Dia Mundial do Design Gráfico: 5 Designers que são um Sucesso

Dia Mundial do Design Gráfico: 5 Designers que são um Sucesso

Um mundo sem o Design Gráfico é tão sem graça quanto pão de queijo sem café. Ele é a força motriz da inovação e da realização espiritual desde o começo da humanidade. É por isso que dedicamos esse artigo a todas as pessoas que moldam o mundo ao nosso redor. Conversamos com 5 designers inspiradores que escolheram a Hostinger para começarem a mostrar ao mundo sua arte e a sua criatividade. Feliz Dia Mundial do Design Gráfico!

Everton Ferreira, identidade visual (Brasil)

Everton Ferreira, 19 anos, é um designer gráfico especializado em criações de identidades visuais. Com três anos de experiência como freelancer, Everton sabe muito bem o que motiva as pessoas. Embora muito jovem, ele já conquistou uma reputação no mercado, reconhecido pela sua atenção aos detalhes, seu foco é criar projetos que entreguem autenticidade e exclusividade à marca.

“O objetivo é se diferenciar dos concorrentes, produzindo uma marca bem estruturada e consistente. Trata-se de desenvolver uma linguagem única da merca e ter uma identidade visual esteticamente agradável”, afirma Everton.

Ele acrescenta ainda que o design traz entusiasmo às compras e aos serviços do dia a dia. O design existe para criar imagens bonitas, funcionais e consistentes que capturam a imaginação e transmitem confiança. Everton está alinhado à natureza subjetiva do design — porém, ele também acredita no gosto coletivo. Para ele, cabe ao designer reconhecer as preferências das pessoas e executar a estratégia de marketing adequada. O visual pode transmitir qualquer mensagem e basear-se em influências clássicas e modernas, mas existe uma regra: o designe precisa servir a um propósito.

Cinix Maia, designer gráfico (Brasil)

“Vejo o design caminhado de mãos dadas com a tecnologia e isso coloca o design com a missão de promover inovação, com o propósito de solucionar problemas, ser belo e funcional”, diz Cinix Maia.

Cinix Maia é um veterano na área. Há mais de 16 anos ele vem criando soluções brilhantes de design e ajudando empresas a ganhar confiança e descobrirem seu verdadeiro potencial. Atualmente, Cinix administra seu próprio estúdio.

Como você se manteve motivado por tanto tempo? “Tenho como propósito usar minhas habilidades para ajudar a transformar a vida das pessoas e acredito que com o design encontrei esse caminho. Poder dar vida aos sonhos das pessoas e somar em algo que pode mudar completamente a vida de alguém é algo que me move.”

Para Cinix, a beleza está nos olhos de quem vê, e os padrões serão diferentes graças às diversidades culturais, experiências de vida e gostos. Portanto, o design não precisa seguir os padrões de beleza. Na opinião de Cinix, o propósito de solucionar problemas. Basicamente, os designers são reparadores que identificam as necessidades das pessoas por meio da observação e da intuição.

Raluca Sturzu, Achitect (România)

Raluca Sturzu diz que os arquitetos têm uma grande responsabilidade porque o seu trabalho afeta diretamente a vida das pessoas. Uma excelente arquitetura se encaixa perfeitamente em ambientes urbanos e beneficia a todos, desde os moradores locais até os turistas e futuros moradores de uma região.

Raluca acredita que a arquitetura é atemporal. Para ela, a arquitetura é a decoração de nossas vidas, capaz de moldar nossas percepções de beleza e de funcionalidade. Como os arquitetos também supervisionam a avaliação de paisagens, materiais de construção e escolhas de obras, o trabalho deles é um legado para as próximas gerações.

“O principal objetivo do design é melhorar a vida das pessoas. Por exemplo, a arquitetura doméstica aproxima as pessoas de sua natureza: ela estabelece um senso de normalidade. E o design de objetos oferece soluções criativas para problemas práticos. Ele traz uma sensação de admiração ao mundo material”, diz Raluca.

Ela ainda acrescenta que a beleza e o propósito, muitas vezes, coincidem.

“Um bom design não é necessariamente bonito”, afirma a arquiteta. “Mas muitas é porque o propósito do designer é criar algo que parece bom e funcional. O principal critério para um bom design é a simplicidade de uso e de produção”.

No final, tudo se resume a aproveitar o potencial intelectual de alguém. Raluca diz que o design é uma forma de escultura mental onde as ideias abstratas se transformam em beleza funcional. Um dos seus exemplos favoritos é um peso de porta feito de madeira: é brilhante porque é simples de produzir e cumpre com o seu papel. “Não é lindo? Eu acho maravilhoso!”

Johannes Heuer, artista plástico (Áustria)

Johannes Heuer nasceu em uma família de artistas, ele, melhor do que ninguém, sabe o quão frágil a inspiração pode ser. Em uma fração de segundo ela pode simplesmente desaparecer. Para ele é muito importante que as novas ideias se transformem em arte na mesma hora. O Johannes fala que o seu trabalho consiste em “entrar de cabeça nas coisas e trazer objetos inanimados à vida”.

Quando ele pensa em design, sempre vem a cabeça de Heuer o famoso designer industrial Raymond Loewy em seu escritório com a cabeça apoiada no telefone, desenhando distraidamente os contornos de um carro aerodinâmico em uma folha de papel. Para ele a expressão alemã “gestaltung” define bem o conceito do processo de criação de um designer industrial. Ela significa que o procedimento de dar forma, aparência e concepção a uma criação, será mais sério e menos divertido.

Um dos hobbies do Johannes é relustrar livros. Ele ama analisar as regras de design tradicional dos livros, como, por exemplo, os elementos presentes na tipografia de Jan Tschichold. Ele passa pelos layouts de manuscritos antigos e, em seguida, os modifica para os padrões de design atuais. Para o Johannes, isso é um exercício mental, mas entende a essência do design: trazer um novo ponto de vista para os antigos conceitos.

Urtė Pakers, designer gráfico (Lituânia)

Urtė Pakers desfruta do melhor dos dois mundos. Como artista e designer da Hostinger, ela pode explicar as diferenças entre essas duas áreas com uma grande precisão.

“Gosto de dar o exemplo da bicicleta. Você pode seguir as tendências e melhorá-la o quanto quiser. Mas se a nova bicicleta não tiver pedais ou machucar as suas costas, ela será inútil. A beleza da bicicleta não vai ajudar você a chegar ao seu destino final”, diz Urtė Packers.

Na maioria dos casos, a arte e o design não combinam bem, apesar das tentativas modernas de tentar juntar os dois. Urtė se recusa rotular projetos ou empreendimentos artísticos como ‘bons’ ou ‘ruins’, porque só o tempo pode julgar. Se o seu trabalho ainda é relevante depois de algumas décadas, você triunfou, não importa qual seja sua profissão.

Desde 1995, o Dia Internacional do Design oferece uma oportunidade para reconhecer o valor do design e o seu poder de causar mudanças. O mundo em que vivemos hoje é fruto da imaginação dos designers, então se você conhece algum, agradeça-o por isso. Eles são merecedores.

Author
O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é tradutora na Hostinger Brasil. É graduada em Letras Tradução Inglês pela Universidade de Brasília e já foi estagiária tradutora no Senado Federal. Teve a sua primeira tradução – um livro infanto-juvenil – publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra essa paixão, com muito carinho, escrevendo e traduzindo artigos para a Hostinger. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com os seus três cachorrinhos: Madonna, Snoop e Scooby-Doo, além de ver séries (as sitcoms são as suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.