Artigos Linux VPS

CentOS vs Ubuntu: saiba qual sistema escolher para seu servidor web

saiba qual sistema operacional escolher neste comparativo entre centos vs ubuntu

Nessa comparação entre CentOS vs Ubuntu, vamos mostrar as principais características das duas distribuições do Linux. Vamos ajudar você a escolher o sistema operacional certo para a sua VPS.

Escolher um sistema operacional para seu servidor web pode ser bastante confuso, pois existe uma variedade imensa de opções disponíveis. 

Especialmente se você quer usar uma distribuição Linux. Existem muitas opções para escolher, mas nenhuma delas é tão famosa quanto o Ubuntu e o CentOS.

Não faz muita diferença se você é um profissional ou um iniciante pois, geralmente, a escolha acaba sendo feita entre essas duas distribuições. Mas a gente sabe que a decisão quase nunca é tão simples assim.

Neste artigo, vamos comparar CentOS vs Ubuntu para descobrir qual deles se encaixa melhor com a proposta de configurar um servidor da web.

Mas antes de partirmos direto para o embate entre os dois poderosos oponentes, vamos dar uma breve olhada nas características de cada um deles.

CentOS

CentOS é uma distribuição de código aberto do Linux. Muitos se referem a ele como uma réplica do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), que é considerado uma das tecnologias corporativas de TI mais usadas no mundo.

O CentOS é um sistema operacional de classe empresarial amplamente suportado pela comunidade. Ele foi lançado em 2014.

A similaridade com o RHEL dá ao usuário o luxo de desenvolver em uma das melhores e mais dominantes distribuições Linux disponíveis no mercado. Alguns já dizem, inclusive, que isso já é uma vantagem do CentOS em relação ao Ubuntu.

Ele é altamente personalizável, seguro e estável, características que todos os usuários apreciam.

A conexão próxima com o RHEL permitiu ao CentOS ter atualizações de segurança de níveis corporativos, o que o tornou uma escolha certeira para qualquer usuário.

Ubuntu

Baseado na arquitetura Debian, o Ubuntu tem sido o favorito para uso pessoal e profissional desde o seu lançamento em 2004. Ele é de código aberto e tem atualizações frequentes que identificam e removem erros.

Ele também é carregado com um rico pacote de grupos e funções que são capazes de atender os requisitos de qualquer projeto.  

O Ubuntu já vem com uma tonelada de aplicativos. O centro do software do Ubuntu, por exemplo, tem mais de 40 mil aplicações disponíveis. Além disso, o sistema operacional é altamente personalizável e conta com recursos de segurança de alto nível.

CentOS vs Ubuntu – Principais diferenças

Chegamos a um dos pontos mais altos do nosso comparativo CentOS vs Ubuntu. Vamos dar uma olhada nas principais diferenças entre as duas distribuições Linux.  

  1. A maior diferença entre as duas distribuições Linux é que o Ubuntu é baseado na arquitetura Devian, enquanto o CentOS tem raízes no Red Hat Enterprise Linux.
  2. No Ubuntu, você pode fazer download de pacotes DEB usando o gerenciador apt-get. Entretanto, no CentOS, você tem que usar o comando yum para baixar e instalar pacotes RPM do repositório central.
  3. O CentOS é considerado uma distribuição mais estável que o Ubuntu. Principalmente porque os pacotes de atualização são menos frequentes. Essa também pode ser considerada uma desvantagem do CentOS. Se você quiser a última versão de um certo aplicativo ou software, você terá que instalá-lo manualmente.     

Mas isso não quer dizer que o Ubuntu seja instável ou inseguro. Ele é apenas um pouco menos estável quando comparado ao CentOS.

