Frenesi Freelancer: Quando a Renda Extra se Torna uma Opção de Carreira

Frenesi Freelancer: Quando a Renda Extra se Torna uma Opção de Carreira

Freelancers são pessoas que prestam serviços para pessoas ou empresas de forma temporária e, geralmente, pela internet. Alguns exemplos são os redatores, designers gráficos, professores online e desenvolvedores web.  

Temos também profissionais freelancers em várias áreas de atuação diferentes, como baristas, professores de idiomas e motoristas de aplicativos.

Não é de se admirar que o trabalho freelancer se tornou a principal fonte de renda para muitas pessoas, pois esse tipo de profissional pode escolher onde e para quem vai trabalhar. 

Em 2022, o trabalho freelancer ficou muito popular, pois vai contra os horários de trabalho tradicionais e permite muito mais flexibilidade. Com a Covid-19, a quarentena e o aumento da ansiedade da população, essa forma de trabalho ganhou muito mais adeptos. Como resultado, surgiram muitos empregos nesse estilo e oportunidades de gerar uma renda extra que até então eram desconhecidas. 

Por Que Trabalhar como Freelancer?

A pesquisa conduzida pelo Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), do IBGE mostrou que mais de 600 mil trabalhadores pediram as contas em 2022. Comparando com março de 2021, a taxa de demissão voluntária aumentou 37%, quando foram registrados mais de 437 mil desligamentos a pedido do próprio colaborador. E o mais interessante é que a maioria das pessoas não está migrando para uma nova empresa para ser CLT, mas sim para trabalhar com liberdade e independência como freelancers. 

O número de autônomos no quarto trimestre de 2020 foi de quase 23 milhões para 26 milhões em 2021 – um aumento expressivo de cerca de 3 milhões em apenas um ano. A Workana, uma plataforma onde freelancers buscam empresas e clientes interessados em seus serviços, aumentou sua base em 15% durante o período de isolamento. O número de trabalhadores na plataforma saltou de 2,8 milhões para 3,2 milhões. Já no GetNinjas, o aumento foi de 300 mil inscritos, equivalente a 52%. 

Muitos freelancers também frequentam espaços de coworking para conhecer pessoas da mesma área, compartilhar ideias e se inspirar. Além disso, os jovens que preferem a liberdade, acabam optando por um trabalho que os permita viajar e conhecer o mundo. 

É por isso que o trabalho freelancer chama tanto a atenção: você pode fazer seus horários, escolher de onde vai trabalhar e até mesmo selecionar seus clientes. 

Algumas histórias incríveis, sobre como administrar sua própria academia de ginástica ou encontrar no design gráfico o caminho para o sucesso, abriram portas para que muitas ideias dentro desse segmento ganhassem vida.Tudo isso só é possível porque cada vez mais pessoas estão criando seus próprios sites ou contratando web designers para criá-los para promover seus negócios.É isso que mantém o mercado freelancer a todo vapor. Pode parecer muito simples, mas a necessidade da internet na vida cotidiana é a força motriz por trás da cultura desse tipo de trabalho. O trabalho remoto impacta fortemente isso: no Brasil, uma pesquisa feita pelo Datafolha em 2021 revelou que o trabalho remoto está em queda quando comparado ao primeiro ano da pandemia. Em 2021, 24% dos entrevistados relataram estar trabalhando remotamente, em 2020, o resultado foi de 44%. 

Sem a garantia de empregos estáveis e seguros como alguns anos atrás, muitas pessoas começaram a usar as habilidades e os conhecimentos que têm e pensar em formas de como aplicá-los.

Por que o Mercado Freelancer está em Ascensão?

A tecnologia e o aumento do uso de aplicativos para comprar e vender produtos na internet e conectar clientes com freelancers em todo o mundo, permitiu que mais pessoas seguissem suas paixões fora do horário tradicional de trabalho.

