Como verificar se a porta SMTP 587 não está bloqueada
Introdução
Ao tentar configurar um serviço de e-mail SMTP, como o Outlook ou o Thunderbird, é necessário garantir que sua rede permita a conexão. A maioria das conexões SMTP gerais usa a porta 587, portanto, neste tutorial, abordaremos o processo de como você pode verificar se a porta 587 está aberta em sua rede.
O que você precisará Antes de começar este guia:
- Acesso ao shell de comando (Windows), terminal de console (Linux) ou terminal MacOS
Passo 1 – Abrindo o console do seu computador
Este processo é diferente, dependendo do sistema operacional que seu computador está usando:
Windows
Encontre a tecla de logotipo do Windows no seu teclado (ele está localizado entre as teclas CTRL e ALT à esquerda). Agora pressione-o junto com a tecla R.
A janela abaixo será exibida.
Nesta nova janela, digite cmd e clique em OK, exatamente como mostrado na figura acima.
Agora você deve ver uma janela de comando preta onde executaremos as ações restantes desta tarefa.
Linux
Para chamar a janela de terminal do seu computador no Linux, pressione as seguintes teclas simultaneamente:
CTRL + ALT + T
Se a janela acima aparecer, prossiga para o Passo 2.
Mac OS:
Em primeiro lugar, você precisará abrir o MacOS Launchpad. Isso pode ser feito simplesmente clicando na tecla F4. No campo de pesquisa do Launchpad, insira “terminal” e pressione ENTER.
A janela do terminal necessária será exibida.
Passo 2 – Usando o comando telnet para verificar se a porta SMTP 587 está aberta
Agora, depois de abrir a janela do terminal, anote o seguinte comando: telnet yourdomain.tld 587 onde yourdomain.tld é o seu nome de domínio.
Se uma mensagem abaixo aparecer, significa que a porta SMTP 587 está aberta.
220-srv70.hosting24.com ESMTP Exim 4.87 #1 Thu, 29 Dec 2016 11:39:08 +0000 220-We do not authorize the use of this system to transport unsolicited, 220 and/or bulk e-mail.
No entanto, se você ver a mensagem “Impossível conectar” ou “mensagens recusadas pela conexão”, a porta será bloqueada. Nesse caso, é recomendável tentar desativar o firewall (se tiver algum) ou entrar em contato com seu provedor.
Conclusão
Neste tutorial, aprendemos como poderíamos usar o telnet para verificar se a porta SMTP padrão 587 está aberta. Esse conhecimento será útil ao tentar solucionar possíveis problemas de conectividade SMTP ao tentar configurar o cliente SMTP para uso em sua rede.