Como Anunciar no Google: Métodos Gratuitos e Pagos

Como Anunciar no Google: Métodos Gratuitos e Pagos

Se você quer monetizar seu blog ou site, uma das primeiras coisas a se fazer é saber como anunciar no Google. Hoje, vamos mostrar como aumentar sua renda online usando técnicas e ferramentas do buscador mais usando no mundo.

Vamos mostrar como anunciar no Google usando os métodos pagos e gratuitos:

  • Métodos grátis: Marketing de Conteúdo, SEO e Google Meu Negócio.
  • Métodos pagos: Google Ads e Google AdSense.

Pronto para começar? Então vamos ao que interessa!

Como Anunciar no Google Grátis

O marketing digital é amplo, mas existem alguns “reinados” que você deve conhecer bem e o Google é um deles. Anunciar no Google de forma grátis pode ser um recursos de ouro para muitos negócios que estão começando e não podem investir financeiramente para anúncios.

Por isso, veja como promover sua marca de graça no Google.

1. Marketing de Conteúdo

Oferecer conteúdos para blogs, páginas, materiais de apoio são algumas formas de usar o conteúdo para fazer o marketing do seu negócio. O principal detalhe disso tudo é que em marketing de conteúdo você oferece conteúdo personalizado para sua audiência.

E com a personalização, o objetivo é atrair mais visitantes e aplicar estratégias para converter esses visitantes em clientes.

Invista em criar conteúdos que vão resolver a vida do seu cliente em todas as etapas de compra. Mas não sem pensar em SEO.

2. Tráfego Orgânico e SEO

SEO significa Search Engine Optimization e trata de um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos sites de pesquisa, e neste caso vamos focar no Google.

Ao segmentar seu público-alvo, identificar e produzir todo conteúdo para responder às perguntas deles na internet, você deve fazer uma pesquisa de palavras-chave e entender qual o comportamento do seu usuário na internet.

Depois, publique seu conteúdo de forma estruturada seguindo as técnicas de SEO que deixarão seu conteúdo com visibilidade para o Google e para o seu usuário.

3. Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um recurso gratuito do Google para destacar sua empresa e assim atrair mais clientes.

Você poderá adicionar imagens que representem seu negócio, informar horários de funcionamento, inserir a localização no mapa, fazer anúncios e ainda interagir com seus clientes através de avaliações deixadas sobre seu atendimento e serviço.

São muitos benefícios para aumentar a visibilidade da sua marca, e o melhor de tudo, é de graça.

Ao criar sua conta no Google Meu Negócio, garanta de manter seu perfil sempre atualizado e monitorado, e tenha zelo pelos comentários dos clientes – sua reputação e a qualidade dos seus serviços é crucial para o futuro do seu negócio.

exemplo de perfil no google meu negócio

Como Anunciar no Google de Forma Paga

Se você está disposto a investir ou ter um orçamento disponível para promover seu site no Google, considere as opções abaixo.

1. Google AdSense

No Google AdSense você recebe anúncios de outros sites em seu próprio site. A maior vantagem disso tudo é que o Google revisa esses anúncios e conteúdos de forma rigorosa para garantir que faça sentido ser exibido para um público-alvo como o seu.

Você também terá controle do que será exibido. É possível bloquear anúncios que não quer que apareça em seu site, definir segmentos de produtos ou serviços que aceita que seja exibido para que tudo faça sentido para o visitante do seu site.

Todos os anúncios do Google AdSense são responsivos, ou seja, vão oferecer uma ótima experiência para seu usuário independente da tela em que estiverem acessando.

2. Google Ads

No Google Ads (conhecido como Google AdWords) você cria anúncios online de forma rápida e fácil que vão aparecer nos primeiros resultados nas páginas de pesquisa relevantes do Google. Uma tag anúncio indica que se trata de um serviço patrocinado.

As vantagens deste recurso do Google é que seu site não irá simplesmente aparecer no Google. Mas aparecer de uma forma segmentada, para usuários que possam se converter em clientes.

Além disso, você só paga quando os clientes clicarem no seu anúncio. Por isso, preocupe-se em elaborar uma campanha segmentada que alcance os usuários da web que de fato tem potencial para se converter em cliente.

Primeiro, você precisa definir qual seu objetivo de marketing, que pode ser

  1. Promover o reconhecimento: começar um novo projeto, lançar um novo produto
  2. Influenciar a consideração: vender um produto diferenciado, inserir uma novo produto com nova proposta
  3. Promover uma ação: impactar um cliente que já foi alcançado anteriormente e que está prestes a tomar uma decisão de compra

Agora, entenda que é possível criar anúncios de Pesquisa e de Display (no Youtube, no Gmail e na Play Store).

Pesquisa

É quando seu anúncio aparece ao realizar uma pesquisa no Google e em sites parceiros para determinadas palavras-chave.

Anuncie seu site de forma seletiva para grupos específicos que você considera que podem se tornar clientes. Faça isso com base em interesses ou nas informações demográficas disponibilizadas por elas, ou até mesmo por pesquisas já realizadas na web.

exemplo de anúncio de pesquisa no google

Display

Este caminho ajuda você a ser exibido para as pessoas enquanto elas navegam nos sites favoritos delas, navegam no YouTube, acessam suas contas no Gmail ou navegam por aplicativos. Além de alcançar novos clientes, através de cookies, você pode impactar e atrair de volta os clientes antigos.

As redes de display não são exibidos imediatamente, levam até 24 horas para serem aprovados. Então planeje-se com antecedência.

Conclusão

Agora você já sabe como anunciar seu site no Google de forma grátis e paga, e sabe o que fazer para começar a monetizar seu site.

Neste tutorial você viu como anunciar no Google:

  • Grátis: marketing de conteúdo, tráfego orgânico e SEO, Google Meu Negócio.
  • Pago: Google AdSense, Google Ads.

Pronto! Agora você já pode a começar a criar suas estratégias, anunciar seu site e ganhar dinheiro com seu site.

Author
O autor

Ariane G.

A Ariane é SEO Team Leader com experiência em conteúdo, localização e SEO. Seu desafio é levar a Hostinger ao topo dos resultados no Brasil, França e Reino Unido. Eventualmente ela compartilha seu conhecimento no blog e nos tutoriais da Hostinger e no tempo livre ela gosta de explorar lugares novos e viver intencionalmente.