WordPress

Como Criar uma Galeria no WordPress em 3 Passos

como criar uma galeria no wordpress

Você precisa saber como criar uma galeria no WordPress, afinal galerias de imagem estão em toda a internet. Inclusive a maioria dos sites que você acessa, provavelmente possuem algum tipo de galeria, e fotos e vídeos chamam a nossa atenção, concorda? E com este tutorial você vai ver que criar uma galeria de fotos WordPress é muito mais fácil do que você imagina. É bem provável que você gaste mais tempo para escolher as imagens do que para criar uma galeria.

Neste tutorial vamos ensinar como criar uma galeria no WordPress em 3 passos:

E mais, vamos mostrar 7 dos nossos plugins galeria de fotos WordPress favoritos! Então vamos começar!

1º Passo: Fazer o upload das imagens para a galeria do WordPress

Antes de saber como criar uma galeria no WordPress você precisa saber quais imagens você vai usar, então o primeiro passo é escolher! Prepare-se para as cenas fortes a seguir, pois neste tutorial vamos usar fotos de filhotes de cachorro.

Primeiro, logue no painel do WordPress e acesse a aba Mídia > Biblioteca. Então clique no botão Adicionar nova, na parte superior da tela:

biblioteca de mídia wordpress

Agora clique em Selecionar arquivos, o que vai abrir uma nova janela:

Adicionar mídia no WordPress

Para agilizar o processo recomendamos que seja feito o upload de todas as imagens de uma só vez. Por isso criamos uma pasta em nosso computador chamada Filhotinhos onde armazenamos todas as fotos:

criar pasta

Ao selecionar diversas imagens para fazer o upload de uma só vez, o WordPress mostra o progresso do upload de cada imagem individualmente:

adicionando pasta de mídia no wordpress

Aguarde alguns minutos até que a plataforma suba todas as imagens, o que vai depender da velocidade da internet, tamanho e quantidade de imagens.

Se você achar que o processo está demorando muito, pode ser uma boa ideia cancelar e otimizar as imagens da galeria antes de colocá-las no seu site. Lembre-se que imagens de alta resolução possuem uma aparência melhor, mas são geralmente mais pesadas. Na maioria dos casos é possível comprimi-las um pouco sem que percam a resolução, esse processo é chamado de ‘otimização de imagens’.

Existem diversos plugins do WordPress que fazem esse trabalho de otimização, assim como sites como o TinyPNG:

plugin tiny wordpress

Assim que as imagens estiverem prontas podemos seguir para a próxima etapa e estará mais perto de concluir o tutorial de como criar uma galeria no WordPress. 

2º Passo: Adicionar as imagens na galeria WordPress

Agora que as imagens estão prontas, abra a página onde você deseja adicioná-las com o editor do WordPress (ou crie uma nova página).

Adicionar a galeria à página é bastante simples. Tudo que você precisa fazer é indicar com o cursor onde a galeria deve ser adicionada e clicar no botão Adicionar Mídia:

adicionar galerias wordpress

Uma nova janela vai se abrir com as opções de criar uma galeria ou uma lista de reprodução de mídia. Clique na opção Criar Galeria e selecione a aba Biblioteca de mídia no lado direito:

Agora vamos selecionar todas as imagens que queremos incluir na galeria. Depois de selecioná-las, clique no botão Criar uma nova galeria no canto inferior direito da tela e está tudo pronto! Agora vamos para o próximo passo onde vamos mostrar como adicionar a galeria em seu site.

3º Passo: Adicionar a galeria WordPress no seu site

Agora você deve estar vendo a tela Editar Galeria, mostrando todas as imagens adicionadas no passo anteriores. Nesta tela podemos selecionar a quantidade de colunas que queremos mostrar, o tamanho dos ícones e a ordem das imagens:

editar galeria wordpress

Você também pode inserir legendas para cada uma das imagens e decidir se elas devem linkar para algum lugar. Por padrão, o WordPress direciona os visitantes para a página de anexo, com a seguinte aparência:

inserir leganda em galeria do wordpress

Para concluir, clique no botão Inserir galeria e sua galeria será mostrada no editor do WordPress:

inserir galeria no wordpress

Infelizmente o WordPress não permite que a mesma galeria seja utilizada em outras páginas. Para copiar a galeria você tem que fazer o mesmo processo na página escolhida. Mas isso não deve levar muito tempo, uma vez que as imagens já estão na sua biblioteca.

