setembro 11, 2020
5min de leitura
Carlos E.
O briefing é um documento que reúne um conjunto de dados ou informações coletados para o melhor desenvolvimento de um determinado trabalho ou projeto. De maneira geral, o processo briefing geralmente envolve identificar um problema em particular, estudar essa questão e então criar um documento para que colegas de trabalho possam ajudar você a resolvê-la.
Normalmente, esse tipo de documento costuma oferecer uma solução para o problema apresentado. O briefing é bastante usado em áreas como Design, Relações Públicas, Administração e Publicidade. Entender como funciona esse processo é fundamental para apresentar suas preocupações ou futuros projetos de modo profissional.
A principal função do briefing é lidar com problemas ou questões específicas de uma maneira mais formal ou profissional. Com o uso de um briefing, você pode diminuir o tempo necessário para a produção de um projeto, alinhar os resultados com seus colegas ou clientes e reduzir ao máximo a necessidade de refazer o seu trabalho.
Por isso, podemos dizer que alguns dos benefícios de um briefing bem feito são:
Só que, para que o briefing atinja todos esses e mais objetivos, é necessário que ele seja feito da maneira ideal: com organização e contendo todas as informações necessárias. É por isso que nós vamos explicar como fazer um modelo de briefing, para que você possa adaptá-lo para os seus projetos e ter a mesma organização no seu trabalho.
Tudo bem, agora você já sabe a importância de um briefing e tem total convencimento de que precisa de um para o seu próximo projeto. Mas como criá-lo?
Não se preocupe, pois vamos trazer um modelo básico e geral para que você possa criar o seu briefing único e personalizado em cima dele!
Se você está trabalhando para um cliente ou uma agência específica, reúna todos os dados que você precisa sobre a história da empresa e o posicionamento dela sobre questões em geral.
Aqui também vale ficar de olho nas políticas internas e nas externas que eles promovem, assim como a dimensão que a marca tem hoje e o potencial que ela apresenta para o futuro.
Se tiver acesso a dados como faturamento e os recursos que a empresa tem em caixa, também pode ser uma boa adicionar – desde que faça sentido dentro do briefing que você está criando e do cliente com quem você vai trabalhar.
Marque encontros ou reuniões com seus colegas e/ou clientes para decidir quais informações são mais importantes de se colocar no briefing, e quais podem ser descartadas.
O ideal é que sejam encontros curtos e objetivos, mas que servirão para dar uma direção ao projeto e definir pontos-chave do que será feito nas próximas semanas ou meses.
O ponto a objetividade vale para o briefing em si, já que muitos documentos do tipo acabam se perdendo num excesso de termos técnicos ou prolixidade. Substitua-os por palavras que sejam mais comuns no vocabulário popular e explique os termos que não podem ser simplificados.
Essa dica vale tanto para os concorrentes do seu cliente quanto para os próprios concorrentes do serviço que você presta. Afinal, como diz Sun Tzu em A Arte da Guerra, “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.
Claro que um produto de design ou uma peça de publicidade não são tão dramáticos quanto uma guerra, mas nunca é demais aprender com os erros e acertos dos seus concorrentes.
Ao avaliar a reação do público ao que eles têm produzido, você terá uma preparação bem melhor para saber o que funciona ou o que não funciona em determinado mercado. Se puder, faça pesquisas de mercado, procure em redes sociais e até monte um relatório do que os seus oponentes têm aprontado.
É importante saber bem quem é a persona para quem o seu conteúdo está sendo pensado. Você também precisa ter um bom conhecimento do público-alvo da sua campanha ou produto.
Afinal, os gostos, o aspecto estético e até características essenciais do que está sendo desenvolvido vão mudar. Isso depende se você está mirando em crianças ou idosos, por exemplo.
Grupos, classes ou outros segmentos específicos em que o seu público esteja também ajudam a segmentar melhor o seu produto. Se possível, pesquise até os hábitos de compra dessas pessoas.
É importante que você saiba quais são os objetivos daquele projeto e quais estratégias serão tomadas para alcançá-los. Saiba também qual é o desejo do seu cliente ou do líder de equipe que passou a tarefa.
Esse desejo pode ser vender mais produtos, retrabalhar o branding, reposicionar a marca no mercado, entre diversas outras coisas. O importante é que todos estejam na mesma página.
Também é importante que o briefing determine o orçamento para a ação, para que todos saibam o mais cedo possível quanto será investido naquele projeto. Com isso, é possível tomar as mais diversas decisões financeiras com segurança. Isso também influenciará nas ferramentas que podem ser usadas e até na quantidade de pessoas alocadas para a tarefa.
Por mim, não se esqueça de definir os prazos e criar um cronograma, planejando tudo da maneira mais eficiente possível. Com isso, já dá para se ter uma visão bastante completa do projeto desde o começo, e até identificar possíveis pontos de
Por último, mas não menos importante, recomenda-se colocar no briefing os materiais que estão disponíveis ou que são necessários para a produção do projeto.
Isso pode incluir textos e imagem que servirão de base para a criação da peça. Ou até mesmo os programas de computador e as máquinas em si necessárias para a realização do projeto. Aqui você pode identificar o que já possui para a criação da sua peça e o que ainda precisará ser obtido – e até colocar o tempo para obtenção de materiais no seu cronograma.
Se você chegou até aqui, parabéns! Agora você já aprendeu o que é um briefing e como criar o seu próprio documento para projetos de pequena, média ou grande escala. Também falamos sobre como esse documento é importante para se organizar e cumprir os seus objetivos a médio prazo.
Com um briefing, você garante que seus projetos serão executados com agilidade, alinha as expectativas com clientes e colegas, evita o retrabalho e faz tudo de maneira mais organizada. Nos vemos no próximo artigo!
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