A Covid-19 tirou as amarras da sociedade e fez com que as pessoas se aventurassem a montar mais negócios na internet.

Em muitos locais de trabalho tradicionais, o trabalho flexível está disponível por pelo menos um ou dois dias na semana, o que vem sendo comum em muitas empresas. Consequentemente, as empresas que não oferecem essa flexibilidade de horário e local de trabalho são menos procuradas. 

Os Dados Falam por Si

As estatísticas da indústria de e-commerce provam que a indústria está crescendo. Veja com detalhes: 

  • Existem aproximadamente 39 milhões de freelancers no Brasil, quase 40% da força de trabalho.
  • Segundo uma pesquisa feita pela Closeer, plataforma que oferece vagas temporárias e freelancer, entre os 746 entrevistados, 70,27% são do sexo feminino, enquanto 28,51% são homens.

Outra informação interessante sobre o perfil do freelancer no Brasil diz respeito ao seu local de trabalho. Confira os dados abaixo:

  • 91% trabalha em um home office
  • 2,8% possuem um escritório próprio
  • 2,2% trabalha em um escritório alugado
  • 1,3% utiliza espaços de coworking

Para a maioria, montar um home office para o trabalho freelancer é a melhor opção, principalmente em função da redução de custos operacionais.

Já uma pesquisa feita com trabalhadores freelancers dos EUA, mostrou que:

  • Existem aproximadamente 57 milhões de freelancers nos EUA. 
  • Estima-se que 59% dos freelancers nos EUA que responderam à pesquisa são do sexo masculino. 
  • 86% dos freelancers trabalham em casa ou em cafeterias. 
  • 84% dos freelancers dizem que o trabalho os permite viver o estilo de vida que desejam.
  • 64% dos freelancers disseram que sua saúde melhorou.
  • 46% dos freelancers escolheram seu trabalho pela flexibilidade.
  • 41% dos freelancers encontram novos trabalhos através de seus clientes anteriores. Os EUA tiveram a maior demanda por freelancers em 2020.
  • A indústria freelancer representa quase 5% do PIB dos EUA.
  • 53% de todos os trabalhadores da Geração Z são freelancers.

O Cenário Muda e os Termos Também

Nos últimos cinco anos, a pesquisa das palavras renda extra, freelancer e renda passiva aumentou. Renda extra aumentou de 8% para 11%, freelancer de 17% para 80% e renda passiva de 1% para 3%. Esses dados do Google Trends representam o interesse de pesquisa em relação ao ponto mais alto do gráfico para a região e o horário especificados. 

(O valor de 100 é o pico de popularidade para o termo. Um valor de 50 significa que a palavra tem metade da popularidade. Uma pontuação de 0 significa que não havia dados suficientes para este termo)

O Futuro é Freela 

Recessões e pandemias globais à parte, o futuro do freelancer parece cheio de promessas. A quantidade de espaços para coworking só aumentam e neles podemos encontrar vários profissionais com as mais diferentes profissões como, por exemplo, relações públicas e web design criativo.   

Reter talentos é um grande desafio para as empresas brasileiras atualmente. Uma pesquisa do Instituto Locomotiva revelou que mais da metade dos trabalhadores está descontente em seus empregos.  

As notícias voam. Para os mais jovens, a sensação de que existem possibilidades fora do trabalho tradicional estimulou o movimento freelance. 

A indústria continua se movendo cada vez mais rápido. Somente nos Estados Unidos, 58 milhões de pessoas (inglês) são freelancers regulares, e contribuem com US$ 1,2 trilhões na economia dos Estados Unidos.  

De acordo com a McKinsey, 500 milhões de freelancers estarão trabalhando em plataformas para ganhar dinheiro online antes de 2030. Se tornar um freelancer não é apenas uma maneira de ser independente e controlar o seu tempo da forma que quiser, também é ingressar em um mercado que cresce e ganha mais visibilidade a cada ano que passa. 

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.