Além de adicionar imagens em seus posts e páginas, você também pode usar o widget de Galeria do WordPress para colocá-las na barra lateral ou rodapé. Para fazer isso acesse a aba Aparência > Widgets e procure por Galeria:

aparência widgets

Agora arraste este widget para a barra lateral ou rodapé e selecione onde você deseja colocar. Então o widget vai solicitar as fotos que devem ser inseridas:

adicionar widget no rodapé

Note que você também pode dar um nome para a galeria:

adicionar barra lateral widget

Ao concluir clique em Salvar e a galeria já deve estar aparecendo no seu site:

adiconar widget na lateral com galeria de imagem wordpress

Viu como criar uma galeria no WordPress é simples?

Porém o que deixa a desejar na galeria do WordPress é a quantidade de ferramentas e recursos que ela oferece. Para criar algo mais sofisticado precisamos da ajuda de plugin, e é disso que vamos falar agora.

Os 7 Melhores Plugins Galeria de Fotos WordPress

Não há nada de errado com a ferramenta de galeria do WordPress. Mas com o plugin certo você tem acesso a ferramentas incríveis. Vamos mostrar como criar uma galeria no WordPress com alguns dos nossos plugins galeria de fotos WordPress favoritos!

1. Photo Gallery by 10web

plugin galeria de fotos wordpress Photo gallery web

O Photo Gallery by 10web cria o sistema completo de galeria do WordPress. Ele fornece diversos layouts para você escolher, incluindo slideshows, álbuns compactados, e mais. Você também pode usar o plugin para implementar efeitos do lightbox, para abrir a imagem em tamanho grande ao ser clicada, por exemplo.

Plugin galeria de fotos wordpress 10 web mosaic

E mais, o plugin permite que vídeos e fotos sejam colocados na mesma galeria. Você também tem diversas opções de widgets, além da única oferecida pelo WordPress. Resumindo, este plugin é ideal se está procurando ferramentas e funcionalidades de uma galeria.

Características:

  • Layouts exclusivos para sua galeria WordPress;
  • Imagens e vídeos na mesma galeria;
  • Efeito lightbox;
  • Diversos widgets disponíveis.

Preço: O plugin básico é grátis, mas disponibiliza diversos recursos premium como widgets, efeitos, temas e outras ferramentas.

2. Gallery by Robo

plugin galeria de fotos wordpress

O Gallery by Robo é um plugin fantástico para quem busca bastante controle sobre o estilo de sua galeria e comportamento. Assim como o plugin anterior, este também permite a escolha de diversos layouts para sua galeria. Mas também permite a adição de slideshow, efeito hover, customização de fonte, e até incluir bordas nas imagens.

robo borders plugin galeria de fotos wordpress

Juntamente com essas opções de estilo, o Gallery by Robo também redimensiona suas imagens automaticamente ao fazer upload. Esta configuração poupa espaço, já que a maioria dos sites não precisa de imagens gigantes. Por último, o plugin também torna todas as galerias amigáveis para celular.

No geral, o Gallery by Robo é uma ótima opção para quem busca controlar diversos aspectos de design da galeria.

Características:

  • Diversas opções de designs para sua galeria WordPress;
  • Adicione diversos tipos de efeitos;
  • Redimensionamento automático do tamanho das imagens no upload;
  • Fácil de configurar;
  • Galerias amigáveis para celular sem nenhum esforço extra.

Preço: Você pode criar 3 galerias grátis, ou pagar por uma licença ilimitada de $30 dólares.

3. GridKit Portfolio Gallery

gridkt portifolio gallery plugin galeria de fotos wordpress

Apesar de o plugin ter ‘portifólio’ no nome, você pode utilizá-lo para criar qualquer tipo de galeria que desejar. Além de imagens, o GridKit Portfolio Gallery também suporta vídeos de diversas fontes e produtos do WooCommerce. E também possui opção de compartilhamento nas redes sociais para seus visitantes compartilharem com seus amigos.

exemplo gridkit

Assim como os outros plugins vistos, este também permite a criação de galerias mobile friendly. Também é uma ótima opção para mostrar logos, criar uma seção para apresentar a sua equipe, e etc. Se você está buscando um plugin flexível para criar uma galeria no WordPress, esta é uma boa opção.

Características:

  • Galeria de imagens e vídeos;
  • Amostra de produtos do WooCommerce;
  • Ótima opção para apresentações;
  • Escolha entre múltiplos tipos de layouts para a galeria.

Preço: O GridKit é grátis, mas você pode adquirir diversas funcionalidades extras com uma licença pro.

4. Responsive Lightbox & Gallery

plugin responsive lightbox gallery

Todos os plugins que vimos até agora oferecem recursos bem diferentes do que o WordPress oferece. O Responsive Lightbox & Gallery, em contrapartida é bem direto ao ponto. Ele permite que você crie galerias responsivas com a aplicação original do WordPress e também inclui o efeito lightbox.

responsive lightbox plugin

Você pode controlar o efeito lightbox, escolher entre os 3 layouts disponíveis, e até utilizar widgets para colocar sua galeria onde preferir. Este é o plugin mais intuitivo que já testamos no WordPress, e é uma ferramenta bastante útil se você busca como criar uma galeria no WordPress de forma mais simples e direta.

