outubro 20, 2020
6min de leitura
Carlos E.
outubro 20, 2020
6min de leitura
Carlos E.
Neste artigo, vamos mostrar como instalar e usar o Composer em várias plataformas. O Composer é um gerenciador de dependências para PHP.
Trata-se de uma ferramenta simples e confiável que os desenvolvedores usam para gerenciar e integrar pacotes ou bibliotecas externas em seus projetos baseados em PHP. Deste modo, eles não precisam criar suas páginas da internet ou aplicações web a partir do zero.
Para ajudar você a dominar essa ferramenta, você também vai aprender neste artigo como criar um projeto PHP básico.
Antes de aprender a instalar o Composer, garanta que você tem acesso a uma interface de linha de comando no seu sistema ou no seu servidor.
Instale e use o Composer junto de poderosas soluções de hospedagem de sites!
Conteúdo
Esta seção vai mostrar como instalar o Composer numa hospedagem compartilhada e em sistemas operacionais como Linux, macOS e Windows.
Os comandos para instalar o Composer numa hospedagem compartilhada, no Linux (PC ou servidor) e no macOS são os mesmos.
Note que o Composer já vem pré-instalado nos planos de hospedagem compartilhada Premium e Business da Hostinger. Se você está usando algum deles, pule esta parte.
Contudo, se você acha que eles podem estar desatualizados, é possível atualizar o Composer com o seguinte comando:
php composer.phar self-update
Siga essas instruções para aprender a instalar o Composer no seu sistema:
php -r "copy('https://getcomposer.org/installer', 'composer-setup.php');"
php -r “if (hash_file(‘sha384’, ‘composer-setup.php’) === ‘e0012edf3e80b6978849f5eff0d4b4e4c79ff1609dd1e613307e16318854d24ae64f26d17af3ef0bf7cfb710ca74755a’) { echo ‘Installer verified’; } else { echo ‘Installer corrupt’; unlink(‘composer-setup.php’); } echo PHP_EOL;”
A longa série de caracteres no comando acima (‘e0012edf…’) é a assinatura do instalador. Ela muda toda vez que uma nova versão do Composer é lançada. Portanto, não se esqueça de buscar o SHA-384 mais recente nesta página.
php composer-setup.php
php composer-setup.php --install-dir=/usr/local/bin --filename=composer
All settings correct for using Composer Downloading... Composer (version 1.10.5) successfully installed to: /usr/local/bin/composer
php -r "unlink('composer-setup.php');"
composerA linha de comando vai retornar o seguinte resultado:
______ / ____/___ ____ ___ ____ ____ ________ _____ / / / __ / __ `__ / __ / __ / ___/ _ / ___/ / /___/ /_/ / / / / / / /_/ / /_/ (__ ) __/ / ____/____/_/ /_/ /_/ .___/____/____/___/_/ /_/ Composer version 1.10.5 2020-02-12 16:20:11
O processo para preparar a instalação do Composer numa máquina com Windows é um pouco diferente. Não é necessário usar nenhuma instrução de linha de comando para baixar e instalar o software.
Simplesmente siga esses passos:
composer
Ótimo trabalho! Você instalou o Composer em seu computador com Windows. O instalador automaticamente se encarrega de adicionar Composer a sua variável PATH. Você pode abrir o prompt de comando e executar o Composer a partir de qualquer lugar.
Agora vem a parte interessante – usar o Composer pela primeira vez em seu projeto PHP.
Para conseguir isso, é necessário gerar um arquivo composer.json para o projeto. Este arquivo pode ser considerado como uma lista de pesquisa para o Composer. Ele só irá baixar os pacotes (dependências) para o seu projeto que são mencionados neste arquivo.
Observe que ele também verifica a compatibilidade de versão dos pacotes com seu projeto. Isto significa que se você estiver usando um pacote mais antigo em seu projeto, o arquivo composer.json o informará para evitar qualquer inconveniente futuro.
Você também tem a opção de criar e atualizar o arquivo composer.json. Mas visto que este é um tutorial sobre automatização de tarefas redundantes, pode ser um pouco irônico para você criar o arquivo manualmente.
Vamos demonstrar a utilidade do composer.json criando um projeto de amostra.
