Movement LAB: Matrícula, Fidelização, Sucesso

Movement LAB: Matrícula, Fidelização, Sucesso

Andrius Česnauskas é o fundador do Movement LAB, um estúdio fitness que está mudando a maneira como as pessoas fazem exercício. O Movement LAB foi projetado para ser muito mais do que uma academia comum. “O meu objetivo era criar um espaço onde as pessoas pudessem se sentir bem”.

Não é muito fácil manter clientes regulares em uma academia comum, por isso, o sistema de assinatura veio para ficar. É sempre a mesma história: os clientes vão até às academias, treinam por um tempo antes de perder o interesse, e depois cancelam sua inscrição. Andrius Česnauskas acredita que a maioria das pessoas desiste não pelo treino ser difícil, mas sim pelo ambiente das academias comuns não se encaixarem nas expectativas dos clientes modernos.

“Muitos profissionais têm estúdios de ginástica, e eles trabalham muito duro. Mas, a maioria deles não sabe como fazer disso um negócio”. Para Andrius, o segredo é perceber que a maioria dos clientes não quer ser um fisiculturista. “Nossos clientes não estão pensando apenas na estética momentânea, mas também em seu futuro. Eles querem se sentir saudáveis, felizes e aproveitar o exercício”.

A Ideia

A atmosfera do ambiente já provou ser a chave para destravar o potencial de um negócio. “Encontramos uma maneira de encaixar o esporte no estilo de vida que o nosso cliente já tem. Eles não querem que a ida à academia seja o foco dos seus compromissos semanais, e sim que o exercício ajude a reduzir dores crônicas, a melhorar as noites de sono e a promover melhor qualidade de vida.

Interior do estúdio fitness Movement Lab

O nosso nicho é um pouco limitado, mas garantir a atenção exclusiva aos nossos clientes, ter um espaço que entre muita luz do dia e oferecer um café da manhã de primeira para as pessoas poderem conversar sobre seus interesses e relaxar no pré e no pós-treino, nos fez perceber que criamos algo único e que funciona”. 

Fidelização do Cliente

O Movement LAB é dirigido a um público mais específico do que a maioria dos estúdios. ” Nossa clientela é cerca de 70% do sexo feminino, e a faixa etária média é de 30 a 35 anos. Geralmente, elas têm empregos estáveis, família e definitivamente não estão procurando por um lugar onde a maioria quer aparecer – isso faz muita diferença”.

Andrius acredita ser o primeiro na Lituânia a oferecer esse conceito. Embora seu nicho seja pequeno, ele reconhece que o sucesso de qualquer negócio que trabalha com planos de assinatura é baseado na fidelização dos clientes. “Acredito que nossos clientes pensam nos benefícios que terão a longo prazo, eles querem viver uma vida longa”, brinca ele. Ainda assim, toda brincadeira tem um fundo de verdade, e para Andrius, essa verdade é uma só: “Nossos clientes querem se sentir bem, e essa é a base de tudo o que fazemos no Movement LAB”.

Enquanto as empresas SaaS falam em reduzir a rotatividade de clientes, Andrius prefere pensar em construir uma comunidade. “Em uma academia de ginástica comum, você está apenas focado em si mesmo – é uma experiência bastante solitária. Em nosso estúdio, ninguém se exercita por conta própria. Nossos alunos se exercitam com um treinador em grupos de até 6 pessoas”.

O segredo por trás do sucesso do Movement LAB é claro: atrair pequenos grupos de pessoas com os mesmos interesses, criar um espaço agradável e oferecer serviços de alta qualidade. O resultado? As pessoas vão querer voltar. 