Características:

  • Fácil configuração, galerias amigáveis para celular;
  • 3 layouts disponíveis;
  • Configure as opções do lightbox.

Preço: Este plugin é grátis no diretório de plugins do WordPress. Você também pode comprar extensões para ele no site do desenvolvedor.

5. Video Gallery – YouTube Gallery

youtube gallery

Há diversos plugins que permitem que você adicione vídeos do YouTube em suas galerias WordPress. Mas poucos deles focam exclusivamente em vídeos, e é por isso que gostamos deste aqui.

youtube gallery exemplo

Com o Video Gallery – YouTube Gallery, você consegue configurar coleções de vídeos responsivas. Você pode adicionar vídeos de diversas plataformas, como YouTube e Vimeo, adicionar efeitos ao thumbnail, lightbox, etc. E mais, você pode colocar sua galeria de vídeo onde quiser no site somente com um shortcode.

Características:

  • Suporte a diversas plataformas, como YouTube e Vimeo;
  • Permite adicionar suas galerias de vídeo manualmente ou com shortcode;
  • Diversos temas e layouts.

Preço: Este plugin é totalmente grátis.

6. Photo Gallery

plugin photo gallery

Mesmo não tendo o nome mais original, o Photo Gallery ainda é uma das nossas opções favoritas. Ele possui praticamente todas as funções que vimos nos outros plugins até o momento, o que o torna um plugin bastante completo para você que quer sabe como criar uma galeria no WordPress. 

exemplo do glugin ape gallery

Por exemplo, este plugin permite que você adicione efeitos de hover e transição na sua galeria. Ele também suporta categorização de imagens e navegação de galeria, que torna mais simples a navegar entre bibliotecas gigantes. Ainda por cima, o Photo Gallery inclui a opção de adicionar vídeos, carrega as imagens em “lazy load”, e inclui funções de redes sociais.

No geral, se você gosta de controlar minuciosamente a aparência e comportamento do seu site este plugin vai cair como uma luva para você. Com ele você vai poder mexer em todos os detalhes de sua galeria.

Características:

  • Adicione diversos efeitos de hover e transição em suas galerias;
  • Categorize as imagens e permita a navegação dentro da galeria WordPress;
  • Adicione vídeos e botões de compartilhamento nas redes socias;
  • Permite “lazy loading”.

Preço: Com a versão grátis você pode criar duas galerias e colocá-las em posts e páginas. A versão premium permite a criação de galerias ilimitadas, posicionamento em outros lugares do site, além de alguns recursos extras.

7. Envira Gallery

plugin evira gallery

Por último, o Envira Gallery é um dos plugins mais amigáveis ao usuário que já vimos. Por exemplo, ele inclui um assistente de criação de galerias, que torna tudo mais agradável.

exemplo do plugin de galeria wordpress envira gallery

A meta do Envira Gallery é permitir a criação e configuração de diversas galerias de forma simples. Para isso ele inclui diversos templates de galeria WordPress, funcionalidade de slideshows, e opções de compartilhamento em redes sociais. Se você está procurando por uma opção de criação de galeria WordPress simples e agradável de usar, o Envira Gallery deve ser uma de suas primeiras escolhas.

Características:

  • Crie galerias WordPress com o assistente de criação;
  • Escolha entre diversos templates;
  • Configure slideshows;
  • Adicione opções de compartilhamento em redes sociais;
  • Extenda as funcionalidades do plugin com add-ons.

Preço: Você pode optar pela versão gratuita do plugin, ou comprar uma versão premium para ter mais funcionalidades, suporte, e até incluir a opção de CSS customizável.

Conclusão

As galerias WordPress são elementos simples, porém bastante úteis e que podem enriquecer o seu conteúdo. E você viu como criar uma galeria no WordPress é facil, mas é sempre uma boa ideia gastar um pouco mais de tempo escolhendo cuidadosamente as imagens. Assim que estiver pronta é só uma questão de escolher onde você deve adicionar. E claro, você pode sempre optar em usar um plugin do WordPress para tornar sua galeria ainda mais customizada e atraente.

Ficou com alguma dúvida sobre como criar uma galeria no WordPress? Pergunte na seção de comentários logo abaixo!

 

Ariane G.

Ariane é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas (ela ama viajar).

Deixe um Comentário

Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$3
12
/mês*

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!

[href]
[href]