Phishing com o nome da Hostinger: Como Identificar e se Prevenir
access_time
hourglass_empty
person_outline

Phishing com o nome da Hostinger: Como Identificar e se Prevenir

Recebemos vários relatos dos nossos clientes acerca de e-mails de phishing. Eles estão recebendo e-mails maliciosos que estão se passando pela Hostinger e citando os nossos serviços para tentar roubar informações sensíveis dos nossos clientes.

Este é um exemplo dos e-mails de phishing recentemente enviados aos nossos clientes (muitos em inglês):

Exdemplo de e-mail de phishing
Exemplo de e-mail de phishing

Se você recebeu um e-mail como este ou similar, recomendamos que não clique em nenhum dos links, delete-o e relate-o para nossa equipe de Sucesso do Cliente.

Como identificar um ataque de phishing?

Embora tomemos as medidas necessárias para proteger nossas redes e nossos sistemas de ameaças cibernéticas, não temos controle sobre o que os golpistas enviam para os e-mails pessoais de clientes que não estão hospedados em nossos servidores.

Como uma forma de proteger os nossos clientes, queremos chamar a atenção para um ataque cibernético muito comum que todos devemos estar cientes: o phishing.

“Phishing” é uma palavra derivada do inglês e foi escolhida para este fim por lembrar muito a palavra inglesas “fishing”, que significa “pescar”. Ele é tipo mais ameaça cibernética mais comum que afeta empresas e pessoas no mundo todo. Os ataques de phishing têm diversas formas, mas todos eles têm o mesmo objetivo: fazer com que você compartilhe informações sensíveis, como informações de login, dados de cartão de crédito ou de contas bancárias.

Fique alerta aos tipos de ameaças de phishing

  • Phishing: Neste tipo de ataque, os hackers se passam por empresas reais para conseguir as suas informações de login. Você pode receber um e-mail pedindo para verificar as informações da sua conta com um link que te redireciona para uma tela de login forjada que revela as suas informações confidenciais para os golpistas.
  • Spear Phishing: Spear phishing é um tipo mais sofisticado do ataque, pois ele contém informações personalizadas que fazem parecer que aquela mensagem vem de uma fonte legítima e não de um hacker. Eles podem usar o seu nome e o seu número de celular e citar uma empresa específica no e-mail para fazê-lo pensar que eles têm, de fato, uma conexão com você, o que torna as informações no e-mail mais convincentes e, por isso, mais provável de você clicar nos links ou nos anexos enviados pelos golpistas.
  • Phishing de Documentos Compartilhados: Você pode receber um e-mail que parece vir de sites de compartilhamento de arquivos, como o Dropbox ou o Google Drive, notificando que um documento foi compartilhado com você. O link fornecido nesses e-mails te direcionará para uma página falsa de login que imita a página de login oficial e roubará todas as informações de login da sua conta.

O que você pode fazer para evitar cair em golpes de phishing

Para evitar que você caia nesses golpes, confira abaixo as melhores práticas de e-mail reocmendadas:

  • Não clique em links ou anexos de remetentes suspeitos, ou desconhecidos. Fique atento principalmente aos arquivos .zip ou outros tipos de arquivos compactados ou executáveis.
  • Não forneça informações sensíveis (como nomes de usuário e senhas) por e-mail.
  • Observe os remetentes de e-mail que usam nomes de domínio suspeitos ou enganosos.
  • Inspecione as URLs com cuidado para ter certeza de que os sites sejam legítimos e não forjados.
  • Não tente abrir nenhum documento compartilhado que não esteja esperando ou ciente de que irá receber.
  • Caso não consiga saber se um e-mail é ou não de phishing, entre em contato com o suporte da empresa diretamente pelo chat ou pelos contatos fornecidos em seu site. Nunca tente falar com os contatos fornecidos no e-mail suspeito.
  • Tenha muito cuidado ao abrir anexos ou ao clicar em links se você receber um e-mail contendo um banner de aviso indicando que ele foi enviado de uma fonte externa.
  • Sempre que possível, habilite a Autenticação de Duas Etapas (2FA) nas suas contas.

Caso você tenha aberto um e-mail, mas não tenha clicado em nenhum link ou anexo, não se preocupe, apenas o reporte e apague-o da sua caixa de entrada.

Caso tenha alguma dúvida, fale com a nossa equipe de Sucesso do Cliente pelo Chat instantâneo.

O autor

Author

Bruna Vidanya / @brunadutra

Bruna Vidanya é estudante de Letras Tradução Inglês na Universidade de Brasília, e trabalha como tradutora na Hostinger Brasil. Já estagiou como tradutora no Senado Federal e teve sua primeira tradução de um livro infanto-juvenil publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra sua paixão escrevendo artigos para o blog da Hostinger com muito carinho. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com seus dois cachorrinhos, Madonna e Snoop, ver séries (as sitcoms são suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.

Histórias relacionadas

Deixe uma resposta

Por gentileza, preencha os campos solicitados.Marque o campo de aceitação da privacidade.Favor preencher os campos solicitados e marcar o campo de aceitação da privacidade.

Comentar

Nome*

E-mail*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Thank you! Your comment has been successfully submitted. It will be approved within the next 24 hours.

Faça parte da Hostinger agora!