Ensino Pós-pandemia: O Crescimento da Indústria de E-learning 

Ensino Pós-pandemia: O Crescimento da Indústria de E-learning 
Learning in a Post-pandemic World: How eLearning is Establishing Itself as a Major Industry

Seja estudando um novo idioma assistindo a vídeos no YouTube ou pesquisando na Wikipédia, todos nós já usamos a Internet para aprender. 

O ensino online, ou e-learning, veio para reinventar o jeito que a gente aprende. Ele envolve os alunos em vários níveis e adapta a experiência de aprendizado às necessidades individuais. O ensino de novas habilidades e as informações podem ser passadas de maneiras novas e empolgantes, e há muito espaço para inovar. 

Com a pandemia, escolas e universidades precisaram migrar seus serviços para a modalidade online – 98% das universidades (inglês) adotaram o ensino remoto em 2020, enquanto muitos de nós estávamos pensando em mudar de carreira. Desde então, a indústria de e-learning deu grandes passos e está sempre inovando.

Confira este artigo para ficar por dentro desse novo modelo de ensino e sobre tudo o que ele promete.

O que é E-learning?

O e-learning é uma forma de educação a distância. São técnicas e métodos usados para transmitir informações através de plataformas digitais e da internet. Podem ser usadas simulações que se aproximam da prática, questionários, jogos e também formas mais tradicionais, como palestras e workshops online.

O e-learning, em sua maior parte, envolve uma estrutura educacional. É como qualquer outro curso, só que online. Normalmente, um Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) é usado organizar o material do curso de maneira eficiente.

O interesse pelo e-learning aumentou muito após a pandemia e continua crescendo cada vez mais. As estatísticas sugerem que o mercado crescerá 110% até 2026 (inglês). Nossos estilos de vida mudaram e foi necessário evitar sair de casa. Hoje, preferimos usar as horas extras do nosso dia para aprender coisas novas e nos desenvolvermos cada vez mais, em vez de perder tempo com deslocamento.

Vantagens do E-learning

As vantagens do e-learning são muitas, tanto para o professor quanto para o aluno. Com esse modelo de ensino, o professor pode ter muito mais alunos e em diferentes partes do mundo. Os números das aulas não estão mais restritos ao tamanho da sala, e as palestras podem ser pré-gravadas e repetidas quantas vezes for necessário. E o melhor: é muito econômico. 

Para os alunos, o e-learning oferece a liberdade de estudar como e quando quiserem. O material de aprendizagem pode ser estudado repetidas vezes, as notas podem ser compartilhadas e é muito simples de tirar dúvidas com os professores. O uso da multimídia faz com que o aprendizado seja mais divertido e envolvente, além de mais eficiente.

Consequentemente, o e-learning acelera o processo de aprendizagem. As notas podem ser calculadas e lançadas automaticamente. As respostas que o aluno precisa podem ser obtidas sem precisar de um professor disponível. 

Você também pode aprender de onde quer que esteja e no horário que achar melhor. O e-learning dá oportunidades a todas as pessoas, de todas as origens e faz com que você aprenda da maneira que mais se identifica. 

Esse estilo de ensino é muito flexível. Devido ao avanço tecnológico, os cursos online podem te manter atualizado e fornecer habilidades necessárias em seu trabalho – os cursos estão sempre inovando ou sendo ajustados para atender às necessidades do mercado de trabalho. Os cursos relacionados à tecnologia com foco nas linguagens de programação estão sempre sendo atualizados com as mais recentes do mercado. À medida que a demanda muda, os cursos também mudam.

Desvantagens do E-learning

Muitas pessoas criticam essa forma de aprendizado. Acreditam que estudar online elimina o elemento social da aprendizagem, um aspecto muito importante na educação. Embora a interação seja um pouco limitada, muitos cursos geram discussões entre os alunos para promover a camaradagem e o compartilhamento de informações.

Outro ponto a considerar é a automotivação – as taxas de retenção dos cursos online variam de 35% a 60% (inglês). Essa modalidade requer uma maior motivação pessoal e melhores habilidades de gerenciamento de tempo. Isso ocorre porque os alunos ficam por conta própria e devem se esforçar para interagir com o curso de maneira significativa e eficaz. É por isso que as empresas que oferecem esse tipo de curso se esforçam ao máximo para incentivar os alunos, e muitas oferecem tutores cujo objetivo é manter a motivação e o entusiasmo. 

