Linux

Como instalar e usar Nano Editor de texto

Neste tutorial, você aprenderá como instalar e usar o editor de texto Nano. Enquanto Vim e Emacs podem ser esmagadores para os usuários novatos Linux, Nano é simples e fácil de usar. É por isso que é um dos editores de texto mais populares para Unix e outros sistemas usando uma interface de linha de comando.

O que você precisa?

Antes de começar este guia, você precisará do seguinte:

  • Qualquer tipo de instalador de pacotes como o apt-get.

Passo 1 — Instalando o Nano editor de texto

Depende do SO que você tem no seu computador, alguns deles já vêm com o editor de texto Nano instalado. Se esse for o seu caso, você pode pular esta etapa e ir para o Passo 2 deste tutorial.

Para instalar o Nano editor de texto, você precisa ter qualquer tipo de pacote de instalação em seu sistema, por exemplo, o comando básico para instalar o Nano no Ubuntu seria:

IMPORTANTE: A parte Sudo destina-se a executar este comando como um utilizador raiz, pelo que pode ser-lhe pedido para introduzir uma chave de segurança no caso de não ter iniciado sessão como utilizador root no momento.

Isso é basicamente para a instalação, você deve ser capaz de usar o editor de texto nano agora. Você pode testá-lo escrevendo este comando:

Ele deve abrir uma nova janela do editor de texto e se você fizer alguma alteração neste arquivo, eles serão salvos com o nome text.txt Para sair desse editor por enquanto, clique em CTRL + X.

Passo 2 — Usando o editor de texto Nano

O comando principal para abrir o editor é:

IMPORTANTE: Em vez do nome do arquivo, você pode inserir o novo nome de arquivo desejado ou um nome existente. Tenha em mente que se você quiser editar um arquivo existente, você deve estar no diretório onde está o arquivo. Como alternativa, você pode especificar o caminho completo para o arquivo.

Depois de executar o comando, você será levado para a janela do editor onde você pode agora se sentir livre para usar e editar o texto com o editor de texto Nano. Use as setas do teclado para mover o cursor ao redor do texto.

main nano window.

Na parte inferior desta janela, você verá alguns dos atalhos para usar o com o editor Nano. O símbolo ^ significa que você deve pressionar CTRL + [Tecla] (CMD + [Tecla] para usuários de Mac) para usar o comando escolhido:

CommandosFunções
CTRL + AIr para o início da linha.
CTRL + EIr para o fim da linha.
CTRL + YRole a página para baixo.
CTRL + VRole a página para cima.
CTRL + GEste comando exibirá uma janela de Ajuda com informações sobre todos os comandos que você pode usar com o editor Nano.
CTRL + OBasicamente, um comando salvar. Quando usado, você será solicitado a editar ou verificar o nome do arquivo desejado e depois de pressionar enter, ele salvará seu arquivo.
CTRL + WUm dos comandos mais úteis. É usado para pesquisar uma frase especificada no seu texto. Ele funciona muito como o costume CTRL + F comando em outros aplicativos e plataformas. Para procurar a mesma frase novamente pressione ALT + W.
CTRL + KCorta toda a linha selecionada para o “buffer de corte”.
CTRL + UCola o texto do “buffer de corte” na linha selecionada.
CTRL + JJustifica o parágrafo atual.
CTRL + CMostra a posição atual do cursor no texto (linha/coluna/caractere).
CTRL + XSai do editor de texto Nano. Caso você tenha feito alguma alteração no arquivo, ele também solicitará um salvamento adicional.
CTRL + RAbra um arquivo com o comando “Ler arquivo”. Insere o arquivo do disco na posição atual do cursor.
CTRL + \Substituir uma string ou uma expressão regular.
CTRL + TAciona o verificador ortográfico, se disponível.
CTRL + _Vá para o número de linha e coluna especificado.
ALT + ASelecionar texto. Primeiro, mova o cursor para o início de uma parte específica do texto que você deseja selecionar e, em seguida, pressione ALT + A. Agora mova o cursor com as setas para a direita, isso vai começar a marcar/selecionar texto. Você pode combinar este comando com CTRL + K para cortar uma parte específica do texto para o “buffer de corte”.

Esses são os comandos básicos e mais úteis para usar com o editor de texto Nano. Para obter mais comandos, não se esqueça que você pode usar CTRL + G para exibir a janela Ajuda.

IMPORTANTE: Se você for usuário do Mac, mude CTRL para CMD.

Conclusão

Neste tutorial, você aprendeu como instalar e usar o editor de texto Nano. Para mais  tutoriais relacionados, como bash SSH e VPS, consulte os nossos Tutoriais.

tutoriais-linhas-de-comando

Palavras-chave: Nano, VPS, Editor de texto, Tutoriais.

Comece a Economizar Agora!

Hospedagem com tudo incluso e nome de domínio
R$6
99
/mês

Junte-se a centenas de inscritos em todo o mundo

e receba um resumo dos tutoriais mais recentes direto para o seu e-mail

Please wait...

Obrigado por se inscrever!