Como reduzir a Taxa de Rejeição (Bounce Rate) do seu site?

Como reduzir a Taxa de Rejeição (Bounce Rate) do seu site?

A taxa de rejeição, ou bounce rate, é uma das métricas mais conhecidas do marketing digital. Ela mostra quantas pessoas visitaram o seu site e saíram logo após visualizarem uma única página, sem sequer interagirem com outras seções. Resumindo, o bounce rate representa uma oportunidade de conversão perdida.

A média da taxa de rejeição depende muito do conteúdo que os visitantes consomem e de quais dispositivos eles usam. Mas uma coisa é certa: a meta é fazê-los passar mais tempo interagindo com seu site.

Se você está aqui porque quer saber o que fazer para reduzir a taxa de rejeição do seu site, então você está no lugar certo! Neste artigo vamos compartilhar 5 formas simples de otimizar seu site e incentivar seus visitantes a consumirem mais o seu conteúdo.

1. Tenha um site responsivo

Cerca de metade do tráfego da internet em todo o mundo é gerado em dispositivos móveis. Portanto, se o seu site não for amigável a esses dispositivos, as pessoas não vão querer ficar muito tempo nele.

Seu site precisa ser responsivo e adaptável aos diferentes tamanhos de tela, sem que isso prejudique sua funcionalidade ou aparência. A experiência do usuário também deve ser boa, independentemente do tipo de dispositivo que seus visitantes estejam usando.

Felizmente, a maioria dos temas do WordPress e outros templates são predefinidos para serem totalmente responsivos. Porém, sempre que você adicionar um conteúdo ou fizer alterações na aparência do seu site, confira se tudo continua lindo e organizado em diferentes tipos de  dispositivos antes de publicar.

2. Mantenha suas landing pages limpas e organizadas

Quando o assunto é design de sites, menos sempre é mais. É melhor deixar os sites super coloridos e cheios de conteúdos e títulos de cores vibrantes e formas exageradas lá nos anos 90 mesmo.

Hoje em dia, a maioria dos visitantes procuram um site organizado e de aparência mais limpa. Por isso, as suas landing pages devem ter um conteúdo específico e que seja fácil de ler. O esquema de cores também deve ser neutro e complementar à exposição da sua marca (ou branding).

Cada visita deve ser agradável, a navegação deve ser fácil, e a experiência do usuário tem de ser convidativa. Se o design do seu site não corresponder a essas expectativas, os visitantes vão continuar evitando o seu site.

3. Formate seu conteúdo

Outro ponto importantíssimo para um bom site é a formatação de conteúdo. Mas quando falamos em formatar conteúdo, não falamos só de conteúdo textual, mas também dos audiovisuais.

Use fontes e cores fáceis de ler ao fazer seu copy (ou redação criativa), e dividida o texto em seções menores para facilitar a leitura. 

Melhor ainda, você pode utilizar recursos visuais em vez de só parágrafos para fazer com que a aparência geral do conteúdo fique mais agradável. Use imagens para quebrar algumas seções do texto, mas lembre-se de conferir se as imagens são compatíveis com o layout do seu site.

Agora, quando o assunto é áudio, a história é um pouco diferente. Evite áudios, a menos que eles estejam em um vídeo e só reproduza quando o visitante apertar o play. Os visitantes podem ficar irritados se estiverem com várias abas abertas e uma delas começar a reproduzir áudio sem que eles tenham permitido.

4. Evite as janelas irritantes de pop-up

A janela pop-up é uma ferramenta do marketing que tanto pode te ajudar a aumentar as conversões e a lucrar mais, quanto pode aumentar a sua taxa de rejeição e te fazer perder tráfego. O seu site pode ter um design perfeito e organizado, mas as janelas pop-up, quando usadas de forma errada, fazem as pessoas saírem sem nem querer ver o conteúdo do site.

Planeje bem onde e quando você quer que as janelas pop-up apareçam, assim você as torna mais atrativas. Por exemplo, o visitante está prestes a sair do seu site e uma janela pop-up aparece oferecendo-o um desconto, ou quando ele está há algum tempo explorando uma página, provavelmente porque gostou do conteúdo, e a janela aparece pedindo um endereço de e-mail para que receba conteúdos parecidos.

Se os seus visitantes começam a ver várias janelas de pop-ups logo ao entrar no site, é muito provável que eles deixem seu site antes mesmo de ver sua landing page.

5. Verifique se a velocidade do seu site está boa

Cada segundo que seu site demora para carregar custa um cliente em potencial. Afinal, as pessoas não gostam de esperar, elas querem que o site abra logo após clicar no link.

Se você percebeu o seu site está lento, calma que tem solução, veja abaixo algumas formas de melhorar a velocidade de carregamento do seu site

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O autor

Bruna Vidanya

Bruna Vidanya é estudante de Letras Tradução Inglês na Universidade de Brasília, e trabalha como tradutora na Hostinger Brasil. Já estagiou como tradutora no Senado Federal e teve sua primeira tradução de um livro infanto-juvenil publicada pela Livraria Senado Federal. É apaixonada por tecnologia e agora demonstra sua paixão escrevendo artigos para o blog da Hostinger com muito carinho. Nas horas vagas, Vidanya ama ficar com seus dois cachorrinhos, Madonna e Snoop, ver séries (as sitcoms são suas favoritas). Um fato curioso sobre a autora: seu primeiro bichinho de estimação foi um galo Garnisé, chamado Chico Liro.