Servidor Proxy: O Que é, Como Funciona e Para que Serve

Talvez você nunca tenha ouvido falar em um servidor Proxy, ou quem sabe já viu essa palavra nas configurações do seu computador mas não sabe o que ela quer dizer. Um servidor proxy é uma ferramenta importante para sua privacidade, e está muito ligado ao que a palavra em inglês quer dizer: procuração. Isto é, representa um certo tipo de autoridade dada a uma outra parte para agir em seu nome.  

Baixar eBook: Como Criar seu Primeiro Site em 9 Passos Fáceis

Neste artigo vamos entender o que é um servidor proxy, como eles funcionam, quais seus usos e principais tipos. Vamos lá!

O Que é um Servidor Proxy

Um servidor proxy é como uma ponte entre você e a internet. Quando você tenta acessar um site pelo seu dispositivo, o navegador envia uma requisição ao servidor web deste site, o qual retorna com a página que você estava buscando. Assim, sem um proxy, você se comunica diretamente com a internet e com o servidor em que está hospedado o site que você deseja acessar.

Já quando você utiliza um servidor proxy, sua comunicação passa a ser intermediada por ele. 

Assim, pode-se dizer que um servidor proxy é uma máquina na internet colocada entre você, a origem da requisição, e o servidor do site, destino da requisição. Ele faz o envio da solicitação para acessar o conteúdo em seu nome, e também o movimento contrário, quando o servidor responde à solicitação, ela passa de volta pelo Proxy, o qual entrega a página buscada ao seu navegador.

Portanto, um Proxy representa essa ponte, e ele pode ser usado com diversos objetivos, por isso possui diferentes modelos. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre como funciona essa ferramenta, e em seguida veremos os tipos mais populares de servidores Proxy. 

Esquema ilustrativo de um servidor proxy
(Fonte: Seobility/Reprodução)

Como Funciona um Servidor Proxy

Seu endereço de IP (Endereço de Protocolo da Internet) é um fator essencial para que sejam feitas essas trocas de solicitações entre seu navegador e o servidor do site em questão.

O IP é como seu endereço residencial. Ou seja, da mesma forma que o correio sabe onde entregar sua encomenda porque tem seu endereço, a internet também consegue levar os acessos que você solicitou através do seu protocolo de IP.

Isso quer dizer que o IP é um dado público ,e ao fazer suas visitas online, você está expondo este endereço, o que pode ser perigoso.

Quando se utiliza um proxy, é como se estivesse utilizando um outro computador conectado à internet que passa a servir como intermediário entre você e o servidor que deseja acessar. Desse modo, o acesso é feito através do endereço de IP do servidor proxy, e não através do seu próprio.

É deste modo que um Proxy tem a capacidade de mascarar seu endereço de IP, ocultando essa informação da internet.

Usos de um Servidor Proxy

Os usos de um Proxy são bem variados, podendo responder às necessidades individuais de cada pessoa, bem como de empresas ou outras organizações. Num geral, os proxies geralmente são usados para por usuários que estão buscando privacidade. 

Como já comentamos anteriormente, proteção e segurança são também motivos comuns que levam pessoas a utilizar um servidor proxy. Como ele oculta o endereço de IP e a localização, pode evitar roubos de informações e identidade.

Ligado a isso, está o seu uso para mascarar a localização de um usuário que busca acessar um conteúdo bloqueado. Na hora de jogar determinados jogos ou de assistir a alguma série ou filme, muitas pessoas  acabam utilizando um proxy para ter acesso a recursos que só estariam acessíveis em outros territórios. 

O controle sobre o uso da internet também é um objetivo que os usuários de servidores proxy tendem a buscar. Seja com relação a crianças, alunos ou funcionários, o administrador da rede pode restringir o acesso a certas páginas ou sites através de um proxy.

O sistema de cache e a economia de banda larga também são elementos atrativos de um servidor proxy, principalmente para empresas. Como um proxy pode armazenar dados em cache, o carregamento das páginas pode ser feito de forma mais rápida, diminuindo o consumo de banda larga e reduzindo a latência (tempo de carregamento das informações na web).

Um Proxy é um ótimo local para configurar um firewall. Um firewall é um sistema de segurança de rede, que funciona como um filtro entre a internet e o navegador. Ele filtra informações, impedindo que malwares ou vírus infectem os dispositivos utilizados para navegação.

