MySQL

Como Otimizar Banco de Dados MySQL Usando o phpMyAdmin

aprenda como otimizar banco de dados mysql e agilize seu site

Bancos de dados podem ficar muito grandes, particularmente em sites com muitos conteúdos e um volume de tráfego muito alto. Nestes casos, saber como otimizar um banco de dados pode ajudar a melhorar o desempenho de um site. E não é exatamente isso o que você e os visitantes do seu site querem?

Geralmente, otimizar banco de dados MySQL vai produzir resultados mais visíveis quanto maior for o seu banco de dados (por exemplo, com mais de 7500 linhas ou se tiver um tamanho superior a 350 MB). 

A parte da otimização de banco de dados pode ser feita usando o phpMyAdmin, uma ferramenta gratuita de gerenciamento de MySQL disponível na grande maioria dos provedores de hospedagem.

Vamos começar?

O que você vai precisar

Antes de começar este guia, você vai precisar do seguinte:

  • Acesso ao phpMyAdmin da sua conta de hospedagem

1° Passo – Acesse o banco de dados

O primeiro passo para aprender como otimizar banco de dados MySQL é saber como acessar o banco de dados propriamente dito. Para isso, acesse a sua conta de hospedagem e encontra a seção Banco de Dados. Dentro dela, clique na opção phpMyAdmin.

opção phpmyadmin para otimizar banco de dados

Dentro dela, selecione o banco de dados que quer otimizar. Siga o exemplo logo abaixo.

selecionar banco de dados para otimizar

2° Passo – Como otimizar banco de dados MySQL

Selecione o campo Estrutura, marque a opção Check All (Marcar tudo) ao final da página e escolha a opção Otimizar Tabela no menu vertical logo ao lado.  

otimizar tabelas no banco de dados

A otimização do banco de dados será feita logo em seguida. E virá acompanhada de uma mensagem de confirmação como a mostrada abaixo.Além disso, cada tabela virá acompanhada de uma descrição (em inglês) de que está atualizada (Table is already up to date).

otimização banco de dados concluída

Parabéns! Seu banco de dado de dados MySQL foi otimizado com sucesso. Se você encontrar algum erro durante ou após o processo, contate seu provedor de hospedagem para a devida assistência.

Resumidamente, a opção de Otimizar Tabelas que você escolheu anteriormente faz as seguintes três tarefas:

  • Comprime as páginas de dados;
  • Comprime as páginas de indexação;
  • Computa estatísticas atualizadas das indexações.

Mais informações sobre a sintaxe Otimizar Tabela (Optimize Table) pode ser encontrado no manual oficial do MySQL (em inglês).

Conclusão

Neste guia, você aprendeu a como otimizar banco de dados MySQL pelo phpMyAdmin. Com isso, você está capacitado a melhorar e maximizar o desempenho do seu site sempre que precisar ou que achar que a sua página está demasiadamente sobrecarregada.

A otimização de banco de dados deve ser feita de tempos em tempos para averiguar a necessidade de qualquer reformulação no seu site. Assim, você já estará preparado para eventuais contratempos à medida que seu site vai crescendo e, consequentemente, o banco de dados deles também.

Tem alguma pergunta ou uma sugestão para a gente? Deixe uma mensagem logo abaixo para podermos interagir com você! Aguardamos seu contato!

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$2
29
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

OFERTA BLACK FRIDAY 90% OFF
0
DIAS
0
HORAS
0
MINUTOS
0
SEGUNDOS
×
[href]
[href]