Construindo a Comunidade WordPress: Entrevista com ​​Josepha Haden Chomphosy

Construindo a Comunidade WordPress: Entrevista com ​​Josepha Haden Chomphosy

No mais recente episódio do podcast da Hostinger Academy, conversamos com Josepha Haden Chomphosy, diretora-executiva do projeto WordPress, sobre como construir uma comunidade forte é fundamental para o sucesso presente e futuro do WordPress.

A Hostinger facilita a hospedagem de todo tipo site, independentemente de como são construídos. Dito isso, cerca de 80% dos nossos clientes escolhem criar seus sites usando o WordPress. Isso mostra como nossos laços com a comunidade WordPress são fortes.

E, já que o sucesso da Hostinger depende da força da comunidade WordPress, decidimos convidar a Josepha Haden Chomphosy para o nosso podcast – afinal, ela é a pessoa que mais sabe sobre como essa comunidade é construída.

A Josepha é diretora-executiva do projeto WordPress, responsável por coordenar o trabalho de milhares de voluntários de toda parte do mundo. Ela se interessou pelo projeto quando acompanhou a mãe em uma edição do WordCamp, evento organizado pela própria comunidade de usuários do WordPress. 

m 2015 Josepha começou a liderar a equipe da Automattic, grupo de desenvolvedores de softwares de código aberto.

Hoje ela é reconhecida por ser a líder da comunidade WordPress e também por contribuir em projetos de educação e treinamento. Naturalmente, ela é especialista em gerenciamento de grandes projetos de código aberto e comunidades de voluntários.

No primeiro episódio do podcast da Hostinger Academy, o Diretor de Marketing da Hostinger Daugirdas Jankus conversa com Josepha sobre a atualização WordPress 6.1, o roadmap do WordPress, a iniciativa Five for the Future e sobre como nossos clientes podem contribuir com a comunidade também.

A Importância da Comunidade WordPress

Nas palavras de Josepha, “usuários do WordPress gostam de conhecer e conviver com outros usuários de WordPress”. Mas a comunidade WordPress não é apenas um grupo de pessoas que gostam da mesma tecnologia. O WordPress um projeto de código aberto que depende de milhares de voluntários no mundo todo para continuar sendo construído e aprimorado.

Fazer parte dessa comunidade e contribuir para o projeto oferece a oportunidade de aprender muito com a equipe de especialistas voluntários, e também de ter impacto real na qualidade de uma plataforma usada por milhões de pessoas.

Para mostrar como os voluntários realmente têm grande impacto – tanto na comunidade quanto no código – Josepha nos contou sobre a animação da comunidade quando novidades são lançadas.

Em um canal público no Slack, voluntários do mundo todo são convidados a participar desses lançamentos, contribuindo e acompanhando o trabalho. “Quando chega a hora de testar um novo pacote, dezenas de pessoas são convidadas a testar os mais variados recursos”, conta Josepha.

Josepha também dá ênfase para as habilidades que os voluntários podem adquirir ao fazer parte de projetos de código aberto como o WordPress. Por exemplo, eles aprendem como é fazer parte de um grupo de trabalho do século XXI, e como uma equipe diversa contribui para esse tipo de projeto. Também se aprende coisas específicas e muito úteis, como a forma correta de escrever um ticket para reportar bugs.

Além de tudo isso, participar desse tipo de comunidade é uma ótima forma de conhecer pessoas novas. Um tópico que apareceu em vários momentos da conversa entre Josepha e Daugirdas é o conhecido espírito de generosidade da comunidade WordPress. “Você raramente encontra um membro veterano que não aceite ajudar os novatos”, aponta ela.