Nosso projeto é um simples temporizador PHP, para os desenvolvedores que querem descobrir quanto tempo um pedaço de código específico leva para executar. Isso é altamente útil para fins de depuração e otimização.
Para fazer isso, siga estas etapas:
mkdir phptimer
cd phptimer
composer require phpunit/php-timer
O output vai mostrar a versão do phpunit/php-timer:
Using version ^1.0 phpunit/php-timer
O acento circunflexo (^) é definido como a opção para maior interoperabilidade. Isso significa que o Composer sempre vai atualizar o pacote até que uma certa versão quebre-o de alguma maneira.
No nosso caso, a faixa de atualização é >=1.0.9 <2.0.0, já que a versão 2.0.0 vai quebrar a retrocompatibilidade. Para informações mais detalhadas sobre as versões do Composer, visite a página de documentação.
Depois de executar o comando acima, o Composer criará dois novos arquivos – composer.json e composer.lock – no diretório do projeto, além de uma nova pasta chamada fornecedor. O diretório do fornecedor é onde o Composer armazenará todos os seus pacotes e dependências.
O seu projeto está quase pronto, e a única coisa que falta fazer é carregar a dependência no seu script PHP. Felizmente, o arquivo de carregamento automático do Composer vai ajudar você a completar esse processo de maneira facilitada.
Para usar o carregamento automático, escreva a seguinte linha antes de declarar ou instanciar novas variáveis no seu script:
require 'vendor/autoload.php'
Vamos dar um exemplo para ajudar você a entender melhor.
Vamos dizer que queremos testar o nosso projeto phptimer:
nano demo.phpEntão cole as seguintes linhas no seu arquivo:
<?php require __DIR__ . '/vendor/autoload.php' Timer::start(); // your code $time = Timer::stop(); var_dump($time); print Timer::secondsToTimeString($time);
php demo.phpO terminal deverá exibir um output similar ao seguinte:
double(1.0893424438611E-5) 0 ms
Tudo o que resta é para você saber como atualizar seus pacotes quando necessário. Isso pode ser feito de duas maneiras:
composer update
composer update vendor/package vendor2/package2
Lembre-se de substituir o vendor/package pelo nome do pacote que você deseja atualizar.
Ao executar o comando update, o Composer também atualiza os arquivos composer.json e composer.lock para que correspondam ao estado atual das dependências do projeto.
O Composer ajuda os desenvolvedores a gerenciar as dependências dos seus projetos PHP. Graças a esse software, eles facilmente podem integrar e gerenciar arquivos de código aberto num único lugar.
E o que é ótimo é que o Composer também pode lidar com as dependências de modo individual para cada projeto. Com isso, os desenvolvedores podem controlar pacotes para cada projeto e manter o tamanho do projeto sob controle.
Neste artigo, você aprendeu como instalar e usar o Composer de modo efetivo. Para resumir, vamos revisar todos os passos:
Esperamos que, ao seguir nosso guia, você terá uma base forte para criar projetos incríveis com PHP. Boa sorte e sinta-se livre para perguntar quaisquer questões na seção de comentários abaixo.
julho 22 2019
No Passo 4, fala para digitar o comando, porém está em português, não levando a mensagem que deveria passar, essa mensagem :👇👇👇👇 "Atualização do compositor"
agosto 13 2019
Estou tendo problemas com meu projeto, localmente ele funciona, porém quando subo ele para o server ele não funciona :-(
Respondeu em agosto 16 2019
Oi, Marcos Você é usuário da Hostinger? Chama a gente pelo seu painel de controle, nossa equipe está ali 24/7 online via chat! Abraço
outubro 17 2019
Boa noite! eu gostaria de saber onde que coloca essa linha de comando ? require 'vendor/autoload.php' no cmd ??? Obrigado!
Respondeu em outubro 21 2019
Oi Fabricio, você coloca essa linha sempre antes de quaisquer variáveis no seu script, que daí suas dependências serão carregadas automaticamente!
Respondeu em outubro 27 2019
Ok, Obrigado!
Ariane G.
Respondeu em julho 22 2019
Oi, Daniel Obrigada pelo seu feedback! Já corrigimos ;)