Blog Domínios

Como apontar um domínio para o Blogger

tutorial para aprender a como colocar domínio no Blogger

O Blogger (antigo Blogspot) é uma ferramenta gratuita do Google para publicação e compartilhamento de texto, fotos e vídeos na internet.

Geralmente, blogs são hospedados pela gigante em um subdomínio do blogspot.com (por exemplo: www.meublog.blogspot.com). Mas eles também podem ser hospedados como domínio personalizado (como www.meublog.com.br).

Neste tutorial, você vai aprender como colocar domínio no Blogger. Como referência para os passos abaixo, vamos usar o domínio hostingerbrendon.tk como exemplo.

O que você vai precisar para saber como colocar domínio no Blogger

Antes de saber como colocar domínio no Blogger, você vai precisar do seguinte:

  • Uma conta no Blogger.
  • Um domínio funcional.
  • Acesso à um editor de zona DNS (você pode entrar em contato com seu provedor de hospedagem ou registrante do domínio para mais detalhes).

Passo 1 — Adicionando 2 registros CNAME

O primeiro passo para saber como colocar domínio no Blogger é encontrar os registros CNAME necessários. Daqui, acesse Configurações > Básico > Publicação > Setup a 3rd party URL for your blog.

adicionando registros CNAME no seu blog

O domínio deve estar no formato: www.hostingerbrendon.tk.

Então, uma mensagem com os registros CNAME a serem utilizados vão aparecer.

mensagem de identificação dos registros CNAME no blog

Esses registros podem ser adicionados usando um editor de zona DNS. Em caso de dúvidas, entre em contato com seu provedor de hospedagem ou registrante de domínio. Neste exemplo, iremos utilizar o Editor de Zona DNS da Hostinger.

Cname da Hostinger na Zona de DNS

Após adicionar os registros, salve as alterações e aguarde até 24 até a propagação completa do DNS.

Vale lembrar que com este método o seu blog será acessível somente com www. Para que seja acessível com e sem o www, confira o Passo 2.

Passo 2 (Opcional) — Adicionando 4 registros A ou redirecionando para www

Este é um passo opcional para aprender como colocar domínio no Blogger. Dito isso, saiba que você não é obrigado a executá-lo. 

Uma etapa extra seria a adição de 4 registros A ou o redirecionamento para o www. Desta maneira seu blog vai funcionar com e sem o www. Se você pular esta etapa, seus visitantes que acessarem sem www poderão não ver seu conteúdo ou ver outra página (dependendo do seu registro A atual).

Para evitar esta situação, registros A devem ser criados para os seguintes IPs:

  • 216.239.32.21
  • 216.239.34.21
  • 216.239.36.21
  • 216.239.38.21

Veja abaixo, uma ilustração para se orientar e conseguir adicionar os 4 registros A.

adicionando registros A para apontar domínio para o Blogger

Mas fique atento: a propagação do apontamento de domínio também pode levar até 24 horas. Agora tanto o domínio www.hostingerbrendon.tk e hostingerbrendon.tk vão funcionar funcionar.

Você também pode criar um redirecionamento do site sem www para o site com www, assim os registros A não são necessários. Isso pode ser feito após você salvar as configurações de seu domínio e clicar no botão Editar button in Blogger Settings.

Conclusão

Parabéns! Você acabou de aprender a como colocar domínio no Blogger! Mas, lembre-se: a propagação pode levar até 24 horas, então tenha um pouco de paciência.

Se o blog ainda não estiver visível após esse período, fale com seu provedor de hospedagem ou registrante do domínio para se certificar que os registros foram inseridos corretamente.

Tem alguma dúvida ou sugestão para a gente? Use os comentários abaixo para nos enviar uma mensagem direta. Vamos adorar interagir com você e saber o que você achou deste e de outros conteúdos!

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
39
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]