Como um servidor proxy é uma máquina na internet localizada entre o servidor de origem e a internet, tende a ser um local ideal para interceptar tráfego indesejado com um firewall.

Seção de configurações de Proxy no Windows 11
Seção de configurações de Proxy no Windows 11

Tipos de Servidores Proxy

Como vimos anteriormente, há diversos usos para um servidor Proxy, e por isso há diversos tipos deles. A escolha do mais ideal para seu projeto depende do que você precisa e de quantas camadas de proteção deseja. Abaixo, você confere uma lista com alguns dos tipos de servidores Proxy mais populares:

Proxy Transparente 

É o tipo mais básico, pois não oferece camadas de proteção. O seu IP permanece visível ao servidor, e ele também poderá ver que você está utilizando um Proxy, mesmo que você não saiba que seu computador está usando um (por isso é chamado de transparente).

Esse tipo de proxy geralmente é utilizado por empresas, escolas, bibliotecas e demais ambientes corporativos. Essas instituições normalmente buscam filtrar conteúdos, permitindo ou não o acesso a algumas páginas específicas.

Proxy Anônimo

Este tipo de proxy protege seu IP do servidor. Ainda assim, ele não oculta o fato de que você está utilizando um Proxy. Ele oferece uma proteção maior ao ocultar seu endereço e impedir ameaças como roubo de dados, mas ainda possui limitações.

Por exemplo, ao utilizar um proxy anônimo você não poderá acessar sites que impedem a entrada de visitantes que estejam utilizando um proxy. 

Proxy Altamente Anônimo, ou Proxy Elite 

Oferece uma camada a mais de proteção com relação aos proxies anônimos. Ou seja, um proxy altamente anônimo oculta seu IP e também a informação de que você está utilizando um proxy.

Além disso, também altera o IP que utiliza com certa frequência, dificultando o monitoramento das origens do tráfego. Por isso, é o tipo de Proxy que oferece o maior nível de anonimato ao navegar na internet.

Proxy Reverso 

Como o nome indica, o que esse proxy faz é o caminho inverso do que faria um “forward proxy” — aqueles situados entre o computador do usuário e o servidor. Isto é, ele está no intermédio do servidor para com a internet.

Então, um Proxy Reverso filtra informações geradas por visitantes, encaminhando solicitações filtradas para o servidor. Por este motivo, um proxy reverso é mais comumente utilizado para lidar com requisições de servidores de hospedagem de sites, ou por grandes sites que precisam controlar o consumo de banda larga.

Proxy de Distorção 

Esse tipo de servidor proxy se apresenta ao servidor de destino com um IP falso ou incorreto. Assim, mesmo não ocultando do servidor que um proxy está sendo utilizado, ele protege e esconde sua própria identidade. É normalmente utilizado para acessar sites específicos que só estejam disponíveis em um território, pois assim é possível ocultar e manipular a localização do servidor de origem que está tentando o acesso.

Free Proxy ou Proxy Gratuito 

São páginas de internet que fornecem endereços de IP de servidores proxy de forma gratuita, para que qualquer pessoa possa utilizá-los. Este tipo de servidor Proxy é o mais perigoso, pois ainda que seu endereço e dados estejam ocultos do servidor de destino, não estão ocultos do próprio Proxy em si – que pode não ser confiável.

Diferença Entre Proxy e VPN

De início, um servidor proxy e uma VPN (Virtual Private Network ou Rede Virtual Privada) podem parecer a mesma coisa, mas não são. E é importante ficar atento às diferenças entre os dois, para saber qual é mais adequado para o seu propósito.

Por mais que ambos façam uma ponte entre você e um servidor específico, um Proxy representa uma simples camada de proteção que oculta seu IP do resto da internet. Já uma VPN não somente oculta seu IP, mas aplica uma camada de proteção extra ao criptografar os dados. Além disso, uma VPN protege todos os programas do dispositivo de forma automática, possuindo uma abrangência maior, que vai além do navegador de internet. 

Ou seja, a diferença entre os dois está na força da segurança que trazem à sua navegação. Enquanto um servidor proxy encaminha o tráfego de forma mascarada até o servidor do site, uma VPN faz isso, mas também criptografa esse tráfego.

Cuidados que Você Precisa ter ao Usar um Servidor Proxy

Como muitas das ferramentas disponíveis na internet, um servidor proxy tem muitas vantagens, mas também possui algumas vulnerabilidades e limitações. É importante que você conheça esses pontos de atenção, para que se proteja quanto aos problemas que podem acompanhar o uso de um servidor proxy. 

