Softwine.ai: Transformando sua paixão online com a IA

Softwine.ai: Transformando sua paixão online com a IA

Nascido em Boston, Mike Rodden é um gerente de produtos de software com um hobby: ele é a mente criativa por trás do Softwine.ai, um blog sobre vinhos que utiliza inteligência artificial (IA).

O Softwine.ai combina dois assuntos que, a princípio, podem parecer incompatíveis: vinificação e tecnologia. Mas essa combinação um tanto inusitada tem uma lógica por trás: toda vez Mike escreve sobre vinhos, ele busca fazê-lo através das lentes modernas, focadas no avanço tecnológico do setor. 

Como Mike já tinha experiência na criação de alguns sites, ele estava à procura de uma plataforma mais simples para criar seu blog. O Criador de Sites da Hostinger se mostrou a solução perfeita: graças à natureza Plug’n’Play da ferramenta, Mike conseguiu concretizar sua ideia de blog de forma rápida e fácil.

In Vino Veritas

Mike sempre foi apaixonado por vinho, mas sua paixão ficou ainda mais forte depois de conhecer o programa Wine & Spirit Education Trust (WSET). O programa levou dois anos para terminar e, em setembro deste ano, Mike comemorou a conquista do seu diploma WSET.

Ele então fundou o Softwine.ai como uma forma de preencher a lacuna entre seu hobby e sua profissão. O blog permite que ele compartilhe conhecimento, opiniões e notícias em duas áreas contrastantes — vinho e tecnologia — visando estimular mais conversas sobre ambas as áreas.

Ilustração feita pelo Softwine de um campo cheio de videiras e objetos que parecem naves espaciais metálicas flutuando sobre o campo inteiro. Ao centro da imagem, há uma pessoa com blusa de manga longa e calça brancas e um chapéu também branco na sua cabeça com mochila nas costas.

“A indústria do vinho pode ser um tanto tradicional — ela nem sempre se adapta facilmente à tecnologia”, revela Mike. “Mas já existem algumas vinícolas que estão adotando cada vez mais a tecnologia. Elas estão fazendo coisas legais, como usar a análise de dados para prever exatamente quando precisam usar aditivos que, de outra forma, poderiam ter sido usados em excesso como medida preventiva.”

E é exatamente esse o tipo de assunto que você vai encontrar no Softwine.ai. O blog aborda temas como o papel da tecnologia da IA no manejo integrado de pragas (MIP), o uso de dados meteorológicos para gerenciar vinhedos, saber se os computadores podem substituir os sommeliers e assim por diante.

Além de tudo isso, escrever um blog também se tornou uma excelente foma de estimular a criatividade de Mike, que antes poderia permanecer inexplorada.  Já que o cotidiano do trabalho dele não oferece muitas oportunidades de jogar suas ideias no papel, o blog é uma ótima maneira de preencher essa lacuna.

“A maior parte do meu cotidiano é mais voltada para o marketing de produtos do que para a engenharia em si. Escrever conteúdo era algo que eu não praticava há muito tempo, então tem sido uma maneira divertida de praticar uma habilidade profissional e, ao mesmo tempo, ter um espaço para ser criativo”, acrescenta ele.

IA: A Melhor Colaboradora

Mike é a única pessoa responsável pelo blog, tendo a IA como contribuidora de destaque na página da equipe Softwine.ai.

Ilustração do Softwine com quatro bebês vestidos com macacões brancos de manga cumprida e chapéus na cabeça no meio de videiras.

Por exemplo, a inteligência artificial é a designer gráfica do blog – ela cria ilustrações criativas e ajuda o Softwine.ai a estabelecer uma aparência única e autêntica. Mike também usa a tecnologia gerativa da IA para esboçar artigos e criar conteúdos. Assim, ele consegue ser mais produtivo com o pouco tempo que tem para se dedicar ao blog, mantendo um olhar atento sobre a produção como parte do processo de edição.

“Esses modelos de IA estão apresentando ideias que eu jamais teria imaginado. Pode ser uma nova tendência ou tecnologia da qual eu nunca ouvi falar no setor de vinhos, mas quando você pesquisa, encontra vários temas novos que eu nunca teria ouvido falar se não fosse por ela”, afirma Mike, sorrindo.

“Fazer um post de qualidade demanda muito tempo e trabalho. Mas é aí que a IA gerativa entra: ela economiza muito tempo graças à sua capacidade de criar um esboço rapidamente para que você só precisa colocar as suas ideias em uma ordem que faça sentido.”

A Experiência com o Criador de Sites da Hostinger

Mike também usou os poderes da IA para fazer seu site decolar. Ele encontrou o Criador de Sites da Hostinger ao pesquisar por uma plataforma acessível que não fosse muito complexa de usar.

“Eu já tinha usado outros construtores [de site] e sistemas de gerenciamento de conteúdo para criar alguns sites, e eles não eram muito bons. Eu estava procurando por algo um pouco mais inovador”, revela ela.

Logo quando começou a usar as funcionalidades com IA do nosso Criador de Sites, Mike ficou impressionado com a simplicidade de personalizar o layout do site e fazer ajustes em qualquer lugar.

“Gosto muito de como é fácil e rápido ajustar as linhas de grade e espaçamento. Tudo o que faço parece estar a um ou dois cliques de distância, no máximo, o que é ótimo”, diz Mike.

E tem mais: graças à facilidade de gerenciamento de site, o Mike pode se dedicar seu tempo ao que mais importa: criar conteúdo de alto nível para seu blog. Ele também não precisa se preocupar com o desempenho do site: afinal, seu blog com IA é leve e carrega muito rápido.

Dias de Vinho e Rosas

Como o blog ainda é relativamente novo, Mike espera que seu tráfego cresça organicamente nos próximos meses. Ele não usa anúncios pagos para divulgar o blog; na verdade, Mike prefere implementar estratégias de SEO para ajudar o Softwine.ai a subir nas classificações dos mecanismos de busca e atrair mais visitantes.

Ilustração do Softwine de um campo verde, com vista para o mar e casas ao fundo. Ao centro da paisagem, há quatro pessoas caminhando com chapéus na cabeça e mochilas nas costas.

Mike não planeja monetizar o blog, pois quer manter o projeto como uma paixão e, no futuro, transformá-lo em uma ferramenta de aprendizado. Para ele, o mais importante de tudo é a capacidade natural do blog de estimular conversas.

“O vinho e a tecnologia nem sempre se sobrepõem tanto quanto deveriam. Por isso, quero despertar o interesse mútuo entre os dois campos. Para isso, gosto de escolher tópicos que façam as pessoas pensar e inspirem debates. Isso é muito importante quando se trata de vinho, onde as pessoas podem ser um pouco teimosas em se adaptar a novas ideias”, diz Mike.

Essa é a razão pela qual Mike não se esquiva de assuntos controversos: o objetivo é dar às pessoas o que pensar (ou beber).

Que tal seguir o exemplo do Mike e dar o primeiro passo para lançar seu projeto em minutos com o Criador de Sites da Hostinger? Comece a criar agora!

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.