VaiViver: Desbravando a Natureza e História do Brasil através do Ecoturismo

VaiViver: Desbravando a Natureza e História do Brasil através do Ecoturismo

A agência de ecoturismo VaiViver surgiu da paixão por viagens de Cecília Fortunatti e Mayumi Kurimori. As viagens da empresa não se resumem apenas aos seus destinos, mas também em conectar pessoas com a natureza, a história e com as comunidades locais do Brasil.

Durante o ano todo, o VaiViver organiza viagens de fim de semana para as maravilhas naturais do Brasil. A missão da agência é encorajar as pessoas a descobrirem a diversidade natural e cultural brasileira.

A Ceci e a Mayu acreditam ser importante estabelecer imediatamente sua presença online para espalharem sua mensagem e otimizar o crescimento dos negócios. Elas criaram o site do VaiViver usando o WordPress. Graças ao combo serviços da Hostinger + Tutoriais + equipe de Sucesso do Cliente, elas têm um site funcionando perfeitamente e sem dores de cabeça.

Da Universidade para Todos os Lugares

Ceci e Mayu estudaram engenharia na USP. O sonho delas era viajar pelo mundo.

As duas melhores amigas sempre gostaram de explorar novos lugares. Então, já era de se esperar que as duas logo conhecessem cada cantinho dentro e fora do campus. Elas faziam malabarismos para dar conta das responsabilidades dos estudos e ainda terem tempo de se aventurarem, o que impressionava seus colegas na universidade.

Um dia, as duas decidiram compartilhar suas experiências de viagens com alguns amigos. Elas organizaram uma viagem coletiva, dividiram os custos entre os participantes e só se divertiram.

Acontece que as pessoas adoraram o jeito que Ceci e Mayu organizaram uma viagem tão divertida e acessível. Uma forma tão diferente e de viajar despertou a atenção e o interesse de muitas pessoas e a demanda de pessoas desejando viver as experiências começou a aumentar. Nesse momento, as duas entenderam que existia ali uma oportunidade de começar um negócio.

Ceci e Mayu criaram o VaiViver em 2016, com um capital inicial da empresa de apenas R$ 14 (sim, você leu certo, apenas R$ 14). O dinheiro era para cartazes promocionais e xícaras de chocolate quente como primeira bebida de cortesia da viagem.

Conectando Pessoas com a Natureza e Comunidades Locais

Existe um motivo principal que levou Ceci e Mayu a se dedicarem ao ecoturismo: a ideia de conectar viajantes com a natureza e com as comunidades locais, algo que traz uma significância muito maior as experiências de viagem.

“É uma honra trabalhar com comunidades locais, como as comunidades caiçaras e quilombolas no Brasil, e mostrar o valor que essas pessoas têm para a sociedade e preservação da cultura. Ficamos felizes em conectar viajantes com essas comunidades. Eles são partes importantes da história do Brasil”, diz Mayu.

Durante as viagens do VaiViver, os viajantes descobrem um novo destino, vivem uma experiência fantástica durante os roteiros propostos pela empresa e ainda aprendem sobre cultura, história e o dia a dia das comunidades locais, debatendo assuntos sobre preservação. Mayu chama isso de “uma experiência para abrir os olhos”

“O ecoturismo transforma a vida de ambos os lados. Os viajantes podem se reconectar com a cultura e história enquanto geram lucros para as comunidades. Isso resulta em um impacto muito positivo no geral”, ela continua.

As amigas têm um imenso orgulho do Projeto Chapadas do Brasil do VaiViver. Com ele, a agência convida viajantes a explorarem as majestosas paisagens das Chapadas brasileiras, e viver uma verdadeira imersão proporcionada pela experiência de ecoturismo.

Além de procurar manter a harmonia entre as pessoas e a natureza, o VaiViver também aplica práticas sustentáveis de viagens. 100% das emissões de carbono lançadas durante as viagens são compensadas com parcerias em projetos sociais e ambientais.

Criando Raízes Online

Assim que Ceci e Mayu começaram o negócio, elas perceberam que precisariam construir uma presença digital sólida o quanto antes. Elas sabiam que ter um site era essencial para a marca e as ajudaria a expandir seu negócio.

As duas amigas também perceberam que muitas agências de turismo não tinham um site adequado. Isso as incentivou a criar um site que destacasse o VaiViver dos seus concorrentes.

Graças às recomendações de amigos, Ceci e Mayu descobriram o WordPress, o sistema de gerenciamento de conteúdo perfeito para seus planos. Elas descobriram a Hostinger em um post de blog, em que foi muito recomendada. Em 2017, a dupla começou a criar o site do VaiViver com a hospedagem de sites da Hostinger.