Uso por Criminosos

Por ocultar a localização do usuário, servidores proxy são utilizados por criminosos para realizar ataques na internet. Como o IP fica mascarado, as vítimas dos ataques não conseguem localizar a origem da ameaça, dificultando a construção de recursos de defesa e regras de bloqueio.

A utilização de proxies por criminosos é mais comum em nas opções gratuitas, por isso a atenção deve ser redobrada quando for utilizar este tipo de proxy. Sempre pesquise bem entre as opções disponíveis e opte por uma que seja confiável. Além disso, os proxies gratuitos tendem a não investir tanto em segurança quanto os pagos, que contam com mais recursos.

Segurança Limitada

Os servidores Proxy protegem seu endereço de IP, mas não criptografam seus dados e informações de tráfego. Isso significa que, apesar de oferecerem maior privacidade, não oferecem tanta segurança na navegação.

Dados de Navegação Seguem Visíveis

Seu histórico de buscas online permanece visível. Um proxy apenas mascara seu IP, mas não oculta seus dados de navegação, mantendo registrada sua atividade na internet.

Funcionalidades Limitadas

Você pode configurar um proxy para um aplicativo específico, como o navegador da internet, através do qual você faz todos seus acessos online. De todo modo, caso decida jogar um jogo, a proteção do Proxy não é estendida a todo o dispositivo (como acontece com uma VPS, por exemplo), ela fica restrita ao navegador.

Instabilidade do servidor

Muitos proxies, principalmente os gratuitos, não investem em melhorias e desenvolvimento de ferramentas de otimização, assim, sua conexão pode ficar mais lenta, ou apresentar instabilidades frequentes. Por isso opte por um serviço confiável, que tenha boas avaliações e apresente um bom custo-benefício, já que muitas vezes, o barato sai caro.

Compartilhamento de dados

Vale lembrar que, por mais que o servidor de destino não tenha conhecimento sobre seu endereço de IP e consequentemente sua localização, o servidor Proxy tem acesso a esses dados. Assim, se você optar pela utilização de um Proxy não confiável, poderá estar colocando suas informações em risco, expondo aos administradores do servidor proxy o número de seu cartão de crédito, nome completo e CPF, por exemplo. 

Conclusão

Um servidor Proxy é uma ponte entre seu computador e a internet. Por este motivo, é uma ferramenta útil para aumentar a privacidade da sua navegação online. Além disso, um proxy pode ser usado para bloquear acessos a sites específicos, implantar medidas extras de proteção na rede, e oferecer um sistema de cache de dados.

De todo modo, apesar das tantas vantagens, servidores proxy também possuem vulnerabilidades. Portanto fique atento com algumas questões:

  • Um proxy gratuito pode ser inseguro e pode ser utilizado por criminosos para atacar outros usuários ou roubar seus dados.
  • Instabilidades podem ocorrer e você pode perder sua conexão com a internet em alguns momentos, dependendo do proxy utilizado.
  • Seu histórico de buscas e acessos permanece visível. 
  • A menos que você configure protocolos específicos, um proxy não criptografa seus dados de tráfego. Se desejar obter esse nível extra de criptografia, opte por uma VPN. 
  • A extensão da proteção e segurança de um proxy é limitada. Os proxies costumam funcionar nos navegadores de internet, sem abranger os demais aplicativos da sua máquina. 
  • Apesar de ocultar informações do servidor de destino, quando você utiliza um proxy, não está ocultando suas informações de toda a internet. Afinal, o próprio servidor proxy tem acesso aos seus dados, como o endereço de IP. 

É isto! Agora você já conhece mais sobre o que são os servidores Proxy, seus usos e pontos de atenção.

Se ainda tiver dúvidas, compartilhe abaixo na seção de comentários! 

Author
O autor

Bruna B. Barro

Bruna é formada em relações internacionais pela UFSC e atualmente faz mestrado em sociologia pela UFRJ. Determinada em tornar o conhecimento sobre tecnologia acessível a todas as pessoas, atua como tradutora e redatora freelancer na Hostinger. Tem experiência com tradução, localização, copywriting, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente e escrita acadêmica. No seu tempo livre gosta de assistir séries, cozinhar e jogar jogos de lógica.