  1. O Ubuntu certamente leva uma vantagem em relação a tutoriais, comunidades online e livros. Encontrar soluções para problemas no Ubuntu é muito mais fácil do que para o CentOS, pois este tem uma comunidade bem menor e menos informação disponível para encontrar e usar.
  2. O Ubuntu Server tem suporte a implementações em container e também em nuvem, o que o torna superior ao CentOS Server nesse assunto.
  3. Se você é um iniciante, rodar o CentOS no seu servidor web pode ser um pouco complicado porque as distribuições desktop baseadas em RHEL não são muito usadas. Por outro lado, o Ubuntu Server para desktops é bem famoso e se você já o usou antes, então conhecer e se familiarizar com o Ubuntu Server VPS não vai levar muito tempo.
  4. Se você usa painéis de controle para fornecer serviços de hospedagem de sites então você deveria optar pelo CentOS, pois ele oferece a compatibilidade de que você precisa. Painéis de hospedagem de sites como o cPanel sempre focaram no CentOS e em outros derivativos do RHEL. Por outro lado, o Ubuntu não tem suporte ao cPanel, mas ele tem algumas alternativas, como o Webmin/virtualmin ou o VestaCP.

Essas foram as principais diferenças a comparação entre CentOS vc Ubuntu, duas das melhores distribuições Linux. E não é muito seguro escolher apenas uma como sendo a melhor opção para todos os usuários. É preciso ir um pouco mais além.

Escolher o sistema operacional certo vai exigir alguma avaliação dos pontos positivos e negativos dos dois, além de analisar as exigências e os desejos que o usuário tiver. Com isso em mente, aqui estão as nossas recomendações:

  • Se você é um iniciante: Escolha o Ubuntu, pois ele tem uma comunidade maior, uma fonte maior de tutoriais grátis e atualizações muito mais frequentes que ajudam você a ficar atualizado. Além disso, se você já usou o Ubuntu desktop antes, então não vai ter problemas de aprendizado quando começar a usar um Ubuntu Server VPS. O CentOS também é uma escolha viável, mas pode ser que o aprendizado do CentOS Server tenha obstáculos no começo se você for um novato.
  • Se você é dono de negócios: o CentOS é a escolha ideal entre os dois, pois ele é (em tese) mais seguro e mais estável que o Ubuntu tendo, assim, atualizações menos frequentes. O Ubuntu também tem pontos positivos, mas podem ter situações em que você precise voltar a versões mais antigas do sistema por conta de uma nova atualização bugada. Além disso, o CentOS vem com suporte ao cPanel, algo que o Ubuntu não tem.

CentOS vs Ubuntu – Tabela de comparação

 

Ubuntu

CentOS

Baseado em Debian Baseado em RHEL
Atualizado frequentementeAtualizado de vez em quando
Sem suporte ao cPanel (mas tem alternativas) Tem suporte ao cPanel/WHM
Comunidades amplas de usuários e de desenvolvedoresComunidades menores de usuários e de desenvolvedores
Grande quantidade de ajuda disponível na forma de tutoriais e guias gratuitosMenor quantidade de ajuda disponível
Mais fácil de aprender para iniciantes e que já usaram o Ubuntu desktop antesMais difícil de aprender para iniciantes, já que não há muitas distribuições desktop famosas lançadas pela RHEL
Pacotes .deb instalados usando o gerenciador de pacotes apt-getPacotes .rpm instalados usando o gerenciador de pacotes yum

não perca mais tempo: veja este comparativo centos vs ubuntu e saiba qual sistema usar na sua VPS Linux

Conclusão

Para finalizarmos essa comparação CentOS vs Ubuntu, ambos são famosos e também são algumas das melhores distribuições de Linux disponíveis. E eles vêm com seu próprio conjunto de características positivas e negativas.

Escolher um deles é uma tarefa fácil se você considerar o que você prioriza como usuário, também levando em conta o custo-benefício.

O objetivo desse artigo foi fornecer uma visão geral das diferenças entre essas duas distribuições do Linux. A ideia era facilitar o processo de decisão na escolha entre algum deles por você.

Se você usa a Hostinger, você pode fazer um teste com os dois sistemas Ubuntu Server e CentOS Server quando quiser, já que você pode reinstalar um sistema operacional de uma VPS com alguns cliques.

Andrei L.

Andrei é jornalista e conteudista na Hostinger. Tem experiência no WordPress, em conteúdos de tecnologia e conhecimentos avançados em SEO. É fã de games, adora vôlei e ama o inverno.

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Cadastre-se

Receba nossos conteúdos e novidades direto no seu e-mail!

 

Estamos cadastrando...

Pronto! Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]