Sabemos que as pessoas que frequentam a academia juntas tendem a ser mais comprometidas.  “Optamos por dividir nossos alunos em pequenos grupos porque é mais caro trabalhar com um treinador particular. Desta forma, podemos oferecer a nossos clientes uma rotina de preparação física personalizada a um preço mais baixo. Mesmo nossos clientes estando na mesma sessão de ginástica, eles fazem exercícios diferentes de acordo com suas necessidades e desejos individuais para o programa”. A missão do Movement LAB é oferecer treinamento individual e sob medida, enquanto também cultiva o senso de camaradagem que mantém os clientes voltando.

Planejado Para o Sucesso

Segundo Andrius, os clientes vêm ao Movement LAB porque não encontram o que procuram em lugar nenhum. “A minha visão sobre a boa forma é focada principalmente no bem-estar”. Para muitos, a chave para o bem-estar é o equilíbrio, e uma grande parte disso se reflete no próprio espaço que Andrius criou com uma equipe de decoradores de interiores. “Quando se entra pela primeira vez no espaço, as pessoas sentem como se estivessem em casa. Temos um sofá, flores e uma máquina de café. Pedi para os designers tornarem o lugar aconchegante, bonito e instagramável, e fiz ele ser funcional, ergonômico e prático”.

Assim que Andrius vê uma pessoa entrando pela porta, ele tem certeza de que tem potencial para transformá-la em um cliente. Porém, a maioria dos clientes de Andrius chega através da internet, e ele sabe a importância de ter uma boa presença online. “A maioria dos clientes do Moviment LAB veio até nós através do nosso site: ele é peça chave no crescimento do nosso negócio”.

Para Andrius, manter o Movementlab.lt sempre online é vital. Assim como a maioria dos proprietários de pequenas empresas, os seus principais canais de comunicação são as redes sociais. “É assim que funciona o meu funil de marketing. Faço publicidade paga no Facebook e no Instagram, e isso leva os clientes direto para o meu site”. A primeira página do site mostra o conceito do estúdio. Depois, temos uma sessão que apresenta os professores do espaço, uma tabela de preços e, por fim, o formulário de inscrição. “Optei por um design simples, assim economizo tempo, tenho uma taxa de conversão alta e muitas pessoas me encontram através da publicidade que faço nas redes sociais.”

Treino no estúdio fitness Movement Lab

Como o sucesso de Andrius depende muito de seu site, ele precisou pesquisar muito até achar uma hospedagem que combinasse com o tamanho de sua ambição e dedicação. “Já uso a hospedagem da Hostinger há dois anos, também compro meus domínios com eles. O que eu mais gosto na Hostinger é que tudo é integrado: podemos ter tudo em um só lugar. Quando comparado a outras provedoras que já usei, sinto que a Hostinger me oferece mais informações e é mais fácil de usar.

“É muito fácil de usar e muito simples. Até agora, tenho cerca de 15 domínios, porque vejo o potencial de cada um deles e sei que posso usá-los no futuro.  Por exemplo, o domínio personaltrainer.lt atualmente redireciona para minha página principal do Movement LAB. Como a Hostinger facilita o gerenciamento dos domínios, sempre que tenho uma boa ideia para um nome, adquiro o domínio sem pensar duas vezes.

“A primeira impressão é a que fica, e isso tem que refletir na primeira página do seu site. É a imagem do seu negócio que está em jogo. Quando meus clientes pesquisam no Google: Movement LAB, sabe o que eles encontram? Eles encontram qualidade, um site responsivo e um design de tirar o fôlego. São os pequenos detalhes que fazem a diferença. É esse conceito que uso no meu negócio e é assim que determino minha presença digital”.

Você também usa a Hostinger? Quer aparecer na seção Negócios Reais do nosso blog? Será um prazer contar sua história. Entre em contato com a gente pelo e-mail negociosreais@hostinger.com.

Author
O autor

Larissa Folch

A Larissa é uma engenheira química que adora ciência e gosta de aprender sobre “tudo e todas as coisas”. Ama os animais e cultua bons livros. Assiste Harry Potter incansavelmente, ama música eletrônica e correr ao ar livre. Curte muito escrever e estudar inglês.