Mas, na prática, o quão é fácil fazer parte da comunidade WordPress e contribuir para o projeto? Para responder a essa pergunta, Josepha lista quatro passos simples para quem quer se juntar ao grupo de voluntários:

  1. Pense sobre como você gostaria de contribuir para o projeto. Reflita sobre seus pontos fortes e também sobre o que você gostaria de aprender. Vá para a área que mais combina com sua vocação.
  2. O próximo passo é fazer parte de uma reunião. A maioria das equipes oferece eventos virtuais para novatos – a oportunidade perfeita para se apresentar, ficar sabendo o que o time está construindo no momento, e encontrar tarefas que você pode fazer.
  3. Pegue sua primeira tarefa. Dê o primeiro passo e comece a contribuir para a comunidade. Como inspiração, aqui você pode ver a lista de todas as contribuições da Josepha para o WordPress.
  4. “Continue pegando tarefas até que você tenha experiência suficiente para estar liderando todo um projeto”, explica Josepha.

Iniciativa Five for the Future

Josepha não está interessada apenas no impacto que voluntários trazem ao WordPress, mas também na contribuição que organizações podem fazer. Por isso ela é uma das maiores apoiadoras da iniciativa Five for the Future, que convida empresas que usam o WordPress a doar 5% de seus recursos para o desenvolvimento da plataforma.

No início, a ideia era apenas apresentar a iniciativa às empresas, mas agora o Five for the Future já tem um time de recrutamento e retenção focado em engajar essas organizações. “O objetivo é coordenar o tempo que os funcionários dessas empresas disponibilizam para trabalhar com o WordPress. Principalmente ajudando as pessoas que estão começando a contribuir agora”, explica Josepha.

As empresas podem escolher quanto tempo e recursos querem doar, e também em que área desejam focar esses esforços. Por exemplo, elas podem doar horas de trabalho da sua equipe de desenvolvedores, construir outros projetos para a comunidade, ou ajudar a equipe de treinamento.

O Five for the Future foi criado para acelerar a constrição e aprimoramento do WordPress. Isso não inclui apenas o código por trás da plataforma, mas também a infraestrutura comunitária que garante que o trabalho de todos os voluntários traga impacto positivo para o projeto.

A iniciativa também trabalha para ampliar as oportunidades de grupos minoritários, oferecendo suporte e mentoria para membros da comunidade. E esse é um dos focos de Josepha: “Eu mesma sou uma dessas vozes minoritárias na área de tecnologia, e eu não teria permanecido no projeto WordPress se não fosse pelas pessoas que se esforçaram para garantir que eu tivesse o necessário para construir meu sucesso aqui.”

O Retorno do WordCamp em um Mundo Pós-Pandemia

Durante nossa conversa com Josepha, ela também nos contou sobre a volta das edições presenciais do WordCamp, que haviam sido pausadas por causa da pandemia, e sobre os desafios de organizar encontros do tipo.

“Muitos novos membros e usuários são introduzidos nesses eventos presenciais, por isso tivemos que pensar em uma forma de continuar com os encontros sem colocar as pessoas em risco”, aponta Josepha.

O WordCamp é um evento informal, organizado pela própria comunidade WordPress, e acontece em várias partes do mundo. De desenvolvedores veteranos a usuários casuais da plataforma, todos os participantes têm a oportunidade de trocar ideias e conhecer pessoas com o mesmo interesse.

Voltar a organizar os eventos presenciais é uma prioridade para a comunidade, mas Josepha e sua equipe também aprenderam muito durante a pandemia sobre como criar experiências similares na internet. “Queremos oferecer um evento híbrido, já que os eventos online tornaram possível que muitas pessoas, que antes não poderiam participar, comparecessem ao encontro”.

A Hostinger também tem orgulho de participar do WordCamp. Nós tivemos ótimas experiências como patrocinadores do WordCamp Europe e WordCamp San Diego em 2022.

Quer saber mais?

No episódio completo do podcast (em inglês) Josepha nos conta muito mais sobre os tópicos acima e sobre seu trabalho com a comunidade WordPress.

Se este artigo inspirou você a contribuir com o projeto também, não há melhor lugar para começar que na iniciativa Five for the Future.E, se você quer continuar acompanhando o trabalho de Josepha, ela tem seu próprio podcast, o WP Briefing (em inglês), onde ela explora a fundo o mundo WordPress.