“A equipe de Sucesso do Cliente da Hostinger foi muito útil. Eu também li os posts do blog e os Tutoriais da Hostinger. Isso facilitou a criação do site. Nós gostamos. Foi uma boa experiência de aprendizado.”, declara Ceci.

Além de atrair um público, o site também ajudou Ceci e Mayu a otimizar seus processos de negócio para facilitar o crescimento da empresa. Antes, o processo de reservas do VaiViver era meticulosamente manual. Os clientes agendavam pelos Formulários do Google, o que envolvia envio e recebimento de mensagens e verificação de pagamento manual.

Desde que o VaiViver integrou a função de reserva online no site, elas conseguem verificar os pedidos e pagamentos mais rapidamente pelo painel de controle WordPress. Isso tornou as operações do negócio muito mais fáceis de gerenciar.

100% das vendas do VaiViver hoje em dia são feitas pelo site.

“Não temos nenhum canal de vendas físico. Sempre vivemos digitalmente”, afirma Mayu. “Agora, nós estamos presentes pelo Brasil. Além disso, podemos viver onde quisermos, viajar para onde quiser. Essa é a mágica de ter um negócio online”.

Vencendo Obstáculos

Para chegar onde elas chegaram, Ceci e Mayu enfrentaram muitos obstáculos durante a jornada do seu negócio.

Uma delas aconteceu quando o site saiu do ar durante a Black Friday. A empresa queria tirar aproveitar ao máximo essa época tão importante de vendas, então lançaram uma campanha promocional. Na época, a empresa ainda estava usando um plano inicial da Hostinger.

Ceci e Mayu não imaginavam que a campanha atrairia um número grande de tráfego. Elas descobriram que a queda do site foi causada por recursos insuficientes. Como é possível fazer o upgrade dos planos da Hostinger a qualquer momento, elas fizeram exatamente isso, o que possibilitou ao site lidar com o aumento do tráfego.

Outro obstáculo a ser enfrentado foi o isolamento social — foram tempos difíceis para todos nós, mas principalmente para a indústria do turismo. Ceci e Mayu tiveram que dizer aos seus parceiros locais a dura verdade de que não estavam mais fazendo nenhuma venda, todo o setor do turismo passou por uma grande baixa durante o ano de 2020.

Porém, elas persistiram e, após 7 meses sem vendas, a empresa voltou a se recuperar e as vendas voltaram a crescer.

“Entre 2020 e 2021, nós fizemos em torno de 1 milhão de reais, enquanto entre 2021 e 2022 nós chegamos a faturar 2.3 milhões de reais no nosso site”, declara Ceci, orgulhosa. “Consideramos isso um sucesso, principalmente considerando nossa pequena escala.

Ela também reconhece que o VaiViver conseguiu dobrar sua receita anual porque sua equipe agora tem um melhor entendimento de como aperfeiçoar as vendas e otimizar o site. Seus esforços envolvem aplicar as práticas de SEO e outras estratégias de marketing.

“Nossa recomendação para todas as pessoas que querem começar um negócio é ficar online o quanto antes. Crie um site e facilite que as pessoas te encontrem online. Isso vai ajudar seu trabalho, aumentar a visibilidade do seu negócio e ajudará a sua marca a crescer”, conclui Ceci.

Além do Horizonte

Hoje em dia, a empresa é composta por 7 membros da equipe interna e 8 guias. Mas quais os planos do VaiViver para o futuro?

Para 2023, Ceci e Mayu querem aumentar a renda do VaiViver em 30% comparada ao ano anterior.

Elas estão confiantes de que graças a uma crescente demanda por serviços de ecoturismo, a empresa poderá alcançar essa meta. Além disso, o VaiViver tem uma presença nas redes sociais bastante ativa e um site muito informativo. Ele traz todas as informações necessárias sobre pacotes de viagem e oferece um processo de reserva muito fácil de usar.

A Ceci e a Mayu também estão se preparando para apresentar novos serviços do VaiViver: “Já temos um treinamento online para desenvolver condicionamento físico para realizar viagens com trilhas e em 2023 nosso foco será expandir os atendimentos personalizados para mais clientes, abrangendo também o setor corporativo”, conclui Ceci.

O treinamento de condicionamento físico nasceu da ideia de que o ecoturismo deveria ser para todas as pessoas. Como essas viagens envolvem longas caminhadas, Ceci e Mayu querem torná-las mais agradáveis, mesmo para pessoas não familiarizadas com viagens sustentáveis.

“Gostamos de ver os rostos dos viajantes brilharem quando colocam os pés em solo brasileiro”, afirma a dupla. “O brilho nos olhos depois da viagem: é isso que nos move. O dinheiro é só uma boa consequência.”

Como o próprio nome da agência diz, Ceci e Mayu estão, de fato, vivendo e encorajando as pessoas a viverem suas vidas e suas paixões intensamente.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.