Os cursos à distância também se concentram mais na teoria, o que não é tão útil para disciplinas que precisam de mais prática. Fazer experimentos ou treinar reparos manuais é mais eficaz quando ensinado na vida real. Mas, ao oferecer um ambiente de aprendizado online imersivo, esse obstáculo pode ser superado.

Como o Ensino Online está Mudando a Educação?

A pandemia fez com que a maioria dos cursos migrasse para o online da noite para o dia. Foi essa necessidade de trazer recursos de aprendizado online que impulsionou muitos avanços na educação. 

Por tentativa e erro, foram desenvolvidas novas formas de transmitir conhecimento. O relatório anual de 2021 do Higher Ed, que fornece dados estatísticos de educação online, disse que metade dos professores entrevistados acreditam que o e-learning é um “método de ensino eficaz” (inglês).

Quais são os Cursos Online Mais Populares?

Muitos cursos seguem as tendências do mercado digital e estão relacionados com as demandas do mercado de trabalho. Embora existam currículos acadêmicos mais tradicionais, os cursos online geralmente focam em preparar as pessoas para o trabalho. Existem alguns tipos de cursos online que se destacam devido à sua popularidade.

Geralmente, os mais bem avaliados, são os cursos voltados ao setor de tecnologia. A codificação e a análise de dados podem ser facilmente ensinadas online e, mais importante, podem ser aprendidas por qualquer pessoa, independentemente de seu idioma. 

Os cursos de marketing online também são populares, pois a demanda por esse tema é muito alta. A Marketing Week relata (inglês) que o interesse por esse assunto aumenta cada vez mais.

A procura pelos cursos online com foco no desenvolvimento pessoal também aumentaram muito desde o início da pandemia. Como este termo é muito amplo, ele abrange de tudo, desde o aprendizado de idiomas até aulas de culinária. 

Quanto Custam os Cursos Online?

Os preços dos cursos online variam muito. Uma análise dos cursos online descobriu que, em média, um curso EaD custa R$ 340,95. A duração do curso, os recursos usados e o valor que o curso entrega, é o que definem o preço final. 

O preço da criação e concepção dos cursos digitais também conta muito. 

O que o Futuro Reserva para o E-learning?

Os cursos online estão sempre em constante evolução e adaptação. Existem muitas tendências e tecnologias que estão impulsionando esse setor cada vez mais. 

De todas as tendências dos cursos online, o aumento da metodologia de aprendizagem adaptativa é uma das mais interessantes. A aprendizagem adaptativa é um método de educação focado no aluno, onde todos os recursos e tarefas são adaptados às necessidades individuais deles. Essa experiência de aprendizado altamente personalizada se adapta em tempo real para respeitar o ritmo de aprendizado de cada aluno. 

A aprendizagem social é outra tendência crescente em cursos digitais. O conceito é simples – todos nós aprendemos com as pessoas ao nosso redor, então por que não ter essa experiência no e-learning também? O recurso de bate-papo de alguns cursos ajudam os alunos a superar os limites em seu aprendizado. Da mesma forma, ter um fórum online e comunidades dedicadas pode ajudar a promover um ambiente de aprendizado muito útil aos alunos.

O E-learning está Estimulando o Progresso da Educação?

O e-learning resolve muitos dos problemas associados aos modelos tradicionais de ensino, que muitas vezes apresentam barreiras geográficas e financeiras. É mais adaptável e dinâmico do que as formas convencionais de aprendizagem. 

Mas com este novo modelo de aprendizagem surgem novos desafios. O contato social não faz parte desse modelo de ensino, e muitas pessoas valorizam isso. “Aprender fazendo” é, na maioria das vezes, impossível, e enfrenta muitos desafios. Como resultado, o engajamento muitas vezes é um problema.

Sem dúvida, está claro que o ensino online veio para ficar e está revolucionando o setor educacional. Palestras entediantes, apostilas inúteis e exercícios desinteressantes estão sendo substituídos por cursos dinâmicos e empolgantes que envolvem melhor os alunos. Estamos aguardando ansiosamente para ver o que o futuro reserva para o e-learning.

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.