedimento geral de como o AJAX funciona é relativamente simples. Confira o diagrama e a tabela de comparação abaixo para entender melhor.

Diagrama
Gráfico informativo sobre o que é AJAX web

Tabela de comparação

Modelo convencionalModelo AJAX
  1. Uma requisição HTTP é enviada do navegador para o servidor.
  2. O servidor recebe a requisição e busca os dados.
  3. O servidor envia os dados requisitados para o navegador.
  4. O navegador recebe os dados e recarrega a página para fazer com que apareçam.

Durante esse processo, os usuários não conseguem fazer nada além de esperar que seja concluído. Além de ser uma perda de tempo para o usuário, também demanda muitos recursos do servidor.

  1. O navegador gera uma chamada do JavaScript que então ativa o XMLHttpRequest.
  2. Em segundo plano o navegador cria uma requisição HTTP para o servidor.
  3. O servidor recebe a requisição, busca os dados e envia para o navegador.
  4. O navegador recebe os dados requisitados que irão aparecer imediatamente na página. Não é necessário recarregar.

Conclusão

Além de aprender o que é AJAX, um dos propósitos do tutorial é explicar como o AJAX melhora a experiência do usuário. Seus visitantes não precisam mais aguardar um tempão para ter acesso ao seu conteúdo. Claro que muito se baseia na sua necessidade. O Google, por exemplo, permite que os usuários escolham entre o AJAX e a versão convencional ao utilizar o Google Mail. Por isso, fica a nossa dica: coloque sempre as necessidades de seus visitantes em primeiro lugar antes de decidir.

Brendon M.

Brendon é tradutor e apaixonado por tecnologia. Antes de se juntar à incrível Equipe de Conteúdo & SEO, fazia parte da da Equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger, onde descobriu na área de hospedagem de sites sua paixão. Nas horas vagas divide seu tempo entre a família, séries, games, futebol e o violão.

3 Comentários

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*